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    1. Novo Hyundai i30: impressões ao dirigir

    1. Notícias Automotivas - Carros - Novo Hyundai i30: impressões ao dirigir

      novo hyundai i30 primeiras impressoes 1 Novo Hyundai i30: impressões ao dirigir

      Ao contrário do que ocorreu no Brasil, a primeira geração do Hyundai i30 nunca foi um grande sucesso na Europa, apesar de ter qualidades louváveis dentro do segmento de hatches médios. Agora, a marca sul-coreana praticamente recriou o modelo, que entrou de vez na mais recente filosofia da marca, tanto em design – adotou o estilo “escultura fluída” –, quanto em refinamento técnico e em conforto.

      Com isso, a Hyundai espera ter um concorrente à altura do Volkswagen Golf, eterna referência do segmento no mercado europeu, que vai receber nova geração no Salão de Paris, no último trimestre do ano. O carro cresceu em todas as dimensões e ganhou propulsores aprimorados. Serão cerca de sete opções de motorização, oferecidas de acordo com cada mercado onde o novo i30 será vendido.

      Na Europa, o foco é nos diesel de alta eficiência, com um novo 1.6 CRDI de potências entre 90 e 128 cv. Há ainda um 2.0 a diesel com 140 cv. Todos receberam melhorias para reduzir o consumo e as emissões de poluentes. Os propulsores a gasolina têm 1.6 litro – que no Brasil virou “flex” para equipar o Kia Soul e rende 130 cv com etanol – e 2.0 litros do atual i30, de 145 cv, que também deverá se tornar bicombustível no mercado brasileiro.

      novo hyundai i30 primeiras impressoes 2 Novo Hyundai i30: impressões ao dirigir

      O design foi bem mexido, e o hatch ganhou linhas mais elegantes e modernas. O visual lembra bastante o do Hyundai Elantra ­ tanto que nos Estados Unidos ele se chamará Elantra GT – e também remete bastante ao Kia Cee’d, com quem compartilha plataforma. A linha de cintura alta começa ainda na dianteira, e segue por toda a lateral do carro até terminar nas lanternas traseiras. É clara a intenção de dar um ar mais esportivo ao carro.

      Por dentro, mais semelhanças com o Elantra e com o i40, o maior Hyundai de passeio vendido na Europa. O painel mantém a iluminação azulada e ganhou mais tecnologia. Como um sistema de entretenimento integrado com tela sensível ao toque, que mostra informações de todos os sistemas do carro, inclusive do navegador por GPS.

      novo hyundai i30 primeiras impressoes 3 Novo Hyundai i30: impressões ao dirigir

      A marca sul-coreana realmente quer fazer do i30 no mundo o sucesso que ele foi no Brasil, com uma nova geração inteiramente revista e elaborada para mirar diretamente a próxima geração do Volkswagen Golf. Tanto que chegou a até impressionar o presidente da fabricante alemã, Martin Winterkorn, durante a apresentação do modelo no último Salão de Genebra. A nova geração do i30 deve chegar ao Brasil ainda em 2012.

      Primeiras impressões – Surpresa do Oriente

      Sevilha/Espanha – A segunda geração do i30 surpreende pela maturidade. O modelo recebeu acabamento de ótima qualidade dos novos Hyundai e em nada lembra os antigos modelos da marca, que primavam pelo baixo custo e simplicidade extrema.

      A sensação é de se estar num carro perfeitamente capaz de concorrer em pé de igualdade com os rivais alemães. Os revestimentos agradáveis ao tato e à visão, assim como todo o arremate da cabine, passam a impressão de algo bem elaborado.

      novo hyundai i30 primeiras impressoes 6 Novo Hyundai i30: impressões ao dirigir

      Dinamicamente, a direção precisa e rápida chama atenção. A frente do carro aponta para onde o motorista quiser com facilidade e o comportamento é quase esportivo. A suspensão se encarrega de segurar o carro nas curvas com competência e ainda assim lida bem com imperfeições no solo. Certamente irá agradar aos donos do antigo i30, que já continha características positivas nesse aspecto.

      O motor 1.6 CRDI a diesel de 110 cv tem rendimento condizente com a proposta do carro e baixo consumo de combustível tanto com câmbio manual de cinco marchas quanto com o automático de seis. O propulsor vibra pouco e entrega boa dose de força em baixos regimes, o que contribui para um rodar agradável e elegante. É visível o investimento da Hyundai na nova geração do i30. É maior e – substancialmente – melhor.

