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BMW Rider Training: Impressões do curso de pilotagem no Campo de Provas da Pirelli

BMW Rider Training: Impressões do curso de pilotagem no Campo de Provas da Pirelli

Notícias Automotivas - Carros - BMW Rider Training: Impressões do curso de pilotagem no Campo de Provas da Pirelli

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Ontem estivemos no curso básico de pilotagem BMW Rider Training em mais um convite do Dr. Pirelli, representado no evento por sua divisão de pneus para motos Metzeler.

O curso envolve noções básicas de condução segura e aplicações práticas sobre a motocicleta, além de algumas informações sobre as motocicletas BMW. O curso foi ministrado pelo piloto e jornalista Raul Fernandes.

Na parte teórica, recebemos informações sobre a melhor posição de pilotagem, tempos de reação e noções de segurança.

Pilotar com a coluna ereta e braços levemente flexionados, ajuda no controle da motocicleta, especialmente em manobras em meio ao trânsito, além de absorver parte dos impactos em lombadas e depressões, garantindo maior segurança e conforto.

O uso das pernas para manter o equilíbrio dinâmico da motocicleta é fundamental, ainda mais quando se está em um terreno off-road. No dia a dia isso também é válido, já que piloto e motocicleta formam uma única peça, e devem atuar de forma harmônica para maior segurança e conforto.

Além disso, utilizar as pernas para ficar em pé ao passar por alguns obstáculos grandes garante maior conforto e estabilidade, como utilizar o corpo como pêndulo ao passar rapidamente sobre lombadas, por exemplo.

Utilizar corretamente os comandos da motocicleta garante a segurança em momentos de emergência, especialmente mantendo controle sobre embreagem, acelerador, freio dianteiro, freio traseiro e transmissão.

O mau uso desses equipamentos vai gerar um acidente em determinadas situações, o que poderia ser evitado. É fundamental ter o controle total desses comandos utilizando-se os dedos em ambos os comandos simultaneamente e os pés em posição adequada para o acionamento imediato.

O tempo de reação do ser humano não é instantâneo durante a condução de um veículo, e a distância percorrida até o início da frenagem é muito grande. Por exemplo:

Um piloto conduzindo uma motocicleta a 54 km/h (15 m/s) vai detectar um obstáculo que apareceu repentinamente à sua frente. Seu tempo de reação é de apenas 0,6 segundos. Parece pouco, mas nessa velocidade a moto já percorreu 10 metros sem frear.

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São 0,2 segundos para perceber o problema, mais 0,2 para acionar os freios e por fim 0,2 para realmente iniciar a frenagem. Se a velocidade dobra, a distância também é dobrada, e assim por diante.

Há três tipos de piso onde a aderência vai mudar completamente. Piso seco, úmido e paralelepípedo/molhado. Cada um deles vai interferir diretamente no comportamento da motocicleta, seja com qual pneu for.

Aliás, em uma curva, a área de contato entre o pneu e o piso é mais fina que um cartão de crédito, sendo o equilíbrio fundamental para evitar uma queda. Há três tipos de posicionamento em curva.

O primeiro é utilizado em motorcross, tendo o posicionamento do piloto é em pé, mantendo o corpo ereto em relação à moto. Outro é o modo tradicional, tendo o piloto sentado sobre a moto e seu corpo acompanhando o mesmo eixo da moto.

Por fim, o usado em competições de Moto GP, por exemplo, onde o piloto é obrigado a projetar o corpo para dentro da curva saindo do eixo vertical da moto, garantindo maior estabilidade nas curvas.

Já nas frenagens, o importante é utilizar 70% da força nos freios dianteiros e 30% nos traseiros, mas para maior eficiência, é recomendável utilizar ao máximo a força de frenagem dos dois freios.

Em motos com ABS, a recomendação é usar toda a força necessária do sistema para parar a moto. Existem casos em que o ABS deixa de funcionar por causa da não utilização do mesmo por parte do piloto. E isso com certeza vai gerar um gasto desnecessário ao proprietário da moto.

Sempre frear antes do início das curvas, antecipando a trajetória da curva para evitar entrar muito rápido, evitando sair pela tangente. Antecipar o caminho a ser percorrido é fundamental para não ser surpreendido por um obstáculo à frente.

Nunca frear dentro da curva, utilizando os braços levemente flexionados na horizontal para mudança rápida de direção, e sempre para o lado interno se possível. Utilizar o lado externo da curva significa perda de trajetória e possível acidente.

