Tecnologia do Blogger.
RSS

Mazda MX-5 Miata terá versão especial em Chicago

Notícias Automotivas


    1. Mazda MX-5 Miata terá versão especial em Chicago

    1. Notícias Automotivas - Carros - Mazda MX-5 Miata terá versão especial em Chicago

      miata1 Mazda MX 5 Miata terá versão especial em Chicago

      A Mazda quer voltar no tempo em que mostrou pela primeira vez o Miata para os americanos. E isso foi lá em 1989… Como sempre faz, a marca japonesa vai lançar uma série especial do seu mais famoso roadster entre os americanos.

      miata3 Mazda MX 5 Miata terá versão especial em Chicago

      Depois de mais de 900.000 exemplares vendidos, o Miata aparecerá como MX-5 Special Edition em Chicago, e com apenas 450 exemplares disponíveis.

      miata2 Mazda MX 5 Miata terá versão especial em Chicago

      O destaque é o visual diferenciado com capota retrátil e rodas esportivas aro 17 na cor preta, tal como bancos em couro, painel e outros detalhes do acabamento interno.

      miata4 Mazda MX 5 Miata terá versão especial em Chicago

      A cor da carroceria pode ser branco ou vermelho. Com câmbio manual ou automático, o Mazda MX-5 Special Edition traz os pacotes Premium e Suspension de série, bem como Bluetooth, rádio SIRIUS, entre outros.




    1. Renault Pulse vende apenas 746 exemplares no primeiro mês na Índia

    1. Notícias Automotivas - Carros - Renault Pulse vende apenas 746 exemplares no primeiro mês na Índia

      renault pulse Renault Pulse vende apenas 746 exemplares no primeiro mês na Índia

      A Renault vendeu 746 exemplares no primeiro mês de mercado do hatch popular Pulse. O modelo apresentado em Nova Deli é derivado direto do Nissan March.

      Apesar das baixas vendas iniciais, a Renault está otimista com o Pulse e espera aumentar as vendas através de uma rede maior de concessionárias.

      Atualmente existem 40 lojas na Índia, mas a meta é ter 100 até o final do ano. O Pulse foi uma aposta local da Renault para emplacar um hatch de entrada em sua linha, depois do fim da parceria com a Mahindra.

      [Fonte: Indian Autos Blog]




    1. Volkswagen Beetle 2012 terá versão TDI em destaque no Salão de Chicago

    1. Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen Beetle 2012 terá versão TDI em destaque no Salão de Chicago

      vw beetle tdi 2012 1 Volkswagen Beetle 2012 terá versão TDI em destaque no Salão de Chicago

      A Volkswagen vai apresentar a versão diesel TDI do Beetle 2012 no Salão de Chicago. O modelo tem como destaque um consumo de 16,5 km/litro na estrada e 12,3 km/litro na cidade.

      vw beetle tdi 2012 2 Volkswagen Beetle 2012 terá versão TDI em destaque no Salão de Chicago

      O Beetle TDI 2012 usa motor 2.0 TDI de 140 cv e 32,5 kgfm. A transmissão pode ser manual ou automática DSG. O lançamento do Beetle TDI 2012 é mais uma aposta da Volkswagen no crescimento do mercado de carros diesel nos EUA.

      vw beetle tdi 2012 3 Volkswagen Beetle 2012 terá versão TDI em destaque no Salão de Chicago

      Menor consumo de combustível e níveis reduzidos de emissão de poluentes estão atraindo cada vez mais americanos.




    1. Range Rover Sport ganha personalização "imperial" da Project Kahn

    1. Notícias Automotivas - Carros - Range Rover Sport ganha personalização “imperial” da Project Kahn

      imperial blue range rover kahn 1 Range Rover Sport ganha personalização imperial da Project Kahn

      A preparadora Project Kahn resolveu criar uma personalização bastante especial para o SUV de luxo Range Rover Sport. Chamado de Imperial Blue Kahn Cosworth Range Rover Sport, o utilitário inglês ganha visual e performance exclusivos.

      imperial blue range rover kahn 2 Range Rover Sport ganha personalização imperial da Project Kahn

      Logo de cara um kit aerodinâmico da Kahn foi introduzido no Range Rover, deixando-o mais esportivo. A suspensão foi rebaixada, mas não a ponto de evitar a colocação de enormes rodas aro 22. O visual é predominantemente azul, com teto preto e faixas cinzas.

