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[MotoSapiens] [RJ] Estatísticas e ponderações sobre acidente de trânsito - Brasil.

Estatísticas mostram, apontam locais, estradas, trechos e motivos, isto não é novidade, mas nada se faz de efetivo neste país, ACIDENTE DE TRÂNSITO, aqui é só estatística e politicagem.

Em analise:

EVOLUÇÃO DA FROTA.

O número de motocicletas a circular pelas cidades tem aumentado a cada dia. Por ser um veículo de valor acessível, pela agilidade e pela economia que este veículo proporciona, as motos
estão ganhando espaço nas vias públicas. Só em 2012 foram vendidos no Brasil 607.101 motocicletas.

Estatísticas de 2011.

Acidentes no Brasil em 2011.

Com Morto 7.008
Com Ferido 63.980
Sem Vítima 116.791
Não Informado 1.146
Total 188.925

*** DISTRIBUIÇÃO SEGUNDO O GRAU DE INSTRUÇÃO DO CONDUTOR MOTOCICLISTAS.

                      Total      Analfabeto Fundamental    Médio    Superior Mestrado Doutorado Não Inf.
Com capacete   27.677      106            5.380          6.568       907          42          8           14.666
Sem capacete     1.011        32               246              78          7            0          0                648
Não Informado   5.947        27                781            765      128            6          4              4.236
TOTAL              34.635     165              6.407         7.411    1.042         48         12            19.550

** FONTE DNIT

Impacto Social dos Acidentes de Trânsito A cada 100 acidentes com motos, no Brasil, há 71 com vitimas.
Com automóveis, essa proporção é de 100 para 7. Além dos altos índices de mortes, os acidentes geram prejuízos irreparáveis aos
cofres públicos. A estimativa total de gastos com acidentes é de R$ 5,3 bilhões por ano. As motos equivalem a 10% da frota e quase um
quinto desses gastos.

Segundo estatísticas, acidentes com vítimas representam um custo 11 vezes maior do que um acidente sem vítima. Quando há
mortes, o custo salta para 44 vezes mais.
Para a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), os motociclistas têm a segunda maior taxa de internação
hospitalar por acidente de trânsito, perdendo apenas para os pedestres.

Triste realidade.

  • Acidentes de moto são causadores de 42% dos casos de paraplegia e tetraplegia, segundo a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD);
  • Entre 2005 e 2006, 70% dos atendimentos nos hospitais estavam relacionados a acidentes de moto. A média é de 3,7 acidentes por dia.
  • Há estados, como é o caso do Ceará, que a cada ano chega a gastar, em média, R$ 115 milhões com acidentes de trânsito e as motos foram responsáveis por 33% dos óbitos de trânsito.
  • Já em Goiânia, morre um motociclista a cada 36 horas. Na cidade de São Paulo, essa média sobe para um morto a cada 24 horas. Em Araraquara (SP), as motos são responsáveis por 93% das mortes de trânsito.

Estes dados levam a uma direção obvia: Quanto maior o grau de educação/informação menor o número de acidente ou complexidade do mesmo, ou seja, educação e fiscalização é a solução para a diminuição destes índices, mas pelo visto, educação não é a prioridade no Brasil e fiscalização é só para turista ver. Lamentável e desperdício de tantas vidas e triste a legião de jovens mutilados por este Brasil.

Abraços e boas estradas.
CS CÔRTES
MG CBZEIROS FACÇÃO RIO DE JANEIRO
BRAZIL RIDER´S - NITERÓI/RJ
26 de Julho - DIA DO MOTOCICLISTA NA PRAÇA VARNHAGEN MOTO POINT
TRÂNSITO COM RESPONSABILIDADE : ACIDENTE, VOCÊ TEM CULPA
http://www.cbzeiros-rj.com.br/campanha/

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