Equipamentos de proteção individual também são obrigatórios do ponto de vista da segurança (e não necessariamente da lei). Luvas, calças e jaquetas apropriadas, botas e capacete fechado são fundamentais para se evitar lesões mais graves em um acidente. Além disso, recomenda-se o uso de antena para evitar cortes por causa de linhas de pipas com o famoso cerol.

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Parte prática

Depois da aula teórica, fomos para a pista. No BMW Rider Training só existem duas motos de média cilindrada: F 800 GS e G 650 GS. As demais são unidades da big trail R 1200 GS. Foi em uma delas que nós fizemos os testes do curso.

O primeiro teste consiste em fazer algumas voltas com a moto e depois movimentar-se sobre a mesma durante o percurso. É bem estranho a princípio você ficar indo de um lado para o outro em cima de uma R 1200 GS.

Ficar em pé é fácil, mas logo depois você tem que colocar a perna direita sobre o banco, depois para o lado esquerdo da moto, sentar sobre o banco com as duas pernas na esquerda.

Enfim, uma série de movimentos para mostrar a capacidade de se manter o controle sobre uma moto em movimento, mas tudo feito de forma suave. Nesse teste, vimos que o lema "tamanho não é documento" é totalmente válido.

Depois iniciamos uma série de voltas com slalom, utilizando cones bastante espaçados e depois em espaços curtos. Foram feitos exercícios de desvio de obstáculos em baixa velocidade, círculos fechados e slalom com cones em posições alternadas, para maior controle da motocicleta em baixa velocidade.

Depois executamos uma série de frenagens e desvio de obstáculos em velocidades maiores, o chamado "desvio da velhinha". Logo após, exercícios de frenagem com e sem ABS, utilizando-se os freios traseiros e depois os dois freios sem o uso de assistência eletrônica.

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Também aprendemos como erguer uma moto caída sem prejudicar a coluna. Mesmo uma R 1200 GS pode ser levantada por apenas uma pessoa, mesmo sendo mulher ou alguém sem maior preparo físico.

A técnica basicamente consiste em girar o guidão no sentido inverso de onde está caído – geralmente o pneu voltado para o chão – usar a mão direita na manopla e a esquerda para apoio na extremidade da mesma.

Depois, basta colocar o corpo com as pernas flexionadas bem junto ao guidão caído e utilizar apenas a força das pernas de forma imediata para ganhar impulso e erguer a moto. Para evitar dar um passo quando ela estiver em pé, basta usar a perna direita como apoio e colocar a esquerda mais à frente.

Por fim, uma série de curvas a 60 km/h feitos em um círculo para avaliação de postura, além de voltas no circuito em velocidades mais altas para visualização da trajetória antecipada em curvas.

O curso básico do BMW Rider Training é muito positivo para quem tem vícios de pilotagem ou quer aprender a forma correta de condução antes de ter a primeira motocicleta. A experiência foi muito boa. Em breve vamos publicar o vídeo feito no evento.

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Agradecimentos ao Dr. Pirelli pelo convite.


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Avaliação NA – JAC J6 (2) – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Notícias Automotivas - Carros - Avaliação NA – JAC J6 (2) – Impressões do interior e qualidade de acabamento

jac j6 interior 22 Avaliação NA   JAC J6 (2)   Impressões do interior e qualidade de acabamento

Alguns aspectos do interior da JAC J6 colocam ela em um nível superior ao do J3, ao contrário do que muitos chegaram a comentar, que a JAC cobra 60.000 por “uma versão esticada e mais alta do hatch”. Não é bem assim.

Primeiramente, temos o painel, com um acabamento melhor, de qualidade superior. Toda a parte alta do mesmo, até perto da área onde encostamos o joelho, tem um revestimento macio. Isso não é encontrado em alguns modelos de “marcas tradicionais” que estão no mesmo segmento e tem preço parecido.

Depois, vemos o quadro de instrumentos, que apesar de remeter ao J3, não tem aquele problema chato de ficar aceso o tempo todo. Na J6, sabemos quando o carro está com os faróis acesos e quando não está, e os detalhes parecem ter mais qualidade que no hatch.

O ar-condicionado é digital, com um visor grande e com as informações sendo apresentadas de modo fácil de compreender. O rádio, um pouco acima, também tem um visor digital melhor do que no J3. Aliás, bem melhor.

