Ford dá desconto de 5.000 euros na Espanha
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Um dos mercados da Europa que mais estão sofrendo com a crise que abala o bloco econômico é a Espanha. Como os resultados das vendas de 2011 estão em baixa, as montadoras fazem ótimas propostas para vender seus modelos.
A Ford é mais uma que vai tentar pegar o consumidor pelo lado mais sensível, o bolso. Por isso está disponibilizando incríveis €25.000.000 em descontos para parte de sua linha no mercado ibero.
Cerca de 5.000 unidades vão ganhar €5.000 de desconto cada um para o espanhol voltar para casa de Ford. Estão excluídos da promoção o Ka, variantes do Fiesta, Focus Urban e a C-Max Urban.
Mas esse desconto tem um detalhe: paga ganhar o desconto, o consumidor terá de entregar seu carro com mais de 10 anos de uso e ainda financiar pelo menos €5.000 do total do veículo novo. Enfim, não existe almoço grátis! E a Ford sai ganhando depois nos juros…
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Os doentes crônicos e os estressados: o perigo real dos homens-bomba no trânsito
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Na tarde de 14 de janeiro do ano passado, na Avenida Infante Dom Henrique, em Botafogo, Zona sul do Rio, quando na condução de um ônibus da Linha 433 ( Leblon- Vila Isabel), o motorista Denivaldo de Melo morreu repentinamente de infarto, perdendo o controle do veículo que conduzia, tendo subido a calçada e atropelado quatro pessoas num ponto de ônibus.
Recentemente, na Zona Leste de São Paulo, o motorista de ônibus Edilson dos Reis Alves, de 59 anos, envolveu-se em um acidente tendo o coletivo abalroado quatro carros e uma moto. Foi acometido de um princípio de infarto ao volante. Há depoimentos que o motorista ainda puxou o freio de mão do ônibus. Não morreu do mal súbito, mas linchado por motoristas e populares que deixavam um baile funk nas proximidades. Imaginava-se que a vítima, morta pela brutal e insensata agressão, estivesse dirigindo bêbado.
Em maio de 2008, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio, um motorista, soube-se posteriormente que era portador de esquizofrenia paranoide, ainda que habilitado para conduzir, agrediu, numa discussão de trânsito, com uma barra de ferro, a cabeça de outro motorista, tendo este adquirido, ad eternum, graves lesões cerebrais. Um psicótico a solta no trânsito.
Foi processado e condenado, mas ao que tudo indica encontra-se em liberdade, devendo, no máximo, em razão da doença mental, ser recolhido, como medida de segurança, a manicômio judiciário, tal e qual o jovem que recentemente roubou um ônibus num terminal rodoviário, na Barra da Tijuca, no Rio, e o conduziu perigosamente por mais de 20 km, tendo, no trajeto suicida, colidido com vários veículos, sendo detido posteriormente pela polícia após uma perseguição cinematográfica.
Nem só de más notícias porém vive o trânsito brasileiro e a Lei Seca é exemplo de boa e eficaz medida que tem poupado vidas e evitado tragédias. Assim é que, nesta semana, foi apresentada, de forma oportuna, durante um congresso médico, em Brasília, uma diretriz conjunta ( a primeira do ramo) entre a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, que visa orientar em que condições pessoas com os chamados dispositivos cardíacos implantáveis, como marca passos, desfibriladores e ressincronizadores cardíacos, poderão dirigir carros e tirar ou renovar a carteira de motorista. Será especificado, por exemplo, o tempo ideal que um paciente submetido a uma cirurgia para implante de marca passo ou para a troca do gerador do dispositivo deve esperar para voltar a dirigir.
A tendência é que o texto vire uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito. A diretriz recomendará ainda que os portadores de desfibriladores cardíacos, dispositivos que tratam um tipo de arritmia que pode causar morte súbita, e ressincronizadores cardíacos, aparelhos usados em pacientes com alguns tipos de insuficiência cardíaca, fiquem impedidos de dirigir profissionalmente, embora possam, sob condições, dirigir carros particulares.
Segundo o diretor-científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Flávio Adura, cerca de 4% dos acidentes fatais são causados por doenças do motorista. "Os problemas cardiológicos são uma das principais causas de mal-súbito". Cerca de 37 mil brasileiros têm marcapassos, desfibriladores ou ressincronizadores cardíacos.
