Hyundai i30 CW 2012: futura perua coreana ganha projeção
Notícias Automotivas - Carros - Hyundai i30 CW 2012: futura perua coreana ganha projeção
Baseando-se no novo i30 2012, o designer Theophilus Chin fez a projeção da futura perua i30 CW 2012. Tal como o hatch, a versão perua da nova geração logo deverá estar surgindo no mercado internacional.
O design parece coeso e o estilo de linhas fluídas está presente na projeção. Se não for igual, será pelo menos muito parecida na parte traseira.
Falando em i30 2012, com a alta do IPI para carros importados e por ser também uma grande novidade no mercado, será que o hatch coreano conseguirá manter a liderança do segmento na próxima geração? Achamos muito difícil.
[Fonte: Theophilus Chin]
Clique aqui para fazer um comentário.
BMW i3 poderá usar motor de motocicleta como gerador
Notícias Automotivas - Carros - BMW i3 poderá usar motor de motocicleta como gerador
O BMW i3 é a proposta de carro urbano e compacto 100% elétrico da marca germânica. No entanto, já está previsto uma versão com alcance estendido.
A BMW não parecia interessada em adotar um motor de automóvel como gerador no i3, mas um motor de motocicleta teria sido sugerido para o projeto do veículo.
Neste caso, parece que a engenharia da BMW viu com bons olhos o uso de um motor compacto para geração de energia em auxílio às baterias do i3. A idéia parece boa.
[Fonte: Consumer Reports]
Clique aqui para fazer um comentário.
Bentley Continental GT 2012: Campeão do UFC compra seu primeiro carro novo por R$350.000
Notícias Automotivas - Carros - Bentley Continental GT 2012: Campeão do UFC compra seu primeiro carro novo por R$350.000
Muitos consumidores, alguns até com bom poder aquisitivo, nunca imaginariam ter como primeiro carro novo um Bentley Continental GT 2012.
Pois é, esse sempre foi o sonho de consumo de Jon Jones, nova revelação do MMA e atual campeão do UFC.
Com apenas 24 anos, Jones não pensou duas vezes e assinou o cheque para ter seu Bentley na garagem. O valor do veículo é equivalente a R$350.000.
No entanto, Jon Jones se recupera de uma lesão e vai ficar meses fora das lutas. Pelo lado bom, ele terá tempo para curtir sua nova aquisição.
[Fonte: R7]
Clique aqui para fazer um comentário.
Lexus LFA ganha configurador exclusivo para atender clientes
Notícias Automotivas - Carros - Lexus LFA ganha configurador exclusivo para atender clientes
A Lexus desenvolveu um configurador virtual para que os clientes possam escolher alguns itens que desejar.
Chamado de Lexus Customer Experience, permite ao cliente escolher 30 cores diferentes, sendo 20 especiais. Além disso, seis cores para pinças de freio e três tipos de pneus.
Por dentro, o cliente pode escolher entre 12 tipos de acabamento em couro e 10 diferentes de Alcantara, com adição de qualquer cor à costura dos bancos.
Além disso, oito itens do acabamento interno podem ser modificados pelo cliente, como detalhes do volante, acabamento das portas, formato dos bancos, entre outros.
Clique aqui para fazer um comentário.
Volkswagen inaugura novo centro de estilo em São Bernardo do Campo/SP
Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen inaugura novo centro de estilo em São Bernardo do Campo/SP
A Volkswagen inaugurou hoje um novo centro de estilo e design na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP. O evento contou com a presença de vários diretores da Volkswagen e fornecedores, destacando a presença do presidente da VW do Brasil Thomas Schmall, do diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa André Senador, do gerente executivo de Design e Package Luiz Alberto Veiga e o piloto Rainer Zietlow.
Batizado de Volkswagen Design Center, a nova instalação fica na Ala 17 da Anchieta (a “área 51″ da VWB)e vai prover não só o desenvolvimento de novos produtos para o Brasil e exterior, bem como também ajudar na formação de profissionais qualificados. O novo complexo possui um centro de realidade virtual, inaugurado em 2008, que utiliza tecnologia 3D para simulação de novos projetos.
No Design Center, todo o processo de criação de um novo projeto pode ser executado, passando pelas áreas de Package & Strak, Design Shape e Serviços. Depois do design concluído, um novo veículo passa pela área de Package, onde os tamanhos e componentes do veículo serão dimensionados para atender o projeto.
