Notícias Automotivas
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Notícias Automotivas - Carros - Chery conserva preços atuais até o fim dos estoques
Para atrair o consumidor brasileiro com a até então famosa frase "sem aumento de IPI", a Chery divulgou nesta semana que seus veículos não deverão aderir o novo IPI reajustado para os veículos importados, até que os estoques atuais se esgotem. Contudo, a marca chinesa só deverá divulgar sua tabela de preços com o aumento do imposto no início de 2012.
A Chery não divulgou o volume de veículos disponíveis no estoque, mas é estimado que o estoque das marcas importadas durem cerca de três meses. E, após a inclusão do aumento da taxa, os veículos da fabricante asiática deverão perder parte da sua relação custo benefício, assim como aconteceu com o Kia Picanto, que passou a custar cerca de R$ 40 mil na versão de entrada (sem frete) e R$ 50 mil na variante topo de linha.
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Notícias Automotivas - Carros - Kia divulga tabela de preços com aumento de IPI
O aumento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em 30 pontos percentuais para carros importados – ou nacionais com menos de 65% dos componentes produzidos no Brasil – começou a valer nesta sexta-feira (16). E as marcas já começaram a divulgar sua nova tabela de preço já com os preços aumentados. E uma delas foi a Kia.
A marca sul-coreana divulgou hoje o reajuste de preços. O Cerato, modelo de maior sucesso da Kia neste ano, sofrerá reajuste médio de 3,13 pontos percentuais, onde a versão de entrada passará a custar R$ 59,4 mil, ante os R$ 57,4 mil do modelo sem o aumento do imposto.
Já o Kia Soul tem versão de entrada de R$ 57.900 para R$ 59.900. O Picanto, lançamento recente da Kia no mercado nacional e até então atraente por sua lista de equipamentos combinada com o preço razoável – além do visual atraente –, passa a custar R$ 39.900, com variação de 4,03%. Por fim, o modelo mais caro da Kia, o SUV Mohave, passa a ser comercializado com preço sugerido de R$ 179,9 mil.
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Notícias Automotivas - Carros - Chery anuncia que só aumentará preços em 2012
A Chery anunciou hoje que só aumentará preços em 2012, devido ao aumento do IPI para carros importados, que começou a vigorar hoje.
A marca chinesa diz que os preços serão mantidos enquanto durarem os estoques, mas será inevitável o repasse do aumento do IPI para seus produtos.
Com a construção da fábrica de Jacareí/SP acelerada, a Chery é mais uma das montadoras estrangeiras que esperam do governo federal regras de transição, a fim de terem de volta o IPI pago a mais, e sem repasse ao consumidor.
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Notícias Automotivas - Carros - Citroën DS1 Concept poderá ser mostrado no Salão de Genebra
Para fazer papel de veículo de entrada da linha DS, além de ser uma opção mais acessível em relação ao compacto DS3, a Citroën deverá revelar um conceito no Salão do Automóvel de Genebra, na Alemanha em março, que originará o DS1, que será baseado na próxima geração do C1 e chegará as ruas em meados de 2013.
O modelo de produção teria 3,6 metros no comprimento, medida suficiente para fazer frente ao Cinquecento, da Fiat. O Citroën DS1 deverá ser oferecido em diversas versões e diferentes tipos de personalização da carroceria. Haverá três motorizações para o fun car francês, com 68, 100 e 130 cavalos de potência.
[Fonte: AutoPlus]
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Notícias Automotivas - Carros - Quando vamos fiscalizar o uso de substâncias entorpecentes por motoristas?
O laudo do Instituto Médico Legal, divulgado nesta quinta-feira, 15/11, em São Paulo, mostrou que o motorista do caminhão que atropelou e matou cinco trabalhadores na rodovia Anhanguera, há três meses, havia usado cocaína.
As vítimas fatais trabalhavam num trecho de recapeamento da citada rodovia. Na ocasião, Marco Aurélio Quintino Camilo, 42 anos, foi preso em flagrante e acusado de homicídio doloso, isto é, quando mesmo não tendo a intenção de matar assume o risco de produzir o resultado danoso pelo comportamento impróprio e perigoso.
Marco Aurélio foi preso no dia, mas liberado pela Justiça (“grande novidade”). O exame de urina comprovou que o caminhoneiro usou o entorpecente. Em depoimento, ele afirmou que havia ingerido oito comprimidos de “rebite” (comprimidos para minimizar o sono) e tomado cachaça.
