Notícias Automotivas
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Notícias Automotivas - Carros - PSA impõe condições para se unir à Fiat
Já sabemos que a PSA está aberta a negociações com a Fiat para uma aliança estratégica a fim de crescer no mercado europeu e mundial.
No entanto, a montadora francesa vai impor várias condições para que não seja absorvida pela Fiat, tal como está acontecendo com a Chrysler.
Para os franceses, a independência será o fator chave para que o casamento entre as duas empresas seja consolidado.
A PSA quer manter sua linha de produtos intacta, o que significa nada de plataformas Fiat para substituir seus modelos.
Além disso, a PSA quer seguir independente, sem nenhuma interferência estratégica por parte dos italianos. Ou seja, os franceses querem manter as coisas como estão, embora unidos à Fiat.
Não acreditamos que isso vá dar muito certo, porque um dos pilares que a Fiat quer erguer é o da rentabilidade com uma aliança global, e isso significa reduzir custos de produção e desenvolvimento de produtos, compartilhando plataformas.
Parece que a parceria não será tão fácil de ser acertada. A Fiat quer oito milhões de carros em 2014 com uma aliança. A PSA quer se unir a alguém para crescer. Enfim, vamos ver no que isso vai dar.
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Notícias Automotivas - Carros - GM: Carros da Chevrolet ficaram velhos no Brasil – segundo Dan Akerson
Dan Akerson é o presidente mundial da GM e não poupa eólios ao mercado brasileiro. Afinal, aqui é o terceiro mercado da GM em todo o mundo.
No entanto, embora reconheça o potencial do mercado e principalmente a lucratividade que consegue aqui, Akerson reconheceu que os carros da Chevrolet no Brasil ficaram "velhos".
Com Cruze e Cobalt, essa realidade parece ter sido minimizada, embora saibamos que muito precisa ser feito para reconstruir a linha de produtos da Chevrolet no país.
Akerson revelou em Detroit que mais sete lançamentos serão feitos ainda em 2012, o que deve mudar bastante a realidade da linha de produtos. Em 2013, mais três lançamentos serão feitos.
Sem revelar quais serão os lançamentos, os mais cotados para chegar ainda em 2012 são: Sonic Hatch, Sonic Sedan, S10, (Trail)Blazer, Malibu, Cruze Hatch e substituta da Meriva/Zafira (?). Para 2013, possivelmente Ônix Hatch, Ônix Sedan e versão Chevrolet do Buick Encore. Enfim, opções existem, só faltam chegar.
[Fonte: IG]
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Notícias Automotivas - Carros - Avaliação completa do Citroen C3 Picasso GLX
A compra de um carro familiar precisa atender a diversos fatores. Como é um veículo que precisa agradar toda a família, leva em consideração as necessidades dos pais, a opinião dos filhos e, às vezes, até o conforto do cachorro. Ou seja, tem muito de racional nesta decisão de muitas cabeças.
E, dentro da safra dos atuais veículos que se encaixam nesse perfil, o Citroën C3 Picasso é o que privilegia mais este aspecto de atender a todos. Com um desenho incomum e boa capacidade dinâmica, virou uma opção muito interessante no segmento.
E, se a aquisição do automóvel é quase sempre por “aclamação familiar”, nada mais corriqueiro do que procurar a configuração que traz o necessário para cada um. É nesse cenário que aparece a versão intermediária GLX, que responde por 60% das vendas do modelo. Ela deixa de fora alguns “mimos”, como o GPS no painel e o airbag duplo, mas traz o essencial em termos de conforto. E, fundamental, um preço mais competitivo.
Portanto, o C3 Picasso tem tudo que não pode faltar em uma viagem de família – crianças enjoadas, excesso de bagagem, muitas paradas e coisas gosmentas sobre os bancos ficam por conta dos passageiros. Estão lá ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico – com os vidros traseiros também acionados por botão –, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Sem falar de algumas soluções engenhosas, como o imenso porta-luvas refrigerado e as mesinhas do tipo avião para os bancos traseiros. Ainda há o rádio/CD/MP3 com entrada auxiliar e comandos satélites na coluna de direção, essencial na hora de distrair a turma nas férias. Com isso, o C3 Picasso GLX custa R$ 51.400. Os únicos opcionais são o airbag duplo, que adiciona mais R$ 1.300 na conta e a pintura metálica, que custa R$ 1.190.