Logo após, completados os sketches (esboços) e definido seus parâmetros dimensionais no Package, o projeto então passa para a fase do clay, onde um modelo em escala 1:1 será feito através de massa de modelar. Nessa fase, o novo projeto recebe vários componentes de um veículo comum, como faróis, vidros e grade, por exemplo, sendo assim definido o visual geral do novo modelo.
Também é definido como será o interior, seu estilo e desenho, painel de instrumentos, interior das portas, teto e outros itens do acabamento interno. Depois, o passo é o desenvolvimento de uma identidade visual para o projeto, através do setor de Color & Trim, onde são definidos os materiais, texturas, cores, seguindo a tendência proposta para o projeto.
Até aqui, vimos como é feito todo o processo de desenvolvimento de um novo produto. Além disso, no mesmo espaço pudemos observar alguns dos componentes testados para um novo modelo, bem como um modelo do Fox em clay e os modelos Gol Vintage e Saveiro Rocket.
Após essa etapa, o projeto é enviado para o crivo do Design Center em Wolfsburg, onde o projeto será submetido à avaliação técnica através da fase de construção de superfície matemática. A base do processo é um scanning do modelo final.
Também conhecemos a área onde os estudantes estavam executados provas do concurso Talento Design Volkswagen. Tendo alguns deles apresentado seus trabalhos.
O resultado de todas as etapas mencionadas será enviado para avaliação de viabilidade técnica e financeira, através das áreas de engenharia, planejamento industrial, produção e outras áreas da empresa para definição do modelo virtual, que dará origem a criação de ferramental e equipamentos para sua produção.
A Volkswagen ainda investe na formação de designers através do concurso Talento Design, criado pela empresa em 1998. Estudantes de Desenho Industrial, Arquitetura, Moda, Design de Produto ou Design Gráfico criam projetos de acordo com um tema proposto pela Volks.
De lá, já saíram vários designers que hoje trabalham em outras divisões da Volkswagen no exterior, e mesmo em outras marcas do grupo.
Desde 1966, que a Volkswagen possui o primeiro centro de desenvolvimento e pesquisa de novos produtos do Brasil. Mas somente na década de 70 é que o departamento de Design Volkswagen do Brasil elaborou projetos criados por aqui.
Tudo começou com o SP2 (1972), seguido logo depois pela Brasília (1973). Depois de vários projetos, o Design Volkswagen do Brasil elaborou o Fox, modelo que utilizou um novo conceito de espaço interno em um carro compacto.
Projeto Panamericana 75
O projeto Panamericana 75 é uma homenagem aos 75 anos da rodovia mais extensa do mundo, que vai da Terra do Fogo no sul até o Alaska.
Uma Touareg 2012 pilotada por Rainer Zietlow, percorreu 25.600 em apenas 11 dias, 17 horas e 22 minutos, estabelecendo um novo recorde.
O Touareg 3.0 TDI entrega 228 cv e 56,1 kgfm, e utiliza apenas diesel com 15 ppm (partes por milhão) de enxofre. Com ele, Zietlow saiu da Argentina, atravessando as altas montanhas dos Andes, as florestas da América Central e finalmente cortando EUA e Canadá até chegar ao ponto mais ao norte do Alaska.
Foi preciso um grande suporte por parte dos patrocinadores e fornecedores de combustível para que a viagem transcorresse sem maiores problemas. Para atravessar 14 países e os 25.600 km, Zietlow teve a companhia de Carlos Fernandez e Marius Biela.
Evento a convite da Volkswagen.
Clique aqui para fazer um comentário.
Renault vai fornecer 15.600 veículos elétricos para o governo alemão
Notícias Automotivas - Carros - Renault vai fornecer 15.600 veículos elétricos para o governo alemão
A Renault assinou um acordo com o governo francês para fornecimento de 15.600 veículos elétricos. Eles serão utilizados pelo serviço estatal de correios e outros departamentos do estado, o La Poste.
Recentemente o governo francês anunciou a aquisição de 25.000 carros elétricos para seus serviços. Pelo menos a maioria será fornecida pela Renault, sendo 10.000 para o La Poste e 5.600 para outros serviços do governo.
A PSA também deverá ganhar um contrato de fornecimento de carros elétricos para atender 3.900 funcionários públicos franceses.
[Fonte: Le Figaro]
Clique aqui para fazer um comentário.
Chevrolet Sonic terá versão esportiva em breve
Notícias Automotivas - Carros - Chevrolet Sonic terá versão esportiva em breve
A GM está de olho no segmento de compactos esportivos, e promete uma versão esportiva do Sonic.