Ele também disse que não dormia há 20 horas. O caminhoneiro afirmou aos policiais que o veículo havia perdido o freio e por isto ocorreu o acidente, mas o laudo da perícia mostrou que não houve falha mecânica. O motorista também apresentava sinais de entorpecimento e fala confusa.
Caso seja condenado por homicídio doloso, poderá pegar até 30 anos de prisão, tendo direito porém a todas as benesses, recursos e brechas próprias da misericordiosa lei penal brasileira. Se desejássemos saber quantos motoristas, nos últimos 40 anos, envolvidos em graves acidentes no país, morreram ou mataram por estarem sob o efeito de substâncias entorpecentes, não saberíamos responder.
Tal fato demonstra, apesar dos inegáveis resultados positivos até aqui obtidos com a implantação da Lei Seca , o quanto ainda somos atrasados, em relação a países de primeiro mundo, em termos de segurança de trânsito e na fiscalização de motoristas drogados.
Um estudo apresentado num Congresso Médico na França, em 2005, mostrou que cerca de 40% das pessoas, com menos de 30 anos, que morreram em acidentes rodoviários naquele país, entre 2001 e 2004, dirigiam sob o efeito de maconha.
Entre os mortos ao volante, que haviam fumado a droga -cerca de 800 pessoas por ano- quase 3/4 o fizeram uma hora antes do acidente. Hoje na França os motoristas parados em operações de trânsito têm que mostrar a língua para os policiais.
O objetivo é testar o consumo de álcool mas também de outras drogas. Menos de 10 minutos depois de passar um pequeno bastão descartável sobre a língua do motorista, os policiais têm a certeza se houve ou não consumo de entorpecentes. Até então, a única forma para detectar a presença de substâncias entorpecentes no organismo dos condutores era através de exame de sangue ou de urina.
No Brasil não é novidade que alguns caminhoneiros, na condução de suas cargas por rodovias afora, fazem uso do famoso ‘rebite’, um composto a base de anfetaminas, para manterem-se por mais tempo acordados ao volante e assim lucrarem mais rapidamente com o trabalho.
Luciano Drager, médico do laboratório do sono do Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo, acrescenta que o motorista precisa ter no mínimo seis horas de sono para repousar e ter os reflexos e a atenção preservados durante a direção.
O tempo ideal, segundo o especialista, é de oito horas de sono. Explica que um dos maiores riscos na estrada são os caminhoneiros submetidos a uma privação do sono. Tomam medicamentos para não dormir e dirigem horas ou dias seguidos.
"Isto é um perigo porque eles ficam lentos e desatentos. Muitos são obesos e sofrem com apneia do sono, predisposição para a sonolência diurna", conclui o médico. No Rio de Janeiro, já foi prometido, há algum tempo, sem que se tenha notícia de quando começará a fiscalização, o uso de uma espécie de bafômetro antidrogas, em operações da Lei Seca.
Um aparelho que além do álcool, vai também detectar, através da saliva, o uso de outras drogas por ventura usadas pelos motoristas, tais como maconha, cocaína, ecstasy ou excesso de calmante. O resultado, após colhida por uma paleta a saliva do condutor e levada a amostra ao novo aparelho, sai em 5 minutos.
O aparelho, que promete por em polvorosa os drogados do volante, foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro. Um carro-laboratório acompanhará cada equipe de fiscalização que contará com a presença de um médico e de um perito (toxicologista) para realizar os exames.
Um ponto que gera controvérsia, porém, na eficácia desses novos aparelhos é sobre a maconha. Alguns peritos afirmam que o teste não seria capaz de identificar traços da erva se consumida mais de uma hora antes da coleta da saliva, o que deixaria os consumidores da droga mais impunes.
Já os usuários de cocaína, crack, anfetaminas, ecstasy e derivados do ópio seriam facilmente pegos. “A maconha só é detectada pela saliva se for consumida no máximo uma hora antes do teste. Este exame vai pegar quem consumir a droga no volante, mas não os que a haviam utilizado antes”, afirmam, com convicção, alguns especialistas da matéria.
No entanto, no primeiro dia de testes nas estradas, em 2008, com a utilização de novos aparelhos, a polícia francesa identificou três casos positivos, todos para a maconha – nos primeiros 10 exames realizados, prova de que a eficácia do novo método pode ser total.
Um dos condutores pegos afirmou ter consumido a erva três dias antes, e outro disse ter fumado na noite anterior. Na França, a infração de conduzir um veículo sob o efeito de drogas é ainda menos tolerada em comparação ao álcool.