Essa decisão de equipar a versão GLX apenas com o que realmente é preciso logo se mostrou uma estratégia acertada. Os 650 veículos emplacados podem não parecer muitos quando comparados ao Fiat Idea e Honda Fit, que ficam na casa dos 2 mil exemplares mensais. Mas vale lembrar que o C3 Picasso sofre a concorrência interna do C3 Aircross, sua variante aventureira, que vende cerca de 1.400 unidades por mês.
Frente a grande e diversificada concorrência, um dos grandes destaques do C3 Picasso é o seu design. Com formato quadrado com bordas arredondadas, o modelo conta com desenho bastante original. Destaque para os vistosos faróis e para a grande área envidraçada na frente. Atrás, o conjunto formado pelas lanternas e pelo vidro curvo é inovador.
Mecanicamente, não há inovações. Sob o estiloso capô do monovolume está o motor 1.6 16V, que já está difundido na linha da PSA Peugeot Citroën. Com etanol no tanque, ele desenvolve 113 cv a 5.800 rpm e 15,4 kgfm de torque a 4.500 giros. Acoplado a ele, está um tradicional câmbio manual de cinco marchas. O automático vem com um preço de R$ 4 mil a mais e ainda agrega os freios ABS.
Ponto a ponto
Desempenho – É até surpreendente a maneira com que o monovolume da Citroën ganha velocidade. O motor 1.6 16V de 113 cv é esperto e dá agilidade ao carro no trânsito urbano. Em rotações baixas, ele se mostra um pouco “preguiçoso”, mas a partir dos 2.500 giros o comportamento melhora muito. A relação curtinha do câmbio ajuda bastante no bom desempenho do modelo. Para se ter noção, o zero a 100 km/h foi feito em 10,5 segundos. Marca que muitos sedãs com motor semelhante não alcançam. Nota 8.
Estabilidade – Há um contraste entre a suspensão mole e a rigidez torcional elogiável no C3 Picasso. Em curvas, é fácil perceber a carroceria adernando, mas a estrutura geral segura o tranco. Na prática, isso dá uma sensação de insegurança ao volante. Não dá para realizar manobras ousadas – embora nem seja essa a proposta do carro. Nota 6.
Interatividade – O painel de instrumentos – além de bonito – tem ótima visualização. Os três elementos circulares trazem informações “limpas”, de fácil leitura. O resto dos comandos também são intuitivos e espalhados pela cabine. O rádio conta com comandos na coluna de direção. Do lado negativo, estão as alavancas do freio de mão e de câmbio, posicionadas muito baixas, o que dificultam o seu uso. A visibilidade dianteira é ótima, enquanto a traseira deixa a desejar por causa do vidro diminuto. Nota 7.
Consumo – O Citroën C3 Picasso conseguiu a média de 6,0 km/l rodando na cidade com etanol no tanque. Ainda não há medições do InMetro para o carro. Nota 5.
Conforto – É um dos destaques do monovolume da Citroën. A arquitetura do carro oferece farto espaço interno. Mesmo as pessoas mais altas não vão bater com a cabeça no teto. E até cinco adultos podem viajar no C3 Picasso sem grandes apertos. A suspensão macia ajuda a aumentar a sensação de conforto. Ela consegue absorver as imperfeições do asfalto com competência e não transmite grandes solavancos para o interior da cabine. Nota 9.
Tecnologia – A versão GLX traz apenas os equipamentos essenciais, em uma lista mais enxuta – a topo de linha Exclusive recebe mais mimos, como o GPS no painel. A plataforma do C3 Picasso é a mesma do C3 europeu – que chega ao Brasil em 2012 –, um aperfeiçoamento da que é usada no C3 brasileiro. Mas tanto um quanto outro são modernos. O motor 1.6 16V é o mesmo que já é aproveitado em diversos veículos da PSA Peugeot Citroën no Brasil. Nota 8.
Habitalidade – A Citroën conseguiu espalhar uma quantidade decente de porta-objetos no grande interior do C3 Picasso. O porta-luvas, por exemplo, é imenso. Na parte superior do painel, logo abaixo das saídas de ar-condicionado, existe um compartimento de tamanho razoável para guardar objetos de uso imediato. Os acessos ao interior do veículo são muito bons graças às grandes portas com amplos vãos de aberturas. O porta-malas leva 403 litros de bagagem. Nota 8.