No entanto, o Sonic esportivo não vai adotar as letras SS. Isto porque alguns críticos alegam que a GM manchou esta denominação com veículos de baixo desempenho. O que não deixa de ser verdade, mesmo aqui no Brasil.
Acredita-se que para o mercado americano, o Sonic esportivo terá motor 1.4 Turbo e transmissão de seis marchas. O modelo deverá chegar por volta de 2013.
[Fonte: Weblogs]
Clique aqui para fazer um comentário.
Range Rover Evoque poderá ter versão 2.0 EcoBoost com 300 cv
Notícias Automotivas - Carros - Range Rover Evoque poderá ter versão 2.0 EcoBoost com 300 cv
Pelo título da matéria, a primeira impressão é que a Land Rover ainda está sob o guarda-chuva da Ford.
No entanto, mesmo sob o controle do indiano Ratan Tata, a marca inglesa ainda possui um acordo técnico com a marca do oval azul.
Por isso, o Range Rover Evoque poderá ganhar uma versão bastante potente em breve. E para quem gosta de downsizing, será um prato cheio, já que o motor usado deverá ser um 2.0 EcoBoost com 300 cv.
O Evoque atual não passa de 240 cv. No entanto, para que os 300 cv caibam dentro do modelo, a LR terá que criar uma nova denominação para a versão mais potente.
O problema é que a marca inglesa utiliza a designação Supercharged para este tipo de versão, o que não combina com o EcoBoost. Resolvido esse problema "técnico", o Evoque ficará bem mais divertido.
[Fonte: Autocar]
Clique aqui para fazer um comentário.
Riich G2: compacto Premium da Chery aparece com mudanças visuais
Notícias Automotivas - Carros - Riich G2: compacto Premium da Chery aparece com mudanças visuais
A Chery testou o Riich G2 durante um bom tempo, mas o compacto Premium chinês só deverá ser apresentado em definitivo no Salão de Guangzhou, em dezembro.
O modelo apareceu recentemente com novos faróis e traseira com novo visual. Os faróis agora possuem lente complexa, o que dá um melhor destaque visual.
Na traseira, as lanternas agora estão ligadas através de uma peça pintada de preto e com um friso cromado, onde estão fixados o logotipo da Riich e as identificações do modelo e versão.
O visual sem dúvida melhorou bastante e poderia ser um produto interessante para o mercado nacional. Na China, o Riich G2 terá motores 1.5, 1.6 e 1.5 Turbo, oferecendo ainda transmissão CVT.
[Fonte: Auto 163]
Clique aqui para fazer um comentário.
Volkswagen terá dificuldades no final do ano por causa do mercado fraco
Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen terá dificuldades no final do ano por causa do mercado fraco
As restrições de contenção do crescimento econômico feitas pelo governo vão afetar o desempenho das vendas e produção da Volkswagen no final do ano.
A montadora alemã vai reduzir a produção neste período, estudando até mesmo férias coletivas para seus empregados. Em setembro, a produção das montadoras caiu 19,7% segundo a Anfavea. Atualmente a VW faz 3.600 por dia. O crescimento de mercado previsto era de 7% este ano, mas não deve passar de 5%.
Mesmo assim, a montadora continua firme no objetivo de investir R$8,7 bilhões até 2016, o que contempla não só o aumento de produção e desenvolvimento de novos produtos, como uma nova fábrica.
Seis estados concorrem para ter a nova planta da VW, que deverá produzir o Up!. No entanto, a região com maior perspectiva de crescimento é a Nordeste, de acordo com a empresa.
Para ter uma fábrica da VW, o Nordeste terá que apresentar bons incentivos fiscais e uma estrutura pronta de fornecedores. Atualmente, só Camaçari atenderia prontamente a estes requisitos, por já ter a Ford e em breve a JAC.
No entanto, Pernambuco também está oferecendo uma estrutura interessante para a construção de uma planta de produção, já atraindo o interesse da Fiat.
[Fonte: Exame]
Clique aqui para fazer um comentário.
Mercedes-Benz Classe S 2013 – foco será a tecnologia embarcada
Notícias Automotivas - Carros - Mercedes-Benz Classe S 2013 – foco será a tecnologia embarcada
Note que esse segmento de sedãs já atingiu um patamar grande em termos de luxo, sendo que agora o que mais interessa é aumentar a sofisticação tecnológica.
