Notícias Automotivas
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Notícias Automotivas - Carros - Ford Focus 1.0 EcoBoost chega ao mercado europeu a partir de 19.595 euros
Quem se lembra do Escort Hobby? Pois é, se alguém um dia pensou que o sucessor do longevo "médio" da Ford jamais voltaria a ser equipado com um motor 1.0, enganou-se completamente. O Ford Focus é por herança herdeiro do Escort, que no Brasil teve uma versão popular com motor 1.0 chamada Hobby.
Pois bem, agora o próprio Focus 2012 chega ao mercado europeu com o novíssimo motor 1.0 EcoBoost, que mesmo sendo 1.0, é bem superior ao vetusto CHT que equipa o velho Escort.
O modelo chega com preços a partir de €19.595 e chamado oficialmente de ECOnetic. Não é Hobby, mas já descrimina a versão a gasolina mais econômica do médio da Ford.
Com injeção direta de combustível, comandos variáveis e turbocompressor, o 1.0 EcoBoost (que em breve estará no Brasil) entrega 100 cv nesta versão do Focus. Mais potente que o 1.6 de 85 cv usado pelo mesmo modelo.
Futuramente chegará uma versão de 125 cv, bem mais esperta. O Ford Focus 1.0 ECOnetic 2012 é bastante completo, trazendo ar condicionado, Bluetooth, sensor de estacionamento, navegador com tela de 5 polegadas, controle de cruzeiro, travas e vidros dianteiros elétricos (!), entre outros.
Na versão Titanium, o Focus "popular" tem Park Assist, Hill Holder, ar condicionado automático dual zone, sensor de chuva e crepuscular, regulagem elétrica dos faróis, retrovisores com aquecimento e rebatimento elétrico, e logicamente vidros traseiros elétricos.
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Notícias Automotivas - Carros - Mercedes-Benz revela oficialmente o novo SL 2013
Após ter sido revelado em imagens escaneadas de catálogo e em imagens oficiais, a Mercedes-Benz revelou detalhes e novas imagens da nova geração do roadster SL 2013, que aparecerá no estande da fabricante alemã no Salão do Automóvel de Detroit, que acontece a partir do dia 9 de janeiro nos Estados Unidos e será apresentado a imprensa amanhã (quinta-feira, 15).
O visual do modelo é, sem dúvidas, inspirado no esportivo SLS – trazendo detalhes também do SLK –, com a enorme grade dianteira e os faróis pontiagudos. A lateral ostenta linhas já encontradas em outros modelos da Mercedes-Benz, com um vinco na extremidade das maçanetas, enquanto a traseira exibe lanternas retilíneas cortadas pela tampa do porta-malas, com iluminação em LEDs.
O interior ganhou acabamento elegante, combinado com couro, madeira, fibra de carbono e alumínio, e detalhes diferenciados, como o nome do fabricante gravado na parte inferior do volante.
Na motorização, o Mercedes-Benz SL 2013 virá equipado com um propulsor 3.5 V8 de 306 cv de potência no modelo SL350, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. No modelo SL500, o roadster alemão será "empurrado" por um bloco 4.7 V8 biturbo de 453 cv, que leva o SL aos 100 km/h em 4,6s. Ambos serão associados a uma transmissão automática de sete velocidades.
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Notícias Automotivas - Carros - Nissan vai construir nova fábrica para 600 mil no México – produção será maior que no Japão
A Nissan terá uma nova planta de produção no México, na região de Aguascalientes. A unidade terá capacidade instalada para 600.000 carros por ano, elevando a produção local para 1,3 milhão, maior que do Japão, onde ela declara 1 milhão ao ano.
A nova fábrica deve começar a operar por volta de 2013 e de forma gradual. Serão três linhas de produção no complexo, cada uma para 200.000 carros. Duas delas servirão à Nissan, que fará modelos compactos como o Note e o Sentra.
Já a terceira linha estará disponível para a Daimler produzir modelos (supostamente compactos) para atender ao mercado americano e talvez até o brasileiro. A Nissan já possui outras duas plantas, uma na mesma região e outra em Morelos.
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Notícias Automotivas - Carros - Audi A6 2012: 317 donos são chamados nos EUA – problemas com airbag
A Audi está convocando 317 proprietários do A6 2012 no mercado americano, segundo recomendação da NHTSA. O motivo é um possível defeito nos airbags de cortina, por causa de um problema na costura das bolsas infláveis.