Acabamento – Não chega a impressionar, mas é correto. Os materiais escolhidos pela fabricante francesa são de boa qualidade e aparentam cuidado na montagem. Os encaixes são precisos e não há rebarbas aparentes. A parte central do painel tem plástico na cor “black piano”, que dá um toque extra de requinte. Nota 7.
Design – É original. O formato mais “quadradão” escolhido é amenizado pelas extremidades arredondadas e a falta dos adereços off-road do AirCross deixa o design mais leve e harmônico. Nota 9.
Custo/benefício – A versão intermediária GLX foca mais na relação custo/benefício. Traz equipamentos essenciais como ar-condicionado, direção assistida, sistema de som por R$ 51.400. Faltam, no entanto, equipamentos de segurança como airbag duplo e freios com ABS e EBD. O modelo mira diretamente a Fiat Idea Essence 1.6, que equipada igualmente vai a R$ 51 mil, Nissan Livina S 1.6, por R$ 46.490, e Chevrolet Meriva Premium 1.8, que custa R$ 49.667. Nota 7.
Total – O Citroën C3 Picasso somou 74 pontos em 100 possíveis.
Primeiras impressões – Surpreendente equilíbrio
O desenho do C3 Picasso é incomum. É aquele tipo de design controverso, que gera bastante discussão. Entretanto, as linhas são harmônicas e o visual é mais condizente com o de um monovolume do que o do AirCross, sua versão aventureira. O conjunto na traseira formado pela vidro curvo e pelas lanternas no estilo “bolha” podem causar estranheza em algum momento. O certo é que, no resto, o familiar é mais “charmoso” e muito original.
Em movimento, por exemplo, o comportamento é até surpreendente. O motor 1.6 16V de 113 cv move com alguma agilidade os mais de 1.300 kg do C3 Picasso. A partir das 2.500 rotações o propulsor entrega boa quantidade de força e o modelo fica mais ágil.
Abaixo desta marca, no entanto, o marasmo toma conta. Para conseguir fazer um motor dessa potência dar um desempenho interessante para um carro deste peso, a tática da Citroën passou diretamente pelas reduções nas relações do câmbio.
Na prática, isso significa que basta dar uma pequena acelerada para sair da inércia ter de trocar de marcha. Se isso beneficia o desempenho, o consumo é prejudicado. A 100 km/h, por exemplo, o conta-giros já apontava 3 mil rpm. Isso ajudou para abaixar a média de consumo para 6,0 km/l com etanol.
Na parte dinâmica, a Citroën também teve de lutar contra a grande massa e a arquitetura do veículo. Com o centro de gravidade alto, o C3 Picasso não é muito bom em curvas. Nem a rigidez torcional do carro garante estabilidade e segurança.
Os bancos têm ótimos apoios laterais e ajudam a segurar os corpos nas curvas. Não é que o pai de família dono do C3 Picasso possa pegar uma serra com ferocidade e alta velocidade – longe disso. Mas em uma tocada tranquila, o veículo se comporta de maneira elogiável. O que contrasta é a suspensão, molenga e que deixa o monovolume um tanto “bamba”.
Por dentro, o conforto impera. O espaço interno é generoso e cinco ocupantes conseguem viajar sem apertos. Quem fica atrás ainda ganha as mesinhas no estilo avião. Na frente, a ergonomia é acertada para o motorista – exceto pelas alavancas do câmbio e do freio de mão, instaladas em posições muito baixas.
Sobra visibilidade na dianteira graças aos vidros auxiliares na coluna. A retrovisão, contudo, é prejudicada pelo vidro traseiro pequeno. O digno acabamento traz materiais de boa qualidade. As peças estão encaixadas corretamente e passam sensação de esmero na montagem. O destaque no interior fica com o volante, com acabamento cromado, base reta e uma ótima pegada. Esse sim, praticamente uma unanimidade em design.
Ficha técnica - Citroën C3 Picasso 1.6 16V GLX
Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.587 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro com comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial..
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 110 cv com gasolina e 113 cv com etanol a 5.800 rpm.
Torque máximo: 14,5 kgfm com gasolina a 4 mil rpm e 15,8 kgfm com etanol a 4.500 rpm.
Diâmetro e curso: 78,5 mm x 82 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira por travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 195/55 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Não oferece ABS e EBD.