Por isso, além do tradicional acabamento de luxo, o Classe S 2013 trará o sistema 6D-Vision. Esse dispositivo vai permitir que o S 2013 rastreie todos os ângulos em torno do veículo respondendo de forma muito mais rápida a um possível obstáculo.
Pedestres, veículos parados, trânsito em volta, enfim, tudo o que estiver ao redor e na mesma trajetória do Classe S 2013 será monitorado.
Através de duas câmeras no alto do pára-brisa, o 6D-Vision digitaliza os 50 metros adiante, monitorando qualquer movimento de veículos e pedestres que possa estar em rota de colisão.
Por enquanto, o 6D-Vision já evitou 15% dos acidentes urbanos possíveis. Bom, depois do Classe S 2013, a geração seguinte fará o que? Dirigir sozinha? Parece muito provável.
[Fonte: Auto Express]
Clique aqui para fazer um comentário.
Notícias Automotivas - Carros - O vírus da gasolina
Muita gente não consegue entender o que leva um homem, desde garoto, a ter tanto fascínio por carros, caminhões e motos. Muitas vezes estes, em miniatura, são seus brinquedos favoritos.
E as meninas há tempos também entraram nessa onda. Afinal, até a Barbie tem seu conversível pink. Há crianças que preferem bolas, bonecos de super-heróis, aviões ou bonecas, claro. Mas, vai por mim, deve haver algo errado com elas.
Quem vê um adulto apaixonado por carros, entusiasta, contando os dias para o próximo salão do automóvel, comprando um smartphone só para ver as notícias e matérias sobre carros do NA ou passando horas se sujando de graxa mexendo em um, deve se perguntar: "- Essa doença passa de pai pra filho?". Resposta? Sim, passa!
Sou a terceira geração de uma família de homens e mulheres que dirigem – e bem – e têm ao menos noções básicas de mecânica. Já procurei explicação, mas não encontrei. Parece que uma vacina contendo gasolina, diesel, borracha, metal, fibra de vidro e outros componentes lhe é aplicada na maternidade sem que ninguém saiba. Ou é genético mesmo.
Quem gosta de carro, moto, caminhão, mecânica e outras coisas do gênero, gosta… simplesmente porque gosta! É do tipo de coisa desta vida que não sabemos explicar. Para efeito de compraração, alguém sabe explicar – com argumentos racionais – por quê, quando e como escolheu o Corinthians, o Santos, a Ponte Preta ou o Avaí como seu time do coração?
Tempo esgotado. Melhor seguir com a leitura, senão vai amanhecer atrás do PC tentando encontrar a resposta! Sabe quando seu time joga bem mas não ganha? Dá aquela revolta de momento, não dá? Quando uma montadora lança um bom produto, mas sem algum equipamento ou opcional desejado, com preço injusto ou com motor fraco, para um aficcionado ocorre um sentimento parecido.
Ao que me lembro, isso aconteceu comigo quando a Volkswagen lançou o Santana II em 1991, com quebra-vento e trava de pino nas portas, itens que eu detestava, já que não os via em tantos outros carros mais baratos dos EUA, Japão e Europa. Eu pegava até lupa para observar detalhes assim nas revistas.
Não é que acabei encontrando por acaso com o então presidente da VW na época daquele lançamento, o belga Pierre Alain de Smedt? E perguntei por que a VW mantinha esses itens e a razão de nunca ter oferecido computador de bordo no Santana se no Passat alemão, sua inspiração, tinha.
Dr. Pierre além de engenheiro, era um cavalheiro e um profissional muitíssimo ligado em opinião do consumidor. Ele então anotou minhas perguntas. E me explicou que há reuniões em que engenheiros opinam, há estudos sobre custos e que algumas soluções são votadas e por vezes são eleitas, por vezes não. E a maioria dos engenheiros foi a favor dos quebra-ventos e da trava das portas em forma de grandes pinos.
E assim como quem muda a data do casamento para poder ir ver um clássico no Morumbi, um consumidor vidrado em carros pode mudar totalmente seus planos de compra com base em notícias da imprensa automotiva. Estava eu pensando num Fiat Linea em 2009 quando li sobre a mudança de motor. Adiei.
Em 2010, vi o Bravo no Salão, gostei muito e continuei pensando no assunto. Li na seção Carro da Semana aqui no NA uma avaliação bem favorável sobre o Bravo Dualogic e-torque 1.8 16v. No entanto, poucos dias depois, li no blog AutosSegredos sobre a intenção da Fiat de oferecer um câmbio de dupla embreagem a seco, que chama de DCCT, em seus médios Bravo e Linea. Resultado? Novo adiamento.