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      Ficha Técnica – Hyundai i30 1.6 CRDI

      Motor: A diesel, dianteiro, transversal, 1.582 cm³, quatro cilindros em linha, turbo, quatro válvulas por cilindro e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção direta e acelerador eletrônico.

      Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.

      Potência máxima: 110 cv a 4 mil rpm.

      Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 segundos.

      Velocidade máxima: 185 km/h.

      Torque máximo: 26,5 kgfm entre 1.900 e 2.750 rpm.

      Diâmetro e curso: 77,2 mm X 84,5 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.

      Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson e amortecedores a gás. Traseira do tipo barra de torção e amortecedores a gás. Barras estabilizadoras na frente e atrás. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

      Pneus: 215/55 R16.

      Freios: Discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.

      carroceria: Hatch em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,30 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,47 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais, para os joelhos dos ocupantes dianteiros e do tipo cortina.

      Peso: 1.245 kg.

      Capacidade do porta-malas: 378 litros.

      Tanque de combustível: 53 litros.

      Produção: Nosovice, República Tcheca.

      Lançamento mundial: 2012.

      Itens de série: Ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, volante multifuncional, partida por botão, rádio/CD/MP3/USb/iPod/Bluetooth, bancos dianteiros com ajuste de altura, airbags frontais, laterais e de cabeça, controle de estabilidade e de tração, ABS com EBD.

      Preço na Europa: 16.300 euros (equivalentes a R$ 37 mil).

      Por Auto Press




    1. Mecânica e Manutenção NA: troca de correia dentada do Civic

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    1. VÍDEO: Comerciais da nova Chevrolet S10

    1. Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Comerciais da nova Chevrolet S10




    1. Riich G2: mais imagens e detalhes do compacto da Chery

    1. Notícias Automotivas - Carros - Riich G2: mais imagens e detalhes do compacto da Chery

      carroschineses Riich G2: mais imagens e detalhes do compacto da Chery

      Leia no carros Chineses: O Riich G2 só aguarda o Salão de Pequim 2012 para fazer sua estréia no mercado chinês. O compacto da Chery aparece aqui sem camuflagem, revelando a maioria de seus detalhes.Por dentro, o acabamento dos bancos melhorou muito, embora o visual interno das portas continue pobre. O painel mais moderno apresenta ar condicionado digital e volante multifuncional.




    1. Opel Mokka é flagrado em rua da Alemanha

    1. Notícias Automotivas - Carros - Opel Mokka é flagrado em rua da Alemanha

      opel mokka alemanha 1 Opel Mokka é flagrado em rua da Alemanha

      Um exemplar camuflado do futuro Opel Mokka foi visto em uma rua na Alemanha. O crossover compacto alemão é derivado do americano Buick Encore.

      Utilizando plataforma herdada do Chevrolet Sonic/Aveo, o Opel Mokka será o segundo crossover da GM nesta categoria, sendo que ainda haverá um terceiro elemento da marca Chevrolet.

      opel mokka alemanha 2 Opel Mokka é flagrado em rua da Alemanha

      Com dimensões compactas e plataforma com baixo custo de produção, o Opel Mokka deverá ter preço bastante atrativo, ajudando no crescimento das vendas da Opel/Vauxhall.

      A motorização será composta por um bloco 1.6 de 115 cv e um diesel 1.7 CDTi com 130 cv e pelo menos 30,5 kgfm. Start&Stop e transmissões de seis marchas também estarão disponíveis no Opel Mokka.

      opel mokka alemanha 3 Opel Mokka é flagrado em rua da Alemanha




    1. Volvo V40 2013: novas imagens externas e internas do hatch sueco

    1. Notícias Automotivas - Carros - Volvo V40 2013: novas imagens externas e internas do hatch sueco

      volvo v40 imagens 3 Volvo V40 2013: novas imagens externas e internas do hatch sueco

      Novas imagens revelam detalhes do exterior e o interior do Volvo V40 2013, novo hatch médio da marca sueca. O nome V40 foi associado à perua derivada da primeira geração do sedã S40, que depois teve o nome mudado para V50.