O motorista pode ser condenado a dois anos de prisão, multa de 4,5 mil euros (mais de R$ 10 mil) e a suspensão da carteira de motorista por até três anos. Após o sucesso da Lei Seca, com apoio progressivo de motoristas- muitos mudaram de comportamento- falta agora ao trânsito brasileiro também inibir o uso de substâncias entorpecentes ao volante.
“O trânsito seguro é um direito de todos e dever dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito que devem adotar todas as medidas indispensáveis para garantir tal direito”. É dispositivo expresso no Código de Trânsito Brasileiro em seu Artigo Primeiro, parágrafo segundo.
Trânsito é meio de vida e drogados ao volante são uma perigosa ameaça à vida humana.
Milton Corrêa da Costa é coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro
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Notícias Automotivas - Carros - Ford Série F: 16 mil donos são chamados nos EUA – problema no câmbio
A Ford está chamando 16.091 donos de picapes da Série F nos Estados Unidos, por causa de um defeito no câmbio automático.
O problema foi identificado pela NHTSA nos modelos 2011 e 2012. Na posição P (parking), a alavanca pode ser movida sem o acionamento do pedal do freio. O defeito está no interruptor do freio.
Com isso, o condutor pode acidentalmente engrenar a ré sem o controle do freio, podendo provocar um acidente.
Todos os veículos envolvidos foram produzidos entre 09 e 22 de setembro de 2011. Os modelos F-150, F-250, F-350, F-450 e F-550 Heavy Duty estão envolvidos.
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Notícias Automotivas - Carros - BMW confirma construção de fábrica no Brasil
A BMW confirmou na Alemanha que a fábrica para o Brasil será mesmo construída. A montadora de luxo da Bavária quer aumentar sua produção anual.
Embora não tenha revelado o local, a BMW já estaria negociando com os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
O construtor alemão disse que o objetivo da nova fábrica é ajudar na elevação da produção anual de 1,6 milhão para 2 milhões.
A BMW tem boa participação nos mercados dos EUA, Europa e China, mas na América do Sul há um bom campo para ser explorado.
Na fábrica brasileira é esperada a produção de uma nova família de automóveis com tração dianteira, que pode até incluir uma minivan. No acumulado do ano, a BMW já vende 11.234 automóveis no país.
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Notícias Automotivas - Carros - Hyundai não vai pagar IPI maior – coreana ganhou ação na justiça contra aumento
A Hyundai não vai ter que pagar o aumento do IPI. A marca coreana entrou com uma ação na justiça e ganhou, podendo assim vender seus carros livres de IPI maior.
A decisão foi da 21ª Vara de Justiça Federal de Brasília. A justiça entendeu que Brasil e Coréia do Sul fazem parte de um acordo internacional de tarifas e que as mesmas têm de ser iguais nos países membros.
Assim, como a Hyundai importa carros daquele país, estes não podem ter acrescido ao seu valor o aumento de IPI, o que prejudicaria o lado coreano. A regra defende a isonomia tributária entre nacional e importado.
O governo ainda pode recorrer da decisão, que pode abrir um precedente para que a Kia Motors e a Ssangyong, marcas que também importam da Coréia do Sul, possam se livrar do aumento do IPI.
[Fonte: IG]
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Notícias Automotivas - Carros - Os carros mais vendidos da primeira quinzena de dezembro – destaque para Hilux, Palio e Corolla
Foram emplacados 157.514 automóveis e comerciais leves na primeira quinzena de dezembro, o que significa queda de 1,72% em relação ao mesmo período de novembro e 10,86% menos do que em 2010.
No segmento de automóveis, a Volkswagen liderou com 22,30%, seguida de Fiat com 22,07%, GM (19,99%), Ford (8,97%) e Renault (6,62%). Nos comerciais leves a Fiat lidera, seguida por VW, GM e Toyota, que ficou em quarto com a ascensão da Hilux nas vendas. A Ford ficou em quinto.
No geral, a Fiat lidera, seguida por VW, GM, Ford, Renault, Toyota, Hyundai, Nissan, Citroën, Peugeot, Honda, Kia, Mitsubishi, Chery, JAC, Mercedes-Benz, BMW, Hafei, Land Rover e Suzuki. Destaque para a ascensão da Toyota e da Chery, que ultrapassou a JAC.
Entre os modelos, o Gol segue na frente, sempre espreitado pelo Uno. O Celta continua em terceiro, mas logo aparece o Palio revitalizado com a nova geração. O Duster se manteve a frente do EcoSport.
Destaque também para o Corolla que mais uma vez ficou a menos de 100 exemplares do Siena. Outro bom motivo para a Toyota foram as vendas da Hilux, que passou para quarto, passando pela S10 e chegando muito perto da Montana.