Estamos, portanto, a mercê de inúmeros homens- bombas, na condução do transporte coletivo ou particular em vias públicas. Muitos motoristas de coletivos, que transportam diariamente milhares de seres humanos, sequer sabem que são hipertensos e/ou cardíacos.
As pesquisas indicam, por exemplo, que no Brasil mais de 15% de seus habitantes sofre de hipertensão, fonte do infarto e do acidente vascular encefálico. Neste percentual, obviamente, estão incluídos um bom número de motoristas de ônibus e de carros particulares, alguns também com problema de obesidade mórbida, sem falar nos estressados do volante, dirigindo muitas sob forte tensão.
Registre-se que o trânsito hoje, mormente nos grandes centros urbanos, é fonte de estresse fato que acaba influindo no ato de conduzir seguramente um veículo. Se a temperatura ambiente for de intenso calor a situação de agrava, mormente quando sabemos, por exemplo, que a maioria dos veículos coletivos no Brasil não possuem ar refrigerado, o que causa desconforto, incômodo e mal-estar aos seus motoristas, dirigindo muitas vezes em condições sub-humanas em veículos antigos, em péssimas condições de manutenção.
Muitas tragédias podem ser evitadas no trânsito brasileiro. Basta prevenir, monitorar e fisaclizar. O exame psicológico, quando da renovação da CNH, para motoristas particulares, não só para os do transporte remunerado, deveria, por exemplo, ser medida obrigatória. Há psicopatas e doentes mentais ( o psicopata não é considerado doente mental mas é pessoa perigosa), além de pessoas portadoras de elevado grau de estresse e agressividade conduzindo no trânsito.
É preciso urgentemente também que as empresas de ônibus intensifiquem os testes de avaliação física e psicológica de seus profissionais. Caso contrário todos nós, usuários da vias públicas, estaremos em risco permanente. Tal ação preventiva deve ser prioridade das empresas de transporte coletivo e meta permanente da área de recursos humanos. A vida humana é o maior bem jurídico tutelado. Tais tragédias podem ser evitadas. Antes tarde do que nunca.
Milton Corrêa da Costa é coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro
PS: No momento em que encerro este texto, a Polícia Rodoviária Federal informa que na madrugada deste sábado, 03/12/11,na BR116, na região da Cidade de Milagres, no interior da Bahia, 36 pessoas morreram e 11 ficaram feridas num grave acidente envolvendo um caminhão, uma carreta e um ônibus. É a epidemia social ( permanente) dos acidentes de trânsito que ceifa preciosas vidas, sem que, por enquanto, se vislumbre nenhuma eficaz minimização do problema. Motoristas imprudentes e sem disciplina consciente continuam desafiando o perigo.
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Aptera chega ao fim sem nenhum carro ter sido entregue
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O Aptera 2e era uma proposta ousada para se economizar combustível e até energia elétrica. O estranho carro elétrico com visual futurista e peso de 380kg acaba de virar história.
A Aptera fechou as portas por falta de dinheiro. A empresa californiana fundada em 2007, não conseguiu superar os obstáculos financeiros para vender seu singular carro elétrico, que teve ajuda inicial de US$2,75 milhões em parte financiados pelo Google.
Com um projeto nascido de uma garagem (como muitas inovações e fortunas nos EUA), o Aptera 2e foi prometido para uma época pré-crise mundial e teria dado certo, caso não tivesse sido postergada sua entrada no mercado.
Dificuldades técnicas se somaram a falta de dinheiro, e o fim declarado veio no meio desse ano, quando a empresa perdeu um financiamento de US$150 milhões do departamento de energia dos EUA. O motivo foi a falta de solidez financeira.
Arrastando-se até agora, a Aptera declarou sua falência e fecha as portas sem entregar um único exemplar do 2e. Este, agora será mais um dos muitos projetos de carros ecológicos que se perderam no tempo… Pelo menos ele ficou famoso ao participar de um filme da série Star-Trek.
Galeria de fotos do Aptera 2e:
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VÍDEO: Avaliação do Nissan Juke
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Abalada, indústria automotiva japonesa levanta a autoestima no Salão de Tóquio 2011
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Tóquio/Japão – O tsunami de março foi uma dupla tragédia para a indústria automotiva japonesa. Além dos prejuízos materiais, com danos e paralisação em diversas unidades industriais da cadeia produtiva, as ondas gigantes abortaram os planos de reação dos fabricantes de veículos do Japão diante do constante avanço dos concorrentes asiáticos – chineses e coreanos – nos maiores mercados mundiais.