      Agora, o Volvo V40 2013 é um belíssimo hatch médio com cinco portas que vai iniciar o processo de substituição do C30, já que haverá uma versão duas portas chamada C40.

      volvo v40 imagens 6 Volvo V40 2013: novas imagens externas e internas do hatch sueco

      Além disso, a previsão é de chegar ainda um novo sedã S40 e o crossover XC40. Utilizando uma plataforma mais moderna, o Volvo V40 2013 apresenta mescla de estilos de alguns modelos da Volvo por fora, além de bom perfil aerodinâmico.

      Por dentro, o estilo do painel é inspirado no do Volvo S60, mas possui detalhes próprios, como o painel de instrumentos análogo-digital com velocímetro centrado. O console provavelmente é "suspenso" e tem comandos centrais mais verticais que no S60.

      volvo v40 imagens 11 Volvo V40 2013: novas imagens externas e internas do hatch sueco

      Os difusores de ar ficam logo abaixo do display multimídia no topo do conjunto. O volante multifuncional é o mesmo do S60. O desenho das portas é diferente, bem como o formato dos assentos.

      Em resumo, o acabamento interno do Volvo V40 2013 apresenta excelente qualidade. O Volvo V40 2013 será apresentado oficialmente no Salão de Genebra 2012.

      Galeria de fotos do Volvo V40 2013:

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    1. BMW: vídeo explica detalhes do novo motor diesel com três turbos dos modelos M

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      bmw m triturbo diesel BMW: vídeo explica detalhes do novo motor diesel com três turbos dos modelos M

      A BMW ousou bastante ao introduzir o econômico motor diesel em modelos esportivos de produção em série, algo nunca feito antes.

      Para produzir uma potência adequada aos modelos M, a BMW optou pela introdução de três turbocompressores no bloco seis cilindros em linha 3.0, já usado em versões comuns.

      O bloco 3.0 tri-turbo diesel entrega 381 cv e 76,2 kgfm, proporcionando consumo médio de até 15,87 km/litro.
      Abaixo, vídeo sobre o novo motor da BMW:




    1. BMW M135i poderá ter tração integral

    1. Notícias Automotivas - Carros - BMW M135i poderá ter tração integral

      bmw m135i BMW M135i poderá ter tração integral

      O BMW M135i será um conceito que estará no Salão de Genebra 2012. Trata-se de uma versão da Série 1 2012 desenvolvido pela divisão M.

      Rumores dão conta de que o BMW M135i deverá aparecer na versão xDrive, o que significa dizer que terá tração integral.

      Com isso, o BMW M135i poderá ser um concorrente direto do futuro Audi S3 e Volkswagen Golf R. O motor deverá ser um seis cilindros 3.0 com 300 cv.




    1. Opel vai apostar em motores downsizing

    1. Notícias Automotivas - Carros - Opel vai apostar em motores downsizing

      ecotec turbo Opel vai apostar em motores downsizing

      A Opel vai percorrer o mesmo caminho de sua rival Volkswagen e de outras importantes marcas europeias. Esse caminho é o dos motores downsizing, que são blocos compactos de baixa cilindrada com turbocompressor, injeção direta e comandos variáveis.

      A Opel pretende investir 500 milhões de euros no desenvolvimento dessa nova família de motores, que deverão ter versões de 1.0 até 1.6 litros. Haverá ainda um novo 1.6 diesel.

      Além disso, a Opel não vai mais investir em motores V6, sendo que provavelmente continuará sendo usado o atual V6 da GM nos modelos topo de linha.




    1. Proton P3-21A é visto sem camuflagem na Malásia

    1. Notícias Automotivas - Carros - Proton P3-21A é visto sem camuflagem na Malásia

      proton p3 21a azul 1 Proton P3 21A é visto sem camuflagem na Malásia

      O novo sedã médio da Proton foi flagrado sem camuflagem na Malásia. O Proton P3-21A é o codinome do futuro sedã local, que terá a missão de ajudar na recuperação da marca malaia.

      O Proton P3-21A tem aspecto bem mais moderno que o Persona, apresentando estilo mais elegante, carroceria mais alta e aparentemente maior volume no porta-malas.

      proton p3 21a azul 2 Proton P3 21A é visto sem camuflagem na Malásia

      A motorização do Proton P3-21A deverá ser centrada no bloco Campro 1.6 CPS, que desenvolve 125 cv. A transmissão poderá ser manual ou automática. O P3-21A deverá ser uma boa proposta para alguns mercados da Europa.




