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Nissan Rogue 2011 é chamado nos EUA – direção com problema
Notícias Automotivas - Carros - Nissan Rogue 2011 é chamado nos EUA – direção com problema
A NHTSA determinou que a Nissan fizesse um recall do crossover Rogue 2011. O modelo vendido nos EUA teve registros de defeitos no sistema de direção.
Um suporte da placa de circuitos do sistema de direção assistida pode rachar e até romper-se por causa de estresse causado pelo uso.
Caso isso ocorra, o condutor precisará fazer mais esforço para virar o volante, o que pode ocasionar um acidente. Lembre-se que estamos falando de um modelo 2011, evidenciando um erro grave na produção da peça.
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Proton P3-21A: sucessor do Persona é flagrado na Malásia
Notícias Automotivas - Carros - Proton P3-21A: sucessor do Persona é flagrado na Malásia
A Proton está testando o sucessor do Persona, seu sedã médio de entrada que já está algum tempo no mercado malaio e também no chinês.
Seu substituto é identificado pelo código P3-21A e será inspirado no conceito Tuah, apresentado em 2010 no Salão de Kuala Lumpur.
Este novo sedã será maior e mais moderno, incluindo novas tecnologias e itens de segurança, incluindo faróis com LED.
O modelo das imagens carrega bastante camuflagem e mostra que pelo menos as portas traseiras não seguirão o mesmo estilo das do Tuah Concept.
Galeria de fotos de Proton P3-21A/Tuah Concept:
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Volkswagen Santana 2013: um Polo Sedan com tamanho maior na China
Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen Santana 2013: um Polo Sedan com tamanho maior na China
Enfim, segundo informações, este sedã das fotos é o Santana 2013! Fabricado pela Shanghai-VW na China, o novo carro será a opção de entrada dessa "divisão" da marca alemã naquele mercado.
O Santana 2013 já estava sendo prometido pela SAIC para substituir as gerações feitas no Brasil, sendo ambas fabricadas por lá durante algum tempo. No momento, apenas o Santana 3000 (nosso de 1991 em tamanho maior) continua em produção.
O best seller da Volkswagen foi o mais vendido da China durante muitos anos, e perdeu espaço para os mais modernos e sofisticados rivais, incluindo alguns da própria marca. Agora o Santana 2013 vai enterrar o modelo 91 e acabar com a festa de taxistas e frotistas no país, que tal como aqui, tem preferência pelo sedã.
Bom, em relação ao modelo flagrado, podemos dizer que se trata mais de um Polo Sedan modificado do que exatamente algo novo. A frente é bastante semelhante ao do médio mexicano, mas os faróis são mais simples, sem LED e com facho alto/baixo em uma só peça.
Repetidor de seta e lanterna estão posicionadas na extremidade da lente, próximo à grade. As lanternas traseiras são as mesmas do sedã compacto feito na Índia e Rússia. As portas traseiras não possuem quebra-vento falso e há vigia na coluna C.
Por enquanto, não há imagens do interior. Fala-se que o Santana 2013 terá motor 1.4 TSI com Start&Stop, além de versões 1.6 e 1.8 aspiradas no lugar de mais versões TSI. A redução de custo é o fator chave para o sucesso do Santana 2013 na China. A produção anual será de 60.000, podendo chegar a 350.000 em 2020.
Ele será um carro barato para ainda ser opção para taxistas e frotistas (versão Táxi), bem como para consumidores de baixa renda. Lembrando ainda que a VW não lançou uma marca de baixo custo naquele mercado.
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Volkswagen Santana 2013: o futuro do antigo sedã é flagrado na China
Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen Santana 2013: o futuro do antigo sedã é flagrado na China
Enfim, segundo informações, este sedã das fotos é o Santana 2013! Fabricado pela Shanghai-VW na China, o novo carro será a opção de entrada dessa "divisão" da marca alemã naquele mercado.
O Santana 2013 já estava sendo prometido pela SAIC para substituir as gerações feitas no Brasil, sendo ambas fabricadas por lá durante algum tempo. No momento, apenas o Santana 3000 (nosso de 1991 em tamanho maior) continua em produção.
O best seller da Volkswagen foi o mais vendido da China durante muitos anos, e perdeu espaço para os mais modernos e sofisticados rivais, incluindo alguns da própria marca. Agora o Santana 2013 vai enterrar o modelo 91 e acabar com a festa de taxistas e frotistas no país, que tal como aqui, tem preferência pelo sedã.
Bom, em relação ao modelo flagrado, podemos dizer que se trata mais de um Jetta modificado do que exatamente algo novo. A frente é bastante semelhante ao do médio mexicano, mas os faróis são mais simples, sem LED e com facho alto/baixo em uma só peça.
Repetidor de seta e lanterna estão posicionadas na extremidade da lente, próximo à grade. As lanternas traseiras são as mesmas utilizadas no Golf Variant. As portas traseiras não possuem quebra-vento falso e há vigia na coluna C.