Em caso de colisão lateral, as bolsas podem não abrir corretamente, expondo os ocupantes a graves ferimentos.
Os 317 exemplares do Audi A6 2012 foram produzidos entre os dias 08 de abril de 2011 e 26 de maio de 2011. A Audi e a NHTSA já disponibilizaram telefones para os interessados.
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Notícias Automotivas - Carros - Cadillac ATS: confirmados motores 2.0 Turbo, 2.5 e V6 3.6
O Cadillac ATS 2013 será um dos destaques em Detroit, e vai nascer com a responsabilidade de enfrentar os alemães e também os japoneses.
A GM confirmou hoje que o novo sedã compacto de tração traseira terá motores 2.0 Turbo, 2.5 e V6 3.6 litros. O 2.0 Turbo terá 270 cv e 35,8 kgfm.
A montadora destaca que o novo motor 2.0 tem 135 cv por litro, enquanto os rivais Audi A4, BMW M3, Lexus IS-F e Mercedes-Benz C250 CGI (1.8 Turbo), possuem respectivamente 105,5/103,5/83,2/111,6 cv por litro.
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Notícias Automotivas - Carros - Buick Encore: GM libera primeiro teaser do novo crossover compacto americano
A GM liberou o primeiro teaser do novo crossover da Buick que será chamado de Encore e lançado oficialmente em Detroit, no mês que vem.
A imagem mostra apenas um dos lados da frente, com a tradicional grade da marca americana e farol com lente complexa.
O visual do Encore lembra bastante o Enclave, mas a maior diferença deverá residir no restante da carroceria, que será mais compacta.
A plataforma será a mesma do futuro crossover compacto que a Opel está desenvolvendo para a Europa, e que dará origem a modelos da Chevrolet e Holden.
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Notícias Automotivas - Carros - Peugeot 2008 deverá chegar em 2013
A Peugeot deverá lançar seu primeiro crossover compacto em 2013. Chamado de 2008, o modelo visa concorrer com a nova safra de pequenos utilitários da Renault/Dacia, Opel/Chevrolet, Ford, Hyundai, etc.
Baseado na plataforma do recém lançado 208, o 2008 deverá ter uma versão híbrida com motor elétrico no eixo traseiro, provendo tração nas quatro rodas ao modelo.
O novo motor de três cilindros a gasolina vai garantir emissão de apenas 90 g/km de CO2. Com a chegada do 2008, a proposta da Peugeot é retirar do mercado a perua 207 SW e sua variante da geração anterior.
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Notícias Automotivas - Carros - Suzuki Kizashi Sport desembarca no Reino Unido
A Suzuki decidiu vender seu único sedã médio no mercado britânico, o Kizashi. O modelo desembarca por lá na versão Sport, que oferece tração integral.
Com motor 2.4 16V de 178 cv e 23,4 kgfm, o Kizashi pode fazer média de 12 km/litro e tem transmissão CVT, que auxilia na economia de combustível.
Completo, o Kizashi traz sete airbags, ar condicionado automático dual zone, key less com partida remota, rodas aro 18, sistema de áudio completo e navegador, sendo este último opcional. O preço é de £21.995 ou R$63.850.
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Notícias Automotivas - Carros - Renault Twingo 2012 recebe homenagem de quatro artistas
Para comemorar a chegada da nova geração do Renault Twingo, quatro artistas se reuniram e criaram um novo visual para o pequeno francês.
A temática do visual do Twingo 2012 foi o "gabinete de curiosidades" do século XVI. Foi criado o estilo "Presidencial ou Musical" de Jean-Charles de Castelbajac, que tem pintura preta e bandeiras nos pára-lamas.
A cantora britânica Nicola Roberts criou o "Twingo Goes Pop", um ambiente com temática de café, maquiagem e moda, além de um estúdio de gravação no porta-malas.
O chef italiano David Scabin criou a "Pasta Scabin Twingo", uma cozinha conceitual com bancos forrados de macarrão e painel em forma de despensa.
Por fim, Nils Holger Moormann criou o "Wagon-Lit Twingo", onde há uma sala de estar para relaxamento em uma biblioteca, com lareira, sofá e jogo de chá.
Galeria de fotos do Renault Twingo 2012 dos quatro artistas:
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Notícias Automotivas - Carros - Ford Focus ST-R chega ao mercado americano com preços a partir de 98.995 dólares
A Ford já está disponibilizando a versão de competição do Focus, chamada ST-R, no mercado americano com preços a partir de 98.995 dólares.