    1. VÍDEO: Volvo V40 2013

    1. Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Volvo V40 2013




    1. Jaguar XF Sportbrake tem primeiras imagens revelada na internet

    1. Notícias Automotivas - Carros - Jaguar XF Sportbrake tem primeiras imagens revelada na internet

      jaguar xf sportbrake 1 Jaguar XF Sportbrake tem primeiras imagens revelada na internet

      A perua Jaguar XF Sportbrake teve suas primeiras imagens reveladas na internet. Tratam-se de fotos de catálogo do novo modelo inglês.

      Feita para brigar diretamente com Audi A6 Avant e BMW Série 5 Touring, a Jaguar XF Sportbrake pretende oferecer o mesmo status e requinte da versão sedã com muito mais espaço interno.

      jaguar xf sportbrake 2 Jaguar XF Sportbrake tem primeiras imagens revelada na internet

      Entre os motores disponíveis, a Jaguar XF Sportbrake terá um novo 2.2 turbo diesel de 190 cv e 45,7 kgfm. A nova opção familiar de luxo será um dos destaques da Jaguar em Genebra.




    1. Nissan Hi-Cross Concept: primeiro teaser divulgado

    1. Notícias Automotivas - Carros - Nissan Hi-Cross Concept: primeiro teaser divulgado

      Nissan Hi Cross Nissan Hi Cross Concept: primeiro teaser divulgado

      O Nissan Hi-Cross Concept será um dos destaques da marca japonesa em Genebra. Ele deverá dar origem a um novo crossover que substituirá o "quadrado" X-Trail.

      Com design muito mais agressivo, o Nissan Hi-Cross Concept pretende conquistar muitos consumidores na Europa tal como fez com os modelos Juke e Qashqai.

      O Nissan Hi-Cross Concept ficará acima destes dois modelos e deverá incorporar motores compactos para aumentar a eficiência energética.




    1. Nissan Versa 2012: até quatro meses para ter um 0 km

    1. Notícias Automotivas - Carros - Nissan Versa 2012: até quatro meses para ter um 0 km

      nissan versa tribuna 2 Nissan Versa 2012: até quatro meses para ter um 0 km

      O Nissan Versa 2012 está se revelando um grande sucesso para a marca japonesa. O sedã compacto derivado do Nissan March está sofrendo grande procura no mercado.

      Lançado junto com o Nissan March, o Nissan Versa 2012 ajudou no crescimento de 88% da Nissan em 2011. O sedã feito no México teve 3.224 unidades vendidas no ano passado.

      Do começo do ano até agora, o Nissan Versa 2012 vendeu 2.304 exemplares. No entanto, os estoques não estão sendo suficientes para atender a alta demanda.

      Com isso, as filas de espera vão crescendo, e em alguns locais, a espera pode durar 120 dias! Ou seja, quatro meses para poder pegar um exemplar 0 km.

      Com essa falta de produto, a Nissan deixou o caminho livre para que o Cobalt, que vendeu 2.355 em 2011 e 7702 do começo do ano até a primeira quinzena de fevereiro.

      A Nissan diz que está trabalhando para normalizar as entregas. No entanto, um concessionário revelou que a marca precisaria de mais 30 dias para fazer isso. A importação de 2.000 unidades/mês deve subir para 6.000 em abril.

      [Fonte: De 0 a 100]




    1. Minivan/crossover baseado no Kia Cee'd roda em testes

    1. Notícias Automotivas - Carros - Minivan/crossover baseado no Kia Cee’d roda em testes

      kia small mpv 2 Minivan/crossover baseado no Kia Ceed roda em testes

      Lembra que no Salão de Genebra 2008 a Hyundai mostrou o HED-5 iMode Concept, uma espécie de preview de uma minivan/crossover? Pois bem, agora esse modelo já tem formato de produção, como mostram as fotos dessa matéria.

      O modelo flagrado em testes tanto nos Alpes quanto no norte da Suécia deverá se chamar iX30, e é claro que existirá uma versão Kia. O modelo será uma minivan ou crossover do Kia Cee’d, substituindo os modelos Carens e Rondo, com um visual um tanto mais convencional do que a versão Hyundai.

      Na versão Hyundai, os designers poderão dar asas à sua imaginação, graças ao visual moderno e agressivo da nova geração do i30. Já na versão Kia, o modelo em questão terá aquele visual mais tradicional de minivan familiar. Duas versões serão oferecidas, de cinco e sete lugares.