Por enquanto, não há imagens do interior. Fala-se que o Santana 2013 terá motor 1.4 TSI com Start&Stop, além de versões 1.6 e 1.8 aspiradas no lugar de mais versões TSI. A redução de custo é o fator chave para o sucesso do Santana 2013 na China. A produção anual será de 60.000, podendo chegar a 350.000 em 2020.
Apesar da nova plataforma e do aparente tamanho maior, ele será um carro barato para ainda ser opção para taxistas e frotistas (versão Táxi), bem como para consumidores de baixa renda. Lembrando ainda que a VW não lançou uma marca de baixo custo naquele mercado.
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Effa começa produzir em janeiro e Lifan poderá ficar em Goiás
Notícias Automotivas - Carros - Effa começa produzir em janeiro e Lifan poderá ficar em Goiás
Trazemos mais informações exclusivas sobre as operações da Effa/Lifan no Brasil. A Effa Motors deve retomar a produção de utilitários em Manaus no mês de janeiro.
Já a Lifan deverá fixar-se em Anápolis/GO, porque a cidade capixaba de Linhares, que disputa a fábrica, não definiu uma área para a construção da fábrica, o que já foi feito por Goiás e com mais incentivos.
Essa planta começará a produzir em 2014, fabricando o 320. Atualmente o popular inspirado no MINI Cooper vem do Uruguai e não paga o IPI maior.
Depois do 320, o SUV X60 deverá ser feito por aqui, bem como uma nova picape que a Lifan deve mostrar em Guangzhou, China.
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Volkswagen revive passado na Holanda com sorteio de Kombi e Fusca antigos
Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen revive passado na Holanda com sorteio de Kombi e Fusca antigos
Uma onda entusiasta tomou conta da filial holandesa da Volkswagen. Depois da Camper motor home, nada mais do que nossa Kombi feita em São Bernardo do Campo/SP, agora mais clássicos estão sendo oferecidos pela marca naquele país.
Através do Facebook, a Volkswagen Holanda está promovendo um concurso entre os fãs da marca para sortear um antigo clássico. Havia duas opções no início, sendo um Fusca e uma Kombi, ambos da primeira geração.
No entanto, os holandeses escolheram a T1 (Kombi), que inclusive foi projetada por um holandês. Nesta nova fase, os internautas deverão votar nos itens tecnológicos que serão introduzidos na velha Kombi, restaurada pela VW, e que será entregue ao vencedor.
Os itens tecnológicos poderão ser conhecidos através da Fanwagen e inclui a impressão de recados do Facebook através de uma impressora no painel (10 posts), buzina transformada em mouse, placa traseira informando o estado do usuário, chat através dos retrovisores, nível de privacidade através da abertura ou fechamento das cortinas, fotos e textos nas portas laterais, porta-luvas vira "inbox", entre outros.
Até o dia 18 de dezembro, os internautas holandeses poderão escolher seus itens preferidos na T1. Além do carro, o vencedor vai receber um mapa com todos os seus amigos do Facebook.
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Paraná: consumidor já pode saber se carro usado foi sinistrado
Notícias Automotivas - Carros - Paraná: consumidor já pode saber se carro usado foi sinistrado
Um problema grave para muito consumidor na hora da compra é saber se um veículo usado foi sinistrado. Ou seja, saber se ele foi considerado irrecuperável pela seguradora em decorrência de acidente, incêndio, catástrofes, roubo, etc.
Depois do Distrito Federal, agora é a vez de o Paraná ter um sistema estadual para informar ao consumidor se um veículo foi sinistrado ou não por uma seguradora. Com números de placa e chassi, o consumidor pode verificar o histórico do veículo através do site do Detran.
O sistema vai buscar informações junto à Fenaseg, revelando a real situação do veículo. Caso o consumidor já tenha feito a compra em uma loja, possivelmente pode haver uma acordo amigável.
Mesmo assim, caso não haja acordo, o comprador pode entrar com ação no Procon, juizado especial ou mesmo na justiça.
[Fonte: Governo do Paraná]
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Chevrolet S10 2012: imagens da nova picape em flagrante no Vale do Paraíba
Notícias Automotivas - Carros - Chevrolet S10 2012: imagens da nova picape em flagrante no Vale do Paraíba
A Chevrolet S10 2012 está perto de ser lançada e unidades da nova picape da Chevrolet rodam com pouca camuflagem no Vale do Paraíba, em São Paulo.
Em São José dos Campos, um exemplar da Nova S10 2012 estava estacionado e revela muito do seu visual, embora ainda com camuflagem.
Note que as linhas são exatamente as mesmas da picape Chevrolet Colorado 2012 lançada recentemente. O modelo das fotos é uma versão básica, portando rodas de aço e acabamento interno sem detalhes mais refinados.
