BMW Rider Training: Impressões do curso de pilotagem no Campo de Provas da Pirelli
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Ontem estivemos no curso básico de pilotagem BMW Rider Training em mais um convite do Dr. Pirelli, representado no evento por sua divisão de pneus para motos Metzeler.
O curso envolve noções básicas de condução segura e aplicações práticas sobre a motocicleta, além de algumas informações sobre as motocicletas BMW. O curso foi ministrado pelo piloto e jornalista Raul Fernandes.
Na parte teórica, recebemos informações sobre a melhor posição de pilotagem, tempos de reação e noções de segurança.
Pilotar com a coluna ereta e braços levemente flexionados, ajuda no controle da motocicleta, especialmente em manobras em meio ao trânsito, além de absorver parte dos impactos em lombadas e depressões, garantindo maior segurança e conforto.
O uso das pernas para manter o equilíbrio dinâmico da motocicleta é fundamental, ainda mais quando se está em um terreno off-road. No dia a dia isso também é válido, já que piloto e motocicleta formam uma única peça, e devem atuar de forma harmônica para maior segurança e conforto.
Além disso, utilizar as pernas para ficar em pé ao passar por alguns obstáculos grandes garante maior conforto e estabilidade, como utilizar o corpo como pêndulo ao passar rapidamente sobre lombadas, por exemplo.
Utilizar corretamente os comandos da motocicleta garante a segurança em momentos de emergência, especialmente mantendo controle sobre embreagem, acelerador, freio dianteiro, freio traseiro e transmissão.
O mau uso desses equipamentos vai gerar um acidente em determinadas situações, o que poderia ser evitado. É fundamental ter o controle total desses comandos utilizando-se os dedos em ambos os comandos simultaneamente e os pés em posição adequada para o acionamento imediato.
O tempo de reação do ser humano não é instantâneo durante a condução de um veículo, e a distância percorrida até o início da frenagem é muito grande. Por exemplo:
Um piloto conduzindo uma motocicleta a 54 km/h (15 m/s) vai detectar um obstáculo que apareceu repentinamente à sua frente. Seu tempo de reação é de apenas 0,6 segundos. Parece pouco, mas nessa velocidade a moto já percorreu 10 metros sem frear.
São 0,2 segundos para perceber o problema, mais 0,2 para acionar os freios e por fim 0,2 para realmente iniciar a frenagem. Se a velocidade dobra, a distância também é dobrada, e assim por diante.
Há três tipos de piso onde a aderência vai mudar completamente. Piso seco, úmido e paralelepípedo/molhado. Cada um deles vai interferir diretamente no comportamento da motocicleta, seja com qual pneu for.
Aliás, em uma curva, a área de contato entre o pneu e o piso é mais fina que um cartão de crédito, sendo o equilíbrio fundamental para evitar uma queda. Há três tipos de posicionamento em curva.
O primeiro é utilizado em motorcross, tendo o posicionamento do piloto é em pé, mantendo o corpo ereto em relação à moto. Outro é o modo tradicional, tendo o piloto sentado sobre a moto e seu corpo acompanhando o mesmo eixo da moto.
Por fim, o usado em competições de Moto GP, por exemplo, onde o piloto é obrigado a projetar o corpo para dentro da curva saindo do eixo vertical da moto, garantindo maior estabilidade nas curvas.
Já nas frenagens, o importante é utilizar 70% da força nos freios dianteiros e 30% nos traseiros, mas para maior eficiência, é recomendável utilizar ao máximo a força de frenagem dos dois freios.
Em motos com ABS, a recomendação é usar toda a força necessária do sistema para parar a moto. Existem casos em que o ABS deixa de funcionar por causa da não utilização do mesmo por parte do piloto. E isso com certeza vai gerar um gasto desnecessário ao proprietário da moto.
Sempre frear antes do início das curvas, antecipando a trajetória da curva para evitar entrar muito rápido, evitando sair pela tangente. Antecipar o caminho a ser percorrido é fundamental para não ser surpreendido por um obstáculo à frente.