Lançamentos de diversos novos produtos tiveram de ser adiados por falta de componentes – o que foi agravado pelas enchentes de novembro da Tailândia, onde muitos fabricantes de autopeças estão instalados. Para piorar a situação, o Japão atravessa um longo período de estagnação no mercado interno.
Não por acaso, expressões como “renascimento” e “reconstrução” são parte da decoração de diversos estandes da edição desse ano do Tokyo Motor Show. O Salão de Tóquio 2011 abre as portas ao público de 3 a 11 de dezembro e revela o esforço das marcas locais de carros, motocicletas e caminhões para mostrar que as catástrofes naturais ficaram para trás. E que a indústria automotiva japonesa tem suas cartas na manga para voltar a crescer em todo o mundo.
É estimado o comparecimento de 800 mil pessoas ao Tokyo Big Sight, na capital japonesa. Tradicionalmente a mostra automotiva bienal é bastante focada no mercado local, que é muito fechado aos estrangeiros. As americanas General Motors, Ford e Chrysler não se animaram a dar as caras, muito menos qualquer marca chinesa de veículos.
Das coreanas, a Hyundai mostrou apenas sua linha de ônibus. Europeias como Mercedes-Benz, Porsche, Smart, Renault, Peugeot, Citroën, Jaguar, Land Rover e Mini não trouxeram novidades mundiais – as mais recentes estrearam no Salão de Frankfurt, em setembro.
Assim, aproveitaram para apresentar regionalmente produtos já conhecidos na Europa. A Volkswagen resolveu acreditar um pouco mais e fez as “avant-premières” da perua “aventureira” Alltrack e do conceito Cross Tourer, a BMW exibiu a mais nova versão do cupê híbrido conceitual Active Hybrid e a Audi aproveitou para lançar a versão de quatro portas – batizada de Sportback – do compacto A1. E só.
Se o resto do mundo não pareceu muito entusiasmado a aproveitar o Salão de Tóquio para usar novos produtos, as marcas locais aproveitaram a chance para se destacar ainda mais que o habitual. Os oito maiores fabricantes do país – Toyota, Nissan, Honda, Misubishi, Mazda, Suzuki, Subaru e Daihatsu – programaram juntos mais de 20 estreias, entre novos modelos de linha e conceitos.
Os inexoráveis minicarros que lotam as ruas de Tóquio não poderiam deixar de marcar mais uma vez presença no motorshow nipônico. Mas a JAMA – Japan Automobile Manufacturers Association, a associação que reúne a indústria automotiva local – também quer mostrar que, além de atender as especificidades do consumidor do Japão, consegue produzir produtos sintonizados com as demandas dos diversos mercados globais.
Os carros ecologicamente corretos, que ganham espaço crescente nos países ricos, foram destaque mais uma vez em Tóquio. Tanto que há um pavilhão que abriga a mostra Smart Mobility City 2011, que apresenta diversas novidades em termos de mobilidade com sustentabilidade e reduzidas emissões.
Os veículos “verdes” são um segmento tão dinâmico que já origina subnichos. Os compactos urbanos ecológicos ainda são o maior deles. Na mostra automotiva nipônica estão representados por conceitos elétricos ou híbridos, como Toyota FT-EV III, Nissan Pivo 3, Honda Micro Commuter, Suzuki Q-Concept e Daihatsu Pico.
Outro nicho que anda crescendo bastante no segmento dos ecologicamente corretos é o dos esportivos. Vários belos representantes do gênero enfeitaram o salão, como os conceituais Mazda Takeri, Toyota FCV-R, Nissan Esflow e os Honda AC-X e EV-Ster. E até os utilitários esportivos mostram que também aderem à causa ecológica, caso do Mitsubishi Concept PX-Miev II, que também faz sua estreia mundial.
Felizmente, nem só de elétricos e híbridos vivem os motorshows de todo o mundo. Entre os carros movidos por gasolina ou diesel, a quantidade de lançamentos é bem maior que a de conceitos. E os carros pequenos novamente aparecem em maior número na 42ª edição do Salão de Tóquio. Chamam a atenção a microvan Honda N Box, que apesar da inusitada cara de caixotinho, não é um conceito.