E como Linea já está em tempo de receber face-lift (reestilização) quero esperar para ver como vai ficar. E se trará, de fato, o DCCT junto – de preferência com borboletas no volante. Mas tudo pode mudar se o Cruze Hatch me agradar. Gostei do Sedan, mas quero conhecer sua versão dois volumes.
A propósito andei no Cruze Sedan e reconheci uma GM que há tempos não emocionava nos seus carros produzidos aqui – pelo menos desde 1996 com o lançamento do Vectra de Segunda Geração. Foi como dirigir um bom carro coreano com coração europeu. Boa mistura, viu!
E no show-room uma tentação para quem admira carros, o Omega Fittipaldi com Injeção Direta e quase 300 cv! Que por já ter dono, não poderia ser experimentado. Que lástima, já que para um entusiasta, dirigir um carro com tração traseira e com motorzão é quase como ganhar na loteria. Aposto que para muito homem barbado, dirigir um Porsche ou uma Ferrari, então, pode vir a ser o dia mais feliz de sua vida – ainda mais feliz que o dia do seu próprio casamento!
Bem, meus caros leitores, este tema foi escolhido em homenagem a todos que tem um pouco ou muita gasolina na veia e também em comemoração à publicação de minha matéria de número 31 aqui no NA. E outras tantas virão, com certeza!
Falei sobre muitos assuntos: de reciclagem automotiva a planos de financiamento alternativos; de lavagem ecológica e tecnologia até mercado e comportamento do consumidor. E passou rápido. Como passou! Aprendi e me diverti muito também com comentários dos leitores, sugestões e críticas.
Afinal, democracía é isso aí. E quando o assunto envolve paixão, nem se fala: às vezes a coisa esquenta! E por falar em esquentar, tá frio e meu carro reserva é um Monza a álcool carburado. Preciso dar uma esquentadinha nele e regular um pouco a marcha lenta. Até a próxima!
Por Gerson Brusco Gonzalez
Clique aqui para fazer um comentário.
VÍDEO: Lincoln MKT prova que o 'auto parking' estaciona melhor que o motorista
Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Lincoln MKT prova que o ‘auto parking’ estaciona melhor que o motorista
Clique aqui para fazer um comentário.
Avaliação completa do Volkswagen Tiguan 2012
Notícias Automotivas - Carros - Avaliação completa do Volkswagen Tiguan 2012
Para vender os seus carros de categorias superiores, geralmente com preços acima dos R$ 100 mil, a Volkswagen tem uma estratégia traçada: aposta na tecnologia embarcada. É o caso de carros como a nova geração do Passat, por exemplo, e do Tiguan reestilizado, que a marca alemã lança agora no Brasil.
A diferença em relação ao crossover é que, desta vez, a tal lista de equipamentos recheada só aparece nos opcionais. Itens como nova geração do Park Assist, faróis com led, teto solar panorâmico, GPS e ignição por botão não são de série.
Apesar de os equipamentos que mais chamam a atenção serem opcionais, a Volks incluiu novos itens de série no carro. Estão lá os bancos parcialmente revestidos de couro Alcântara, volante multifuncional, display colorido do computador de bordo, conexão Bluetooth e para iPod no rádio e o detector de fadiga – que monitora as reações do motorista e sugere uma pausa caso ele esteja cansado.
Estes se juntam a ar-condicionado de duas zonas, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS, EBD, controle de estabilidade e de tração, rádio com tela touchscreen, freio de estacionamento elétrico, trio elétrico, sensor de chuva e luminosidade.
O preço cresceu junto com a lista de equipamentos. Saiu de R$ 101,3 mil para R$ 110 mil. A Volkswagen explica o aumento de 8,5% de duas maneiras: com os novos itens de série e com o aumento de 30 pontos percentuais do IPI. Importado da Alemanha e com motor a gasolina de 1.984 cm³, o crossover se enquadra na categoria que teve o imposto aumentado de 13% para 43%.
A fabricante ainda avisa que, se não fosse a decisão do governo de aumentar o IPI, o modelo custaria R$ 106 mil. O valor do carro completo, com os opcionais ainda não foi divulgado pela marca. Além do tal aporte de tecnologia, o novo Tiguan recebeu uma repaginada no visual.