Abaixo, os mais vendidos da primeira quinzena de dezembro:
[Fonte: Fenabrave]
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Notícias Automotivas - Carros - Audi vai manter preços somente até 31 de dezembro
A Audi também é outra marca que em breve terá de repassar o aumento do IPI (ou parte dele) para seus automóveis no Brasil.
Mas como hoje começou a vigorar o aumento, a marca alemã divulgou nota dizendo que até 31 de dezembro vai manter a tabela atual.
No caso da Audi, a marca alemã não tem nenhum plano de produção de carros no país e nem mesmo no México, o que de certa forma poderia beneficiar seus produtos.
Então, não há como escapar do aumento do IPI. A esperança é que com o fim (teórico) do aumento em 31 de dezembro de 2012, ela possa retomar preços próximos aos atuais.
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Notícias Automotivas - Carros - Volvo V40 será o novo hatch quatro portas baseado no S60
Pode haver certa confusão de nomes, mas vamos explicar antes de falar do novo carro da Volvo. V40 era o nome da primeira geração da perua derivada do sedã S40. Na segunda geração, o nome foi alterado para V50.
Bom, agora vamos à novidade da Volvo. Lembra-se do hatch quatro portas baseado na plataforma encurtada do S60? Pois é, ele vai receber o nome V40 e já está pronto. Um teaser da Volvo mostra que seu lançamento está muito perto.
Note que mesmo sob o pano, o V40 lembra bastante o crossover XC60. O novo modelo terá motores de quatro cilindros turbinados e vai concorrer com Audi A3 Sportback e BMW Série 1 2012.
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Notícias Automotivas - Carros - Importados: governo vai apertar o cerco contra falsificação de origem
O governo federal vai apertar o cerco contra certificado falso de origem do produto. Em outras palavras, aqueles carros comprados no exterior que são usados, mas importados como se fosse zero km.
A presidente Dilma Roussef sancionou a lei 12.456 que permite à Receita Federal interromper o processo de compra no exterior caso haja irregularidades na aquisição do veículo.
Além disso, os importadores serão responsáveis pelas informações falsas dadas por vendedores no exterior. O contrato entre as partes será a garantia de ressarcimento em caso de problemas.
A Receita Federal também poderá barrar a entrada de produtos de países que não os produzem, como carros vindos da Bolívia ou Paraguai, mesmo que seja zero km. Produtos importados em volume maior que o permitido terão que ser mandados de volta.
[Fonte: Estadão]
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Notícias Automotivas - Carros - Nissan Micra Kuro & Shiro é lançado no Reino Unido com preços a partir de 33.300 reais
A Nissan está lançando no mercado britânico uma nova versão do Micra (March) chamada Kuro & Shiro com preços a partir de 33.300 reais.
A tradução significa preto e branco, sendo que a versão Kuro tem pintura preto safira, enquanto o Shiro tem duas opções de tons claros: pérola ou alabastro.
Por dentro, o acabamento tem peças e assentos em tom marfim. As opções começam com motor 1.2, embora as versões DIG-S e CVT estejam disponíveis.
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Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Rebocado por uma moto sem piloto no Paquistão
Quem não tem o que fazer, inventa. No Paquistão, onde as leis de trânsito não são totalmente obedecidas, alguém inventou um jeito diferente, perigoso e divertido (?) para andar de moto.
Andar de moto é modo de dizer, porque o cara das fotos simplesmente prendeu cabos ao guidão e deixou o veículo seguir em frente, sendo rebocado por ela.
Utilizando patins, ele se exibe indo para lá e para cá. No final, repare no carro que vem na direção contrária. Pois é, parece que faltou pouco para o patinador com sua moto "cabo-controlada" ir parar em outro lugar…
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Notícias Automotivas - Carros - Chevrolet Impala 2013: GM confirma novo sedã baseado no Insignia
Desde os anos 50, o Chevrolet Impala é um dos carros mais destacados da GM, e depois da crise de 2008, era um dos que estavam ameaçados de desaparecer em prol de carros mais compactos e econômicos.
No entanto, como a Chevrolet ficaria sem um sedã grande, algo impensável para muitos fãs da marca, a GM decidiu explorar a plataforma Epsilon II, a mesma do Insignia.
Em recente flagra, o Impala 2013 apareceu com corpo e base de nova geração, claramente compartilhada com Lacrosse, Regal, Malibu, Insignia, etc.