Chega às concessíonárias japonesas da Honda no dia 16 de dezembro, com preços entre 1,24 milhão de ienes e 1,78 milhão de ienes – algo entre R$ 29,4 mil e R$ 42,2 mil. Bem mais convencional é o hatch compacto Mirage, que será o modelo de baixo custo para países emergentes da Mitsubishi. Chega às lojas da Tailândia, onde é produzido, no início de 2012.
Entre os sedãs e stations, o principal lançamento é a quarta geração do Subaru Impreza, nas duas versões – que desembarcam no ano que vem no Brasil. No setor de utilitários, a picape Isuzu D-Max, que foi apresentada em outubro na Tailândia, aparece em seu primeiro evento automotivo.
Mas em um salão automotivo que se preze, mesmo em tempos de marketing ecológico tão onipresente, não podem faltar alguns esportivos. Dois dos mais instigantes são os cupês Subaru BRZ e Toyota 86, ambos com tração traseira.
Além das marcas de automóveis, os fabricantes de caminhões e motocicletas também estão no evento e fazem parte do esforço para “levantar a moral” da indústria automotiva local. A Hino apresentou a versão híbrida do seu caminhão Dutro, que segundo a marca gasta metade do combustível da versão que roda apenas a diesel.
Entre as motos, os destaques são as conceituais off-road Yamaha XTW 250 Ryoku, que se propõe a levar seu piloto aonde quer que ele queira ir, e a esportiva Honda RC-E, que pretende ser uma moto elétrica, mas com direito a adrenalina. Três produtos, cada um a seu modo, bem adequados ao atual momento da indústria automotiva japonesa.
Destaques do Salão de Tóquio 2011
Audi A1 Sportback – O modelo quatro portas do A1 já está disponível na Alemanha, nos mesmo nível de acabamento e motores da versão duas portas. O preço começa nos 16.950 euros – cerca de R$ 41.500 – para a versão mais simples, equipada com o motor 1.2 TFSI de 86 cv. O Sportback deve chegar ainda no primeiro semestre de 2012 ao Brasil, com preço inicial estimado em R$ 95 mil.
Daihatsu D-X – O conceito da marca japonesa mistura o desenho de um cupê conversível com um pequeno jipe, com um resultado bastante harmonioso. A ideia da própria Daihatsu é aliar as habilidades dos dois tipos de veículo. A força do protótipo vem de um motor bicilíndrico de 660 cc com injeção direta e turbo compressor, que deve ser introduzido em carros de produção da fabricante com o tempo.
Hino Dutro Hybrid – Segundo a marca de caminhões – que é controlada pela Toyota –, a versão híbrida do caminhão Dutro gasta metade do combustível da versão que roda somente com diesel, apenas com o motor de 12,2 litros. O Dutro foi reestilizado esse ano e já até recebeu um prêmio de design no Japão.
Honda EV-Ster Concept – O pequeno roadster de dois lugares é totalmente elétrico e adianta as tecnologias que serão usadas pela Honda nos próximos lançamentos. A proposta é a de um carro leve e rápido, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas cinco segundos. As baterias de íons de lítio podem ser recarregadas em menos de três horas e a autonomia chega aos 160 km. A carroceria usa muita fibra de carbono em sua composição e o motorista pode ajustar diferentes características de acordo com sua preferência.
Honda RC-E – O modelo conceitual é primeira investida da Honda no território das motocicletas esportivas elétricas. Construída sobre o corpo compacto de um modelo de 250 cc, a RC-E utiliza um motor elétrico que já é adotado em automóveis híbridos da Honda, como o Insight. Ou seja, nem será preciso investir muito em pesquisas para transformar esse conceito em realidade.
Honda N Box – A Honda resolveu entrar em fase cubista com sua nová serie N de compactos. Com quatro bancos individuais e piso baixo, se propõe a ser compacto sem sacrificar o conforto. Todos os motores são de 660 cc, mas a versão top conta com turbocompressor. Sempre com câmbio CVT, terá versões com tração dianteira e integral. O consumo é estimado em 22,2 km/l.
Isuzu D-Max – Mesmo sem fazer parte da General Motors desde 2006, a Isuzu mantém parceria com os norte-americanos. Uma delas resultou na nova D-Max, picape média da marca japonesa feita na mesma base da Chevrolet Colorado – que deve chegar ao Brasil no próximo ano. De acordo com a Isuzu, o novo modelo tem chassi 42% mais rígido que a geração anterior, o que melhora a estabilidade e o conforto. São três opções de motores a diesel, com 177, 136 e 116 cv de potência.