Nunca frear dentro da curva, utilizando os braços levemente flexionados na horizontal para mudança rápida de direção, e sempre para o lado interno se possível. Utilizar o lado externo da curva significa perda de trajetória e possível acidente.
Equipamentos de proteção individual também são obrigatórios do ponto de vista da segurança (e não necessariamente da lei). Luvas, calças e jaquetas apropriadas, botas e capacete fechado são fundamentais para se evitar lesões mais graves em um acidente. Além disso, recomenda-se o uso de antena para evitar cortes por causa de linhas de pipas com o famoso cerol.
Parte prática
Depois da aula teórica, fomos para a pista. No BMW Rider Training só existem duas motos de média cilindrada: F 800 GS e G 650 GS. As demais são unidades da big trail R 1200 GS. Foi em uma delas que nós fizemos os testes do curso.
O primeiro teste consiste em fazer algumas voltas com a moto e depois movimentar-se sobre a mesma durante o percurso. É bem estranho a princípio você ficar indo de um lado para o outro em cima de uma R 1200 GS.
Ficar em pé é fácil, mas logo depois você tem que colocar a perna direita sobre o banco, depois para o lado esquerdo da moto, sentar sobre o banco com as duas pernas na esquerda.
Enfim, uma série de movimentos para mostrar a capacidade de se manter o controle sobre uma moto em movimento, mas tudo feito de forma suave. Nesse teste, vimos que o lema "tamanho não é documento" é totalmente válido.
Depois iniciamos uma série de voltas com slalom, utilizando cones bastante espaçados e depois em espaços curtos. Foram feitos exercícios de desvio de obstáculos em baixa velocidade, círculos fechados e slalom com cones em posições alternadas, para maior controle da motocicleta em baixa velocidade.
Depois executamos uma série de frenagens e desvio de obstáculos em velocidades maiores, o chamado "desvio da velhinha". Logo após, exercícios de frenagem com e sem ABS, utilizando-se os freios traseiros e depois os dois freios sem o uso de assistência eletrônica.
Também aprendemos como erguer uma moto caída sem prejudicar a coluna. Mesmo uma R 1200 GS pode ser levantada por apenas uma pessoa, mesmo sendo mulher ou alguém sem maior preparo físico.
A técnica basicamente consiste em girar o guidão no sentido inverso de onde está caído – geralmente o pneu voltado para o chão – usar a mão direita na manopla e a esquerda para apoio na extremidade da mesma.
Depois, basta colocar o corpo com as pernas flexionadas bem junto ao guidão caído e utilizar apenas a força das pernas de forma imediata para ganhar impulso e erguer a moto. Para evitar dar um passo quando ela estiver em pé, basta usar a perna direita como apoio e colocar a esquerda mais à frente.
Por fim, uma série de curvas a 60 km/h feitos em um círculo para avaliação de postura, além de voltas no circuito em velocidades mais altas para visualização da trajetória antecipada em curvas.
O curso básico do BMW Rider Training é muito positivo para quem tem vícios de pilotagem ou quer aprender a forma correta de condução antes de ter a primeira motocicleta. A experiência foi muito boa. Em breve vamos publicar o vídeo feito no evento.
Agradecimentos ao Dr. Pirelli pelo convite.
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Avaliação NA – JAC J6 (2) – Impressões do interior e qualidade de acabamento
Notícias Automotivas - Carros - Avaliação NA – JAC J6 (2) – Impressões do interior e qualidade de acabamento
Alguns aspectos do interior da JAC J6 colocam ela em um nível superior ao do J3, ao contrário do que muitos chegaram a comentar, que a JAC cobra 60.000 por “uma versão esticada e mais alta do hatch”. Não é bem assim.
Primeiramente, temos o painel, com um acabamento melhor, de qualidade superior. Toda a parte alta do mesmo, até perto da área onde encostamos o joelho, tem um revestimento macio. Isso não é encontrado em alguns modelos de “marcas tradicionais” que estão no mesmo segmento e tem preço parecido.