Galeria de fotos da Chevrolet S10 2012:
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Gráficos das vendas de carros em novembro de 2011
Notícias Automotivas - Carros - Gráficos das vendas de carros em novembro de 2011
Em novembro as vendas nacionais cresceram em comparação com outubro, ainda mais com o fantasma do IPI maior para importados rondando o mercado, o que favoreceu modelos nacionais. Dentre os populares, crescimento intenso em quase todos os modelos, com destaque para o salto de Gol e Uno, com 24.000 e 23.000 unidades vendidas. O Fiesta também se recuperou, após alguns meses ruins.
Nos sedãs populares, tudo continua como sempre. Mas uma reação interessante foi a do Siena, subindo forte e encostando no Voyage, quase lhe tirando o segundo lugar. No entanto, nos próximos meses as vendas do Siena terão uma leve queda, devido ao fato de que vem modelo novo por aí.
Abaixo temos o desempenho dos hatches médios neste mês de novembro. O Hyundai i30 não lidera mais, assim como aconteceu em outubro. Ele foi passado pelo Focus, que apenas manteve seu ritmo e conseguiu a liderança graças a uma forte queda do coreano. O Astra está em plena queda livre, já que deixou de ser produzido nas instalações da GMB.
E, por último, falemos dos sedãs médios. O Corolla continua na ponta, e teve um mês especialmente interessante devido à atualização do Civic, que fez com que a oitava geração caísse pelas tabelas. Interessante é ver o salto nas vendas de Cruze e Jetta, que deixaram o Civic bem para trás. Aliás, até mesmo o Fluence vendeu mais que o Civic neste mês. Nada mais justo, afinal, um bom produto ele é. Agora nos resta ver como será o desempenho do Novo Civic 2012 nas vendas. Será que passa Cruze e Jetta?
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Ford Edge chega à linha 2012 com novidades
Notícias Automotivas - Carros - Ford Edge chega à linha 2012 com novidades
A Ford anunciou nesta quinta-feira, 6, a linha 2012 do Edge, que chega com uma lista de equipamentos mais generosa e uma versão com tração traseira, além da atualização do sistema multimídia SYNC com comandos de voz agora em português, desenvolvido pela Microsoft, e GPS integrado.
O crossover de origem norte-americana ganhou 10 posições de ajuste no comando elétrico dos bancos dianteiros, incluindo ajuste lombar para motorista e passageiro na versão topo de linha, e revestimento em couro preto na variante SEL e cinza na Limited.
Novas tonalidades para a carroceria também foram incluídas. As cores cinza Oregon, vermelho Turim e azul Sevilha completam o leque de cores da linha 2011 do Ford Edge, compostas pelo preto Bristol, vermelho Córdoba, prata Dublin e branco Sibéria.
A versão de entrada do Edge, a SEL, tem preço de R$ 119,9 mil, enquanto a topo de linha Limited, com tração traseira, custa exatos R$ 133 mil. A variante mais cara também é oferecida com teto solar, que eleva seu preço final em R$ 142 mil. A Limited com tração 4×4 será comercializada por R$ 138 mil e R$ 147 mil, quando equipada com teto solar.
Após a venda do primeiro lote, o modelo ficará 5% mais caro.
Sistema SYNC
A nova geração do sistema multimídia SYNC foi desenvolvida para operar com comando de voz em português, idioma praticado no País, além de trazer navegador GPS com mapas atualizados pela rede TeleAtlas. O software, desenvolvido em parceria com a Microsoft, permite operar telefone, navegador, sistemas de entretenimento e climatização a bordo com um padrão inédito de segurança.
“O sistema SYNC segue o conceito de tecnologia a serviço da segurança: mãos no volante e olhos na estrada. Ele é o mais completo e funcional entre os equipamentos desse nível encontrados nos veículos vendidos no nosso mercado”, explica Cláudio Moles, gerente de Engenharia da Ford.
No desenvolvimento do sistema de reconhecimento de voz em português foram incluídos sinônimos e significados para que ele obedeça aos comandos com mais agilidade. O sistema operacional e multimídia é disponível também em inglês e espanhol, além de português.
Para favorecer o uso intuitivo, os comandos de voz são identificados no painel central e no mostrador por cores diferentes para telefone (amarelo), navegador (verde), entretenimento (vermelho) e climatizador (azul). As mesmas funções também podem ser controladas por teclas no volante ou pela tela central touchscreen.
O comando de voz pode ser usado, por exemplo, para fazer chamadas no celular, buscar um nome na agenda, trocar arquivos de fotos, agenda ou músicas via Bluetooth e ler mensagens de texto SMS. O sistema também dá acesso a todas as funções do computador de bordo, como autonomia, temperatura, velocidade média, consumo e outras.
A central multimídia possui comandos de voz em português para controle do rádio, CD/MP3, USB, cartão de memória SD, entrada de áudio/vídeo e rádio HD, uma novidade que o equipamento antecipa no Brasil. Da mesma forma, pode-se controlar a temperatura e a ventilação da cabine.
