Notícias Automotivas
-
Notícias Automotivas - Carros - Novo Fiat Panda: primeiras impressões
O nome em si já é uma garantia para os consumidores europeus. Em 31 anos de história, o Fiat Panda já vendeu mais de 6,5 milhões de unidades. Apresentado em setembro de 2011 no Salão de Frankfurt, na Alemanha, a nova geração deve chegar ao mercado europeu em março de 2012.
O novo Panda vai competir diretamente com os subcompactos Volkswagen Up!, Renault Twingo, Kia Picanto e Hyundai i10. Em comparação com Up! e Twingo, há um atraso de três meses na chegada ao mercado – o que pode se transformar em uma vantagem competitiva. O preço do Panda começa em 10.200 euros – o equivalente a R$ 24.700.
O novo Panda traz sistema Star/Stop e adota um recurso que suaviza colisões em baixa velocidade – abaixo de 30 km/h, sensores detectam obstáculos e dão o comando de acionamento automático dos freios. O Panda ainda conta com a evolução do sistema de interface Blue & Me, o Blue & Me TomTom LIVE 2, que combina as vantagens de integrar informação e entretenimento e um sistema de navegação portátil.
O formato continua fiel à última geração, mas com largura maior. A dianteira tem personalidade forte, onde o capô ligeiramente côncavo casa-se perfeitamente com os novos faróis arredondados e com grades de aspecto imponente, com linhas estéticas semelhantes às do Fiat Grande Punto. O carrinho peca por não trazer luzes diurnas com leds e faróis de tecnologia de ponta, itens já comuns na Europa.
Mas o ponto forte do modelo é a versatilidade estética. São dez cores disponíveis, nove tipos de interior e opções de rodas de liga leve de 14 e 15 polegadas, o que dá um total de mais de 600 combinações para o consumidor deixar o carro a seu gosto.
Com 3,65 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 1,55 m de altura, o novo Panda pode acomodar confortavelmente até cinco pessoas. Além disso, o espaço interno conta com numerosos compartimentos de arrumação.
Entre os propulsores a gasolina oferecidos, se destacam os dois novos motores de dois cilindros: o 900 cc TwinTurbo de 85 cv e 900 cc TwinAir de 65 cv. A gama de motores a gasolina disponíveis se completa com o remodelado 1.2 Fire de 69 cv. O novo Panda ainda conta com a opção do motor a diesel 1.3 Multijet de 75 cv.
Além dos propulsores bicombustível TwinTurbo 900 cc de 85 cv e 1.2 EasyPower de 69 cv. Em sintonia com o espírito "eco-friendly", o carro ainda oferece um indicador de troca de marchas – uma seta que se acende no painel – para otimizar o uso do motor. Ainda há uma versão 4X4 em desenvolvimento, que deve estrear no segundo semestre de 2012.
O novo Fiat Panda começou a ser produzido em novembro na fábrica de Pomigliano d'Arco, no Sul da Itália. O investimento na construção da nova linha de produção especificamente para o carrinho ficou em torno de 800 mil euros – quase R$ 2 milhões.
A fábrica de Pomigliano d'Arco é símbolo das mudanças sociais que a Itália atravessa. Em 2010, os trabalhadores tiveram que aceitar um recuo inédito nas condições de trabalho para salvar os empregos. Além disso, a unidade de produção é uma das mais avançadas em todo mundo.
Primeiras impressões - Esperteza urbana
No interior do novo Fiat Panda logo chamam a atenção os finos bancos dianteiros. Isso, de certa forma, aumenta o conforto dos passageiros nos bancos de trás, mas não do motorista. Mesmo com ajustes horizontal e vertical, não é fácil encontrar uma boa posição.
Com seus 3,65 m de comprimento, 1,64 m de largura e 1,55 m de altura, o carrinho acomoda facilmente cinco pessoas. Todos os controles são visíveis e de fácil alcance – inclusive o câmbio, convenientemente elevado no console central. A primeira impressão é de que há um retorno ao conceito anterior do Panda, com exceção do design modernizado.