Ganhou a cara que tem sido espalhada em todos os carros da marca, que faz com que se confundam uns com os outros. Ou seja, está lá a grade dianteira com dois frisos retos, cromados e horizontais que ligam os faróis de cortes bem definidos. O para-choque também tem um friso cromado e ainda abriga os faróis de neblina. O perfil do Tiguan não mudou.
Continua correto, sem grandes surpresas ou ousadias. A traseira tem lanternas horizontais semelhantes àquelas que estão nos sedãs da marca, mas com laterais ligeiramente mais arredondadas. Na mecânica, a Volks não mexeu no seu utilitário. E nem precisava.
Manteve o ótimo motor 2.0 TFSI calibrado para gerar 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque logo nas 1.800 rotações. Mas, diferentemente de grande parte dos carros da marca que usam esse propulsor, a transmissão usada não é a automatizada de dupla embreagem DSG e sim a automática Tiptronic de seis velocidades.
Mesmo assim, o desempenho é um dos pontos fortes do Tiguan. O zero a 100 km/h é cumprido em 8,5 segundos e a velocidade máxima é de 207 km/h. O modelo ainda é equipado com o sistema de tração integral 4Motion. De acordo com a Volks, em situações normais, 90% da força é dirigida para as rodas dianteiras do carro, mas, dependendo da necessidade, 100% do torque pode ser enviado para o eixo traseiro.
A distribuição da força é feita por uma embreagem eletrohidráulica multidiscos integrada ao diferencial traseiro e é controlada eletronicamente.
Ponto a ponto
Desempenho – A reestilização do Tiguan não passou pelo conjunto mecânico. E isso significa que o crossover manteve o bom motor 2.0 TFSI de 200 cv e 28,5 kgfm de torque. Acoplado com uma transmissão automática de seis velocidades, o propulsor move o carro com boa desenvoltura, com quantidade adequada de força em quase todas as situações. A aceleração de zero a 100 km/h declarada pela Volks é de 8,5 segundos. Boa marca para um carro dessas dimensões e proposta. Nota 8.
Estabilidade – Mesmo sendo um veículo de médio porte, com elevada estatura, o Tiguan é bem correto nas curvas. A suspensão rígida ajuda a manter o modelo da Volks sempre colado ao chão. A tração integral 4Motion é outra que ajuda um carro do tamanho do Tiguan ser bem neutro nas curvas, sem menções de desgarrar. Nota 8.
Interatividade – Como todos os Volkswagen, o Tiguan é um carro bastante correto para o uso do motorista. Os comandos são bem intuitivos e estão todos a mão. Outro destaque é o sistema de entretenimento com tela touchscreen, que comanda diversas funções do carro. Seu funcionamento é bem simples. Nota 8.
Consumo – A Volks declara uma média de consumo combinado de 9 km/l. Entretanto, no test drive de apresentação, o computador de bordo acusou um consumo de 7,5 km/l em um trajeto em grande parte feito na estrada. Nota 6.
Conforto – O Tiguan oferece uma boa dose de conforto para todos os seus ocupantes. Há espaço suficiente para pernas e cabeças tanto na dianteira quanto na traseira. O banco de trás ainda é longitudinalmente regulável, o que permite aumentar ainda mais o espaço. A suspensão absorve com competência as imperfeições do piso. Nota 8.
Tecnologia – A plataforma do Tiguan não está mais entre as mais modernas. Foi lançada junto com o Golf V na Europa, em 2003. Pelo menos, a Volkswagen compensa oferecendo um motor moderno, com turbo e injeção direta de combustível e uma lista de equipamentos condizente – mesmo que os itens mais instigantes estejam na lista de opcionais. Nota 7.
Habitalidade – Há uma boa oferta de porta-objetos no interior do Tiguan. Não é difícil achar lugar para espalhar itens pelo interior do modelo alemão. Os acessos também são facéis, mesmo para um carro de perfil elevado. O porta-malas leva razoáveis 470 litros. Nota 8.
Acabamento – Sem nenhum grande revolução no acabamento interno, o Tiguan faz um bom papel nesse aspecto. Os materiais são de bom toque e aparentam qualidade. Exceto pela parte inferior, o painel todo é revestido com plástico emborrachado. Algo praticamente obrigatório para um carro de mais de R$ 100 mil. Nota 8.