O modelo foi projetado para competir no WTC, ST Grand-Am e Canadian Touring Cars Series. O Focus ST-R possui suspensão de competição, gaiola interna padrão FIA, banco tipo concha da Recaro, freios redimensionados, rodas BBS aro 18, pneus slick Hooser, entre outros.
O motor é um Ford 2.0 EcoBoost com 250 cv e 36,5 kgfm. A transmissão é manual de seis marchas com embreagem da Ford Racing.
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Notícias Automotivas - Carros - Novo Hyundai Azera 2012: CAOA divulga motor V6 3.3 com 265 cv – mas dados não conferem
A Hyundai-CAOA já divulga em seu site o Novo Hyundai Azera 2012, mas com um detalhe interessante: seu motor é um V6 3.3 de 265 cv.
E não é somente isso, além do motor, a CAOA divulga dados da geração anterior no lugar do novo. Na verdade, apenas mudou a imagem.
O Novo Hyundai Azera 2012 foi lançado recentemente no Chile com motor V6 3.0 de 247 cv, que aparentemente é o que equipa a versão que será vendida aqui, pois externamente é o mesmo carro.
No site global da Hyundai, constam dois motores para o Novo Hyundai Azera 2012, sendo um o V6 3.0 de 247 cv e um 2.4 com 178 cv.
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Notícias Automotivas - Carros - BMW Série 4: veja fotos do modelo conversível a ser lançado ano que vem
As montadoras sempre estão dando nomes pomposos a seus modelos, passando a impressão de ser algo superior à realidade. Isso é o que acontecerá em 2012 na BMW, onde as versões cupê e conversível do Série 3 serão chamadas de Série 4.
Aqui você vê imagens da versão conversível do Série 3 em testes. Assim como acontece na versão conversível atual, a capota será rígida. Os motores da Série 4 serão exatamente os mesmos da Série 3, com seus modelos sedã e perua.
Existirá também uma versão M tanto do cupê quanto do conversível. Como ela será chamada? M4? Esquisito…
Fotos CarPix/Direitos de reprodução Notícias Automotivas
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Notícias Automotivas - Carros - BMW deverá apresentar no Salão de Paris 2012 uma inédita minivan
A BMW deve apresentar o primeiro produto da nova plataforma de tração dianteira que está em desenvolvimento. Isso vai ocorrer no próximo Salão de Paris em 2012.
Trata-se de uma inédita minivan, que terá força nas rodas dianteiras e plataforma plana para oferecer mais espaço e conforto aos passageiros.
Com cerca de 4,20 metros, o modelo terá cinco lugares, Start&Stop e motores turbinados, provavelmente iniciando no 1.6 Turbo compartilhado com a PSA. Os modelos Touran, Classe B e C-Max terão companhia em 2013.
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Notícias Automotivas - Carros - Kia Motors lança Rio4 no Chile com preços a partir de 24.100 reais
Se aqui a Kia Motors anda segurando o Rio 2012 no porto, lá no Chile a ordem é liberar para o consumidor. Então, agora é a vez do Rio4, versão sedã do Rio 2012. O sedã compacto coreano chega ao mercado chileno em três versões, com preços a partir de 24.100 reais.
O Rio4 chega com motor 1.4 16V de 106 cv com transmissão manual de seis marchas ou automática. Em breve chegarão as versões com motor 1.2 litros.
Esta nova opção da Kia Chile pode oferecer ar condicionado, trio elétrico, rodas de liga leve aro 14, computador de bordo, airbag, entre outros.
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Notícias Automotivas - Carros - Hyundai i-oniq tem primeiro teaser revelado
A Hyundai vai apresentar em Genebra um novo carro-conceito chamado i-oniq. Tal modelo tem agora o primeiro teaser revelado. O modelo foi desenvolvido no centro de design da Hyundai na Europa.
O i-oniq Concept terá como característica visual, dois fortes vincos na carroceria, que reforçam o estilo de linhas fluídas da Hyundai.
Na imagem, parece que o i-onig será um tipo de crossover ou perua futurista. Como a marca já tem a i40, provavelmente seja o precursor de um futuro crossover com estilo cupê. De qualquer forma, vamos esperar e conferir.
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Notícias Automotivas - Carros - Nova Fiat Ducato 2013 é flagrada por leitor
A Fiat continua os testes com a nova geração da Nova Fiat Ducato 2013, que deve aparecer no mercado nacional em 2012.