As arrancadas são macias e as trocas de marcha, fáceis. Na medida que o novo Panda ganha a estrada, o motor TwinAir Turbo 0,9 de 85 cv mostra-se muito tranquilo em baixas rotações. Este propulsor consome, segundo a Fiat, 12% menos que 1.2 8V.
Com transmissão manual e Dualogic, o consumo de combustível foi de 24,3 km/l. Isso só é possível graças ao sistema Start/Stop e ao indicador de mudança de marchas. Com a tecnologia usada no Twin, as vibrações foram reduzidas não apenas para o benefício do consumo, mas também para o conforto da viagem.
O Panda também respondeu bem às curvas. O torque de 14,8 kgfm, disponível a 1.900 rpm, aumenta a diversão de dirigir. O Panda construído em Pomigliano não é feito para corridas. Mas é um carro confortável para médias distâncias, quando se pode aproveitar a eficiência do propulsor TwinAir.
Ficha técnica – Fiat Panda TwinAir Turbo
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 0,875 cm³, dois cilindros paralelos, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico sobrealimentado por turbocompressor.
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima: 85 cv 5.500 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,2 segundos.
Velocidade máxima: 177 km/h.
Torque máximo: 14,8 kgfm a 1.900 rpm.
Diâmetro e curso: 83,5 mm x 88,0 mm. Taxa de compressão: 11,2:1.
Suspensão: Dianteira com rodas independentes do tipo McPherson, com braços oscilantes. Traseira com rodas conectadas por eixo de torção.
Pneus: 175/65 R14.
Freios: Discos na frente, tambor atrás e ABS.
Carroceria: Hatch em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 3,65 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,55 m de altura e 2,30 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais e de janela.
Peso: 975 kg.
Capacidade do porta-malas: 225 litros.
Tanque de combustível: 37 litros.
Produção: Pomogliano D'Arco, Nápoles, Itália.
Lançamento na Europa: 2011.
Itens de série: Travas elétricas, ABS, volante com regulagem de altura, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica com assistência regulável, kit reparador de pneus, airbags frontais e de janela e rádio/CD/MP3 com seis alto-falantes.
Preço inicial: 10.200 euros, equivalente a R$ 24.700.
Por Auto Press
-
Notícias Automotivas - Carros - Honda adia chegada do Civic 2012 nas concessionárias
O Honda Civic 2012 estava programado para chegar aos concessionários no próximo dia 17 de janeiro. No entanto, a montadora japonesa adiou a chegada em 20 dias.
Ou seja, ao invés de 17 de janeiro, ficará para 07 de fevereiro. Não houve anúncio da mudança, apenas o contador regressivo na página criada para o Civic 2012 apresenta a mudança.
Causas do atraso? Não sabemos. Vamos esperar algum pronunciamento oficial da Honda. De qualquer forma, o Civic 2012 logo estará disponível nas concessionárias Honda para acirrar a disputa no segmento dos médios, onde novos competidores o estão esperando.
-
Notícias Automotivas - Carros - Honda adia lançamento do Civic 2012 no Brasil
O Honda Civic 2012 estava programado para ser lançado no próximo dia 17 de janeiro. No entanto, a montadora japonesa adiou o lançamento em 20 dias.
Ou seja, ao invés de 17 de janeiro, ficará para 07 de fevereiro. Não houve anúncio da mudança, apenas o contador regressivo na página criada para o Civic 2012 apresenta a mudança.
Causas do atraso? Não sabemos. Vamos esperar algum pronunciamento oficial da Honda. De qualquer forma, o Civic 2012 logo estará disponível na s concessionárias Honda para acirrar a disputa no segmento dos médios, onde novos competidores o estão esperando.
-
Notícias Automotivas - Carros - Chevrolet Cruze com visual renovado é flagrado na Europa
O Chevrolet Cruze se converteu no cavalo de batalha da GM no mercado mundial, já tendo sido emplacados um milhão de unidades desde o lançamento em 2008.