      Quando essa novidade chegar ao mercado europeu em 2013, ela brigará com modelos como Volkswagen Touran, Ford C-Max e Mazda 5.

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      Fotos CarPix / Direitos de reprodução Notícias Automotivas




    1. VÍDEO: Avaliação NA – Novo Palio 2012 em detalhes

    1. Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Avaliação NA – Novo Palio 2012 em detalhes




    1. Volkswagen Amarok Highline automática é faturada para concessionária com valor de R$ 146.208

    1. Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen Amarok Highline automática é faturada para concessionária com valor de R$ 146.208

      Volkswagen Amarok1 Volkswagen Amarok Highline automática é faturada para concessionária com valor de R$ 146.208

      Hoje a Volkswagen Amarok tem preços entre 80.990 e 124.490 reais no site da marca no Brasil. Só que todas essas versões tem apenas câmbio manual. O câmbio automático da pickup da marca alemã chega em março, com o lançamento da versão topo de linha nessa configuração, a Amarok Highline automática.

      Ainda não se sabe qual será o preço oficial dessa versão, mas recebemos de um concessionário a informação de que a unidade automática de test-drive foi faturada com valor de 146.208 reais, já com o opcional ESP, que vale em torno de 1.500 reais.

      Volkswagen Amarok 21 Volkswagen Amarok Highline automática é faturada para concessionária com valor de R$ 146.208

      Melhorias na Amarok automática

      Juntamente com o câmbio automático, a Amarok ganhará acabamento interno de melhor qualidade e motores mais potentes no mês que vem, como publicamos no último dia 16. Ela passará de 163 para 180 cavalos de potência nas versões mais caras, e de 122 para 140 cavalos nas mais em conta.

      Ainda não sabemos se o valor que a Volkswagen pedirá na versão top de linha da Amarok estará mesmo na casa dos 140.000 reais, mas se isso acontecer, as versões mais baratas também poderão sofrer um reajuste, se baseando nessa atualização.

      Será que uma pickup sem tradição como a Amarok poderia ser vendida com preços maiores no Brasil?

      Convenção na Argentina

      Em uma outra informação que recebemos sobre a Amarok, a Volkswagen prepara para os dias 5, 6 e 7 de março a "Convenção de Lançamento da Amarok Automática" em Mendoza, Argentina. Foram convidados, na grande maioria, as pessoas chaves de cada concessionária, ficando a critério delas optarem por ir ao evento e quem representará a empresa.




    1. Dacia Lodgy em versão com sete lugares é vista aos redores de fábrica da Renault

    1. Notícias Automotivas - Carros - Dacia Lodgy em versão com sete lugares é vista aos redores de fábrica da Renault

      Flagra da Dacia Lodgy de sete lugares Dacia Lodgy em versão com sete lugares é vista aos redores de fábrica da Renault

      Uma espécie de Nissan Livina e Grand Livina. Essa é a frase mais adequada para definir a nova Dacia Lodgy, que fará sua estreia oficial no Salão de Genebra, entre os dias 8 e 18 de março na Suíça. E a exemplo das minivans da marca nipônica, a Lodgy será oferecida em versões com cinco ou sete lugares, sendo que essa última foi flagrada aos redores de uma fábrica da Renault no leste europeu.

      Flagra da Dacia Lodgy de sete lugares 2 Dacia Lodgy em versão com sete lugares é vista aos redores de fábrica da Renault

      A Dacia Lodgy com sete lugares não sofrerá alterações visuais profundas, como acontece com a família Livina. A traseira do carro não será modificada, e a terceira fileira de bancos será implantada no porta-malas do modelo de cinco assentos. A JAC Motors utilizou esse método na criação da minivan J6, uma das futuras concorrentes da Lodgy, já que a Renault trará o modelo com seus logotipos no lugar dos da Dacia, para fazer frente também aos modelos da Nissan e das futuras Chevrolet PM5 e PM7.

      [Fonte: Dacia Modellen]




    1. Pickups: sua história no Brasil e no mundo

    1. Notícias Automotivas - Carros - Pickups: sua história no Brasil e no mundo

      pickup truck Pickups: sua história no Brasil e no mundo

      As "Pick-up Trucks" são os veículos mais vendidos por 5 décadas nos EUA. Atrás delas é que vem os sedãs e outros modelos. Qual será o segredo? E no Brasil, qual o cenário das picapes? Veremos.