Depois, vemos o quadro de instrumentos, que apesar de remeter ao J3, não tem aquele problema chato de ficar aceso o tempo todo. Na J6, sabemos quando o carro está com os faróis acesos e quando não está, e os detalhes parecem ter mais qualidade que no hatch.
O ar-condicionado é digital, com um visor grande e com as informações sendo apresentadas de modo fácil de compreender. O rádio, um pouco acima, também tem um visor digital melhor do que no J3. Aliás, bem melhor.
Podemos falar também sobre a qualidade dos bancos, que são bem macios e ainda por cima forrados em couro, apesar de este ponto custar 1.800 reais adicionais na versão para sete pessoas (1.400 reais na versão para cinco).
Quem é focado no conforto a bordo notará rapidamente que os bancos da JAC J6 são bem confortáveis, apesar de os dianteiros serem um pouco estreitos. Dá a impressão que viagens longas serão feitas com tranquilidade, sem maiores problemas.
A visibilidade também é ótima, graças a um parabrisa que poderia até mesmo ser chamado de “panorâmico”, já que é bem alto e amplo. Ou seja, temos muitas diferenças em comparação com o J3, o que não transparece a menos que tenhamos um contato pessoal mais demorado com o carro, o que está acontecendo agora. No lançamento da J6, nosso contato foi muito rápido.
Por outro lado… alguns detalhes entregam a origem chinesa da minivan, como a grafia dos comandos no painel, por exemplo. Mas acredito que como o nível de acabamento da J6 é bem interessante, as ocasiões onde lembramos que ela é chinesa se tornam cada vez mais raras.
O espaço interno não é excelente, mas é sim bom, um pouco maior do que temos em uma – novamente citando o modelo da Chevrolet – Zafira. Na terceira fileira, o espaço é notavelmente melhor. O acesso a esta área é mais complicado, mas com o banco do meio totalmente rebatido, o acesso é melhor do que na minivan da GM.
Ou seja, de um modo geral, a respeito do que falamos até agora (aspecto exterior e acabamento interno) tivemos boas surpresas. É claro que não vamos concordar com a JAC sobre o posicionamento de preço da J6. Ela é sim cara, afinal de contas, ainda é um carro chinês, que sofre com preconceito por aqui. Mas tirando o preço fora, gostamos do que estamos vendo.
E ainda nas semelhanças e diferenças entre a J6 e o J3, temos, é claro, o conjunto mecânico. Neste ponto as diferenças são grandes. Na próxima matéria falaremos sobre o comportamento da J6 na cidade.
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Exclusivo: Chevrolet Cobalt sem camuflagem em gravação de comercial
Notícias Automotivas - Carros - Exclusivo: Chevrolet Cobalt sem camuflagem em gravação de comercial
Temos hoje mais um flagra exclusivo para nossos leitores. Recebemos fotos de dois espiões de Porto Alegre/RS, que encontraram uma rua fechada e filmagens sendo feitas do comercial do Chevrolet Cobalt.
Veja que o tema do comercial será uma viagem de lua de mel, pois no vidro traseiro do Cobalt tem a inscrição “Recém Casados”, e várias latas amarradas ao carro.
O Chevrolet Cobalt andou sendo flagrado dezenas de vezes nas últimas semanas, cada vez com menos camuflagem, mas ainda com os emblemas e outros pequenos detalhes tampados.
Agora vemos nestas imagens o sedã compacto por inteiro. O Cobalt entra no lugar do Corsa Sedã e também do Astra Sedã, e ficará em uma faixa de preço levemente acima do Agile, afinal, é quase o mesmo carro, tanto em dimensões quanto em visual.
Sua motorização será 1.4 e posteriormente 1.8, também com versão de câmbio automático, segundo informações da Chevrolet em seu site.
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Jeep lançará quatro novos modelos até 2014
Notícias Automotivas - Carros - Jeep lançará quatro novos modelos até 2014
Em uma recente reunião de acionistas da Fiat alguns planos foram revelados para revitalizar a linha da Jeep até 2014. Serão quatro novos modelos.