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Carros: projetos brasileiros (parte 4)
Notícias Automotivas - Carros - Carros: projetos brasileiros (parte 4)
Projetos brasileiros. Não é porque fomos nos aproximando do século 21 e entramos nele que nossa indústria deixou de ter projetos exclusivos. Muitos modelos foram desenvolvidos para nosso mercado, e dentre eles alguns chegaram a ser enviados para venda em outras partes do mundo. Confira.
2003 – Chevrolet Montana
Importância: Trazer um desenho que aparentava ser maior do que realmente era
Se a pick up Corsa sempre foi equilibrada no desenho porém limitada quanto a capacidade de carga, sua sucessora resolveu a questão e trouxe formas e soluções ousadas que criaram seguidores. A Montana surge como a maior variação do Corsa.
Sua caçamba, alta e larga, impunha respeito e seus dois degraus laterais davam o tom de ousadia e traziam uma referência de pick ups antigas a ela. O desenho da caçamba recorreu ao uso da lateral reta para dar volume ao desenho e as portas pequenas era complementadas por janelas laterais fixas, dando um ar de cabine estendida. Substituída pela Montana feita com base no Agile, ela ainda assim, apesar de ter 8 anos, parece mais moderna que sua sucessora. Curiosidade: Foi o primeiro carro lançado a ter só versões com motor flexfuel, no caso o 1.8.
2003 – Ford EcoSport
Importância: Criar um novo segmento de mercado
Todos queriam ter um "jipinho", mas poucos podiam pagar. Isso era uma constatação antiga e que já tinha tido resposta por parte da Fiat, com a Adventure. Mas a Ford foi mais longe. Com base do Fiesta lançado no ano anterior, lançou um pequeno utilitário, com tudo que um fora de estrada exibia externamente: Suspensão alta, pneus de perfil alto, posição de dirigir acima dos outros carros e a cereja do bolo, um estepe pendurado na tampa traseira.
O sucesso foi imediato. Em pleno mercado retraído, havia filas de espera por um e até ágio. Um concorrente real só foi surgir agora, com o Renault Duster. Curiosidade: Vários projetos feitos sobre a base do EcoSport foram pensados, como um Eco de 2 portas e capota de lona e até mesmo uma pick up, que seria a substituta da Courier. Todos foram engavetados devido a capacidade de produção limitada da fábrica em Camaçari, BA.
2003 – VW Fox
Importância: Tentar criar um sucessor para o Gol com novas idéias
Após o lançamento do Polo, em 2002, a VW já sabia que este seria muito caro para ter um sucesso tão grande quanto o do Gol. Partindo da mesma plataforma, foi criado então o Fox, um carro moderno mas que custaria menos e teria mais chances de sucesso no mercado. Assim como a Ford e a Chevrolet, a VW sabia que o consumidor queria um carro com posição de dirigir mais alta.
Interpretando isso, surge um carro compacto, com um perfil monovolume e soluções internas boas para dar mais espaço, como banco traseiro deslizante e gaveta abaixo do banco do passageiro. Ainda que não tenha conseguido substituir o Gol, obteve mais sucesso que o Polo e era até pouco tempo exportado para a Europa. Curiosidade: O CrossFox nasceu na verdade como um até despretensioso conceito, junto com o Fox Pepper, um Fox esportivo. Mas o sucesso foi tão grande que dois anos depois ele foi finalmente lançado.
2004 – Ford Fiesta Sedã
Importância: Tentar conciliar uma traseira a um projeto bem feito sem estragar suas linhas
O Ford Fiesta, lançado em 2002, era belo. Seu perfil alto, quase como uma minivan, trazia ousadias como lanternas na coluna traseira e amplos faróis com canhões à amostra. A criação de um sedã sobre este desenho era arriscada e não muito bem sucedida pelo Polo (por problemas de proporção) e principalmente pelo Clio Sedã, quase um desastre.
Querendo ser um carro um pouco mais refinado, o Fiesta sedã surgiu com uma forte inspiração no Mondeo e trazendo luxos como braços pantográficos na tampa traseira. Alta e curta, sua traseira o deixou tão equilibrado quanto o hatch, com um peso apenas 20 kg maior. Curiosidade: Poucos sabem, mas em baixo do carpete do porta malas dele existem algumas cavidades para guardar pequenos objetos que juntas somam 9 litros de capacidade.
2005 – Chevrolet Vectra
Importância: Substituir um carro de sucesso sem estourar o orçamento
Estávamos vivendo a "geração perdida". Se no fim da década de 90 tínhamos vários carros no mercado em sintonia com os mercados desenvolvidos, no meio dos anos 2000 a história era outra. Como existe um tempo longo entre a decisão de fabricar um carro em um país até sua efetiva comercialização, este tempo combinou os lançamentos com uma baixa no mercado.