Como não havia modo de esconder a verdade, a GM confirmou que a próxima geração do Impala 2013 será mesmo baseada na Epsilon II, surgida a partir do Opel Insignia.
Para fazê-lo, a GM vai gastar US$68 milhões na fábrica canadense de Oshawa. Além disso, como já é esperado um aumento expressivo nas vendas do sedã, a fábrica de Hamtramck em Detroit também fará o modelo.
Oshawa também fará o Cadillac XTS, então o investimento total naquela planta poderá chegar a US$185 milhões. A produção vai gerar 750 novos empregos. No entanto, a GM não deu mais detalhes sobre o Impala 2013.
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Notícias Automotivas - Carros - Mercado de SUVs e Crossovers no Brasil em novembro de 2011
No melhor mês do ano para o mercado de SUVs e crossovers, novembro registrou um crescimento acima de 30% em relação às vendas de outubro. O grande destaque do mês foi o Renault Duster, que emplacou nada menos que 3.875 unidades, deixando para trás o ex-líder Ford Ecosport, que fechou o mês com 2.756 unidades.
O Honda CR-V repetiu o bom desempenho de novembro ao atingir 1.880 unidades e garantiu a medalha de bronze. Nas vendas do mês, entre os SUVs compactos, o Hyundai Tucson chegou em terceiro, com 1.660 unidades, logo após a dupla Duster e Ecosport.
No acumulado do ano, porém, o Mitsubishi Pajero continua segurando a terceira posição, atrás de Ecosport e Tucson. O Duster corre por fora, garantindo a quarta posição, mas levando-se em conta que o novato estreou há pouco mais de dois meses.
Entre os SUVs médios, aqueles com preço inicial acima de R$ 100 mil, o Toyota SW4 voltou a liderar no mês, com 1.040 unidades, seguida de perto por Kia Sorento (1.004) e Hyundai Santa Fé (760). No acumulado de 2011, o Sorento continua na liderança, seguido por SW4 e Santa Fé.
No segmento de crossovers de entrada, a novidade no pódio é o Mitsubishi ASX, que chegou à terceira colocação com 1.187 unidades, logo atrás do vice Hyundai ix35 (1.196) e do campeão Honda CR-V (1.880). Ao longo do ano, o ASX cai para quarto lugar, cedendo o bronze para o Captiva, logo atrás da dupla CR-V e ix35.
Entre os crossovers médios, o Mitsubishi Outlander se consolidou como líder, chegando a 404 unidades, enquanto o Volvo XC60 garantiu a segunda posição, graças ao novo modelo 4×2 com preço mais em conta, que fechou com 389 unidades (mais que o triplo do mês de outubro).
Em terceiro, o BMW X1 registrou 322 unidades vendidas. Considerando as vendas de janeiro a novembro, a liderança permanece com o X1, seguido de Outlander e XC60, que despachou o Land Rover Freelander para a quarta colocação.
No topo do segmento dos SUVs de luxo, o Porsche Cayenne volta a liderar com 80 unidades, seguido de Audi Q5, que surge pela primeira vez no TOP-3 com 62 unidades e Mercedes ML em terceiro com 54 unidades. No acumulado, não há novidades: Land Rover Range Rover em pimeiro, Cayenne em segundo e ML em terceiro.
No ranking de fabricantes, a Hyundai volta ao topo com 37.537 unidades, seguida pela Ford (37.294) e Mitsubishi (28.754).
Por Fernando Antinarelli
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Notícias Automotivas - Carros - Seis lançamentos instigaram a imprensa automotiva brasileira e dominam a eleição "Os Melhores do Ano", de Auto Press
Vários prêmios são concedidos todos os anos pela imprensa automotiva brasileira. Mas a eleição "Os Melhores do Ano" de Auto Press tem uma singularidade. Em sua quarta edição, foram convidados a votar 48 editores de jornais e portais de todo o Brasil que publicam o conteúdo editorial automotivo Auto Press.
Mas eles não se limitaram a indicar seus favoritos nas categorias hatch, sedã, carro familiar, picape, utilitário esportivo e esportivo. Tiveram também de justificar cada escolha. São essas justificativas, vindas de profissionais da imprensa especializada de todas as regiões brasileiras, que explicam porque alguns veículos viraram notícia esse ano. E vão começar 2012 com ótimas expectativas em seus respectivos segmentos.
Mais uma vez, as novidades dominaram a eleição "Os Melhores do Ano". E não foram poucas. Entre modelos totalmente novos e reestilizações avaliados por Auto Press, foram apresentados 11 hatches, 16 sedãs, quatro veículos familiares, nove utilitários esportivos, duas picapes e quatro esportivos, em um total de 46 lançamentos.