      imperial blue range rover kahn 3 Range Rover Sport ganha personalização imperial da Project Kahn

      Além disso, novas luzes de LED e escapamento feito em aço inox foram introduzidos. O acabamento interno ganhou forração em couro de primeira e na cor vermelha, além de detalhes em aço inox, fibra de carbono e outras peças personalizadas.

      imperial blue range rover kahn 4 Range Rover Sport ganha personalização imperial da Project Kahn

      O motor? Isso parece ser um segredo da Kahn, pois nenhuma informação foi revelada sobre a modificação. Mas o nome Cosworth já dá uma dica de que a cavalaria extra sob o capô do Imperial Blue Kahn Cosworth Range Rover Sport (nome pequeno hein?) deverá ser bastante numerosa.




    1. Audi A5 ganha novas opções de motor diesel na Europa

    1. Notícias Automotivas - Carros - Audi A5 ganha novas opções de motor diesel na Europa

      Audi A5 TDIe Audi A5 ganha novas opções de motor diesel na Europa

      Os Audi A5 Coupe e Sportback ganham a partir de agora novas opções de motor diesel no mercado europeu. As novas opções foram renomeadas como TDIe. O "e" significa uma série de mudanças no bloco TDI tradicional para aumentar a eficiência energética.

      O 2.0 TDIe está disponível para o A5 com 136 cv ou 163 cv, devendo ser oferecido junto com o 2.0 TDI de 143 cv e 177 cv já usado no modelo. Detalhe interessante é que o 2.0 TDIe de 163 cv só estará disponível no A5 com transmissão manual de seis marchas.

      Assim, o A5 Sportback vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge máxima de 212 km/h. O consumo médio fica em 22,2 km/litro com 118 g/km de CO2 emitido.

      Já o A5 Coupe TDIe tem máxima de 225 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. O consumo médio é de 22,7 km/litro e a missão de CO2 fica em 115 g/km de CO2.

      Por fim, a versão 2.0 TDIe de 136 cv só é oferecida no A5 Sportback, que tem consumo médio de 22,7 km/litro e 117 g/km de CO2. Máxima de 212 km/h e aceleração até os 100 km/h em 9.5 segundos.




    1. SsangYong Korando Limited Edition é lançado no Reino Unido

    1. Notícias Automotivas - Carros - SsangYong Korando Limited Edition é lançado no Reino Unido

      Ssangyong Korando LE 1 SsangYong Korando Limited Edition é lançado no Reino Unido

      A SsangYong está apresentando ao mercado britânico o Korando Limited Edition. A nova opção do SUV coreano chega com mais itens em uma versão intermediária.

      Derivado da versão 2WD S, o Korando LE traz spoiler traseiro, vidros escurecidos e rodas de liga leve aro 18. Há ainda sensor de estacionamento, volante e alavanca de câmbio em couro e controle de cruzeiro, além de novas cores vermelho Vitamin, branco Grand e preto Space.

      Ssangyong Korando LE 2 SsangYong Korando Limited Edition é lançado no Reino Unido

      O motor 2.0 turbo diesel entrega 175 cv e 36,6 kgfm. Com emissão de 157 g/km de CO2, o Korando LE tem consumo médio no Reino Unido de 16,6 km/litro.

      A série é limitada a apenas 150 exemplares e seu preço é de £17.995, cerca de £1.000 mais caro que a versão S que o originou.




    1. Renault Kangoo Black Edition pega embalo dos rivais de casa

    1. Notícias Automotivas - Carros - Renault Kangoo Black Edition pega embalo dos rivais de casa

      kangoo black edition Renault Kangoo Black Edition pega embalo dos rivais de casa

      Diante da renovação visual dos rivais Peugeot Partner e Citroën Berlingo, o Renault Kangoo agora mostra uma série especial chamada Black Edition.

      Com aspecto mais esportivo, o Kangoo Black Edition traz pintura e detalhes visuais pretos, incluindo as rodas de liga leve.

      Faróis escurecidos com LED diurno, estribo e barras longitudinais no teto prateadas, ar condicionado, CD/MP3, entre outros, estão incluídos no pacote. O motor somente diesel 1.5 dCi entrega 90 cv ou 110 cv.