      Nos EUA

      Um pouco de história: As "Pick-up Trucks" são consideradas "The workhorse of America". Numa tradução livre, para manter a força da expressão, seria o mesmo que dizer que são "O Burro de Carga da América". Verdadeiras mulas, cavalos valentes. Na realidade, praticamente substituíram cavalos, burros, mulas e carroças na civilização ianque. Para pequenos sitiantes e comerciantes, tornaram-se uma "mão-de-obra" fundamental.

      Desde 1917, as 3 grandes (Ford, GM – com suas marcas Chevrolet e GMC e Chrysler com sua marca RAM (que era Dodge) competem fortemente neste mercado, que hoje conta com importantes competidoras japonesas. A evolução no design das brutas as tornaram mais populares. De veículo de entrega e trabalho, passaram a atrair também as pessoas físicas. Diziam os CEOs dos anos 1900: "Não precisam ser bonitas, precisam ser fortes!" Mas as coisas mudaram desde 1905, quando a Ford inaugura o segmento com sua Ford Delivery Car (carro para Entregas).

      Era mais um chassis adaptável que um carro propriamente, já que nesta época eram as oficinas de carroceria que se encarregavam de montar sobre o chassis a cabine e a carroceria de madeira. Esta poderia ser alta ou baixa e conter tela de arame conforme a utilização do comprador.

      A Dodge KC 35, de 1935, foi a primeira a pensar em design e integração de cabine e chassis em chapa de aço. Picape é hoje também um Estilo de Vida nos subúrbios americanos. Por que? A picape inspira esporte e lazer. Nela cabe a bike, o triciclo, a barraca de camping, a Asa Delta e a jaula do São Bernardo. E até reboca trailers.

      É versátil, carrega vasos, ferramentas, materiais para construção, lenha etc. Vem em cabines simples, estendida e dupla. Na América as preferidas são as estendidas. Na Tailândia também são bem admiradas. As duplas ou "Quad Cabs" ficaram por muito tempo restritas para as extra-grandes 2500 e 3500. No Brasil a D20 correspondeu a uma 1500 com cabine dupla e inspirou as americanas. Tendência esta que foi reforçada pelas picapes japonesas médias como Mitsubishi L200, Mazda B2500, Nissan AX / DX e Toyota Hilux.

      Oferecem Diversão: Motores com bom torque e potência, imponência e boa altura a tornam divertidas para todos os tipos de terreno. Mais: têm opção de tração 4×4 com reduzida e tudo. Existem em vários tamanhos, de pequenas a extra-grandes (2500 e 3500). Sendo estas, paixões na América e na Austrália. Podem ser até trucadas (dois pneus no eixo traseiro).

      As Smooth-Side ou Step-Side, com seus charmosos páralamas abaulados, surgiram na década de 1940. Algumas Silverado e Ranger (Splash) importadas ostentaram este charme no Brasil. Outras marcas tipicamente americanas menos conhecidas ou que não existem mais foram: Mack, Studebacker, Willys Overland (enGolida pela Ford nos anos 80) e International.

      Por volta de 1940, com as melhorias em termos de design e a disponibilização de opcionais como grade cromada e pneus com faixa branca, novos consumidores começaram a vê-las como carros de passeio. Após a Segunda Guerra Mundial, com o boom econômico dos EUA, grande beneficiado com sua participação no conflito, as 3 Grandes intensificaram a disputa pelos consumidores das picapes.

      Além de bons produtos, bom marketing e designs cada vez mais aprimorados se tornaram fundamentais para atrair o consumidor. Potência e torque também não foram deixados de lado. E o coração delas e dos consumidores começaram a pulsar mais forte nos anos 50 com a chegada dos motores V8, que os emblemas faziam questão de anunciar.

      Atualmente as Guerreiras Americanas são representadas por RAM, Linha F (250 350 450) e Silverado (1500 a 3500). Continuam com motor V8 – também V8 Turbodiesel no caso das duas últimas. As Full Size nipônicas Toyota Tacoma T100, Nissan Titan e Honda Hidgeline fazem companhia às ocidentais das 3 Grandes. Porém investem menos no Diesel e não oferecem versões extra-pesadas (F350 e Chevrolet HD 2500 e HD 3500).