Os "novatos" superaram em quantidade os modelos que deixaram de ser oferecidos no país e elevaram para mais de 800 a gama total de oferta de versões de automóveis zero quilômetro do mercado nacional. Entre os hatches, a briga foi entre dois automóveis que nem são concorrentes. De um lado, estava o hatch premium Audi A1, que inseriu a marca alemã no segmento de "compactos chiques", oferecido por R$ 94.044 em sua única versão duas portas 1.4 TFSI de 122 cv. De outro, depois de diversos facelifts no compacto lançado em 1996, finalmente chegou ao mercado a segunda geração do Fiat Palio.
A vitória acabou com o Palio, com mínima vantagem. "É o único popular nacional completamente renovado lançado este ano. Surpreendeu pelo bom ajuste de suspensão e calibração do trem de força", justifica Rodrigo Ribeiro, do portal paulistano "WebMotors".
"Totalmente remodelado, ele agrada e tem tudo para conquistar o segmento, há tempos dominado pelo bom – mas defasado – Gol", reforça Igor Pereira, editor de automóveis do "O Jornal", de Maceió/AL. "A Fiat conseguiu aliar a modernidade que o tempo atual exige com a praticidade em sua utilização", pondera Raimundo Couto, editor de veículos do jornais "O Tempo", "Super Notícia" e "Pampulha", de Belo Horizonte/MG. "É um carro totalmente novo. Desenho caprichado, motorizações compatíveis com sua proposta e acabamento em visível evolução", complementa Adalberto Vieira, editor do suplemento "Motor" do jornal "Cruzeiro do Sul", de Sorocaba/SP.
Nos sedãs, o resultado foi mais tranquilo. O Cruze, modelo que marcou a redenção da General Motors em todo o mundo depois da crise de 2008/2010, venceu com ampla margem de votos concorrentes como Renault Fluence e Nissan Versa.
"É um carro que chega ao Brasil com totais chances de repetir o sucesso que faz em todo o mundo. Inovações como a transmissão de seis velocidades e seus 144 cavalos deram ao veículo um ótimo desempenho", avalia Wanderley Peres Junior, diretor do jornal fluminense "O Diário de Teresópolis". "Vai, com certeza, redefinir o segmento daqui para frente. Traz tudo o que se espera de um sedã: muito espaço e conforto, motor eficiente 1.8 Ecotec6 e tecnologia embarcada de última geração", explica Luiz Meneghim, diretor de redação e editor de veículos do diário "Notícias do Dia", com edições nas cidades catarinenses de Joinville e Florianópolis.
"A GM mostrou que não quer perder mercado e lançou um belo veículo, com um moderno painel e atualizações importantes para confrontar os concorrentes", defende Reinaldo Marangoni, editor do "Jornal de Valinhos", de São Paulo. "Há pouco mais de três meses no Brasil, o novo sedã da Chevrolet já mostra, graças aos bons números de vendas, que conquistou o gosto dos brasileiros. Oferece bom custo/benefício", contabiliza Michelle Monte Mor, editora do "Diário da Região", de São José do Rio Preto/SP.
Na briga dos carros familiares, uma vitória com todo o jeito de "bicampeonato". No ano passado, a eleição aclamou o Citroën Aircross e esse ano o favorito dos editores foi o C3 Picasso. A "versão civil" – sem estepe pendurado na traseira e outros "adereços lameiros" – do Aircross superou concorrentes como os também estreantes Volkswagen SpaceCross e Chrysler Town & Country.
"Suas linhas modernas e robustas conferem um visual interessante ao veículo. O equilíbrio entre tamanho e espaço interno também ajudaram", argumenta Fernando Natálio, editor de veículos do "Correio de Uberlândia", do Triângulo Mineiro "Ganha pelo design e pelos equipamentos, considerada a faixa de preço", endossa Paulo Moreira, editor do caderno "Veículos" do "Diário do Vale", de Volta Redonda/RJ.
"Belo projeto de linhas modernas, com muito conforto e espaço interno", avaliza Walceyr Almeida, diretor-editor do "Jornal de Hoje", de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. "É um modelo que inova ao oferecer uma série de tecnologia inéditas, apesar da vocação urbana", rebate Cláudio José de Barros, editor de veículos do "Diário da Manhã", de Goiânia/GO.
As picapes foram o segmento com menos novidades no mercado brasileiro em 2011. Concorrentes importantes – como Chevrolet S10 e Ford Ranger – deixaram para apresentar suas novas gerações em 2012. A vencedora acabou sendo a Toyota Hilux, que trouxe um facelift em novembro e deixou para trás as também bem votadas Chevrolet Montana e Fiat Strada.