    1. Salão de Washington: Obama ignora marcas estrangeiras durante visita ao evento

    1. Notícias Automotivas - Carros - Salão de Washington: Obama ignora marcas estrangeiras durante visita ao evento

      Obama Chevy Salão de Washington: Obama ignora marcas estrangeiras durante visita ao evento

      No Salão de Washington um personagem muito importante, talvez o mais importante, chamou a atenção das montadoras no evento.

      O presidente Barack Obama fez uma visita de meia hora ao evento, mas eu seu trajeto pelos corredores da mostra ignorou as marcas estrangeiras.

      Obama só visitou os estandes da GM, Chrysler e Ford, entrando no Chevrolet Corvette ZR-1, Ford Mustang Shelby GT 500, Ford C-Max Energi, Chevrolet Malibu e Dodge Dart.

      Após a visita, a associação dos fabricantes de veículos dos EUA informou que as marcas estrangeiras se sentiram ofendidas com a falta de consideração de Obama, que em entrevista no local, elogiou os esforços e trabalho dos americanos, do retorno da indústria automotiva americana e da posição número 1 da GM.

      As estrangeiras dizem que também se esforçaram para fazer os EUA voltarem ao patamar de número 1 no mundo, alegando que investem bilhões em tecnologia e produção no país.

      Citaram como exemplo Toyota, Honda e Kia, que juntas empregam 80.000 americanos e investiram US$43 bilhões no país. Um dia depois da visita, a Honda anunciou um investimento de US$100 milhões em uma fábrica de transmissões no estado do Ohio…

      Pois é, a crítica estrangeira de certo ponto faz sentido, uma vez que bilhões realmente foram investidos em novas fábricas, produtos e tecnologias, especialmente ecológicas, algo que o presidente Obama exigiu de todas.

      No entanto, alguns dizem que Obama não destratou as marcas estrangeiras em Washington, mas que apenas deu preferência para as nacionais a fim de conferir o investimento que o poder público americano fez nas montadoras locais após a crise de 2008.




    1. Porsche Cayman 2013 é fotografado

    1. Notícias Automotivas - Carros - Porsche Cayman 2013 é fotografado

      cayman 1 Porsche Cayman 2013 é fotografado

      O Porsche Cayman 2013 saiu para fazer uns testes pelas ruas da Alemanha, e foi nesta ocasião que conseguimos as fotos que você vê aqui. O carro ainda revela pouco, por ter camuflagem pesada, mas o interior mostra que vários detalhes do Boxster 2013 estarão em seu irmão maior.

      Vemos também que os engenheiros alemães estão precisando de umas dicas na hora de se vestir… O Cayman 2013 deverá chegar no fim do ano com um motor 2.7 de 275 cavalos nas versões mais fracas, com um 3.4 de 325 cavalos na versão S.

      A aceleração de 0-100 do modelo chegará a 4,6 segundos, com o câmbio PDK e o pacote Sport Chrono, opcional. Como o chassis de alumínio compartilhado com o Boxster é bem leve, o Cayman 2013 conseguiu ficar maior e mais largo que o atual, só que mais leve.

      cayman 1 150x99 Porsche Cayman 2013 é fotografado cayman 2 150x99 Porsche Cayman 2013 é fotografado cayman 3 150x99 Porsche Cayman 2013 é fotografado cayman 4 150x100 Porsche Cayman 2013 é fotografado cayman 5 150x100 Porsche Cayman 2013 é fotografado

      Fotos CarPix / Direitos de reprodução Notícias Automotivas




    1. Audi AS5 é a mais nova personalização da ABT

    1. Notícias Automotivas - Carros - Audi AS5 é a mais nova personalização da ABT

      as5 abt 1 Audi AS5 é a mais nova personalização da ABT

      A ABT divulgou imagens e informações do AS5, versão personalizada do Audi A5 Coupe com visual mais esportivo e preparação no motor.

      O modelo traz spoilers, saias laterais, aerofólio, suspensão rebaixada, escapamento redimensionado e freios reforçados. As novas rodas esportivas podem ser aro 19 ou 20 polegadas.

      as5 abt 2 Audi AS5 é a mais nova personalização da ABT

      O motor 2.0 TFSI de 211 cv foi modificado para que sua potência chegasse a 270 cv, enquanto a versão 3.0 TDI passou de 245 cv para 300 cv.