Assim, no começo dos anos 2000 tínhamos vários carros à disposição de poucos compradores. Após 2003, mesmo com a economia entrando em rota de crescimento, tínhamos perdido projetos para outros países ou simplesmente perdido os projetos. Entre esses estava o Vectra. Lançado com toda a pompa e circunstância em 1996, em sintonia com a Europa, vendia uma fração dos seus tempos áureos.
Na Europa já tinha sido substituído (por um mais moderno, mas bem mais sem graça, é verdade) e que não poderia ser produzido aqui devido aos custos. Com o lançamento do Astra na Europa em 2003 (outro que perdemos), viu-se a oportunidade aí de fazer um sedã sobre ele. E assim foi feito. O nosso Vectra tornou-se um "Astrão" e ganhou após algum tempo a versão hatch chamada de GT… o Astra que tínhamos perdido. Curiosidade: Em alguns mercados da Europa era vendido o nosso Vectra, produzido na Polônia com a carroceria enviada daqui… Seu nome? Astrã sedã, oras.
2006 – Chevrolet Prisma
Importância: Ser um sedã independente, um passo além dos populares
Pelo menos é isso que queriam os marqueteiros da GM. Apresentado em 2006, o Prisma era um sedã. Mas nunca foi apresentado como a versão sedã do Celta. Com intuito de ser o próximo degrau após o carro popular, era só vendido com o motor 1.4. Apesar de seu desenho ser bonito (até mais que o do Celta que tinha acabado de ganhar uma reestilização), nunca foi exatamente um grande sucesso.
Seu irmão mais velho, o Classic, sempre foi mais barato e melhor acabado. Foi mais uma tentativa de vender o mesmo por mais. Alguns anos depois, em 2009 ele passa a contar também com o motor 1.0. Curiosidade: Para se diferenciar do Celta, ele nunca usou a nomenclatura do irmão, Life, Spirit e Super. Usava a do Corsa, Joy e Maxx.
2007 – Fiat Palio reestilizado pela terceira vez
Importância: Um projeto de sucesso que perdeu beleza e foi substituído pelo… modelo antigo
O Fiat Palio pode ser acusado de tudo, menos de ficar parado. A cada 3 ou 4 anos ele é inteiramente reformado. E a aguardada mudança de 2007 foi um balde de água fria. Sempre um carro bonito, onde a cada reestilização aparecia algo novo, a quarta reforma foi um ponto fora da curva. Os faróis grandes de dupla parábola deram lugar a um simples. Linhas mais retas na grade não agradaram. Mas quem foi severamente atacada foi a traseira.
Pela primeira vez as lanternas não eram os destaques. Ganharam orientação horizontal e muitos diziam ser cópias do Daihatsu Charade vendido aqui na primeira metade dos anos 90, o que não soava como elogio. Suas vendas caíram e apesar de pouco mais de um ano após a apresentação ter ganhado a frente do Siena, com faróis duplos e nova grade, o fato é que o estrago já estava feito. Curiosidade: Com o lançamento do novo Palio, este sim 2ª geração, o Fire continuará a ser vendido, e não esta versão, padrão que se repete desde a primeira reforma, em 2000.
2007 – VW Golf
Importância: Reestilização de um carro usando como base linhas de duas gerações seguintes
O Golf é um carro aclamado tanto pela crítica, graças à sua dirigibilidade, quanto pelo público, por ser um produto sólido. Mas tudo tem limite. Já tínhamos perdido o Golf V e estávamos vendo o lançamento do Golf VI quando a VW quis dar um ar mais moderno ao nosso. Surge um carro de linhas desproporcionais, faróis grandes e lanternas idem. Se o formato deste par estava em sintonia com os VW vendidos no mundo, a carroceria não.
Se antes ele era antigo, agora continuava antigo e somava a isto desproporção. Seu conjunto mecânico, embora sem nada de especial (mas muito bem acertado), porém, ainda o sustenta. Curiosidade: No lançamento do Golf reestilizado, os projetistas diziam que a composição grade e para choque formavam um V e um W e as lanternas tinham os refletores feitos para parecerem turbinas de avião. Você viu isso?
2007 – Renault Sandero
Importância: Ser o primeiro projeto nacional da Renault
Embora fosse ser comercializado mesmo só em janeiro de 2008, o Sandero fez sua aparição pouco depois do lançamento do Logan. Se a Renault brasileira andava desgostosa graças aos acontecimentos (não produziria o Clio III, perdeu a produção do Modus, a Scénic já não era nem sombra do sucesso que tinha feito e o Megane não saiu da promessa de ser sucesso), ela transformou isso em ideias e fez um carro novo sobre a plataforma do Logan.