      Evolução do segmento e influência japonesa

      Em 1958, DATSun (que hoje é Nissan) e Toyota começam a montar timidamente suas picapes em território americano. Como de praxe, eram menores e mais econômicas que as norteamericanas. Pecavam pela capacidade de carga, de 250 a 300 Kg, problema que a Isuzu KB resolveu, nos anos 80, provando viabilidade comercial. Ademais eram robustas, baratas e confiáveis.

      A Ford percebeu o movimento japonês, comprou 25% da Mazda e lançou sua Courier em 1980, uma Mazda com logo Ford. Em 1984 desenvolve, ainda em conjunto com a Mazda, a Ford Ranger. A S10 surgiu em 1981 nos EUA. A Dodge competia neste segmento com a D50, que se tornaria RAM 50 e seria precursora da Dakota.

      Na década seguinte, as japonesas e americanas médias continuam firmes. Além de S10, Ranger e Dakota,Toyota Hilux, Nissan XE / SE, Mazda B4000 (versão da Ranger) e Mitsubishi Mighty (L200) conquistam definitivamente seu espaço.

      Bichos estranhos

      O segmento cresceu muito nos EUA e com isso picapes como Ford Ranchero e Chevrolet El Camino e Dodge Rampage, mais baixas e derivadas de automóveis, ganharam as ruas. Algumas picapes com cara e alma de veículo militar também serviram a nichos específicos. Dodge Powerwagon (esta dos anos 50) e Hummer Picape (dos anos 2000, mas com receita similar) são exemplos.

      Outra estranha no ninho foi uma picape derivada da van grande Ford Econoline (com porte de Renault Master). Houve também picapes que eram verdadeiros esportivos com caçamba: Chevrolet Cyclone, Silverado 454 V8, com motor de Corvette e Dodge RAM 8.0 V10 com motor de Viper. Com direito a faixas duplas, rodas 20 polegadas e aerofólio.

      Quanto às customizações, não há limites: de simples pinturas com chamas à personalização em estilo DUB com suspensões a ar, passando por sistemas de som poderosos na parte interna. Até caçambas basculantes já foram feitas. Sem esquecer as monstruosas Big Foot, altíssimas, com suspensões especiais e pneus de trator.

      No Brasil

      Por aqui, caminhonetes, camionetas ou picapes vinham através de importação, novas ou usadas. Nos anos 50, Ford, Chevrolet, Willys e Dodge começaram a produzí-las localmente. Respectivamente, vieram a Ford F75, a Chevrolet Brasil, saudosa "Marta Rocha", a Picape Rural e sua e a Dodge D100, que veio um pouco mais tarde. Para nosso mercado somente esta última trazia um V8 debaixo do capô. As demais traziam um seis cilindros em linha. Bons por sinal. E sempre movidos a gasolina.

      Após 1975, devido à crise internacional do petróleo, motores grandes foram trocados por 4 cilindros em linha. E os Diesel 4 cilindros, ainda aspirados, também vieram. Nesta década os produtos da Ford e Chevrolet seguiram sua evolução. A esta altura já era oferecida Ford F100, que um pouco depois seria F1000 e Chevrolet C14 e C15, posteriormente C10 e D10 (Diesel). A Veraneio fazia parte da família. E também uma interessante versão cabine dupla com 2 portas.

      Um grande marco para as picapes brasileiras foi o lançamento da linha 20 da Chevrolet. Com mecânica confiável de 6 clindros a álcool (A20), 6 cilindros a gasolina (C20) e 4 cilindros a Diesel (D20), fizeram estrondoso sucesso por mais de uma década.

      A Linha 20 foi sendo atualizada constantemente em termos mecânicos, sendo as mudanças mais profundas destinadas às versões com motores Diesel, que passaram a ser mais silenciosos quando fornecidos pela Maxxion, em versões aspirado e turbo. Antes eram Perkins aspirados.

      Curiosamente hoje, uma D20 em ótimo estado chega a valer mais que uma Silverado (a sucessora) mais nova, apesar desta ser mais moderna e oferecer motores turbinados MWM com seis cilindros em linha. D20 e F1000 foram as rainhas da customização nos anos 1980 quando a importação de veículos era proibida. Os endinheirados da época adquiriam suas picapes transformadas por marcas como Brasinca, Demec, Engerauto, Envemo, Sidcar, SR (Souza Ramos), Sulam, Tropical e Walk.