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Podemos falar também sobre a qualidade dos bancos, que são bem macios e ainda por cima forrados em couro, apesar de este ponto custar 1.800 reais adicionais na versão para sete pessoas (1.400 reais na versão para cinco).

Quem é focado no conforto a bordo notará rapidamente que os bancos da JAC J6 são bem confortáveis, apesar de os dianteiros serem um pouco estreitos. Dá a impressão que viagens longas serão feitas com tranquilidade, sem maiores problemas.

A visibilidade também é ótima, graças a um parabrisa que poderia até mesmo ser chamado de “panorâmico”, já que é bem alto e amplo. Ou seja, temos muitas diferenças em comparação com o J3, o que não transparece a menos que tenhamos um contato pessoal mais demorado com o carro, o que está acontecendo agora. No lançamento da J6, nosso contato foi muito rápido.

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Por outro lado… alguns detalhes entregam a origem chinesa da minivan, como a grafia dos comandos no painel, por exemplo. Mas acredito que como o nível de acabamento da J6 é bem interessante, as ocasiões onde lembramos que ela é chinesa se tornam cada vez mais raras.

O espaço interno não é excelente, mas é sim bom, um pouco maior do que temos em uma – novamente citando o modelo da Chevrolet – Zafira. Na terceira fileira, o espaço é notavelmente melhor. O acesso a esta área é mais complicado, mas com o banco do meio totalmente rebatido, o acesso é melhor do que na minivan da GM.

Ou seja, de um modo geral, a respeito do que falamos até agora (aspecto exterior e acabamento interno) tivemos boas surpresas. É claro que não vamos concordar com a JAC sobre o posicionamento de preço da J6. Ela é sim cara, afinal de contas, ainda é um carro chinês, que sofre com preconceito por aqui. Mas tirando o preço fora, gostamos do que estamos vendo.

E ainda nas semelhanças e diferenças entre a J6 e o J3, temos, é claro, o conjunto mecânico. Neste ponto as diferenças são grandes. Na próxima matéria falaremos sobre o comportamento da J6 na cidade.

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Exclusivo: Chevrolet Cobalt sem camuflagem em gravação de comercial

Notícias Automotivas - Carros - Exclusivo: Chevrolet Cobalt sem camuflagem em gravação de comercial

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Temos hoje mais um flagra exclusivo para nossos leitores. Recebemos fotos de dois espiões de Porto Alegre/RS, que encontraram uma rua fechada e filmagens sendo feitas do comercial do Chevrolet Cobalt.

Veja que o tema do comercial será uma viagem de lua de mel, pois no vidro traseiro do Cobalt tem a inscrição “Recém Casados”, e várias latas amarradas ao carro.

O Chevrolet Cobalt andou sendo flagrado dezenas de vezes nas últimas semanas, cada vez com menos camuflagem, mas ainda com os emblemas e outros pequenos detalhes tampados.

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Agora vemos nestas imagens o sedã compacto por inteiro. O Cobalt entra no lugar do Corsa Sedã e também do Astra Sedã, e ficará em uma faixa de preço levemente acima do Agile, afinal, é quase o mesmo carro, tanto em dimensões quanto em visual.

Sua motorização será 1.4 e posteriormente 1.8, também com versão de câmbio automático, segundo informações da Chevrolet em seu site.


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Jeep lançará quatro novos modelos até 2014

Notícias Automotivas - Carros - Jeep lançará quatro novos modelos até 2014

jeep planos 2014 Jeep lançará quatro novos modelos até 2014

Em uma recente reunião de acionistas da Fiat alguns planos foram revelados para revitalizar a linha da Jeep até 2014. Serão quatro novos modelos.

Um novo modelo de entrada – sucessor dos Liberty / Cherokee – será lançado. Com ele, os Compass e Patriot sairão de cena. Um novo veículo de sete lugares, espécie de Grand Wagoneer do futuro, será o top de linha da Jeep.

Este crossover será parecido com o Dodge Durango, tendo motores V6 e V8. A idéia é dobrar as vendas atuais da marca, chegando a 850.000 unidades por ano em 2014.


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Kia pretende lançar compacto elétrico até o final do ano

Notícias Automotivas - Carros - Kia pretende lançar compacto elétrico até o final do ano

kia tam korea 3 Kia pretende lançar compacto elétrico até o final do ano

O Hyundai Group pretende lançar um pequeno elétrico da Kia até o final do ano. Depois desse, outros elétricos virão até 2014.