Carroceria: Monovolume em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,09 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,63 m de altura e 2,54 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal como opcional.
Peso: 1.342.
Capacidade do porta-malas: 403 litros.
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: Porto Real, Rio de Janeiro.
Lançamento: 2011.
Itens de série: Faróis de neblina, cruise control, trio elétrico, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, chave com controle remoto, computador de bordo, mesinhas do tipo avião na traseira, porta-luvas refrigerado, rádio/CD/MP3/Aux com 4 alto-falantes e comandos na coluna de direção e rodas de liga leve de 16 polegadas..
Preço: R$ 51.400.
Opcionais: Airbag duplo e pintura metálica.
Preço completo: R$ 53.890.
Por Auto Press
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Notícias Automotivas - Carros - Mercedes-Benz SL65 AMG Black Series é modificado pela japonesa Veilside
A japonesa Veilside apresentou a personalização Black Fortune para o Mercedes-Benz SL para o Salão de Tóquio 2012, inspirada no SL65 AMG Black Series.
O visual conta com um vistoso pacote aerodinâmico com quase tudo feito em fibra de carbono. Pára-choques, grade, saias laterais, aerofólio, difusor, spoilers e capô.
Além disso, a grade spoiler frontal, saídas de ar laterais, aerofólio e difusor traseiro expõem a fibra de carbono ao natural, dando ainda mais agressividade ao conjunto.
Sem nenhuma alteração mecânica, a Veilside pretende produzir somente 300 kits do SL Black Fortune com preço equivalente a US$39.000.
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Notícias Automotivas - Carros - Está pensando em comprar um Renault Duster? A Ford quer que você espere pelo Novo EcoSport 2012
Sempre que um certo modelo é lançado e faz sucesso em seu segmento, as marcas concorrentes fazem o que podem para desviar a atenção que o mercado está dando para aquele modelo e fazer com que todos prefiram o seu. Isso sempre foi assim.
Nos tempos modernos em que vivemos, a internet é uma ferramenta amplamente utilizada pelas montadoras, e as pesquisas em sites de busca são muito usadas pelas pessoas. A Ford sabe muito bem disso, tanto que colocou um anúncio bem diferente no Google, quando você pesquisa por “renault duster expression”, conforme mostra o leitor Marcelo Oliveira.
Ele nos mandou a imagem acima, que dá destaque a um anúncio da Ford que aparece sempre que alguém pesquisa pelo modelo da Renault. Isso não é novidade, o que achamos interessante foi que a marca americana criou uma página com a palavra-chave pesquisada pela pessoa: www.novoecosport.com.br/Renault_Duster
Como o final do endereço contém a palavra-chave exata, o termo “Renault Duster” ficou em negrito e destacado, o que contribui para muitos cliques. Essa página redireciona para o endereço http://www.novoecosport.com.br/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=NovoEcosport_Pesquisa, que nada tem de Renault Duster, nem em seu endereço e muito menos em seu conteúdo.
Esta página mostra o Novo EcoSport 2012 em sua versão conceito, e avisa o visitante que o modelo está chegando, ou seja, mostra para ele que é melhor deixar pra lá a idéia de comprar um Duster agora. O que deixa claro que os generosos descontos da geração atual não serão mesmo suficientes para barrar o bom desempenho do Duster no mercado brasileiro.
E você, o que achou da tática da Ford?
OBS.: Este tipo de propagandas em páginas de resultados do Google podem ser inseridas por qualquer pessoa com um cartão de crédito, usando o sistema Google Adwords. A pessoa paga por clique. O valor do clique pode variar de 5 centavos até vários reais, depende de quão competitiva é a palavra-chave escolhida. Esse tipo de marketing geralmente é usado por quem tem a probabilidade de faturar alto com a visita da pessoa, como quem vende produtos pela internet, por exemplo.
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Notícias Automotivas - Carros - Programa Mega Fabricas do canal National Geographic HD: fábrica da Rolls-Royce
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Notícias Automotivas - Carros - MINI Cooper: 89.000 exemplares são chamados em recall
A NHTSA determinou que a BMW chamasse 88.911 donos de MINI Cooper feitos entre 2007 e 2011. Há risco de incêndio no motor.
Os modelos Cooper S 2007-2011, Cooper S Clubman 2007-2011 e Cooper Cabriolet 2009-2011, além de outras variantes feitas entre novembro de 2006 e janeiro de 2011 terão que passar por revisão.