Mazda Takeri – O primeiro modelo da nova filosofia de design da Mazda, a Kodo – Soul of Motion –, foi apresentado no Salão de Tóquio. Antecipa as linhas do próximo sedã da fabricante japonesa. Herdeiro do aspecto de cupê de quatro portas exibido pelo protótipo Shinari, conta com a tecnologia Skyactiv da Mazda no seu motor diesel de 2.2 litros, sistema start/stop e com o novo sistema de recuperação de energia da frenagem – i-Eloop – e uma transmissão automática de seis velocidades. Com 4,85 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,43 m de comprimento, o Takeri apresenta uma distância entre-eixos de 2,83 m, com espaço de sobra para os seus quatro ocupantes.
Mitsubishi Concept PX-MiEV II – É praticamente uma atualização do conceito apresentado no Salão de Tóquio de 2009. Portanto, é um SUV híbrido plug-in de quatro lugares. Ele combina um motor a gasolina de 2.0 litros e dois propulsores elétricos de 81 cv. Em baixas velocidades apenas os motores elétricos funcionam – com autonomia máxima de até 50 km. De acordo com a Mitsubishi, o PX-Miev II consegue fazer 58,8 km/l.
Misubishi Mirage – O mais novo hatch compacto da Misubishi é produzido na Tailândia – onde a mão de obra é bem mais barata que no Japão. O modelo, equipado com um motor 1.0 litro de três cilindros, é a aposta da marca para países emergentes, mas a atual política tributária brasileira põe o país fora da lista. Segundo a Mitsubishi, o Mirage faz 30 km/por litro de gasolina, em circuito misto.
Nissan Esflow – O conceito da marca nipônica aproveita a tecnologia desenvolvida para o hatch Leaf. O veículo compacto assume as formas de um cupê esportivo, com linhas agressivas e detalhes futuristas, que remetem ao 350Z. O conjunto ótico é definido, na dianteira, por um filete longo que surge no capô. O mesmo formato é repetido na traseira. Mas o Esflow não se concentra apenas no estilo. De acordo com a Nissan, o cupê elétrico é capaz de sair do zero e alcançar os 100 km/h em menos de cinco segundos. A bateria de íons de lítio oferece carga suficiente para uma autonomia de 240 km – evolução considerável face aos 160 km do Leaf. O desenvolvimento do Esflow começou há seis anos, quando a Nissan decidiu investir de forma mais intensa em veículos que dispensam motores a combustão.
Nissan Pivo 3 – O curioso carrinho elétrico apresentado pela marca nipônica assume formas futuristas e sugere soluções mecânicas para o trânsito intenso das grandes cidades. Para facilitar as manobras de estacionamento, por exemplo, o Pivo 3 é equipado com motores instalados em cada uma das quatro rodas, o que possibilita um diâmetro de giro mais curto. O conceito da Nissan também utiliza a tecnologia para melhorar a convivência do condutor com espaços apertados. Os retrovisores são câmeras de vídeo que transmitem as imagens diretamente para monitores posicionados nas colunas dianteiras. O subcompacto de contornos musculosos também guarda outras curiosidades no interior. O habitáculo comporta até três passageiros e a posição de condução do motorista é central.
Subaru BRZ – É um cupê esportivo de quatro lugares, motor dianteiro e tração traseira apresentado pela primeira vez em Tóquio em seu modelo de produção. O projeto foi feito em parceria com a Toyota – que originou o GT 86. O motor é um boxer, com quatro cilindros contrapostos de 2.0 litros e aspiração natural, com 200 cv e 20,9 kgfm de torque. O modelo pode ser escolhido com câmbio automático ou manual, ambos de seis marchas.
Subaru Impreza G4 – A quarta geração do modelo apresentado em 1992 chega nas habituais versões sedã e wagon. O visual renovado transmite sensação de maior sofisticação e deu um ar bem moderno ao modelo, tanto por fora quanto por dentro. Os motores 1.6 e 2.0, sempre aliados ao câmbio CVT, preservam o consagrado esquema de boxer, com cilindros horizontalmente opostos. A tração permanece integral. Segundo a marca, ambos os modelos estão cerca de 20% mais econômicos.
