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[MotoSapiens] [RJ] Brasil, o 5º pais mais violento no trânsito.

Brasil, o 5º pais mais violento no trânsito, perde apenas para Índia China, Estados Unidos e Rússia.

Piauí tem o maior índice de mortes em estradas e rodovias; Apesar de possuir a maior frota de carros do país, o estado de São Paulo tem o trânsito mais seguro. São Paulo tem o trânsito mais seguro do país.
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, mostra que o trânsito é mais violento nos estados mais pobres do Brasil. Segundo a pesquisa, Piauí é o estado com o trânsito mais perigoso.

Piauí
Este estado nordestino tem a maior média de mortes em estradas, rodovias, avenidas e ruas por bilhão de quilômetro rodado do país. Foram 147,38 incidentes com morte por bilhão de quilômetros rodados registrados em 2008, de acordo com a pesquisa do Núcleo de Estudos de Segurança do Trânsito. O risco de morte em acidentes de trânsito no Piauí é o maior do Brasil, sobretudo por causa da má conservação das pistas.

Maranhão
 O estado do Maranhão tem o segundo trânsito mais violento do país, e a segunda maior probabilidade de morte em acidentes em estradas e demais vias. Segundo a pesquisa realizada pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, em 2008 o estado contabilizou 123,23 mortes por bilhão de quilômetro percorrido.

Alagoas
Seguindo a fila, outro estado nordestino aparece na lista dos que tem o trânsito mais violento. Alagoas registrou 121,63 mortes por bilhão de quilômetros rodados em suas estradas e rodovias em 2008. De acordo com a pesquisa do Núcleo de Estudos de Segurança do Trânsito, em estados mais pobres, a incidência de acidentes com morte nas estradas, rodovias, avenidas e ruas é maior.

Ceará
O quarto trânsito mais violento do Brasil é o do Ceará. Em 2008, foram 106,21 acidentes com morte por bilhão de quilômetros rodados nas estradas, rodovias, avenidas e ruas do estado.

Paraíba
A pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, mostra que a Paraíba é o estado que tem o quinto trânsito mais violento do Brasil. Em 2008, a situação precária das estradas, rodovias, e de muitas das avenidas e ruas paraibanas resultou em 100,83 mortes em acidentes para cada bilhão de quilômetros rodados.

Sergipe
De acordo com o Núcleo de Estudos de Segurança do Trânsito, Sergipe tem o sexto trânsito mais violento dentre os estados brasileiros. Nas vias que cortam o estado, 95,59 acidentes fatais por bilhão de quilômetros rodados foram registrados durante o ano de 2008.

Roraima
Em sétimo lugar no ranking dos estados com o trânsito mais violento está Roraima. Este é o primeiro da região Norte a entrar na lista. Ele registrou, em 2008, uma média de 89,71 mortes em estradas, rodovias e vias dos perímetros urbanos por bilhão de quilômetros rodados.

Pernambuco
Mais um representante da região Nordeste na lista, Pernambuco é o estado com o oitavo trânsito mais violento do país. Em 2008, nas estradas, rodovias, avenidas e ruas pernambucanas foram registradas 85,54 mortes para cada bilhão de quilômetros percorridos.

Espírito Santo
Único estado do Sudeste a figurar entre os 10 com o trânsito mais violento do Brasil, o Espírito Santo aparece na nona posição. O estado tem o maior índice de mortalidade no trânsito da região, que tem São Paulo, rio de Janeiro e Minas Gerais na lista dos mais seguros para se trafegar. Em 2008, o Espírito Santo registrou 84,95 mortes por bilhão de quilômetros trafegados.

Tocantins
Fechando a lista dos 10 estados com trânsito mais violento, aparece outro representante da região Norte. Para cada bilhão de quilômetros rodados nas estradas, rodovias, ruas e avenidas do estado, Tocantins registrou 83,15 mortes no ano de 2008.

O Código Nacional de Trânsito  veio para coibir atos indignos, abusos e barbaridades cometidos por motoristas infratores, ou condutores de veículos que teimam em não respeitar as leis. No meio urbano, nas pequenas, médias e grandes cidades, ele se tornou um dilema, um caso de polícia. Burlar a lei sempre foi à cultura de uma parcela de nossa população. As péssimas condições das estradas estaduais, federais, o consumo exagerado de álcool, drogas, motoristas inabilitados, descuidos, sono, cansaço, estresse são as primordiais causas de acidentes que tem ceifado a vida de muita gente, e deixado inúmeras famílias enlutadas.  A educação seria uma variante, mas parece que nossa população não é muito afeita a esse tipo de solução. Temos que acabar com a mania de se julgar bom em tudo. Na qualidade de imperfeito o ser humano ainda tem muito que aprender. Sinalização, faixa de pedestre, estacionamento, contramão, equipamentos de segurança, cuidados especiais com o veículo, atenção ao dirigir nem pensar. Muitos agem assim, por descuido ou falta de amor a própria vida e a vida de outrem. Os finais de semana, os feriados prolongados têm se tornado na maior fábrica de presuntos humanos. A estatística do IML ( Instituto de Medicina Legal) é cruel e dolorosa. Quando vimos o Código Nacional de Trânsito pela primeira vez achamos rigorosíssimo e trazia em seu bojo sinalização para bicicletas e multas para pedestres. A comodidade e o velho jeitinho brasileiro terminam por acomodar autoridades, pedestres e motoristas.

Em todo o mundo o transito ceifa vidas, porém os números brasileiros são alarmantes e disparam na frente de qualquer país do mundo. É triste, lamentável, mas pura realidade.

As causas mais comuns de acidentes de trânsito são: erro humano, em todo o mundo, é responsável por mais de 90 % dos acidentes registrados. Principais imprudências determinantes de acidentes fatais no Brasil: por ordem de incidência: velocidade excessiva; dirigir sob efeito de álcool; distância insuficiente em relação ao veiculo dianteiro; desrespeito à sinalização; dirigir sob efeito de drogas.
Já os fatores determinantes dos erros e imprudências são: impunidade; legislação deficiente; fiscalização corrupta e sem caráter educativo; baixo nível cultural e social; baixa valorização da vida;  ausência de espírito comunitário e exacerbação do caráter individualista; uso do veículo como demonstração de poder e virilidade.

Se mantidos esses números, nos próximos quatro anos, 150 mil pessoas podem morrer vítimas na violência do trânsito, além disso, outras 500 mil serão hospitalizadas.
Pare !!
ACIDENTE, VOCÊ TEM CULPA!!

 
 




Abraços e boas estradas.
CS CÔRTES
Steel Goose M.G. - 21 anos de estradas
Niterói - RJ

FEBERJ - SULMERJ/BR - AMON
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