    1. Proprietária ganha US$ 10.000 de indenização depois que seu Civic Hybrid bebeu mais do que devia

    1. Notícias Automotivas - Carros - Proprietária ganha US$ 10.000 de indenização depois que seu Civic Hybrid bebeu mais do que devia

      logo jalopnik Proprietária ganha US$ 10.000 de indenização depois que seu Civic Hybrid bebeu mais do que devia

      Leia no Jalopnik: Heather Peters venceu um processo no tribunal de pequenas causas contra a Honda no qual afirma que o carro não chegava nem perto dos 21,2 km/l anunciados pelo fabricante. Ainda que a Honda tenha sido obrigada a pagar apenas US$ 9.687 neste processo, Peters basicamente criou uma jurisprudência (pelo menos nos EUA) para que outros proprietários com reclamações semelhantes possam arrancar uma fortuna dos cofres da empresa.




    1. Jaguar XFR-S poderá ser o próximo passo da marca inglesa

    1. Notícias Automotivas - Carros - Jaguar XFR-S poderá ser o próximo passo da marca inglesa

      jaguar xf diesel sport se 1 Jaguar XFR S poderá ser o próximo passo da marca inglesa

      O Jaguar XFR-S pode ser o próximo passado a marca inglesa no objetivo de medir forças com a BMW e outras marcas de luxo alemãs.

      A versão mais esportiva do XF deverá ter o mesmo motor V8 5.0 Supercharged, mas entregando 550 cv, 40 cv a mais que a versão mais potente até agora.

      Além do motor, o provável Jaguar XFR-S deverá ter um novo pacote aerodinâmico e possivelmente a transmissão alterada para oferecer melhor desempenho.

      Ainda não há informação sobre mais detalhes do carro e nem se haverá uma versão XFR-S Sportbrake. Será que a Jaguar também vai lançar um XFR-S diesel?




    1. VÍDEO: BMW M5 vs Nissan GT-R

    1. Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: BMW M5 vs Nissan GT-R




    1. VÍDEO: Produção do Mercedes-Benz SLS AMG GT3 Parte 1 e 2

    1. Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Produção do Mercedes-Benz SLS AMG GT3 Parte 1 e 2




    1. Chrysler contrata novos funcionários para produção do novo Dodge Dart

    1. Notícias Automotivas - Carros - Chrysler contrata novos funcionários para produção do novo Dodge Dart

      Dodge Dart 2013 na linha de montagem Chrysler contrata novos funcionários para produção do novo Dodge Dart

      Apresentado no Salão de Detroit, o novo Dodge Dart ganhará a linha de produção da fábrica da Chrysler em Belvidere, no estado norte-americano de Illinois a partir de março. O sedã, baseado na plataforma alongada do Alfa Romeo Giulietta, ocupará a linha de montagem que produzia o antigo Caliber, que saiu de linha em dezembro.

      E para a produção do Dart, a Chrysler irá contratar novos funcionários para operar na unidade fabril. A planta, que já produz o Jeep Compass e Patriot, emprega atualmente 2.700 funcionários. Mas segundo o CEO do grupo Fiat, Sergio Marchionne, a fábrica terá mais 1.800 funcionários, sendo que 500 irão produzir (junto às maquinas) o Dart. Os 1,3 mil restantes irão trabalhar na linha de montagem dos dois modelos da Jeep. Ao total, a unidade terá 4.500 trabalhadores.

      Dodge Dart 2013 Chrysler contrata novos funcionários para produção do novo Dodge Dart

      Marchionne ainda revelou que a fábrica de Belvidere irá receber um investimento de US$ 100 milhões, que irão se juntar aos US$ 600 milhões anunciados há alguns meses.




    1. Alfa Romeo lança câmbio automático de dupla embreagem para o Giulietta em Portugal

    1. Notícias Automotivas - Carros - Alfa Romeo lança câmbio automático de dupla embreagem para o Giulietta em Portugal

      Alfa Romeo Giulietta Alfa Romeo lança câmbio automático de dupla embreagem para o Giulietta em Portugal

      A Alfa Romeo lançou nesta semana a nova transmissão automática de seis velocidades e dupla embreagem para o Giulietta em Portugal, nas versões equipadas com o motor a gasolina 1.4 litro MultiAir (turbo) de 170 cv e o propulsor a diesel 2.0 litro JTDM, também com 170 cavalos de potência.