O modelo segue o mesmo padrão visual da versão européia, trazendo maior capacidade de carga e espaço para volumes.
O destaque da Nova Fiat Ducato 2013 será a motorização Multijet Economy, que vai garantir melhor relação custo x benefício ao operador.
Um exemplar de testes da Nova Fiat Ducato 2013 foi flagrada pelo leitor Ronald, mostrando o veículo com camuflagem zebrada e poucas partes ocultas por adesivos. Enfim, não há como esconder tantos detalhes em uma enorme Ducato.
Agradecimentos ao Ronald pelas imagens.
Galeria de fotos da Nova Fiat Ducato 2013:
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Notícias Automotivas - Carros - Dinossauros automotivos que ainda podem ser comprados Zero Km (parte 2)
Apresentaremos hoje mais dez modelos, dando continuidade à apresentação de carros nada modernos mas que ainda têm muitos admiradores e continuam vendendo bem em seus mercados. Inclusive no Japão, acredite. Aproveite e mate a saudade de velhos conhecidos que você nem imagina que ainda estão vivos .
Qual o segredo da longevidade deles? Velocidade máxima? Certamente que não, pois poucas vezes é superior a 150 Km/h. Acelerações e retomadas? Quase sempre lentas, então não é isso. Preço? Hum, nem sempre. Por vezes é baixo, por outras nem tão baixo assim. Segurança? Às vezes têm, as vezes não têm. Por que ainda existem? Isto é o que veremos a seguir.
Lada Laika
Lançamento: Itália, , como Fiat 124 em 1965. E na Rússia, como Lada 2105 em 1966.
Fim de produção na Europa: 1980
Fabricante: Lada, Rússia
Motor: 1.6i a gasolina, 70 cv e 12 Kgmf de torque. Chegou a ter versões diesel em alguns mercados onde foi vendido. Até 2009 tinha um 1.7 gasolina carburado.
Transmissões: Manual, 5 marchas, tração traseira
Consumo médio segundo a fábrica: 11 km/l
Porta-malas: 379 litros
Equipamentos: Desembaçador do vidro traseiro, ar quente, luz traseira de neblina e regulagem interna dos faróis. Este é dos brutos. Nada elétrico, nada hidráulico e nada de segurança. Mas convenhamos: mais coisas que a Dona Kombi ele tem. Inclusive pode-se escolher cor. Tem rodas e pneus de 15 polegadas.
Por que ainda existe? É um carro à moda antiga com tração traseira e motor longitudinal, que aguenta o tranco dos 45 graus negativos, neve e estradas precárias. É o carro mais barato daquele mercado e o mais vendido até hoje. Foi recebendo maquiagens (facelifts) e motorizações mais contemporâneas (não se pode dizer modernas) da própria Lada. O povo aprova, o povo gosta e o povo compra. O que se pode chamar de democracia, meus camaradas: nem sempre o que todos querem, mas o que muitos elegem.
Fiat Uno Mille Fire
Lançamento: 1983 na Europa e 1984 no Brasil
Fim de produção na Europa: 1995
Fabricante atual: FIAT BrasilMotor: 999 cm ³, flex, com 66 cv e 9,2 Kgmf de torque (Etanol)
Transmissões: Manual, 5 marchas
Consumo médio segundo a fábrica: 10 km/l (E) e 14 Km/l (G)
Porta-malas: 290 litros
Equipamentos: Como opcionais oferece ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, preparação para som e limpador e desembaçador traseiros. No Way, suspensão e pneus mais altos. Segurança? Terço no retrovisor interno (por sua conta).
Por que ainda existe? Basicamente, por que continua vendendo. Todos conhecem e ouvem dizer que é o carro mais barato e econômico do Brasil. Passou a levar o sobrenome Economy recentemente. Ficou evidente que não é tão barato assim ao surgir o Chery QQ com quatro portas e itens de segurança na mesma faixa de preço.
Volkswagen Santana 2000
Lançamento: 1981
Fim de produção na Europa: 1988
Fabricante atual: Shangai-Volkswagen (CSVW), China
Motores: 1.8i a gasolina, com 100 cv e cerca de 16 Kgmf de torque; 2.0i a gasolina, com 107 cv e cerca de 17 Kgmf de torqueTransmissões: Manual, 5 marchas e Automática, 4 marchas
Consumo médio segundo a fábrica: 11 km/l (1.8) e 10 Km/l (2.0)
Porta-malas: 400 litros
Equipamentos: Airbags frontais, ABS com EBD, ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rodas de liga leve de 14 polegadas.