Depois de 12 relatos de incêndio no motor do MINI Cooper S, a investigação determinou que a causa foi um defeito na placa de circuito da bomba d'água elétrica que refrigera o turbocompressor.
Com o mau funcionamento, o sistema superaquece e provoca o incêndio no cofre do motor. Pelo menos 81 bombas já apresentaram defeito nos EUA. Por enquanto o problema parece ser apenas em unidades vendidas no país.
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Notícias Automotivas - Carros - Holden Volt: elétrico da GM chega ao mercado australiano com preços a partir de US$62.000
O Volt ganha mais um mercado em sua trajetória com baixa emissão de CO2. Na Austrália, o Holden Volt chega custando 60.000 dólares australianos ou em torno de US$62.000.
Nos EUA, o "elétrico" custa US$39.645 sem o bônus de US$7.500, o que derruba ainda mais o preço do veículo. Mas se na Austrália o Volt está caro, na China ele custa bem mais.
Para o consumidor chinês, acostumado a preços módicos, o Chevrolet Volt chega por altíssimos US$76.400. Fruto das taxas cobradas pelo governo local. Na Europa, o preço é equivalente a US$60.800.
E no Brasil? Com IPI de 55%, imposto de importação de 35%, mais outras taxas e sobretaxas incluídas, o Chevrolet Volt não chegaria por menos de US$75.000 ou algo em torno de R$135.000. Seria mais ou menos o preço equivalente no mercado chinês. Valeria a pena?
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Notícias Automotivas - Carros - Qual é a melhor escolha entre as picapes para transportar moto? Parte I e II
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Notícias Automotivas - Carros - Lei Seca: “Ai se ela te pega”
Passados três anos e meio da entrada em vigor, em território nacional, da Lei 11705/08, a chamada Lei Seca, rígida norma que alterou o comportamento de motoristas no trânsito brasileiro, ela vem se mostrando cada vez mais democrática e igualitária para todos.
Não distingue gregos e troianos. Os rigores da Lei Seca, num país onde burlar as leis é sempre rotina e mau exemplo, continua surpreendendo os que a descumprem e são pegos em operações de fiscalização de trânsito, gerando o infracionamento de inúmeros condutores.
Aí são incluídos algumas autoridades e celebridades, ainda que a recusa de submissão ao teste do bafômetro venha também se tornando uma regra, como um caso ocorrido, no último final de semana, na Zona Sul do Rio, envolvendo um deputado estadual que recusou-se ao etiloteste sendo, no entanto, infracionado na forma da lei.
No país em que a lei nem sempre é igual para todos, pelo menos, perante a Lei Seca, fugindo à regra geral, todos são tratados igualmente. Políticos de renome, autoridades governamentais, como o caso de um subsecretário de estado do Rio de Janeiro – alcoolizado ao volante praticou homicídio – celebridades, artistas, cantores, apresentadores de TV, famosos jogadores de futebol e até magistrados já foram incursos nas penalidades previstas pela dura lei.
É bom que se frise que o pressuposto jurídico, consubstanciado no Pacto de São José da Costa Rica, de que "ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo", não tem prevalecido até em decisões do próprio Poder Judiciário.
O legislador previu, contra tal argumento, na elaboração da Lei 11705/ O8, que alterou dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro, o prescrito no Artigo 277, parágrafo terceiro, ao estabelecer: "Serão aplicadas as penalidades e medidas administrativas estabelecidas no Artigo 165 (dirigir sob a influência de álcool ou substância psicoativa que determine dependência) ao condutor que se RECUSAR a se submeter a qualquer dos procedimento previstos no caput do Artigo 277".
Vale esclarecer que são os seguintes os diferentes procedimentos de comprovação da direção alcoolizada: etiloteste ( bafômetro), exame de sangue, exame médico-pericial (auto de exame de embriaguez); teste da saliva (ainda não aplicado em território nacional), outros exames técnicos-científicos e a própria prova testemunhal, conforme prevista no parágrafo segundo do Artigo 277 do CTB ( redação dada pela Lei Seca), detectada e relatada pelos agentes e autoridades de trânsito através dos notórios sinais de embriaguez apresentados condutor, quais sejam: a fala desarticulada, o hálito etílico, o andar trôpego e descoordenado, as roupas em desalinho, o comportamento exaltado, o estado de torpor, hiperagressividade, etc, etc…
É bom frisar que de acordo com o estabelecido no Decreto Federal 6488/08, que regulamentou a Lei Seca, foram determinados os limites de dosagem alcoólica para o condutor, tanto para caracterização da infração ( Artigo 165) quanto para o crime de dirigir sob a influência de álcool.