      Em comparação com o modelo manual, o preço do Giulietta automático é 1.900 euros maior. O 1.4 MultiAir custará 29.900 euros, enquanto o 2.0 JTDM será comercializado pelo valor de 37.500 euros. Será oferecido como opcional as aletas atrás do volante para trocas manuais das marchas, por 175 euros.

      Alfa Romeo Giulietta transmissão automática Alfa Romeo lança câmbio automático de dupla embreagem para o Giulietta em Portugal

      A caixa TCT (Twin Clutch Transmission) é semelhante às transmissões de dupla embreagem já existentes no mercado, como a DSG do grupo Volkswagen, por exemplo. O desenvolvimento da transmissão pertenceu inteiramente à Fiat, que optou por embreagens de fricção a seco (mais eficiente em termos do consumo).




    1. Hyundai Veloster chega à Austrália por a partir de 23.990 dólares

    1. Notícias Automotivas - Carros - Hyundai Veloster chega à Austrália por a partir de 23.990 dólares

      Hyundai Veloster3 Hyundai Veloster chega à Austrália por a partir de 23.990 dólares

      A Hyundai lançou nesta semana na Austrália o cupê Veloster, que começou a ser vendido no país com preço inicial de 23.990 dólares (sem frete), algo em torno de 38.800 reais. E ao contrário do modelo oferecido no Brasil, o Veloster australiano será oferecido em duas versões de acabamento com o moderno motor 1.6 litro GDi, com injeção direta de combustível, que entrega 140 cv e 17 kgfm de torque.

      Com este motor, o Veloster registra médias de consumo de 15,6 km/l, de acordo com a marca sul-coreana. Ambas as variantes do Hyundai Veloster serão equipadas com transmissão manual de seis velocidades. Haverá o câmbio automático de dupla embreagem e seis velocidades (DCT) como opcional, que eleva o preço final do modelo em 2 mil dólares (R$ 3.700).

      Hyundai Veloster 2 Hyundai Veloster chega à Austrália por a partir de 23.990 dólares

      De série, há controle de tração, controle de estabilidade, assistente de saída em rampas no modelo com câmbio automático, tela touchscreen, além dos outros equipamentos tradicionais, como trio elétrico, múltiplos airbags, rádio, etc. O modelo topo de linha ganha partida por botão, banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar panorâmico e rodas de liga leve de 18 polegadas.

      Hyundai Veloster 3 Hyundai Veloster chega à Austrália por a partir de 23.990 dólares

      Com câmbio DCT, o Veloster custa a partir de US$ 25.990 (R$ 48 mil) no modelo mais básico e US$ 29.990 (R$ 55.200) para a versão mais cara. A variante topo de linha também terá câmbio manual, por 27.990 dólares (R$ 51.700).




    1. Inmetro lança nova edição do programa de etiquetagem veicular

    1. Notícias Automotivas - Carros - Inmetro lança nova edição do programa de etiquetagem veicular

      honda civic 2012 51 Inmetro lança nova edição do programa de etiquetagem veicular

      O Inmetro lançou uma nova edição do programa de etiquetagem veicular para o ano de 2012. Desta vez foram listados 105 modelos de oito montadoras.

      Fora criadas duas novas categorias, bem como agora é obrigatório para as montadoras manter a etiquetagem após seu ingresso no programa.

      Os parâmetros de eficiência energética agora valem por três anos e a edição 2013 finalmente trará a informação de emissão de CO2, até um dos mistérios da indústria automotiva nacional.

      A classificação vai de "A" para mais eficiente a "E" para menos eficiente. Fiat, Ford, Volkswagen, Honda, Kia, Peugeot, Renault e Toyota entregaram informações de 157 versões de 105 modelos.

      A categoria Esportivo não teve representante, enquanto a de Minivan apenas a Fiat Doblò Essence.
      Veja abaixo os modelos mais e menos eficientes em suas categorias, identificados pelas letras de classificação. Mais detalhe acesse a tabela do Inmetro.