Enquanto todos esperavam um Logan sem traseira, eis que surge um hatch maior que todos seus concorrentes, de linhas recortadas e interessantes, com refinamentos de vincos que variavam luz e sombra. Sobre um projeto que tinha que ser obrigatoriamente barato, surge um compacto bonito que lembrava as linhas recortadas de Chris Bangle, designer da BMW. Curiosidade: O Sandero também está no Duster. Suas portas dianteira são exatamente as mesmas, o que obrigou as portas traseiras terem o mesmo vinco em forma de meia lua.
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Crianças transportadas em cadeirinhas no banco traseiro são salvas em acidentes
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Um bebê escapou da morte por estar preso numa cadeirinha, no banco traseiro de um carro que capotou na Avenida Brasil, na altura do Caju, na tarde desta segunda-feira, 05/12/11, no Rio. A menina Thaís Leite, de 1 ano e 4 meses, sofreu apenas escoriações.
O acidente, com colisão seguida de capotagem, envolveu dois carros e um caminhão. Além do bebê, Helder Leite, de 35 anos, e Alexandre Leite, de 32, que usavam o cinto de segurança e que também estavam no veículo, não se feriram com gravidade.
Caso não tivesse sido cumprida a norma prevista na Resolução/ Contran 277/08, que regula, desde 1º de setembro do ano passado, o transporte de menores de dez anos nos veículos com utilização obrigatória de dispositivos de retenção, além da obrigatoriedade do uso de cinto de segurança previsto no Art 65 do Código de Trânsito Brasileiro, o resultado do acidente poderia ter sido outro.
A Resoução 277/08, do Conselho Nacional de Trânsito, estabelece que as crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto ou conversível”. As com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha”.
As crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação” (booster). As crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos deverão utilizar o cinto de segurança do veículo. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê (Art.168), para quem descumprir tal norma, a penalidade de multa no valor de R$ 191,54, tratando-se de infração de natureza gravíssima, com perda de sete pontos na carteira.
Antes mesmo de entrar em vigor, em território nacinal, tal norma preventiva, de extrema importância na segurança dos menores de dez anos, foi alvo de críticas por parte de alguns proprietários de veículos, que consideraram tratar-se de mais uma regra de circulação de trânsito cuja finalidade seria o lucro de fabricantes e a arrecadação de multas. Um outro argumento, dos que não se conformaram com a nova norma legal, foi que tais exigências não se aplicam a veículos de transporte coletivo, aos de aluguel, a táxis e aos veículos escolares.
No entanto, é preciso lembrar que uma norma de trânsito tem parâmetros e limites de alcance. É muito complexo generalizar normas de segurança de trânsito. Vale aqui inclusive lembrar que os ônibus de transporte de passageiros, municipais ou intermunicipais, onde o trajeto seja permitido viajar em pé, de acordo com o disposto na Resolução CONTRAN 14/98, não é exigido o cinto de segurança como equipamento obrigatório em tais veículos.
Cada caso é um caso. A finalidade precípua da regra é a maior segurança de crianças no interior dos carros particulares, sendo inequivocamente um grande avanço, fazendo com que sejam reduzidos os riscos em casos de colisão ou desaceleração repentina do veículo, limitando o deslocamento do corpo da criança contra o banco dianteiro ou o para-brisa.
É inegável, no entanto, que a norma terá que ser revista para que também se estenda aos veículos escolares que normalmente dispõem de cintos sub abdominais nos bancos traseiros que não protegem as crianças, além de que os bancos de tais veículos são menores dificultando o ajuste das cadeiras de segurança. O ideal é que as fábricas comecem a fabricar um veículo padrão de transporte de escolares e que se determine um prazo de até cinco ou seis anos para que toda a frota de veículos escolares se renove.
Para comprovar, com outro fato concreto, a importância das cadeiras nos bancos traseiros no transporte de crianças, não custa lembrar o grave acidente em que os gêmeos ( dois bebês) Ingrid e Igor, por estarem afivelados ao equipamento escaparam ilesos de um, no Aterro do Flamengo, no Rio, na tarde de 06 de julho de 2009, conforme matéria de primeira página de ‘O GLOBO’ de 07/07/09, após a mãe das crianças ter perdido o controle do veículo que conduzia, rodopiar e somente indo parar na contramão de direção, colidindo violentamente com outro veículo.
A motorista, por estar fazendo uso do cinto de segurança, resultou ferida apenas levemente. No entanto, as consequências daquele acidente poderiam ter sido trágicas para aquela família. Tal e qual o capacete para os motociclistas, na proteção do traumatismo crânio-encefálico, a maior causa de morte nos acidentes com motos- só crianças acima de 7 anos podem ser transportadas em garupas de motos- o uso do cinto e das cadeirinhas nada mais são do que uma simples questão de hábito.
Quanto mais se usa, mais rápida é a adaptação. Ressalte-se que as cadeiras e almofadas de elevação precisam possuir o selo de conformidade com as normas do Inmetro. É preciso verificar também a existência de identificação do fabricante.