Por que ainda existe? Nosso Santana, Passat de segunda geração para os europeus, foi um inegável sucesso de vendas na Europa e no Brasil. E agora mantém o sucesso na longínqua China. Antes de ser fabricado lá, o modelo vinha do Brasil.
Trata-se de um bom projeto, pois desde que nasceu já tinha alguma tecnologia compartilhada com modelos Audi. É confortável e tem mecânica confiável. Por dentro é igual ao nosso de 1990, no que há de bom e no que há de ruim.
O Santana 2000 vende mais de 100.000 unidades por ano na China. Tem ABS, Airbags e cintos de segurança com pré-tensionador. Como conseguiram "espetar" ABS e Airbags no Santanão, nem imagino.
Lada Niva
Lançamento: Rússia, 1977. Projeto Lada, com motor Fiat apenas.
Fabricante: Lada, Rússia
Motor: 1.7i a gasolina, GM, monoponto, de 61 cv e 13 Kgmf de torque. Chegou a ter versões diesel 1.9 aspirado da Peugeot em alguns mercados onde foi vendido.
Transmissões: Manual, 5 marchas, tração integral
Consumo médio segundo a fábrica: 9 km/l
Porta-malas: 265 a 585 litros com rebatimento dos bancos.
Equipamentos: Lavador e limpador dos faróis, ar quente e desembaçador do vidro traseiro, Direção Hidráulica, Bomba manual para enchimento de pneus, jogo de ferramentas. Rodas de aço e pneus de uso misto de 16 polegadas. Opcionais: Bancos de Couro artificial, Espelhos retrovisores maiores, acelerador eletrônico tipo E-gas, motor com norma Euro 4 ao invés de Euro 3, engate traseiro para reboque e guincho frontal. Não tem: ABS, Airbags e Ar Condicionado (os 3 "A" que estiveram sempre ausentes mesmo no primeiro mundo para onde foi exportado, como Austrália e Canadá).
Por que ainda existe? É um carro com inegáveia aptidões fora de estrada com suspensões independentes com molas helicoidais, sistema de tração integral co bloqueio central de diferencial. O que faz com que o Niva seja valente sem ser tão duro e desconfortável assim. A um preço imbatível na categoria dos verdadeiros fora-de-estrada. Consegue rebocar outro carro mais pesado que ele. Vem de climas inóspitos – lembre-se que o inverno russo é tão rigoroso que foi o responsável pela derrota de Napoleão Bonaparte. Ainda tem muitos fãs brasileiros e ensaia voltar ao mercado nacional. Tem versões 5 portas alongada e chegou a ser fabricado também com a marca Chevrolet, numa versão mais modernizada, de 2003 a 2009.
Chevrolet Chevy 3 Portas (Nosso antigo "Corsinha")
Lançamento: 1990 na Europa e 1994 no Brasil
Fim de produção na Europa: 2000
Fabricante atual: Chevrolet MéxicoMotor: 1.6i gas com 100 cv e 13 kgmf de torque
Transmissões: Manual, 5 marchas e Automática, 4 marchas opcional
Consumo médio segundo a fábrica: 14 km/l (1.6 Gas)
Porta-malas: 236 litros
Equipamentos: ar condicionado, direção hidráulica, alarme, vidros e travas elétricos, som com MP3,rodas de liga leve, faróis de milha e transmissão automática. Não oferece ABS e Airbag. As rodas e pneus são de 13 polegadas.
Por que ainda existe? Além do óbvio (confiabilidade, valor de revenda e preço bom), não se pode negar que o design do Corsa desta geração foi um dos mais simpáticos e acertados de todos os tempos. Com motor 1.6 era bem ágil. Esta opção hatch com câmbio automático pode ser uma opção interessante para quem deseja ou precisa (deficientes físicos) de um carro automático em conta. Certamente, o Corsa / Chevy é o primeiro carro de muitos mexicanos, assim como o foi de muitos brasileiros, alemães, espanhóis, argentinos, holandeses…
Toyota Crown Sedan
Lançamento: 1955 no Japão. Atualizado em 1998
Fabricante atual: Toyota, Japão
Motor: 2.0 vvti gas com 110 cv e 19 kgmf de torque. Versões movidas a GLP e diesel 2.4 conforme o mercado.