      Modelo – Letra de Classificação

      Subcompacto
      Fiat Mille Fire Economy 2/4 portas (A)
      Fiat Novo Uno Economy 1.4 2/4 portas (A)
      Fiat Novo Uno Attractive 1.4 2/4 portas (D)

      Compacto
      Fiat Siena Fire (A)
      Honda Fit 1.4 MT (A)
      Renault Sandero 1.0 (A)
      VW Gol Ecomotion 2/4 portas (A)
      VW Polo BlueMotion (A)
      VW Polo Sedan Comfortline 1.6 (E)
      VW Polo Sportline 1.6 (E)

      Médio
      Renault Logan 1.0 (A)
      Kia Soul Flex MT/AT (E)

      Grande
      Ford Fusion Hybrid (A)
      Honda Civic AT(A)
      Renault Fluence Dynamique MT(A)
      Toyota Corolla 1.8 MT/AT (A)
      Toyota Camry 3.5 V6 (E)

      Utilitário Esportivo
      Fiat Palio Adventure Dualogic (B)
      Renault Duster Dynamique 2.0 (B)
      Ford EcoSport 2.0 XLT FreeStyle AT (E)

      Fora-de-estrada
      Renault Duster Dynamique 4×4 (A)
      Kia Sorento 2.4 (E)

      Minivan
      Fiat Doblò Essence 1.8 (C) – único modelo

      Comercial
      Renault Kangoo Express (A)
      Ford Ranger 2.3 CS (E)
      Ford Ranger 2.3 CD (E)

      Carga Derivado
      Volkswagen Saveiro Trooper (A)
      Fiat Strada CE Fire (C)
      Fiat Strada Trekking CS (C)
      Fiat Strada Trekking CE (C)
      Ford Courier (C)




    1. VÍDEO: Avaliação NA – Chevrolet Cruze – Comportamento na cidade

    1. Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Avaliação NA – Chevrolet Cruze – Comportamento na cidade




    1. Avaliação completa do Audi Q3

    1. Notícias Automotivas - Carros - Avaliação completa do Audi Q3

      audi q3 avaliacao completa 1 Avaliação completa do Audi Q3

      Quando as marcas premium alemãs resolveram entrar no segmento de utilitários esportivos de luxo, a estratégia foi ir de "cima para baixo". Todas começaram com modelos maiores, de grande porte, para depois diversificar mais a linha e atingir um público maior com modelos mais compactos e práticos. Com a Audi, não foi diferente.

      A marca das quatro argolas começou em 2005 com o Q7, passou pelo Q5, em 2008, e lançou no ano passado o Q3, modelo que chega agora ao Brasil. Por aqui, ele terá duas calibragens de motor diferentes e a missão de fazer os utilitários esportivos da fabricante alemã – controlada pelo Grupo Volkswagen – finalmente ganharem uma vendagem interessante em solo brasileiro.

      O Q3 já está em exibição nas concessionárias da Audi como uma forma de pré-apresentação e pré-venda para os clientes antes da chegada oficial, que acontece apenas em maio. Mundialmente, ele foi apresentado no Salão de Xangai, em abril, e começou a ser vendido na Europa em junho do ano passado. No Brasil, os preços ainda não foram confirmados.

      audi q3 avaliacao completa 2 Avaliação completa do Audi Q3

      Mas a Audi adianta que a versão de entrada Attraction custará menos que o Land Rover Evoque mais barato – o modelo inglês começa em R$ 164.900, na versão Pure. O Q3 topo de linha deve chegar perto dos R$ 200 mil. Isso significa dizer que, na configuração de entrada, ele terá como rivais – além da versão mais básica do Evoque – , BMW X1 sDrive 18i, Volvo XC60 e até o Volkswagen Tiguan, quando equipado com todos os seus opcionais.

      Na versão "top" Ambition, a briga direta será com os também "top" BMW X1 sDrive 28i e Range Rover Evoque Dynamic. Internamente, enfrentará ainda o próprio Audi Q5, que começa em R$ 205 mil. Ou seja, uma concorrência absolutamente diversificada e com propostas bem diferentes.

      Visualmente, o Q3 não surpreende – adota basicamente a identidade visual comum aos utilitários da Audi, apenas em uma escala reduzida. Na dianteira, estão os faróis bem retos com leds e a generosa grade trapezoidal com frisos cromados.

      audi q3 avaliacao completa 3 Avaliação completa do Audi Q3

      De lado, se destaca a área envidraçada que termina com um belo corte reto na coluna traseira e as caixas de roda com detalhes em preto que ajudam a dar um aspecto mais robusto ao carro. A traseira é inclinada e reúne as lanternas em formato de seta, também com os indefectíveis leds dos Audi atuais.