O fato é que grande parte das mortes e graves lesões ocorrem porque os ocupantes são lançados para fora do carro ou contra o para-brisa ou banco dianteiro. Os diagnósticos sobre acidentes de trajeto são bem conclusos hoje, sendo importante ressaltar que a função básica do cinto e da cadeira é evitar o segundo impacto, mantendo motorista e passageiros seguros ao banco, observado o fato de que num acidente ocorrem duas sucessivas colisões.
A primeira, do veículo com o obstáculo. A segunda, dos ocupantes com alguma parte do interior do veículo, além dos que são arremessados para fora do veículo, colidindo com o solo ou objetos fixos ou outro veículo em circulação na via pública.
Assim sendo, o ideal é que se compreenda os benefícios do uso dos equipamentos de segurança na proteção da integridade física e consequentemente na defesa da vida. Trânsito é meio de vida, não de morte e tragédias. A cadeirinha nos bancos traseiros é muito bem vinda, tal e qual foi a Lei Seca. Em caso em que 4 crianças, menores de dez anos tenham que ser transportadas num veículo de 5 lugares, a de maior estatura poderá ser conduzida no banco da frente.
Excepcionalmente, nos veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser utilizado neste banco, utilizando-se sempre o dispositivo de retenção adequado ao peso e altura da criança.
Quem ama seus filhos não pode deixar de cumprir as regras previstas na Resolução 277/08 do Conselho Nacional do Trânsito. As cadeirinhas, os assentos de elevação e o cinto de segurança salvam vidas. Os fatos comprovam.
Milton Corrêa da Costa é coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro
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Dodge revela teaser do Dart, seu novo sedã médio
Notícias Automotivas - Carros - Dodge revela teaser do Dart, seu novo sedã médio
Com apresentação mundial no Salão de Automóvel de Detroit, que acontece entre os dias 9 e 22 de janeiro nos Estados Unidos, o novo sedã Dart da Dodge foi revelado em partes pela Dodge em teaser divulgados hoje (6). De porte médio – considerado compacto lá fora –, o modelo até então conhecido como Hornet durante seu período de testes terá Chevrolet Cruze, Ford Focus, Honda Civic e Hyundai Elantra como principais concorrentes.
As imagens divulgadas revelam principalmente a dianteira e traseira do sedã, esta primeira já conhecida por muitos através de flagras e projeções. O teaser da parte traseira do Dart 2013, no entanto, revelam as lanternas que percorrem toda a tampa do porta-malas, destacando o nome da Dodge na parte central.
Construído sobre a plataforma do Giulietta, da italiana Alfa Romeo, o Dodge Dart promete entregar apelo esportivo e boa rigidez torcional. Na motorização, haverá um motor 2.0 litros, além de um 2.4 e 1.4 turbo da linha MultiAir. O câmbio poderá ser manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem. Está prevista ainda uma terceira opção de transmissão, ainda não divulgada.
Achou o nome do novo automóvel familiar? Pois é, o Dart (dardo, em português) foi um automóvel feito pela Dodge, entre os anos de 1960 a 1976. O Dart foi introduzido como um carro grande em 1960; em 1962 tornou-se um carro de tamanho médio e, finalmente, e produzido em versão compacta entre 1963 e 1976.
A Dodge utilizou o nome Dart nos anos 50, para um carro com chassi Ghia, numa exposição de carros. No Brasil, o modelo foi produzido a partir de 1969.
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Chevrolet Volt: proprietários saem em defesa do elétrico americano
Notícias Automotivas - Carros - Chevrolet Volt: proprietários saem em defesa do elétrico americano
Em carta aberta, através do Facebook, 230 proprietários do Chevrolet Volt saíram em defesa do modelo nos Estados Unidos, incluindo uma ex-governadora.
Diante dos sérios resultados do crash test promovido pela NHTSA, que registrou incêndio nas baterias de lítio do Volt, a GM paralisou temporariamente as vendas do modelo e até decidiu comprar de volta os carros dos clientes inseguros.
Os donos do Volt dizem que amam o carro e defendem que como no caso dos carros a gasolina, que em caso de acidentes tem seus tanques esvaziados, seja necessário também descarregar as baterias do elétrico.
Até agora, nenhum caso de incêndio foi registrado pelos proprietários de Volt, mas mesmo assim, a GM decidiu oferecer carros reserva e mesmo adquirir unidades de donos que se sintam inseguros.
Galeria de fotos do Chevrolet Volt no Brasil:
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Ford anuncia novo investimento e confirma chegada dos novos EcoSport e Ranger
Notícias Automotivas - Carros - Ford anuncia novo investimento e confirma chegada dos novos EcoSport e Ranger
Durante a coletiva de balanço de 2011, Marcos Oliveira, presidente da Ford do Brasil e do Mercosul, anunciou os planos da empresa norte-americana para os próximos anos no País. O executivo confirmou a chegada das novas gerações do crossover EcoSport e da picape-média Ranger para 2012, além de revelar um terceiro veículo global que será lançado no Brasil nos próximos anos.