Transmissões: Manual,de 4 ou 5 marchas e Automática, 4 marchas. Tem suspensões independentes nas 4 rodas. Tração traseira. Já teve versão station (perua).
Consumo médio segundo a fábrica: 10 km/l
Porta-malas: acima de 500 litros
Equipamentos: ar condicionado, direção hidráulica, alarme, banco dianteiro do passageiro com opção de se tornar escamoteável para apoiar os pés do passageiro de trás, apoio de braço dianteiro e traseiro com porta-copos, vidros e travas elétricos, sistema de som,rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de milha, ABS e Airbag. Opções de som que vão de toca-fitas a Central multimídia. Para táxi, pode vir com porta traseira ativada pelo motorista.
Por que ainda existe? Toda sociedade tem seu VW Santana e seu Ford Crown Victoria (finado faz poucos meses nos EUA após 55 anos de vida). Trata-se de sedãs que se modernizaram o necessário, ficaram mais baratos e caíram no gosto dos policiais e dos taxistas. O Crown Sedan é utilizado para estas finalidades em Singapura e também em Hong Kong, além do Japão. Neste último país o sedã é também utilizado por auto-escolas. No mercado frotista ele é Rei (sinal que seu nome Crown, de "Coroa", deu-lhe sorte!)
Nissan Tsuru (Sentra 3 ª Geração)
Lançamento desta geração: 1991 na Europa, México e Japão
Fim de produção desta geração na Europa: 1994
Fabricante atual: Nissan, México
Motor: 2.0 16v com 142 e 20 kgmf de torque e 1.6 16v com 105 cv e 15 Kgmf de torque (para Chile e alguns outros países)
Transmissões: Manual,de 5 marchas e Automática, 4 marchas.
Consumo médio segundo a fábrica: 11 km/l (2.0) e 13 km/l (1.6)
Porta-malas: 338 litros
Equipamentos: direção hidráulica. Ar condicionado e computador de bordo opcionais. Rodas de aço de 14 polegadas. Não oferece ABS e Airbag.
Por que ainda existe? O Nissan Sentra, que hoje está em sua sexta geração, sempre gozou de uma reputação de carro durável e de mecânica confiável. Por ser leve, 980 Kg, o Tsuru não é considerado lerdo, mesmo na versão 1.6. É sucesso de vendas no México e no Chile, mercados onde a Nissan opera há bastante tempo, fato que confere baixo custo de manutenção aos carros da marca, atraindo empresas e cooperativas de táxi como compradoras fiéis. Está sendo substituído aos poucos pelo Tiida Sedan.
Maruti Gipsy King (Suzuki Samurai 2ª Geração)
Lançamento desta geração: 1981 na Europa e Japão. E 1985 na Índia
Fim de produção desta geração na Europa: 1994
Fabricante atual: Maruti, Índia
Motor: 1.3 16v com 80 cv e 10,5 kgmf de torque. Existe a Diesel mas não é tão popular na Índia
Transmissões: Manual,de 5 marchas com seleção manual de tração e reduzida
Consumo médio segundo a fábrica: 15 km/l
Porta-malas: menos de 200 litros
Equipamentos: Nem direção hidráulica, nem ar condicionado, tampouco ABS e Airbag. Muitos ficam felizes quando o seu vem com bancos almofadados e espelho retrovisor do lado do passageiro. Vem com rodas de aço e pneus off-road de 15 polegadas.
Por que ainda existe? Tem fama de simples, confiável e ligeiro. Dizem que o Samurai é o Jeep Wrangler asiático. Seu público-alvo principal são sitiantes ou profissionais que transitam por estradas rurais e o exército indiano. Ou seja, o Maruti é exigido mesmo. E não desaponta. Sua geração atual é a terceira, que, sorriam brasileiros, será feita aqui em 2012. Apesar de seu tempo no mercado, cada geração leva em média 14 anos para sofrer alterações profundas, o que não o deixa tão desatualizado apesar da idade.
Volkswagen Citi Golf (Golf 1ª Geração)
Lançamento desta geração: 1974 na Europa. E 1984 na África do Sul.
Fim de produção desta geração na Europa: 1983
Último Fabricante: VW da África do Sul. Até 2010 havia estoque do modelo enquanto seu sucessor o VW Polo Vivo igual ao brasileiro testava o gosto do consumidor. Está aqui por esta curiosidade e de certa forma como uma homenagem ao carro que nasceu para ser um Fusca Revolucionário.