      Outros modelos disponíveis foram as Toyota Bandeirantes e Kombi em versão picape. E a partir dos anos 1990, primeiramente importadas, vieram as Mitsubishi L200, Peugeot 504 GR e GRD Diesel, Toyota Hilux e Nissan AX / DX e Mazda B2200 e B2500, Ranger e SS10 feitas nos EUA.

      Posteriormente Ford e Chevrolet decidiram lançar S10 e Ranger nacionais, inaugurando o que seria praticamente o padrão até hoje: picapes médias, turbodiesel com cabines simples ou dupla (estendidas não foram tão bem aceitas).

      E a partir de 2005, o segmento se fortalece e se renova com a reformulada Hilux com motor turbodiesel, câmbio automático e características mais próximas as de automóveis de passeio. Vem aí as novas S10 e Ranger seguindo a mesma cartilha. A Amarok veio em 2010 pelas mãos da VW. As primeiras médias chinesas nestes moldes acabam de chegar.

      Quanto às pequenas, tiveram como precursora, nos anos 80, a Fiat City, devirada do Fiat 147. Ela inaugurou um nicho importante: o das picapes até 500 quilos derivadas de automóvel. Esta capacidade de carga correspondia à metade das grandes. As picapinhas agradaram por ser bem menos volumosas para se rodar em centros urbanos. Hoje em dia, uma Courier, Montana, Strada e Peugeot Hogar levan 750 quilos de carga e uma ou duas motos. Além de construtores e pequenos comerciantes, jovens as adoram.

      E para finalizar, morre recentemente a linha F brasileira e argentina (250, 350 e 400). Mais devido às novas normas de emissão de poluentes Euro 5 que seu motor Cummins Turbodiesel não atende do que por conta de baixo volume de vendas.

      "- Qual o tamanho Ideal de uma picape?" Muitos já devem ter se perguntado. Depende do uso e da necessidade, mas na minha opinião o tamanho Ideal seria: maior que Saveiro e Montana e menor ou no máximo do tamanho da Ranger atual que tem cerca de 4.88 m de comprimento e 1,85 de largura, pois muita gente reside em prédios de apartamentos, cujas garagens são geralmente mal projetadas e apertadas.

      As SS10 americanas de 1994 eram muito interessantes! Lamentavelmente as cabine simples estão virando carro de trabalho com seus ganchos aparentes, tampa sem chave e caçambas retas e pouco inspiradas. Exemplos são Hilux, Amarok e Nova S10 nesta configuração.

      E você leitor, já se deixou levar pelo charme das picapes? Vai de pequena, média ou grande? Usa a sua para trabalho ou lazer? Abraço aos picapeiros – e futuros – de todo o Brasil!

      Por Gerson Brusco Gonzalez




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      Após o Palmeiras fechar contrato com a Kia Motors, outra empresa do ramo automobilístico deverá patrocinar um clube de futebol. Desta vez é a Hyundai, que deverá patrocinar o Corinthians, já que falta pouco para que o clube termine seu vínculo com a Hypermarcas – empresa proprietária da marca Bozzano, por exemplo. O contrato com o clube e a companhia termina em abril.

      O vice-presidente da Hyundai, Kim Seong-Bae, esteve ao Pacaembu neste último sábado (25) junto de representantes da empresa sul-coreana no Brasil para assistir a disputa entre Corinthians e Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista. Os executivos foram presenteados com camisas oficiais do Corinthians já com a logomarca da Hyundai estampada na parte frontal da roupa, como mostra a imagem abaixo feita por torcedores do time, na área VIP do estádio.

      Executivos da Hyundai com camiseta do Corinthians Hyundai deverá patrocinar o Corinthians – acordo será de R$ 52 milhões anuais

      A negociação entre a Hyundai e o Corinthians estava prevista para ser mantida sob sigilo. O acerto só será divulgado em meados de abril, quando a parceria do clube com a Hypermarcas irá expirar. "Eles (Hypermarcas) têm preferência de renovação conosco, mas o valor está sendo corrigido para entre 52 a 56 milhões", segundo Luis Paulo Rosenberg, em entrevista à Rádio Estadão ESPN.

      O patrocínio entre o Corinthians e a Hyundai seria por durante dois anos, com valor anual de aproximadamente R$ 52 milhões.

      [Fonte: Voz do Futebol]





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