Um novo modelo de entrada – sucessor dos Liberty / Cherokee – será lançado. Com ele, os Compass e Patriot sairão de cena. Um novo veículo de sete lugares, espécie de Grand Wagoneer do futuro, será o top de linha da Jeep.
Este crossover será parecido com o Dodge Durango, tendo motores V6 e V8. A idéia é dobrar as vendas atuais da marca, chegando a 850.000 unidades por ano em 2014.
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Kia pretende lançar compacto elétrico até o final do ano
Notícias Automotivas - Carros - Kia pretende lançar compacto elétrico até o final do ano
O Hyundai Group pretende lançar um pequeno elétrico da Kia até o final do ano. Depois desse, outros elétricos virão até 2014.
A empresa coreana não deu detalhes sobre onde este elétrico será vendido primeiro, mas o que sabemos é que este elétrico é o Kia TAM, que os leitores do NA já viram em vários flagras.
O Kia TAM será baseado no i10 e serão feitas 2.000 unidades até 2012. O negócio da Hyundai é agora reduzir a distância que existe de outras marcas neste segmento elétrico. A coreana ficou bem para trás.
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Honda Civic 2012 movido a gás natural terá preços a partir de 26.155 dólares
Notícias Automotivas - Carros - Honda Civic 2012 movido a gás natural terá preços a partir de 26.155 dólares
O Honda Civic Natural Gas (novo nome da versão GX) terá preços a partir de 26.155 dólares nos EUA. O modelo diferenciado chegará nas concessionárias daquele país no próximo dia 18.
Se você colocar sistema de navegação, o preço vai para 27.655 dólares, excluindo 750 dólares de frete. O motor usado é uma versão nova do mesmo 1.8 existente nas outras versões do Civic 2012.
O consumo é equivalente a 11,4 km/l na cidade e 16 km/l. Mas aí fica aquela dúvida. O Civic Hybrid custa 24.800 dólares, qual é a vantagem do movido a gás natural, sendo que custa cerca de 1.355 dólares a mais?
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Lexus: versões especiais nos EUA
Notícias Automotivas - Carros - Lexus: versões especiais nos EUA
A Lexus revelou essa semana versões especiais 2012 para três de seus modelos nos EUA. Elas são dos modelos LS 460, ES 350 e CT 200h.
Primeiramente, o Lexus LS 460 Sport Special Edition oferece equipamentos adicionais, como freios Brembo, suspensão a ar, bancos esportivos e rodas de 19 polegadas. O preço é de salgados 77.000 dólares.
O Lexus ES 350 Touring Edition tem rodas de 17 polegadas, acabamento em couro e madeira, bancos em couro com aquecimento e ventilação e um visual diferenciado. O preço é de 40.475 dólares.
E finalmente, temos o CT 200h F Sport Special Edition, com rodas de 17 polegadas, suspensão esportiva e um pacote especial de visual mais agressivo. O preço é de 37.995 dólares.
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Os dez melhores esportivos populares já feitos
Notícias Automotivas - Carros - Os dez melhores esportivos populares já feitos
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VÍDEO: Hyundai Veloster Turbo flagrado nos EUA
Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Hyundai Veloster Turbo flagrado nos EUA
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Seat Mii aparece novamente – agora em fotos reais
Notícias Automotivas - Carros - Seat Mii aparece novamente – agora em fotos reais
Depois de uma imagem não confirmada, o futuro Seat Mii – aparece novamente na mídia européia. Mas desta vez não foi internet ou revista que revelou as primeiras imagens reais do modelo, mas o canal de TV francês M6.Turbo.
O Seat Mii é derivado direto do Volkswagen Up!, ostentando visual característico da marca espanhola. Os faróis possuem desenho agressivo, mostrando uma esportividade que passará longe do novo subcompacto da Seat.