Motor: 1.4i 8v com 75 e 85 cv e torques respectivos de 11 e 12 Kgmf. Ou um 1.6 de 100 cv capaz de levá-lo aos 100 Km/h em 9,7 s e aos 190 Km de máxima. Nada mau, hã?
Transmissões: Manual,de 5 marchas
Consumo médio segundo a fábrica: de 12 a 14 km/l
Porta-malas: 260 litros
Equipamentos: Mais ou menos em dia com a tecnologia. AirBag? Apenas para motorista. Direção hidráulica ao invés de elétrica. E ar condicionado analógico. Mas traz ABS de série e computador de bordo. Vem com rodas de liga leve de 15 polegadas. E confiabilidade alemã.
Por que ainda existe? Está aqui um carro que disse a que veio desde que nasceu: ser o sucessor do Fusca mudando padrões (refrigeração líquida ao invés de aérea, tração dianteira ao invés de traseira) mas sem sentir-se inferior. Não o substituiu na verdade, mas ganhou a confiança e admiranção de muitos beetlemaníanos. No mínimo conseguiu o respeito deles. No caso do Citi africano, sua substituição foi sendo adiada ao máximo. Mudou muito, muito pouco: volante, parachoques e rodas. Virou um "dino" Cult. Explicação? Muito bem projetado e design by Giugiaro.
Iran Khodro Pars (Peugeot 405)
Lançamento desta geração: 1987 na Europa e também no Irã e Egito
Fim de produção desta geração na Europa: 1997
Fabricante atual: Iran Khodro Industrial Group, Irã e Egito
Motor: 1.6i 8v com 100 cv e 14 kgmf de torque e 1.8i 8v com 110 cv e 16 kgmf de torqueTransmissões: Manual,de 5 marchas
Consumo médio segundo a fábrica: 12 km/l (1.6) e 11 km/l (1.8)
Porta-malas: 450 litros
Equipamentos: Ar condicionado, direção hidráulica, CD player de painel para 6 discos, piloto automático, vidros e retrovisores elétricos e vidros escurecidos ABS e Airbags ele não tem. Como item de segurança, cintos com pré-tensionador. E só. Esteticamente, rodas de liga de 14 polegadas opcionais estão disponíveis.
Por que ainda existe? O Peugeot 405 francês foi um carro de sucesso em todo o mundo, inclusive no exigente mercado europeu. Teve versão turbinada e com tração integral. Os que vinham para o Brasil eram Argentinos e não foram fabricados com o mesmo esmero. Tem design de Sérgio Pininfarina, de cujas pranchetas saíram belosAlfas e Ferraris, entre muitos outros. Como é de praxe, carros como o 405, durante a sobrevida, recebem atualizações caseiras de estilo. A última foi para deixá-lo com cara de 406, seu sucessor. Por dentro é o mesmo, com exceção de um novo volante e uma imitação de madeira no console em versões mais caras.
Apesar de estar no clube dos dinossauros, seus genes leoninos fazem dele um carro confiável e ágil devido ao peso de 1190 Kg, o que não é tanto. Chega a 190 Km/h de máxima.
E você, levaria qual desses dinossauros sobre rodas para casa? Por que e quanto aceitaria pagar por ele?
Por Gerson Brusco Gonzalez
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Notícias Automotivas - Carros - Análise de estilo: Citroen C3 Picasso
Aproveitando a avaliação que o NA está fazendo da Citroen C3 Picasso, vamos também analisá-la quanto ao seu design. A C3 Picasso é uma minivan pequena (4,09m de comprimento por 1,72 de largura e altos 1,63 de altura) em formato de um “caixote arredondado”, estilo em voga ultimamente.
Ela não é um monovolume, uma vez que há uma clara separação entre o volume do capô e do resto da carroceria. E apesar de ser alta, não está fora de proporção. Ela é uma variação da C3 Picasso lançada em 2009 na Europa. Uma variação com um desenho mais requintado.
Se no Velho Mundo ela tem um certo ar de utilitário esportivo graças ao amplo uso de frisos largos e acabamento em preto por vários lados, aqui este papel é cumprido com mais empenho ainda pelo AirCross, liberando a C3 Picasso brasileira para ser um produto mais refinado e "moderninho".