Design – O face-lift feito pela Volks no crossover foi bem discreto. Mudou apenas a porção dianteira e as lanternas. Funcionou para dar uma rejuvenecida, mas nada que chegue a chamar a atenção. Continua com um desenho simples. Nota 7
Custo/benefício – Frente à forte concorrência, o Tiguan oferece a mais o ótimo conjunto mecânico. Nenhum de seus rivais tem um motor com a mesma capacidade. Mas, para isso, a Volks cobra. Por R$ 110 mil, o Tiguan se enquadra praticamente em outra categoria, mais distante de Hyundai ix35, Kia Sportage, Peugeot 3008 e companhia, todos beirando os R$ 90 mil. Nota 5.
Total – O novo Volkswagen Tiguan somou 73 pontos em 100 possíveis.
Primeiras impressões - Equilíbrio dinâmico
Belo Horizonte/MG – Esteticamente, a linha 2012 trouxe pouco de novo para o Tiguan. É verdade que a dianteira foi modificada, ficando mais atualizada e ganhando a atual identidade visual da Volkswagen, mas nada muito radical. Ficou um desenho mais harmônico, mas continua bastante "comum".
Ao menos, essa aparente mudança discreta se manteve para o conjunto dinâmico, pois lá, existia pouca coisa para melhorar do antigo modelo. O motor 2.0 TSI é excelente. Com torque máximo disponível a apenas 1.800 rotações, ele dá ao motorista aquela sensação de ser pressionado no banco quando se pisa fundo no acelerador.
O que quebra um pouco o desempenho instigante do Tiguan é a transmissão automática de seis velocidades. Apesar de ser boa e bem escalonada, ela dá alguns trancos nas trocas. É só efetuar uma redução que o carro todo chacoalha. O apelo familiar que o desenho poderia explicitar também fica para trás quando o crossover pega uma série de curvas.
No test drive proposto pela Volkswagen, o Tiguan foi muito competente quando enfrentou uma sequência sinuosa, mostrando boa aderência e comportamento bem neutro. Parte disso se deve a suspensão, bem calibrada. Mas o principal responsável é a tração integral.
Ela é essencial para fazer que um carro do tamanho e do peso do Tiguan manter a sua trajetória quando a física tenta fazer o contrário. Até em um trajeto de terra batida com cascalho, o carro foi bem. Não apresentou tendência para escapar em nenhum momento. O que o Tiguan tem de realmente novo é a lista de equipamentos.
Mesmo com grande parte deles estando entre os opcionais, o carro conta com boa quantidade de tecnologia embarcada. A versão testada estava equipada com o GPS integrado ao painel. Na pequena tela de 5 polegadas o sistema se mostrou bem atualizado e com respostas rápidas.
Outro aparato bastante útil é a segunda geração do Park Assist, que estaciona o carro sozinho em vagas paralelas ou perpendiculares. Basta pressionar um botão no painel e deixar a eletrônica fazer o resto. O motorista só precisa controlar o freio enquanto o volante vira sozinho para entrar na vaga.
O interior do crossover também pouco mudou. Os bancos – com ótimo apoio nas laterais – agora vêm de série com uma faixa de couro no centro. Isso significa que o bom acabamento interno continuou, assim como o espaço interno. No quesito ergonomia, falha apenas para as mesinhas estilo avião na traseira.
Apesar de serem úteis, a sua abertura requer um certo contorcionismo. Como elas abrem de baixo para cima, é inevitável que se esbarrem com as pernas de quem estiver sentado.
Ficha técnica - Volkswagen Tiguan
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível, acelerador eletrônico e turbocompressor com intercooler.
Transmissão: Câmbio automático sequencial de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 200 cv a 5.100 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 8,5 segundos.
Velocidade máxima: 207 km/h.
Torque máximo: 28,5 kgfm entre 1.700 rpm e 5 mil giros.
Diâmetro e curso: 82,5 mm x 92,8 mm. Taxa de compressão: 9.8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Fourlink, com braços sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 235/55 R17.
Freios: A discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS e EBD.
Carroceria: Utilitário esportivo médio em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,42 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Oferece airbags duplos frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina.
Peso: 1.585 kg com 645 kg de carga útil.
Capacidade do porta-malas: 470 litros.
Tanque de combustível: 63,5 litros.
Produção: Wolfsburg, Alemanha..
Lançamento mundial: 2007
Lançamento no Brasil: 2009.
Reestilização: 2011.
Itens de série: Ar-condicionado de duas zonas, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS, EBD, controle de estabilidade e de tração, rádio com tela touchscreen, freio de estacionamento elétrico, trio elétrico, sensor de chuva e luminosidade, bancos parcialmente revestidos de couro Alcântara, volante multifuncional, display colorido do computador de bordo, conexão Bluetooth e para iPod no rádio e detector de fadiga.