O médio da Chevrolet tem o mesmo visual em todos os mercados onde é vendido, incluindo com a marca australiana Holden.
No entanto, mudanças visuais estão chegando por aí. Uma imagem revelada na internet mostra os retoques que a GM vai apresentar no estilo do Cruze muito em breve.
O Cruze da foto surge com frisos horizontais na grade do motor. O modelo atual é em formato colméia. Além disso, o pára-choque recebeu alterações no formato.
Agora, a peça está mais lisa na parte superior e possui dois pequenos prolongamentos na base do conjunto, imitando spoilers. Os faróis de neblina são os mesmos, mas o conjunto onde são fixados agora tem desenho triangular.
Na Europa, o Chevrolet Cruze deverá ganhar também uma versão com motor diesel 2.2 VCDi retirado da Captiva. Além disso, o modelo deverá ter também uma versão elétrica e uma perua muito em breve. Os motores Ecotec deverão ganhar uma nova geração.
[Fonte: Indian Autos Blog]
-
Notícias Automotivas - Carros - Ganhou na Mega-Sena da virada? Leve este Dodge Challenger de 1600 hp!
-
Notícias Automotivas - Carros - Chery S18 já está sendo distribuído para concessionários no Brasil
A Chery já começou a distribuição do modelo S18 no mercado nacional. O subcompacto chinês chega ao mercado nacional este mês com preço sugerido de R$31.990.
Com quatro portas e motor 1.3 Flex, o Chery S18 tem tamanho pouco maior que o QQ, mas com visual bem mais moderno. Note que na traseira não há a identificação do modelo, o que sugere uma mudança no nome do S18. Também podemos notar a ausência do limpador traseiro…
Por dentro, o Chery S18 tem como destaque o painel central análogo-digital. Espera-se um pacote generoso com itens de segurança e comodidade, tais como ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, CD/MP3, airbag duplo, ABS, entre outros.
Galeria de fotos do Chery S18:
Agradecimentos ao leitor Daniel Porsel e Bernardo Bresciani pelas imagens.
-
Notícias Automotivas - Carros - Renault Fluence 2.0 Turbo com 180 cv pode chegar ao Brasil ainda este ano
O Renault Fluence poderá ter uma versão 2.0 Turbo com 180 cv no mercado brasileiro, através de uma versão esportiva.
O Fluence Turbo chegaria primeiro no mercado argentino, sendo equipado com motor L4 2.0 TCe. Esse bloco entrega 180 cv e 30,5 kgfm. Até agora, o Fluence entrega somente uma opção de motor 2.0 Flex com até 143 cv e 20,3 kgfm no etanol.
Com o Fluence Turbo, o médio da Renault vai rivalizar com o Peugeot 408 Turbo – que em breve chegará ao mercado nacional – e com o Volkswagen Jetta TSI.
[Fonte: Car and Driver]
-
Notícias Automotivas - Carros - Chrysler 200 Super S é personalização da Mopar para o Salão de Detroit
A Chrysler deve apresentar em Detroit uma versão personalizada de seu sedã "compacto" 200. O Chrysler 200 Super S foi criado pela Mopar, divisão de acessórios da Chrysler.
O visual mais agressivo do Chrysler 200 Super S foi conseguido através de rodas esportivas na cor cinza, spoilers nos pára-choques, difusor traseiro, saias laterais, escapamento duplo cromado, aerofólio traseiro e acabamento interno personalizado.
Este visual poderá ser adquirido pelos proprietários do Chrysler 200 nos Estados Unidos em forma de kit ainda este ano. O pacote da Mopar é apenas estético.
-
Notícias Automotivas - Carros - Fábricas: 2012 começou e regras de transição ainda não existem
Pois é, o ano de 2012 já começou e a novela do IPI maior para as estrangeiras que estão investindo no país continua. O ano de 2011 terminou com uma verdadeira bagunça orquestrada pelo governo, que impôs um aumento de IPI para importados sem um prazo legal, prejudicando meio mundo. Depois, o STF cancela a imposição do aumento fora do prazo legal de 90 dias.