Suzuki Regina – O hatch conceito impressiona pelas linhas pouco usuais e pela preocupação da marca com a eficiência do conjunto. O Regina foi feito com materiais especiais para reduzir o peso – ao todo tem apenas 730 kg – e teve o design elaborado para melhor aerodinâmica. O carrinho usa um motor a gasolina que, segundo a marca, atinge os 32 km/l e emite 70 g/km de CO2 na atmosfera.
Toyota FCV-R – A grande estrela da Toyota para o Salão de Tóquio é um sedã compacto movido a hidrogênio. O carro é a primeira aposta da marca com esse tipo de propulsão. Segundo a Toyota, a versão final do modelo deve chegar ao mercado já em 2015, com um tanque de hidrogênio de alta pressão e autonomia de até 700 km. O conceito já foi desenvolvido de modo a não sofrer muitas mudanças para a versão final, com um interior que prioriza a praticidade e o espaço interno.
Toyota FT-EV III – O compacto elétrico tem uma bateria de íons de lítio que, segundo a Toyota, lhe dá uma autonomia de 105 km com uma carga completa. O pequeno hatch de quatro lugares tem somente 3,11 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,50 m de altura e 2,00 metros de entre-eixos.
Volkswagen Alltrack – Trata-se da versão “aventureira” Passat Variant. Traz tração integral 4Motion e motor 2.0 TDI a diesel em versões de 140 cv e 170 cv acoplados ao câmbio manual ou ao DSG automatizado de dupla embreagem, ambos com seis velocidades. As grandes rodas de 18 polegadas dão um ar mais sofisticado Alltrack, ainda que possam ser pouco úteis para o off-road, já que os pneus têm perfil baixo. O carro deve ocupar o topo da gama da linha Passat na Europa.
Yamaha XTW 250 Ryoku – A motocicleta conceito apresentada no Salão de Tóquio propõe um modelo robusto e de utilização mista, ainda que com foco maior no off-road – explicitado pelos pneus maiores e lameiros. Há ainda protetores de mão, um bagageiro para cargas leves e um pequeno para-brisa. O tanque de combustível tem a capacidade ampliada e seu formato lembra outras motos da marca.
Por Auto Press
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Subaru chama mais de 30.000 donos de Impreza, Legacy e Outback 2012 – defeito no freio
Notícias Automotivas - Carros - Subaru chama mais de 30.000 donos de Impreza, Legacy e Outback 2012 – defeito no freio
A Subaru está convocando um recall de 31.959 unidades dos modelos Impreza, Legacy e Outback modelo 2012 por causa de um defeito no pedal de freio.
Foram chamados 20.406 veículos produzidos entre 17 de outubro e 23 de novembro, no caso do Legacy e Outback. Já o Impreza 2012 teve 11.553 exemplares convocados.
O recall foi recomendado pela NHTSA depois de serem relatadas 112 ocorrências de problemas de frenagem relacionadas com o cilindro mestre de freio.
Em determinadas situações, os proprietários tiveram de antecipar as frenagens para evitar uma colisão. O defeito acontece de forma repentina e coloca o condutor em uma situação delicada. A Subaru vai reparar todo o sistema de freios dos veículos.
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Programa Mega Fabricas do canal National Geographic HD: fábrica da Harley Davidson
Notícias Automotivas - Carros - Programa Mega Fabricas do canal National Geographic HD: fábrica da Harley Davidson
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Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Honda CR-V 2012
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Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Honda CR-V 2012 (2)
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Super acidente no Japão destroi oito Ferraris, três Mercedes e um Lamborghini
Notícias Automotivas - Carros - Super acidente no Japão destroi oito Ferraris, três Mercedes e um Lamborghini
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Logan: popular romeno pode ter esse visual? City e Lodgy são outras novidades
Notícias Automotivas - Carros - Logan: popular romeno pode ter esse visual? City e Lodgy são outras novidades
A segunda geração do Dacia Logan já está sendo idealizada pela marca romena e sua controladora francesa, a Renault. A próxima geração promete não ser tão baixo custo quanto à atual, utilizando para isso uma nova plataforma.
O novo modelo aparentemente será maior e ainda mais espaçoso. Fala-se que chegará somente em 2015, junto com seus derivados, como picapes, furgão, hatch (Sandero) e minivan, no caso a Lodgy.