"A Hilux ganha por ser maior e oferecer mais opções de motor, tração e cabine. A renovação pouco trouxe de novidade. Com a chegada do motor flex no ano que vem, deve acirrar a disputa em um mercado que, no ano que vem, terá as novas S10 e Ranger", opina Heitor Ornelas, editor do "Jornal Motor" do diário "A Tribuna", de Santos/SP.
"Mantém a receita anterior, com detalhes incrementados e melhor lista de equipamentos de série", reforça Eber do Carmo, editor-chefe do blog "Notícias Automotivas". "Continua referência no segmento", sintetiza Marcelo de Queiroz, editor-chefe do website e magazine "Autopolis", de Campinas/SP. "Conforto de sedã, sem perder a origem 4X4 de passar por qualquer terreno", define Carlos Henrique Picarelli, diretor do "Jornal do Meio", de Bragança Paulista/SP.
No segmento de utilitários esportivos, um sucesso mundial – que acaba de desembarcar no Brasil – também já marcou presença por aqui. O estiloso Land Rover Range Rover Evoque deixou para trás outros SUVs bem cotados, como Renault Duster, BMW X3 e Porsche Cayenne.
"Com seu design diferenciado, foi a grande novidade do segmento no ano de 2011", opina Maria Angélica de Moraes, subeditora de Suplementos do jornal "A Gazeta", de Cuiabá/MT. "A chegada do Evoque ao mercado introduz um novo paradigma aos esportivos utilitários de luxo. Consegue a proeza de ser moderno, bonito e muito sofisticado. E não cobra tão mais caro por isto", empolga-se Raimundo Couto, do diário mineiro "O Tempo".
Pode não ser o Land Rover mais virtuoso. Mas a revolução em termos de design e toda 'desejabilidade' que ele desperta fazem dele o primeiro", justifica Marcelo de Queiroz, do site campineiro "Autopolis". "É o DNA Land Rover vestido com roupa de festa", expressa Carlos Henrique Picarelli, diretor do "Jornal do Meio", de Bragança Paulista/SP.
E o design também ajudou a definir o "Melhor Esportivo do Ano". E embalou o arrojado Peugeot RCZ para ultrapassar os também bem votados Chevrolet Camaro – o vencedor do ano passado – e Mercedes SLK. "Era um conceito que virou 'cult' para o mercado. Design avançado aliado à tecnologia de ponta e roupagem agressiva.
“É um ícone”, avalia Marco Losso, do jornal paulistano "PrimeiraMão". "Com um motor robusto em um carroceria leve, o RCZ agrada em todos os aspectos", dá a fórmula Igor Pereira, do alagoano "O Jornal". "Um esportivo com design instigante. Desempenho comportado, mas com custo/benefício interessante", argumenta Adalberto Vieira, do diário sorocabano "Cruzeiro do Sul". "O ousado Peugeot RCZ nada fica a dever a Audi TT e outros semelhantes, com preços acima de R$ 200 mil. O motor é muito eficiente e o design é caprichado", justifica Amarildo José de Assis, diretor do "Caderno de Veículos" do "Diário do Aço", de Ipatinga/MG.
"Os Melhores do Ano" em detalhes
Melhor Hatch do Ano
Fiat Palio
Motor EVO 1.0 8V – A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 999 cm³, com quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima – 73/75 a 6.250 rpm. Torque máximo – 9,5/9,9 kgfm a 3.850 rpm.
Motor EVO 1.4 8V – A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, com quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima – 85/88 cv a 5.750 rpm. Torque máximo – 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm.
Motor E.torQ 1.6 16V – A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima – 115/117 cv a 5.500 rpm. Torque máximo – 16,2/16,8 kgfm a 4.500 rpm.
Carroceria – Hatchback em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,87 m de comprimento, 1,67 m de largura, 1,51 m de altura e 2,42 m de entre-eixos.
Data de lançamento – Novembro/2011
Média de vendas – 10,5 mil unidades/mês
Attractive 1.0: R$ 30.990.
Attractive 1.4: R$ 34.290.
Essence: R$ 37.990.
Sporting: R$ 39.990.
Melhor Sedã do Ano
Chevrolet Cruze
Motor: A etanol e gasolina, dianteiro, transversal, 1.796 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando variável nas válvulas de admissão e escape e duto de admissão de dupla geometria. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial. Potência máxima – 140/144 cv a 6.300 rpm. Torque máximo – 17,8/18,9 kgfm a 3.800 rpm.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,60 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,48 m de altura e 2,68 m de entre-eixos.