      Além do desenho elegante e moderno, a marca alemã aposta bastante na tecnologia embarcada em seu utilitário compacto. Até porque, no que diz respeito a plataforma e trem de força, não são tantas novidades. A plataforma é uma evolução da que equipa o Volkswagen Tiguan – ambos são produzidos na unidade da Seat em Martorell, na Catalunha – e o motor é o já conhecido 2.0 TFSI, o mesmo que move A4, A5, Q5 e TT.

      Na versão de entrada, a Attraction, ele desenvolve 170 cv a entre 4.300 e 6.200 rpm – é a primeira vez que essa calibração está disponível no Brasil – e 28,5 kgfm a entre 1.700 e 4.200 rotações. Já na mais equipada, chamada de Ambition, o propulsor gera 211 cv entre 5 mil e 6.200 rpm e 30,5 kgfm entre 1.800 e 4.200 giros. A transmissão é sempre a automatizada de dupla embreagem e sete velocidades – com opção de trocas manuais através de borboletas atrás do volante –, assim como a tração Quattro, de série nas duas configurações.

      audi q3 avaliacao completa 4 Avaliação completa do Audi Q3

      Nos equipamentos, no entanto, algumas novidades interessantes aparecem – embora a Audi não tenha definido ainda quais dos sistemas disponíveis no Q3 europeu serão oferecidos no Brasil. De série na versão Ambition, o Audi Drive Select, sistema que altera diversos parâmetros do carro – suspensão, permissividade da direção, giro das trocas de marchas e até funcionamento do ar-condicionado – ao toque de um botão, agora conta com a opção Efficiency, que ajuda a economizar combustível.

      Nesse modo, o sistema desengata as embreagens em velocidade de cruzeiro e o movimento se mantém por inércia e com consumo de combustível reduzido – até que o acelerador seja acionado ou os sensores detectem a necessidade de "acordar" o propulsor. As outras três opções são as que já existiam no Audi Drive Select do Q5: Auto, Dinamic ou Comfort. O modelo ainda conta com sistema Kers de recuperação da energia de frenagem.

      audi q3 avaliacao completa 5 Avaliação completa do Audi Q3

      Além dele – entre itens de série e opcionais –, equipamentos mais tradicionais como seis airbags, controle de estabilidade com bloqueio eletrônico do diferencial, acabamento interno com detalhes em alumínio, luzes internas em leds, teto solar panorâmico, assistência de estacionamento, câmara de ré e sistema de entretenimento com GPS completam a lista. Mas a Audi ainda não definiu os equipamentos que estarão disponíveis no Brasil em cada versão. O certo é que, se a ideia é fazer a marca das quatro argolas mais competitiva em um segmento cada vez mais povoado e diverso, o Q3 não pode vir menos equipado que os concorrentes.

      Primeiras impressões - Com "Q" de quimera

      Bertioga/SP – A avaliação da versão de 211 cv do Q3 pela imprensa automotiva nacional – o de 170 cv não estava disponível – foi feita em um passeio de ida e volta entre a capital paulista e a cidade litorânea de Bertioga. Mas os Q3 apresentados pela Audi não são os mesmos que virão para o Brasil.

      Aparentemente, a diferença que chamava a atenção estava no estofamento dos bancos em tom caramelo bem vivo – por aqui, qualquer revestimento interno que não seja em tons de cinza encalha nas lojas. Mas as diferenças mais importantes não eram estéticas. Lamentavelmente, algumas das tecnologias presentes nos Q3 dos europeus não estarão disponíveis no Brasil. Pelo menos por enquanto.

      audi q3 avaliacao completa 6 Avaliação completa do Audi Q3

      Um dos mais curiosos equipamentos dos Q3 comercializados na Europa, que por enquanto não serão vistos nos modelos vendidos no Brasil, é o Audi Side Assist. Ele faz com que o carro se mantenha na trajetória correta nas estradas, sem atropelar as faixas pintadas da pista.

      Quando o motorista se aproxima das faixas da pista sem colocar a seta, o sistema inicialmente mostra um alerta luminoso no painel. Se o motorista insistir, o volante vibra e o sistema chega a "assumir a direção" – o volante se mexe sozinho e devolve o carro para o centro da pista, equidistante das faixas pintadas.