Fazendo propagando política, o governo anuncia aos quatro ventos que a medida foi uma proteção do mercado e da indústria nacional, afirmando ainda que os investimentos oficializados após a medida foram feitos por causa do aumento do IPI. No entanto, tais investimentos já estavam programados.
Além disso, para estes novos investimentos, o governo prometeu regras de transição para "enquadrar" os futuros fabricantes, para que estes pudessem atingir o nível mínimo de nacionalização de produto e serem isentados de pagar IPI maior por algum tempo.
Acontece que o anúncio, que seria feito até 15 de dezembro, ficou para este ano. Com isso, a BMW adiou o anúncio oficial de sua fábrica no país, bem como a Hyundai perdeu a liminar que concedia isenção de IPI maior para seus carros. Lembramos que a Hyundai está finalizando sua fábrica no país e ainda tem outra linha, que pertence a CAOA.
Enfim, o que esperar de 2012? Será mesmo que o governo vai cumprir o prometido? O Ministério da Fazenda não parece inclinado a fazer concessões para os novos fabricantes, que dependendo do caso, poderão até acabar se mudando para o México. Afinal, na terra dos astecas as montadoras podem produzir e exportar para cá sem IPI maior e imposto de importação com apenas 30% de conteúdo local. O Brasil exige 65% de conteúdo nacional.
A Abeiva – associação dos importadores – está aguardando alguma resposta do governo federal para uma possível flexibilização da meta de nacionalização de produtos. Os investidores falam que não há como produzir de forma imediata com 65% de peças nacionais. Agora é esperar os próximos capítulos dessa novela gerada pelo aumento do IPI…
-
Notícias Automotivas - Carros - Nova Chevrolet S10 2012 é flagrada em versão com cabine simples
Com lançamento previsto para fevereiro, a Nova Chevrolet S10 2012 já está pronta, embora ainda continue em testes de rodagem.
A nova geração chegará maior e mais moderna, tendo de início versões com cabine simples e dupla. O modelo em versão cabine simples foi flagrada pelo leitor Fábio Logli na avenida dos Bandeirantes em São Paulo.
Note que a caçamba longa deverá entregar um bom espaço para cargas. A cabine simples terá conforto relativo, sendo uma opção mais voltada para o trabalho. A Nova Chevrolet S10 2012 terá motores diesel e flex no mercado nacional, ambos feitos pela GM na Argentina.
Agradecimentos ao leito Fábio pela imagem.
-
Notícias Automotivas - Carros - Maratona NA: próxima edição será neste dia 5!
Conhece a Maratona NA? Se trata de um dia especial que acontece por aqui a cada seis meses. Neste dia, vamos além das cerca de 25 a 30 notícias diárias publicadas… os editores do NA ficam literalmente o dia todo publicando notícias, indo além desta quantidade normal.
Além disso, trazemos matérias especiais, diferenciadas, e muita informação automotiva pra você. Não perca, neste dia 5 de janeiro acontece a Maratona NA!
-
Notícias Automotivas - Carros - Dodge Charger Red Line é outra obra da Mopar para Detroit
Tal como o Chrysler 200 Super S, a montadora americana vai destacar também em Detroit o Dodge Charger Red Line. O modelo também foi personalizado pela Mopar, que é a divisão de acessórios da Chrysler. O pacote visual será disponibilizado também para os proprietários do Charger.
No entanto, ao contrário do Chrysler 200 Super S, o Dodge Charger Red Line contará com algo mais que visual agressivo. Seu motor V8 HEMI 5.7 foi preparado para chegar aos 590 cv!
Além das rodas aro 20 polegadas, o Charger Red Line tem ainda várias peças feitas em fibra de carbono, como a moldura na lateral das portas dianteiras e o aerofólio traseiro, por exemplo.