A empresa coreana não deu detalhes sobre onde este elétrico será vendido primeiro, mas o que sabemos é que este elétrico é o Kia TAM, que os leitores do NA já viram em vários flagras.

O Kia TAM será baseado no i10 e serão feitas 2.000 unidades até 2012. O negócio da Hyundai é agora reduzir a distância que existe de outras marcas neste segmento elétrico. A coreana ficou bem para trás.


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Honda Civic 2012 movido a gás natural terá preços a partir de 26.155 dólares

Notícias Automotivas - Carros - Honda Civic 2012 movido a gás natural terá preços a partir de 26.155 dólares

civic gx Honda Civic 2012 movido a gás natural terá preços a partir de 26.155 dólares

O Honda Civic Natural Gas (novo nome da versão GX) terá preços a partir de 26.155 dólares nos EUA. O modelo diferenciado chegará nas concessionárias daquele país no próximo dia 18.

Se você colocar sistema de navegação, o preço vai para 27.655 dólares, excluindo 750 dólares de frete. O motor usado é uma versão nova do mesmo 1.8 existente nas outras versões do Civic 2012.

O consumo é equivalente a 11,4 km/l na cidade e 16 km/l. Mas aí fica aquela dúvida. O Civic Hybrid custa 24.800 dólares, qual é a vantagem do movido a gás natural, sendo que custa cerca de 1.355 dólares a mais?


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Lexus: versões especiais nos EUA

Notícias Automotivas - Carros - Lexus: versões especiais nos EUA

2012 lexus ct 200 h f sport special edition 628 Lexus: versões especiais nos EUA

A Lexus revelou essa semana versões especiais 2012 para três de seus modelos nos EUA. Elas são dos modelos LS 460, ES 350 e CT 200h.

Primeiramente, o Lexus LS 460 Sport Special Edition oferece equipamentos adicionais, como freios Brembo, suspensão a ar, bancos esportivos e rodas de 19 polegadas. O preço é de salgados 77.000 dólares.

O Lexus ES 350 Touring Edition tem rodas de 17 polegadas, acabamento em couro e madeira, bancos em couro com aquecimento e ventilação e um visual diferenciado. O preço é de 40.475 dólares.

2012 lexus ls 460 sport edition 150x133 Lexus: versões especiais nos EUA 2012 lexus ct 200 h f sport special edition 628 150x112 Lexus: versões especiais nos EUA 2012 lexus es 350 touring edition 150x112 Lexus: versões especiais nos EUA

E finalmente, temos o CT 200h F Sport Special Edition, com rodas de 17 polegadas, suspensão esportiva e um pacote especial de visual mais agressivo. O preço é de 37.995 dólares.


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Os dez melhores esportivos populares já feitos

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logo jalopnik Os dez melhores esportivos populares já feitos

Leia no Jalopnik: Carros esportivos são, no fundo, carros divertidos de se guiar. E quanto mais barato ele for, mais você se dispõe a se divertir. Aqui estão dez das melhores combinações destas características perfeitas.


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VÍDEO: Hyundai Veloster Turbo flagrado nos EUA

Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Hyundai Veloster Turbo flagrado nos EUA


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Seat Mii aparece novamente – agora em fotos reais

Notícias Automotivas - Carros - Seat Mii aparece novamente – agora em fotos reais

seat mii spy 11 Seat Mii aparece novamente   agora em fotos reais

Depois de uma imagem não confirmada, o futuro Seat Mii – aparece novamente na mídia européia. Mas desta vez não foi internet ou revista que revelou as primeiras imagens reais do modelo, mas o canal de TV francês M6.Turbo.

seat mii spy 21 Seat Mii aparece novamente   agora em fotos reais

O Seat Mii é derivado direto do Volkswagen Up!, ostentando visual característico da marca espanhola. Os faróis possuem desenho agressivo, mostrando uma esportividade que passará longe do novo subcompacto da Seat.

seat mii spy 31 Seat Mii aparece novamente   agora em fotos reais

[Fonte: M6.Turbo]


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Studio X-Gene mostra seu primeiro elétrico, o Avant GT

Notícias Automotivas - Carros - Studio X-Gene mostra seu primeiro elétrico, o Avant GT

studio x gene avant gt 1 Studio X Gene mostra seu primeiro elétrico, o Avant GT

O Avant GT é o resultado do trabalho em conjunto de cinco empresas de Taiwan, embora nenhuma delas tenha experiência na produção de veículos.