[Fonte: M6.Turbo]
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Studio X-Gene mostra seu primeiro elétrico, o Avant GT
Notícias Automotivas - Carros - Studio X-Gene mostra seu primeiro elétrico, o Avant GT
O Avant GT é o resultado do trabalho em conjunto de cinco empresas de Taiwan, embora nenhuma delas tenha experiência na produção de veículos.
Além do estúdio de design Studio X-Gene, participaram a Delta Electronics, Qisda, Altair ProductDesign e Wistron.
O modelo tem estilo muito semelhante aos do Porsche Panamera e Honda Crosstour, mas parece mesmo um projeto 100% local.
O Avant GT tem propulsão 100% elétrica, mas a empresa não divulgou nenhum dado técnico sobre o modelo. Além disso, não deu prazo para início das vendas e muito menos preço.
Vamos esperar por mais novidades vindas de Taiwan, que já deu mostras de seu potencial com a Luxgen.
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Mercedes-Benz ML 63 AMG com visual "escurecido" pela Kicherer
Notícias Automotivas - Carros - Mercedes-Benz ML 63 AMG com visual “escurecido” pela Kicherer
A Kicherer decidiu "escurecer" o visual do SUV esportivo ML 63 AMG. O modelo da Mercedes-Benz passou a ter estilo mais agressivo e sombrio.
O modelo ganhou pintura preto fosco e várias outras partes pintadas em outros tons de preto. Portas, painel, bancos, entre outros, possuem tonalidade escura e sóbria.
Além disso, há detalhes em alumínio e fibra de carbono. Por fora, além da pintura, rodas aro 23 foram inseridas, bem como vidros filmados e faróis e lanternas com máscara negra.
Na parte mecânica, a Kicherer apenas reprogramou a ECU para que a potência alcance 540 cv e o torque em 65 kgfm. No entanto, outros itens mecânicos não sofreram alteração.
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Garagem do Bellote: Dodge Charger R/T 1968
Notícias Automotivas - Carros - Garagem do Bellote: Dodge Charger R/T 1968
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VÍDEO: Trailer Forza 4 por Jeremy Clarkson
Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Trailer Forza 4 por Jeremy Clarkson
Fonte: Jalopnik.
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Isuzu D-Max 2012 é lançada na Tailândia – modelo é variante da Colorado 2012
Notícias Automotivas - Carros - Isuzu D-Max 2012 é lançada na Tailândia – modelo é variante da Colorado 2012
A variante Isuzu da Chevrolet Colorado 2012 acaba de ser lançada na Tailândia. O modelo D-Max 2012 traz um novo visual e motorização.
A Isuzu revela que a D-Max 2012 tem chassi 42% mais rígido do que o modelo anterior, o que gera mais estabilidade e conforto.
Com espaço interno maior, a D-Max 2012 oferece três opções de motor turbo diesel: 3.0 com 177 cv e 38,5 kgfm, 2.5 com 116 cv e 28,3 kgfm, e por fim outra versão do 2.5 com 136 cv e 32,4 kgfm.
A D-Max 2012 tem tração 4×2 ou 4×4, além de versões com cabine simples, estendida e dupla. O modelo ainda dispõe de transmissão manual ou automática, ambas com cinco marchas.
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Novo Seat Mii 2013 é apresentado na Europa – pequeno espanhol custa a partir de €8.690
Notícias Automotivas - Carros - Novo Seat Mii 2013 é apresentado na Europa – pequeno espanhol custa a partir de €8.690
O Seat Mii foi apresentado oficialmente na Europa, e já tem preço sugerido: a partir de €8.690. O modelo é o segundo derivado do Volkswagen Up!, que teve como primeiro irmão o Skoda Citigo.
Como já falamos anteriormente, o Seat Mii terá apenas motor 1.0 de tres cilindros com 60 ou 75 cv, tendo consumo médio de até 23,8 km/litro, dependendo da versão. Além disso, as emissões de CO2 ficam em 97 g/km.
Para maximizar o consumo de combustível, o sistema Eco-trainer indica ao motorista o momento exato de trocar de marchas, perfil de consumo, velocidade média adequada, entre outras informações.