Além dessa minivan, um modelo urbano de baixo custo da Dacia será lançado, e provavelmente se trata do mesmo projeto de carro barato da Renault. O pequeno Dacia City custará por volta de €6.500 e a Lodgy em torno de €9.500, ficando o futuro Logan por €9.000.
Nestas projeções da Auto Bild, podemos ver que o estilo do Logan possui traços tanto da Renault quanto da Nissan. Destes, apenas a Lodgy é uma realidade mais próxima, que deve chegar em 2012.
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Ford EcoSport: detalhes e informações reveladas sobre o novo SUV
Notícias Automotivas - Carros - Ford EcoSport: detalhes e informações reveladas sobre o novo SUV
O Ford EcoSport deverá fazer seu debute mundial na China, mas as filiais da montadora já estão preparando terreno para o novo SUV.
A Ford Índia já está trabalhando em seu site para que o EcoSport tenha destaque quando for lançado. Um leitor do Indian Autos Blog, parceiro do NA, procurava pelo novo SUV na internet e achou uma página de testes da Ford indiana.
Por sorte, ele salvou as imagens, pois em pouco tempo a Ford retirou a página do ar. Nas imagens podemos ver detalhes dos faróis e lanternas traseiras, com formato afilado para o centro da traseira.
O estepe continua na porta traseira, e haverá uma vigia na coluna A, evidenciando uma proposta de maior sensação de espaço interno com o avanço do pára-brisa sobre o capô.
As imagens revelam ainda a introdução do motor EcoBoost no EcoSport 2013. Este bloco poderá ser a versão 1.0 com potências entre 100 cv e 120 cv. Em outros mercados, o EcoSport pode até receber a versão 1.6, que tem 180 cv.
[Fonte: Indian Autos Blog]
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Subaru BRZ Cabriolet pode acabar sendo outra opção da japonesa
Notícias Automotivas - Carros - Subaru BRZ Cabriolet pode acabar sendo outra opção da japonesa
A dupla BRZ/GT 86 é a nova sensação do mercado japonês e logo deverá desembarcar nos principais mercados do mundo. Além dos dois, a Scion vai vender o modelo FR-S nos Estados Unidos.
Embora ainda não provado no mercado, o Subaru BRZ parece ter potencial para outras variantes. Neste caso, a mais óbvia é a versão conversível. A Subaru cogita essa opção, que poderá aparecer muito em breve.
Um conversível com 200 cv e tração traseira parece bastante tentador para muitos consumidores, e deve contribuir para elevar ainda mais as vendas do novo Subaru. Caso dê certo, Toyota e Scion não deverão ficar para trás.
[Fonte: Theophilus Chin]
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Lotus Evora GTE Special Edition Chrome: primeira influência de Swizz Beatz
Notícias Automotivas - Carros - Lotus Evora GTE Special Edition Chrome: primeira influência de Swizz Beatz
A Lotus quer associar sua imagem a alguém famoso para estar na mídia e promover seus produtos. Por isso, contratou o cantor Swizz Beatz para ser seu garoto-propaganda. Mas, mais do que um simples anunciante, Swizz Beatz ganhou algum poder dentro da companhia inglesa.
E esse poder se reflete no lançamento do Evora GTE Special Edition Chrome. Esta edição do bólido de Hethel teve a colaboração direta do cantor, e o resultado é esse que você vê.
Os destaques visuais do modelo vêm do teto e aerofólios pretos, bem como das colunas, retrovisores, partes dos spoilers e saias laterais na mesma cor e das rodas BBS. Ficou aparentemente muito bom. Vamos ver nos próximos modelos opinados por Beatz.
Galeria de fotos do Lotus Evora GTE Special Edition Chrome:
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Volkswagen Alltrack na Alemanha custa a partir de €33.450
Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen Alltrack na Alemanha custa a partir de €33.450
Apresentada no Japão, a perua com estilo crossover Passat Alltrack já tem preços definidos para seu mercado doméstico, a Alemanha. Lá, a nova opção aventureira da Volkswagen custa entre €33.450 e €40.075.
Com detalhes visuais característicos desse segmento, a Passat Alltrack traz uma suspensão mais elevada e um pacote de dispositivos de segurança e conforto muito bom, tais como Park Assist II, ar condicionado dual zone, rodas aro 17, faróis com LED, entre outros.