      Outra tecnologia interessante dos Q3 europeus é a que "lê" e as placas de limites de velocidade das pistas e as reproduz no mostrador painel. Serve para que o motorista possa sempre conferir o limite de velocidade na estrada onde trafega, mesmo que a placa tenha ficado para trás. Ambos os sistemas ainda dependem de normatizações das vias e das sinalizações de trânsito brasileiras, ou de adequações em suas configurações, para serem disponibilizados por aqui.

      audi q3 avaliacao completa 7 Avaliação completa do Audi Q3

      Mas, felizmente, nem só de tecnologias "para europeu ver" se faz o Q3. Os modelos que virão ao Brasil oferecem equipamentos interessantes e alguns deles contribuem efetivamente para o desempenho. Dinamicamente, o Q3 esbanja força e equilíbrio. O motor 2.0 de 211 cv e 30,5 kgfm de torque garante energia suficiente para mover tonelada e meia de SUV com insuspeita destreza e agilidade.

      É um veículo capaz de retomar velocidade de maneira impressionante, saindo de qualquer giro. Chega a ser assustador o modo como o carro acelera quando é exigido – mesmo quando se parte de uma "velocidade de cruzeiro" de 140 km/h.

      audi q3 avaliacao completa 8 Avaliação completa do Audi Q3

      Em termos de suspensão, o modelo germânico estranha as irregularidades das ruas e estradas brasileiras e às vezes transmite aos ocupantes mais solavancos que o desejável. Mas, apesar disso, os dispositivos eletrônicos ajudam a manter uma sensação de equilíbrio exemplar. Nas frenagens vigorosas, quando todo o conjunto suspensivo é severamente exigido, tal percepção é reforçada.

      Em resumo: o Q3 é um veículo inegavelmente Audi. Consegue oferecer uma combinação interessante de estilo, requinte, conforto e esportividade, com um "blend" característico do fabricante de Ingolstadt. O novo SUV compacto, que chega em maio ao mercado brasileiro, entrega exatamente o que se espera de um legítimo modelo da marca das quatro argolas.

      audi q3 avaliacao completa 9 Avaliação completa do Audi Q3

      Se vai vender ou não por aqui, vai depender muito do posicionamento de preços – "segredo" que, por enquanto, a Audi não confessa a ninguém.

      Ficha técnica - Audi Q3 2.0 TFSI

      Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível, acelerador eletrônico e turbocompressor com intercooler.

      Transmissão: Câmbio automatizado de sete velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle eletrônico de tração.

      Potência máxima: 170 cv entre 4.300 e 6.200 rpm na Attraction e 211 cv entre 5 mil e 6.200 rpm na Ambition.

      Aceleração 0-100 km/h: 7,8 segundos na Attraction e 6,9 segundos na Ambition.

      Velocidade máxima: 212 km/h na Attraction e 230 km/h na Ambition.

      Torque máximo: 28,5 kgfm entre 1.700 rpm e 4.200 giros na Attraction e 30,5 kgfm entre 1.800 e 4.900 rotações na Ambition.

      Diâmetro e curso: 82,5 mm x 92,8 mm. Taxa de compressão: 9.8:1.

      Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo multilink, com braços sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.

      Pneus: 2235/80 R18.

      Freios: A discos ventilados. Oferece ABS e EBD.

      Carroceria: Utilitário esportivo compacto em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,38 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Oferece airbags duplos frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina.

      Peso: 1.510 kg.

      Capacidade do porta-malas: 460 litros.

      Tanque de combustível: 64 litros.

      Produção: Martorell, Espanha.

      Lançamento mundial: 2011.

      Lançamento no Brasil: 2012.

      Por Auto Press





    http://www.aweber.com/z/r/?jCycDBxMzLSsDGwMzAycrLRGtIzMTExM7Ozs

    Rua Bernardino Salles, 265, Pouso Alegre, MG 37550-000, BRAZIL

    To unsubscribe or change subscriber options visit:
    http://www.aweber.com/z/r/?jCycDBxMzLSsDGwMzAycrLRGtIzMTExM7Ozs

    • Digg
    • Del.icio.us
    • StumbleUpon
    • Reddit
    • RSS

    0 comentários:

    Postar um comentário