O Seat Mii 2013 tem duas versões: Chic e Sport. O preço sugerido na Espanha começa em €8.690. Nesta versão, o Mii Chic tem motor com 60 cv e vidros manuais. Lembramos que o Mii pode ter como opcional, sistema de frenagem automática. Será que o Up! vai ter isso aqui no Brasil?
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Os carros mais vendidos do mês de setembro de 2011
Notícias Automotivas - Carros - Os carros mais vendidos do mês de setembro de 2011
Setembro foi o mês em que vimos ser exercido o poder absoluto das grandes montadoras nacionais. A "ordem 66" foi dada pelo governo para acabar com a invasão das marcas asiáticas, e agora o mercado deve entrar em um novo período sombrio, dominado pela força das montadoras.
Bom, o mercado reagiu, é claro. As vendas caíram 4,61% em relação a agosto, mas tiveram alta de 0,76% em relação ao mesmo mês de 2010. As asiáticas Chery e JAC mantiveram vendas na casa dos 3 mil, mas a Hafei despencou para menos de 1.500 unidades.
Foram 293.617 automóveis e comerciais leves vendidos no mês passado, contra 307.808 de agosto. Tal como antes, as quatro grandes dominam as primeiras posições nos dois segmentos, sendo que a Mitsubishi assume a quinta posição nos comerciais leves, seguida de Hyundai, Toyota, Kia, Citroën e Honda.
Nos automóveis, a Renault continua mantendo o quinto posto, seguida por Honda, Citroën, Peugeot e Kia. No geral, a seqüência é a seguinte: Fiat, VW, GM, Ford, Renault, Hyundai, Kia, Toyota, Honda, Citroën, Peugeot, Nissan, Mitsubishi, Chery, JAC, Mercedes-Benz, Hafei, BMW, Land Rover e Suzuki.
Entre os carros, o Gol segue líder com margem de 2.422 carros para o Uno. O destaque ficou para o Sandero, sexto colocado. O Palio deu uma recuperada e ficou em sétimo, deixando o Siena para trás. O sedã compacto italiano ficou em 10º!
Abaixo, os 100 automóveis e comerciais leves mais vendidos de setembro:
[Fonte: Fenabrave]
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Mahindra XUV500 tem preços anunciados na Índia – a partir de R$41.580
Notícias Automotivas - Carros - Mahindra XUV500 tem preços anunciados na Índia – a partir de R$41.580
O novo utilitário esportivo da Mahindra chegou para mostrar que a marca indiana evoluiu bastante e parece pronta para avançar no mercado internacional.
O XUV500 tem um bom visual e porte com aparente robustez, além de ter um acabamento acima da média das marcas indianas.
Para ter tudo isso, no entanto, o consumidor local terá que pagar a partir de 1.080.000 rúpias (R$41.580) pela versão W6 2WD e 1.280.000 rúpias (R$49.280) pelo topo de linha W8 AWD.
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Mecânica e Manutenção NA: Converter Captiva para GNV compensa?
Notícias Automotivas - Carros - Mecânica e Manutenção NA: Converter Captiva para GNV compensa?
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Peugeot RCZ é flagrado por leitor – roadster francês chega em outubro por volta de R$150.000
Notícias Automotivas - Carros - Peugeot RCZ é flagrado por leitor – roadster francês chega em outubro por volta de R$150.000
O leitor Bruno Leonardo flagrou algumas unidades do roadster RCZ em uma concessionária Peugeot, em Santa Catarina.
O esportivo francês será lançado neste mês de outubro, provavelmente entre os dias 17 e 19, segundo o Blogauto. O RCZ tem motor 1.6 Turbo com 156 cv e transmissão manual ou automática com seis marchas.
Há várias estimativas de preço, mas com a atual subida da alíquota de IPI em 30% para carros importados, seu preço poderá não ficar abaixo dos R$150.000.
Como seu principal rival é o Audi TT, então o RCZ encontrará um bom espaço para conquistar consumidores que não querem ou não podem ter um TT na garagem.
Agradecimentos ao Bruno pelas imagens.
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