Sua dianteira alta e curta impõe respeito. Ao contrário da sua irmã francesa, porém, a frente não parece ser tão grande assim. Isso acontece graças ao uso da grade na versão brasileira sendo ainda o “duplo chevron” estilizado da marca. Frente aliás que possivelmente será adotada na reestilização de meio de vida na Europa, já que adota o novo padrão que a marca imprime na grade.
Ainda em relação à europeia, podemos notar que o para choque é outro e podemos dividi-lo em três seções longitudinais, ao contrário das duas seções usuais em outros carros, onde geralmente há uma abertura entre os faróis e outra na sessão inferior ao para choque.
Aqui há ainda uma abertura entre as duas. Isto é possível graças a altura da dianteira. Aliás, não só possível como desejável, já que ajuda a dianteira a não parecer tão alta. Os faróis dianteiros são comuns ao AirCross, com duplo refletor, mas não um ao lado do outro como de costume, mas sim um emoldurando o outro.
A área destinada a luz de direção é em âmbar e evidencia o prolongamento do farol em direção a lateral assim como acentua a curvatura entre a dianteira e a lateral, não deixando que fique uma frente com linhas retas demais.
Já seguindo para a lateral encontramos o para brisa integrando-se aos quebra ventos fixos laterais.Esta integração ocorre graças ao acabamento em preto que a coluna recebe e é um grande ponto de diferenciação entre C3 Picasso e AirCross. A janela das portas dianteiras porém não recebem este acabamento em preto na coluna A justamente para não interferir a integração visual do para brisa "panorâmico".
Se o recebesse deixaria todos os vidros integrados e diluiria o efeito. Ainda na porta dianteira, os retrovisores tem desenho mais delicado que a irmã europeia. Sua lateral é lisa, com vincos apenas na parte inferior das portas, que recebem frisos finos, e junto a coluna C, após a maçaneta da porta traseira.
É interessante olharmos estes dois vincos que tem seus bicos no mesmo ângulo e formato da linha formada pela dianteira. Isso mostra um cuidado com o desenho, para que nada esteja ali por acaso. E estes cuidados demonstram requinte também.
A carroceria alta mostra que não aceita rodas menores que aro 16", algo respeitado pela marca mesmo na versão básica, que usa calotas. Chegando à vista traseira, temos lanternas nas colunas que se integram ao vigia, graças ao desenho arredondado, aos limites iguais e ao acabamento em preto.
Para que não ficasse muito vazia, a traseira recebeu volume graças a um vinco logo abaixo do vigia. E aí surge a maior ousadia do carro, a colocação da cavidade assimétrica para a placa, do lado direito. Visando ser a marca registrada do carro, este suporte ainda recebe pintura em tom contrastante com a cor da carroceria, sendo preto nos carros de cores claras e cinza claro nos carros de cores escuras.
O logotipo com o nome fica do lado oposto, para ocupar o espaço vazio. Esta assimetria pode não agradar a todos e não está presente na versão europeia, mas combina bem com a proposta de ser um carro moderno e diferente.
Ainda que segundo os projetistas este posicionamento da placa sempre esteve presente no projeto, isso é difícil acreditar, já que era sabido que aqui no Brasil existiria uma versão "aventureira" e que obrigatoriamente teria estepe na tampa traseira e precisaria de espaço para isso.
O para choque traseiro também volumoso recebe auxílio de uma pintura preta na parte inferior para que não pareça fora de propósito. E ainda abriga grandes lanternas traseiras de neblina (lado esquerdo) e ré (lado direito) com o recurso dos olhos de gato. Estas lanternas são sustentadas visualmente por um vinco para não parecerem ter sido improvisadas. O resultado funciona.
O interior é simples, bem mais comportado que a versão europeia. Se lá o tema "quadrado arredondado" dá o tom, com saídas de ar e quadro de instrumentos centralizados e em forma cúbica, aqui o tema é sobriedade.
Saídas de ar redondas com acabamento em tom alumínio e painel em três círculos a frente do motorista, sendo o local destinado ao velocímetro sobreposto aos outros dois e mostram que a ousadia tem limite no Brasil quanto ao habitáculo.
O uso de acabamento em tom de alumínio no volante passa dos limites aqui e ganhar um ar exagerado. É uma minivan de desenho interessante, sem dúvida. Muitos podem achá-la estranha, mas não feia. Se há ousadias como a assimetria da traseira por exemplo, há muitos detalhes de forma que não pareça ser descuidada. E este cuidado tem tudo haver com a imagem que o carro quer passar.
Por Durval dos Santos Neto
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