No entanto, o destaque vai para a fábrica paulista de São Bernardo do Campo, que receberá um investimento de R$ 800 milhões para a produção do "tal" veículo global, ainda não divulgado. Porém, tudo indica que este modelo seja o sucessor do pequeno Ka, que deverá ser baseado no Start Concept mostrado em outubro passado no Salão do Automóvel de São Paulo.
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Picapes: faltam airbags laterais e de cortina em nosso mercado
Notícias Automotivas - Carros - Picapes: faltam airbags laterais e de cortina em nosso mercado
Nosso mercado possui várias ofertas de picapes, sendo que neste momento tem parte das opções sendo renovadas. Apesar dos recentes lançamentos oferecem vários sistemas eletrônicos de segurança como controle de tração e estabilidade, por exemplo, bolsas infláveis adicionais ainda estão em falta.
Mesmo alguns modelos não oferecem nem airbag duplo frontal, e mesmo modelos importados oficialmente também não dispõe de airbags laterais e de cortina, por exemplo.
Talvez essa situação mude com a chegada de novos players no segmento de picapes. Quem passar a oferecer tais itens já estará em vantagem diante dos concorrentes.
Em crash test realizados por institutos como NHTSA, IIHS, NCAP, as picapes sempre ficam em desvantagem na proteção dos ocupantes, embora a Nova Ranger 2012 tenha conseguido inéditas cinco estrelas no Euro NCAP. Será que ela terá pacote completo de airbags? Seria bom.
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Yamaha Factor YBR 125 ganha série especial Black Edition limitada a 3 mil unidades
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Em comemoração ao um milhão de unidades produzidas da Factor YBR 125, desde que foi lançada, em 2010, a Yamaha lançou uma nova edição especial para o modelo. Limitada a 3 mil unidades, a versão nomeada de Black Edition foi apresentada pela marca japonesa no Salão Duas Rodas, e como o próprio nome indica, traz elementos em preto fosco.
As aletas laterais do tanque de combustível, detalhes do motor, para-lama dianteiro, tampas laterais, suporte da pedaleira traseira e escapamento são os principais itens pintados na cor Matt Black – já utilizada na Fazer 250 Limited Edition e na YZF-R1. Há ainda adesivos reflexivos em vermelho nos piscas dianteiros e traseiros (com lentes cristal) e nas rodas de liga-leve, calçadas nos novos pneus Metzeler ME Street, nas medidas 2,75 – 18 42P (D) e 90/90 – 18 57P (T).
O preço da Yamaha Factor YBR 125 Black Edition é de R$ 6.851, o mesmo valor da versão ED.
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Carlos Ghosn fala sobre carro elétrico no Brasil e outros assuntos
Notícias Automotivas - Carros - Carlos Ghosn fala sobre carro elétrico no Brasil e outros assuntos
Carlos Ghosn, presidente da Renault-Nissan, deu uma palestra na FGV – Fundação Getulio Vargas – no Rio de Janeiro, falando sobre carro elétrico, custos e competição no mercado.
Ghosn afirma categoricamente que não há como vender carro elétrico no Brasil por falta de estrutura para atender a demanda. Ele defende que haja uma parceria público-privado para incentivar a aquisição de carros elétricos.
O chefe da Renault-Nissan também falou dos preços dos carros no país, afirmando que não são altos e aqui a Nissan tem lucros na média global.
No mesmo assunto, Carlos Ghosn fala dos custos de matéria-prima no país, que mesmo sendo o maior produtor de minério de ferro do mundo, tem aço mais caro que no exterior. Por fim, ele diz que os carros nacionais não são carroças, e que a competição traz modelos mais modernos.
Pois é, o Nissan Leaf agora parece muito mais distante do consumidor brasileiro. Caminho aberto para os híbridos? Pode ser uma solução para contornar o problema da infraestrutura. E o incentivo fiscal? Isso é uma outra história. Veja o vídeo abaixo:
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Volkswagen Touareg com visual de Cross Coupé daria certo?
Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen Touareg com visual de Cross Coupé daria certo?
A Volkswagen apresentou no Japão o conceito Cross Coupé, um modelo que além da nova proposta, traz um estilo bastante diferente do contemporâneo utilizado pela marca.
Mas como quase todo conceito anuncia o futuro de uma montadora, podemos esperar linhas de expressão na próxima fase de estilo da Volkswagen inspiradas no Cross Coupé.
Partindo dessa idéia, o designer Theophilus Chin resolveu introduzir o perfil do Cross Coupé no atual Touareg. Ele questiona se esse poderia ser o visual do face-lift para 2013. Daria certo?
[Fonte: Theophilus Chin]
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