Preço: R$ 110 mil.
Opcionais: Partida por botão, Park Assist, GPS, faróis bi-xenon com led, bancos de couro, ajuste elétrico do banco para o motorista, rodas de 18 polegadas e teto solar panorâmico.
Preço completo: Não divulgado.
Por Auto Press
Clique aqui para fazer um comentário.
BMW Série 5 2012 vai ganhar três novos motores no ano que vem
Notícias Automotivas - Carros - BMW Série 5 2012 vai ganhar três novos motores no ano que vem
A BMW vai introduzir três novos motores para a Série 5 2012 no ano que vem. Os novos blocos serão 2.0 e terão potências de 184 cv (520i) e 245 cv (528i) com gasolina.
Haverá ainda uma versão diesel 2.0 litros para o modelo 520d, que vai utilizar a tecnologia EfficientDynamics. Este também vai entregar 184 cv. Este último fará 22,2 km/litro e terá velocidade máxima de 231 km/h, emitindo apenas 119 g/km de CO2.
Além disso, os modelos 525d e 535d tiveram suas potências alteradas para 218 cv e 313 cv, respectivamente. Já as versões 528i, 535i, 550i, 525d, 530d e 535d passam a ter versões xDrive – que adiciona tração integral ao veículo.
Clique aqui para fazer um comentário.
Valet: manobristas são presos em São Paulo por suspeita de estelionato – carros ficavam na rua
Notícias Automotivas - Carros - Valet: manobristas são presos em São Paulo por suspeita de estelionato – carros ficavam na rua
Você vai a um restaurante, bar ou outro estabelecimento comercial, mas não há vagas no local para estacionar. Então, nada melhor do que um serviço de valet para levar seu carro a um estacionamento com seguro, para sua maior comodidade.
No entanto, alguns desses valets são suspeitos de estelionato. Ao invés de pegar o carro e deixar em um local protegido e segurado, estão deixando os veículos em ruas e praças de São Paulo.
Uma operação policial foi feita na Vila Madalena, onde pelo menos oito manobristas foram presos por suspeita de estelionato (art. 171 do CP).
Eles cobravam R$18 pelo desserviço, e deixavam os carros em qualquer lugar onde pudessem estacionar. Várias chaves foram encontradas em cima de um muro.
O leitor Flávio diz que eles não deixam moradores ou visitantes do bairro estacionar nas ruas, que foram loteadas pelos falsos valets.
Participaram da operação policiais do Deatur (Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista) e do DCT (Delegacia de Crimes de Trânsito).
[Fonte: Folha]
Clique aqui para fazer um comentário.
Clique aqui para fazer um comentário.
Clique aqui para fazer um comentário.
VÍDEO: Chevrolet Camaro ZL1 2012
Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Chevrolet Camaro ZL1 2012
Clique aqui para fazer um comentário.
GM: proprietários poderão alugar seus carros em novo sistema baseado no OnStar
Notícias Automotivas - Carros - GM: proprietários poderão alugar seus carros em novo sistema baseado no OnStar
A GM – em parceria com a empresa RelayRides – anunciou a criação de um novo sistema de car sharing nos EUA. O novo programa vai permitir que proprietários de carros da marca possam alugar seus carros que estejam ociosos na garagem.
A tecnologia vai utilizar o sistema de conectividade OnStar, e o proprietário define período e valor que seu GM poderá ser alugado.
Atraves de um aplicativo de smartphone, os interessados poderão localizar o veículo mais próximo, fazer uma reserva e remotamente destravar e ligar o veículo quando este estiver liberado.
Para quem aluga, além de um valor adicional no final do mês, também está segurado pela RelayRides, que oferece um seguro com apólice de US$1 milhão, para maior segurança e conveniência.
De início apenas os carros com o OnStar poderão participar do novo sistema de compartilhamento de veículos, mas em breve a RelayRides vai desenvolver um dispositivo para que outros modelos possam ser destravados pelo usuário do car sharing.
Clique aqui para fazer um comentário.
Rua Bernardino Salles, 265, Pouso Alegre, MG 37550-000, BRAZIL
To unsubscribe or change subscriber options visit: http://www.aweber.com/z/r/?jCycDBxMzLSsDGwMzAycrLRGtIxMjCxsrAzs |
0 comentários:
Postar um comentário