-
Notícias Automotivas - Carros - Nova geração do Volkswagen Passat chega em 2014
Lançado pela Volkswagen no mercado nacional no ano passado, a nova geração do Passat – que nada mais é do que uma reestilização do modelo anterior – deverá dar adeus em 2014. Apesar de ter sido lançado recentemente em diversos mercados, a marca alemã já prepara uma nova geração para o sedã grande.
A nova geração do Volkswagen Passat deverá utilizar a plataforma modular MQB, que também será utilizada pelos futuros Audi A3 e Golf, uma estratégia da empresa para redução de custos, compartilhando componentes semelhantes em diversos carros diferentes e de categorias distintas.
Além do visual, nova plataforma, novo interior, novas dimensões e motorização, a lista de equipamentos do Passat 2014 também será revista. Ao contrário do modelo atual, o novo automóvel deixará de lado a extensa lista de equipamentos opcionais e oferecerá vários como itens de série, que inclui até mesmo um sistema com internet sem fio.
[Fonte: AutoWeek]
-
Notícias Automotivas - Carros - Renault Clio 2013: quarta geração é flagrada na França
A quarta geração do Renault Clio 2013 pretende elevar os níveis de segurança e sofisticação, empurrando o modelo para um segmento superior.
Esta nova geração do Clio 2013 vai compartilhar muitas peças com o futuro hatch elétrico Zoe. Aparentemente mais encorpado, o hatch francês parece muito mais esportivo. Note que o estilo é semelhante ao do conceito que vazou no site da Renault e depois foi retirado.
A aerodinâmica melhorou bastante, bem como o estilo. Note que a grade dianteira é diminuta, e o estilo é o mesmo apresentado no Zoe. Na traseira, as lanternas parecem horizontais, incluindo parte na tampa traseira.Uma projeção francesa mostra como será a frente do Clio 2013.
A porta dianteira possui um grande quebra-vento falso, mas ainda não sabemos se ele será ou não embutido na coluna A, tal como era no conceito que vazou. Mais uma semelhança com o conceito pode ser vista na porta traseira, onde a maçaneta é embutida na coluna C.
O Clio 2013 terá motorização downsizing, com motores de três e quatro cilindros com turbo, injeção direta e baixa cilindrada. Com isso, ele terá mais força para brigar no disputado mercado europeu. Aqui? Só o veremos por fotos e vídeos…
-
Notícias Automotivas - Carros - Hyundai mostrará minivan conceitual HND-7 no Salão de Nova Déli
Acontece entre os dias 7 e 11 de janeiro na Índia o Salão de Nova Déli. E a sul-coreana Hyundai já se prepara e anunciou nesta semana suas atrações para o evento asiático. A marca exibirá em seu estande o cupê Veloster, o sedã Elantra e o recém-chegado Eon. Além disso, uma minivan conceitual conhecida como HND-7 marcará presença na feira automotiva.
O protótipo, assim como os demais automóveis que fazem parte do porfólio da fabricante asiática, tem visual ousado, marcado pelos característicos vincos da linguagem visual "escultura fluída" da Hyundai, além das lanternas que invadem a lateral e a linha de cintura alta. Se produzido, o Hyundai HND-7 dará origem a um veículo multiuso, voltado principalmente para mercados da Ásia, aonde este segmento vem crescendo cada vez mais.
-
Notícias Automotivas - Carros - MG6 é outro “chinês” que ganha quatro estrelas no Euro NCAP
A Geely conseguiu conquistar quatro estrelas no Euro NCAP com seu sedã médio EC7, o mesmo que será vendido no Brasil através da Gandini Imports (mesma representante da Kia no Brasil).
No entanto, outro modelo com origem chinesa também teve resultado semelhante, o MG6. Embora a marca seja inglesa e o desenvolvimento do carro tenha sido feito pelos ingleses, a produção inicial foi feita na China.
Só muito recentemente as primeiras unidades do MG6 começaram a sair da fábrica de Longbridge, Reino Unido. No entanto, isso não foi suficiente para fazer o médio da Morris Garages (que pertence à SAIC) passar das quatro estrelas no Euro NCAP.