Data de lançamento – Setembro/2011.
Média de vendas – 2.010 unidades/mês.
LT: R$ 67.900.
LTZ: R$ 78.900.
Melhor Carro Familiar do Ano
Citroën C3 Picasso
Motor – A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.587 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro com comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto seqüencial. Potência máxima – 110/113 cv a 5.800 rpm. Torque máximo – 14,5 kgfm com gasolina a 4 mil rpm e 15,8 kgfm com etanol a 4.500 rpm.
Carroceria: Monovolume em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,09 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,63 m de altura e 2,54 m de entre-eixos
Data de lançamento – Junho/2011.
Média de vendas – 654 unidades/mês.
GL: R$ 48.490.
GLX: R$ 50.900.
Exclusive: R$ 61.400.
Melhor Picape do Ano
Toyota Hilux
Motor D-4D 3.0 – A diesel, dianteiro, transversal, 2.982 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e turbocompressor de geometria variável. Acelerador eletrônico e injeção direta do tipo Common Rail. Potência máxima – 163 cv a 3.400 rpm. Torque máximo – 35,0 kgfm entre 1.400 e 3.200 rpm.
Motor D-4D 2.5 – A diesel, dianteiro, transversal, 2.494 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e turbocompressor. Acelerador eletrônico e injeção direta do tipo Common Rail. Potência máxima – 102 cv a 3.600 rpm. Torque máximo – 26,5 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm.
Carroceria: Picape cabine dupla em chassi sobre longarina com quatro portas e cinco lugares. Com 5,26 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,86 m de altura e 3,08 m de distância entre-eixos.
Data de lançamento – Novembro/2011.
Média de vendas – 3.700 unidades/mês.
STD: R$ 93.260.
SR: R$ 111.800.
SRV: R$ 127.260.
SRV: R$ 141.920.
Melhor Utilitário Esportivo do Ano
Land Rover Range Rover Evoque
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.999 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote e turbocompressor. Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível. Potência máxima – 240 cv a 6 mil rpm. Torque máximo – 38,71 kgfm entre 1.900 e 3.500 rpm.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e quatro lugares. Com 4,35 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,60 metro de altura e 2,66 metros de entre-eixos.
Data de lançamento – Novembro/2011.
Média de vendas – 260 unidades/mês.
Melhor Esportivo do Ano
Peugeot RCZ
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, alimentado por turbina de hélice dupla, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Comando duplo de válvulas no cabeçote com sistema de variação de abertura na admissão e escape. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico. Potência máxima – 165 cv a 6 mil rpm. Torque máximo – 24,5 kgfm a 1.400 rpm.
Carroceria: Cupê em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 4,28 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,35 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos.
Data de lançamento – Outubro/2011.
Média de vendas – 37 unidades/mês.
R$ 129.900.
Por Auto Press
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Notícias Automotivas - Carros - Mercedes-Benz C63 AMG Estate Black Series: veja como poderá ser a perua esportiva da Daimler
A Mercedes-Benz prepara uma versão perua do C63 AMG Coupe Black Series. Esta opção familiar deverá ser a perua mais rápida da Daimler.
A C63 AMG Estate Black Series deverá ter um visual aerodinâmico similar ao do modelo cupê, conforme essa projeção de Theophilus Chin, além de ter suspensão rebaixada, rodas esportivas de tamanho maior, escapamento esportivo, etc.
O motor V8 6.3 vai entregar os mesmos 510 cv e 63 kgfm, contando ainda com a transmissão automática de dupla embreagem AMG Speedshift de sete velocidades.
[Fonte: Theophilus Chin]
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Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen Tiguan passa a oferecer Tiptronic na Alemanha
Na Alemanha, o Volkswagen Tiguan 2012 só estava disponível com transmissão manual de seis marchas ou automática de dupla embreagem DSG.
No entanto, a VW percebeu que alguns clientes não desejavam nem um e nem outro. Então, tal como ocorre aqui no Brasil, a marca alemã optou pela automática Tiptronic.
A nova opção se torna também mais vantajosa para o consumidor porque é mais barata, custando apenas 925 euros. A DSG não sai por menos de 1.800 euros.
Por enquanto, a opção Tiptronic só estará disponível no Tiguan 2.0 TSI de 180 cv, e vai representar um acréscimo no consumo de 0,1/0,2 litros a cada 100 km para o DSG e manual, respectivamente.
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