Além do estúdio de design Studio X-Gene, participaram a Delta Electronics, Qisda, Altair ProductDesign e Wistron.

studio x gene avant gt 5 Studio X Gene mostra seu primeiro elétrico, o Avant GT

O modelo tem estilo muito semelhante aos do Porsche Panamera e Honda Crosstour, mas parece mesmo um projeto 100% local.

O Avant GT tem propulsão 100% elétrica, mas a empresa não divulgou nenhum dado técnico sobre o modelo. Além disso, não deu prazo para início das vendas e muito menos preço.

Vamos esperar por mais novidades vindas de Taiwan, que já deu mostras de seu potencial com a Luxgen.

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Mercedes-Benz ML 63 AMG com visual "escurecido" pela Kicherer

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mercedes ml 63 amg kicherer 1 Mercedes Benz ML 63 AMG com visual escurecido pela Kicherer

A Kicherer decidiu "escurecer" o visual do SUV esportivo ML 63 AMG. O modelo da Mercedes-Benz passou a ter estilo mais agressivo e sombrio.

O modelo ganhou pintura preto fosco e várias outras partes pintadas em outros tons de preto. Portas, painel, bancos, entre outros, possuem tonalidade escura e sóbria.

mercedes ml 63 amg kicherer 2 Mercedes Benz ML 63 AMG com visual escurecido pela Kicherer

Além disso, há detalhes em alumínio e fibra de carbono. Por fora, além da pintura, rodas aro 23 foram inseridas, bem como vidros filmados e faróis e lanternas com máscara negra.

Na parte mecânica, a Kicherer apenas reprogramou a ECU para que a potência alcance 540 cv e o torque em 65 kgfm. No entanto, outros itens mecânicos não sofreram alteração.

mercedes ml 63 amg kicherer 3 Mercedes Benz ML 63 AMG com visual escurecido pela Kicherer


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Garagem do Bellote: Dodge Charger R/T 1968

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VÍDEO: Trailer Forza 4 por Jeremy Clarkson

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Fonte: Jalopnik.


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Isuzu D-Max 2012 é lançada na Tailândia – modelo é variante da Colorado 2012

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isuzu d max 2012 1 Isuzu D Max 2012 é lançada na Tailândia   modelo é variante da Colorado 2012

A variante Isuzu da Chevrolet Colorado 2012 acaba de ser lançada na Tailândia. O modelo D-Max 2012 traz um novo visual e motorização.

A Isuzu revela que a D-Max 2012 tem chassi 42% mais rígido do que o modelo anterior, o que gera mais estabilidade e conforto.

isuzu d max 2012 2 Isuzu D Max 2012 é lançada na Tailândia   modelo é variante da Colorado 2012

Com espaço interno maior, a D-Max 2012 oferece três opções de motor turbo diesel: 3.0 com 177 cv e 38,5 kgfm, 2.5 com 116 cv e 28,3 kgfm, e por fim outra versão do 2.5 com 136 cv e 32,4 kgfm.

A D-Max 2012 tem tração 4×2 ou 4×4, além de versões com cabine simples, estendida e dupla. O modelo ainda dispõe de transmissão manual ou automática, ambas com cinco marchas.

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Novo Seat Mii 2013 é apresentado na Europa – pequeno espanhol custa a partir de €8.690

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novo seat mii 2013 1 Novo Seat Mii 2013 é apresentado na Europa   pequeno espanhol custa a partir de €8.690

O Seat Mii foi apresentado oficialmente na Europa, e já tem preço sugerido: a partir de €8.690. O modelo é o segundo derivado do Volkswagen Up!, que teve como primeiro irmão o Skoda Citigo.

Como já falamos anteriormente, o Seat Mii terá apenas motor 1.0 de tres cilindros com 60 ou 75 cv, tendo consumo médio de até 23,8 km/litro, dependendo da versão. Além disso, as emissões de CO2 ficam em 97 g/km.

novo seat mii 2013 3 Novo Seat Mii 2013 é apresentado na Europa   pequeno espanhol custa a partir de €8.690

Para maximizar o consumo de combustível, o sistema Eco-trainer indica ao motorista o momento exato de trocar de marchas, perfil de consumo, velocidade média adequada, entre outras informações.

O Seat Mii 2013 tem duas versões: Chic e Sport. O preço sugerido na Espanha começa em €8.690. Nesta versão, o Mii Chic tem motor com 60 cv e vidros manuais. Lembramos que o Mii pode ter como opcional, sistema de frenagem automática. Será que o Up! vai ter isso aqui no Brasil?