No mercado alemão, a Passat Alltrack está disponível com motores 1.8 TSI de 160 cv e 2.0 TSI de 211 cv, ambos com gasolina. Já com diesel, a oferta é: 2.0 TDI com 140 ou 170 cv. O modelo dispõe de transmissão manual ou DSG (apenas 4-Motion). Há uma opção 4-Motion com câmbio manual.
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Mazda MX-5 2014: futuro Miata terá motor 1.3 Skyactiv Turbo
Notícias Automotivas - Carros - Mazda MX-5 2014: futuro Miata terá motor 1.3 Skyactiv Turbo
O Mazda MX-5 2014, também conhecido como Miata, terá um novo propulsor na nova plataforma. O motor 1.3 Skyactiv será o escolhido para estrear no novo roadster. No entanto, o pequeno e econômico bloco receberá um turbocompressor e potência maior que 100 cv.
Atualmente, o 1.3 Skyactiv tem 84 cv e 11,5 kgfm, sendo utilizado pelo Mazda Demio (Mazda2) no Japão. Lá, o modelo faz 30,3 km/litro.
No Mazda MX-5 2014, o consumo será naturalmente menor, apesar de o esportivo ter peso de apenas 800 kg, graças à introdução de materiais mais leves e resistentes.
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Saab: solução complexa para vender ações aos chineses
Notícias Automotivas - Carros - Saab: solução complexa para vender ações aos chineses
Victor Miller está dando nó em pingo d'água para vender a Saab aos chineses e com a aprovação da GM. Esta última acabou por força a barra para cima de Miller e dos pretensos sócios chineses liberando até 20% da montadora sueca para dar aos futuros parceiros.
No entanto, isso seria impraticável para a Saab. Então, foi feita uma manobra para que o dinheiro chinês entre na Saab e a GM diga: "ok!".
Em recente negociação, ficou acordado que a Swan (controladora da Saab) terá 50,1% das ações da montadora, a Youngman 19,9% e um banco supostamente chinês teria outros 29,9%. A PangDa sai de cena.
Essa composição acionária daria aos chineses quase metade da Saab, mas agora chega uma informação de que o tal banco "chinês" pode ser um banco sueco, que permanece no anonimato.
Com a presença de um banco, antes chinês, a tecnologia da GM estaria a salvo, porque por ser uma instituição financeira, ela não teria como utilizar-se ou comercializar o conteúdo americano nos carros da Saab.
Esse banco “sueco” poderia estar sendo utilizado pelos chineses para financiar os 29,9% restantes. Agora vamos esperar por mais informações a respeito. Caso isso seja aprovado, a Saab finalmente poderá sair da crise.
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Toyota considera mais dois esportivos: sucessor do Supra e abaixo do GT 86
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A Toyota está considerando mais dois esportivos para os próximos anos. Um deles será sucessor do antigo Supra, enquanto o outro será um modelo mais barato que o GT 86.
Do sucessor do Supra não sabemos muita coisa, mas o modelo de entrada poderá ser baseado no antigo MR2. Este foi apresentado recentemente no Japão como um conceito de competição, mas a idéia de revitalizar o MR2 parece bastante concreta.
Afinal, por qual motivo um carro fora de linha estaria novamente em um salão automotivo? Enfim, desde 2010 que se cogita estes dois novos esportivos, que não terão seus espaços preenchidos pelo GT 86.
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NA.CM – Um atalho para acesso ao Notícias Automotivas
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Quando estamos em um computador que não tem um atalho para o NA, ou em um celular, por exemplo, sabemos que pode ser bem complicado e demorado digitar o endereço completo, que é grande. Ainda mais em aparelhos portáteis, como smartphones e tablets.
Por isso, estamos trazendo um endereço mais dinâmico para acesso. Com o endereço NA.CM você tem um endereço muito mais curto e prático para acessar nossas notícias. Basta digitar NA.CM, sem www.
Não foi fácil o processo para conseguirmos este domínio curto, pois hoje a disponibilidade de endereços com apenas duas letras está extremamente limitada.
Pretendemos também lançar nos próximos dias um esquema de URLs curtas para todos os links do site, deixando de usar serviços de terceiros, como Bit.ly e outros similares, aguarde!
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Avaliação NA – Citroen C3 Picasso – Faça suas perguntas
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Temos uma nova avaliação completa aqui no NA, do Citroen C3 Picasso. Se trata da versão sem adereços aventureiros do Aircross, modelo que testamos anteriormente. Tem dúvidas a respeito da minivan? Fique à vontade para perguntar!
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