Para mostrar seu nível de segurança, vamos fazer um comparativo com o Geely EC7. Este sedã "100% chinês" teve índice de 75% de proteção para adultos, enquanto o "inglês" registrou 73%.
No que diz respeito à proteção de criança, o EC7 teve 80% contra 71% do MG6. Em termos de sistemas de segurança ativa e passiva, o Geely tem 86% contra apenas 71% do Morris Garages. Por fim, ambos empataram em caso de colisão contra pedestre: 42%.
Enfim, se o MG6 quiser realmente ganhar o consumidor europeu, terá que melhorar daqui para frente. No Reino Unido, as vendas da marca inglesa ainda estão abaixo do esperado. No Brasil, a MG também não está emplacando como o previsto.
-
Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen Gol fecha 2011 como o automóvel mais vendido do Brasil
O Uno incomodou, mas não conseguiu chegar à liderança. E mais uma vez o Volkswagen Gol fechou o ano de 2011 como o carro mais vendido do Brasil, com diferença de aproximadamente 20 mil unidades em relação ao Fiat, com 293.454 unidades e 273.537 exemplares, respectivamente.
Seguindo dados divulgados pela Fenabrave, em terceiro lugar ficou o Chevrolet Celta, com 149.044 e em seguida o Classic/Corsa Sedã, que garantiu a quarta colocação com 125.777, se garantindo como o sedã mais vendido do País. E fechando o pódio anual, acena o lançamento do ano. Parece que a Fiat acertou na receita e fez com que o novo Palio já obtivesse boas vendas em apenas quatro meses de vendas, que alavancou as vendas do hatch, com 105.794 unidades vendidas – que inclui o antigo Palio, o novo e o Economy.
E o sexto lugar ficou com o Fox – que tem vendas computadas com o aventureiro CrossFox –, que conseguiu atingir 102.826 unidades. Na sequencia, aparecem os sedãs Fiat Siena e Volkswagen, com 90.167 unidades e 87.210 modelos, respectivamente. O nono lugar surge o Ford Fiesta (86.204) e em décimo Renault Sandero (81.780).
Se na categoria de automóveis de passeio a liderança foi da Volkswagen (com o Gol em primeiro lugar), nos comerciais leves o título de vencedora foi da picapinha Strada, da Fiat, que totalizou 118.608 unidades, vendas bem maiores do que as da VW Saveiro, com 71.215 emplacamentos. E fechando o top 3, mais uma picape pequena se garantiu. A Chevrolet Montana somou 45.830 unidades. Em seguida brotou a Chevrolet S10 (42.818) e o Ford Ecosport (38.530).
Veja os vinte automóveis mais vendidos do Brasil e os cinco mais comerciais leves.
Automóveis de passeio
Volkswagen Gol – 293.454
Fiat Uno – 273.537
Chevrolet Celta – 149.044
Chevrolet Corsa Sedan – 125.777
Fiat Palio – 105.794
Volkswagen Fox – 102.826
Fiat Siena – 90.167
Volkswagen Voyage – 87.210
Ford Fiesta – 86.204
Renault Sandero – 81780
Chevrolet Agile – 73.255
Ford Ka – 63.764
Toyota Corolla – 53.147
Chevrolet Prisma – 51.063
Chevrolet Corsa Hatch – 41.954
Renault Logan – 39.086
Citroën C3 – 37.573
Peugeot 207 – 36.869
Fiat Punto – 36.547
Hyundai i30 – 35.717Comerciais leves
Fiat Strada – 118.608
Volkswagen Saveiro – 71.215
Chevrolet Montana – 45.830
Chevrolet S10 – 42.818
Ford Ecosport – 38.530
http://www.aweber.com/z/r/?jCycDBxMzLSsDGwMzAycrLRGtIxMnAxMrEwc
Rua Bernardino Salles, 265, Pouso Alegre, MG 37550-000, BRAZIL
To unsubscribe or change subscriber options visit: http://www.aweber.com/z/r/?jCycDBxMzLSsDGwMzAycrLRGtIxMnAxMrEwc |
0 comentários:
Postar um comentário