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Os carros mais vendidos do mês de setembro de 2011

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 Os carros mais vendidos do mês de setembro de 2011

Setembro foi o mês em que vimos ser exercido o poder absoluto das grandes montadoras nacionais. A "ordem 66" foi dada pelo governo para acabar com a invasão das marcas asiáticas, e agora o mercado deve entrar em um novo período sombrio, dominado pela força das montadoras.

Bom, o mercado reagiu, é claro. As vendas caíram 4,61% em relação a agosto, mas tiveram alta de 0,76% em relação ao mesmo mês de 2010. As asiáticas Chery e JAC mantiveram vendas na casa dos 3 mil, mas a Hafei despencou para menos de 1.500 unidades.

Foram 293.617 automóveis e comerciais leves vendidos no mês passado, contra 307.808 de agosto. Tal como antes, as quatro grandes dominam as primeiras posições nos dois segmentos, sendo que a Mitsubishi assume a quinta posição nos comerciais leves, seguida de Hyundai, Toyota, Kia, Citroën e Honda.

Nos automóveis, a Renault continua mantendo o quinto posto, seguida por Honda, Citroën, Peugeot e Kia. No geral, a seqüência é a seguinte: Fiat, VW, GM, Ford, Renault, Hyundai, Kia, Toyota, Honda, Citroën, Peugeot, Nissan, Mitsubishi, Chery, JAC, Mercedes-Benz, Hafei, BMW, Land Rover e Suzuki.

Entre os carros, o Gol segue líder com margem de 2.422 carros para o Uno. O destaque ficou para o Sandero, sexto colocado. O Palio deu uma recuperada e ficou em sétimo, deixando o Siena para trás. O sedã compacto italiano ficou em 10º!

Abaixo, os 100 automóveis e comerciais leves mais vendidos de setembro:

vendas setembro 11 1 Os carros mais vendidos do mês de setembro de 2011vendas setembro 11 2 Os carros mais vendidos do mês de setembro de 2011

[Fonte: Fenabrave]


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Mahindra XUV500 tem preços anunciados na Índia – a partir de R$41.580

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mahindra xuv500 price 1 Mahindra XUV500 tem preços anunciados na Índia   a partir de R$41.580

O novo utilitário esportivo da Mahindra chegou para mostrar que a marca indiana evoluiu bastante e parece pronta para avançar no mercado internacional.

mahindra xuv500 price 2 Mahindra XUV500 tem preços anunciados na Índia   a partir de R$41.580

O XUV500 tem um bom visual e porte com aparente robustez, além de ter um acabamento acima da média das marcas indianas.

mahindra xuv500 price 3 Mahindra XUV500 tem preços anunciados na Índia   a partir de R$41.580

Para ter tudo isso, no entanto, o consumidor local terá que pagar a partir de 1.080.000 rúpias (R$41.580) pela versão W6 2WD e 1.280.000 rúpias (R$49.280) pelo topo de linha W8 AWD.


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Mecânica e Manutenção NA: Converter Captiva para GNV compensa?

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Peugeot RCZ é flagrado por leitor – roadster francês chega em outubro por volta de R$150.000

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peugeot rcz spy 1 Peugeot RCZ é flagrado por leitor   roadster francês chega em outubro por volta de R$150.000

O leitor Bruno Leonardo flagrou algumas unidades do roadster RCZ em uma concessionária Peugeot, em Santa Catarina.

peugeot rcz spy 2 Peugeot RCZ é flagrado por leitor   roadster francês chega em outubro por volta de R$150.000

O esportivo francês será lançado neste mês de outubro, provavelmente entre os dias 17 e 19, segundo o Blogauto. O RCZ tem motor 1.6 Turbo com 156 cv e transmissão manual ou automática com seis marchas.

Há várias estimativas de preço, mas com a atual subida da alíquota de IPI em 30% para carros importados, seu preço poderá não ficar abaixo dos R$150.000.

peugeot rcz spy 3 Peugeot RCZ é flagrado por leitor   roadster francês chega em outubro por volta de R$150.000

Como seu principal rival é o Audi TT, então o RCZ encontrará um bom espaço para conquistar consumidores que não querem ou não podem ter um TT na garagem.

peugeot rcz spy 4 Peugeot RCZ é flagrado por leitor   roadster francês chega em outubro por volta de R$150.000

Agradecimentos ao Bruno pelas imagens.


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