A margem de tolerância para a infração administrativa é de dois decigramas de álcool por litro de sangue, o equivalente, no teste do bafômetro, a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Por outro lado, o citado decreto estabelece que a concentração igual ou superior a seis decigramas de álcool ou 0,3mg acusados no bafômetro, configura a infração penal estabelecida no Artigo 306 do CTB, que prevê pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Para quem comete simplesmente a infração a lei prevê as penalidades de multa (R$ 957,70), SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR PELO PRAZO DE 12 MESES, além de frequência obrigatória a curso de reciclagem de motoristas infratores, cuja norma específica do CONTRAN estabelece uma carga horária de 30 horas/aula, compreendendo o seguinte conteúdo programático: Legislação de Trânsito (12 horas); Direção Defensiva (8 horas); Noções de Primeiros Socorros (4 horas); e Relacionamento Interpessoal (6 horas).
O médico José Mauro Braz Lima, professor da UFRJ, em sua obra científica (2003) “Alcoologia – uma visão sistêmica dos problemas relacionados ao uso do álcool”, explica que uma dose padrão de 300 ml de cerveja atinge, em média, no organismo humano, a taxa de teor alcoólico da ordem de dois decigramas por litro de sangue ou 0,1 mg por litro de ar expelido dos pulmões.
Uma dose de vinho de 150ml ou uma de uísque de 40 ml, também atingem a dosagem de dois decigramas. O estudioso afirma ainda que a concentração de 4 a 6 dg ou 0,2 a 0,3 mg no bafômetro é suficiente para duplicar o risco de acidentes. De 6 a 10 decigramas ou 0,3 a 0,5 mg o risco de acidentes triplica. Braz Lima esclarece que a presença de álcool na corrente sanguínea exige do motorista maior tempo para avaliar as situações de trânsito, mesmo as mais corriqueiras.
Aqui vale também recordar uma decisão tomada pela 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no ano de 2010, que manteve uma ação penal contra um condutor que apresentava sinais claros de alcoolemia e foi flagrado numa fiscalização de trânsito em Mato Grosso, onde no momento havia sequer o bafômetro.
No entendimento dos ministros a autoridade e seus agentes têm autonomia para relatar a embriaguez. Ou seja, não é necessário que se estabeleça nem a dosagem alcoólica mínima de 6 dg de álcool para o enquadramento do infrator nas penas do Artigo 306 do CTB.
Por analogia, comprovada o estado de embriaguez do condutor, em auto de exame próprio (exame médico-pericial) também poderá ser enquadrado pelo crime. Aquela turma do STJ fez apenas fez corroborar o já previsto na Lei Seca: a prova testemunhal pelos sinais da alcoolemia.
Dito isto, convém ter em mente que a recusa à submissão ao teste do bafômetro depõe contra o próprio condutor. Quem cumpre a lei, está ao volante e não bebeu, nada tem a temer. É cristalino, na jurispudência de tribunais do mundo, o entendimento de que o direito individual não pode sobrepujar-se ao interesse (maior) coletivo, que na Lei Seca tem por finalidade a incolumidade dos usuários da via pública, a do próprio condutor, a segurança de trânsito e sobretudo a defesa da vida, finalidade maior do Código de Trânsito Brasileiro.
Não importa se você sempre bebeu, dirigiu e nunca bateu. Isso não o torna imune a ser a próxima vítima de um alcoolizado do volante. A Lei 11705/08 surgiu para prevenir tragédias.
Milton Corrêa da Costa é coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro
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Notícias Automotivas - Carros - Lifan X60, 520 e Foison deverão ser vendidos no Brasil
Aumentar o portfólio significa expandir horizontes em outros segmentos de mercado, e esse deverá ser o caminho que a Lifan deverá seguir por aqui.
Semana passada você já viu aqui em primeira mão o futuro Lifan 620 Elétrico. Mas além dele, mais três potenciais lançamentos da marca chinesa podem desembarca no país.
O Lifan X60 já é vendido no Uruguai e será uma questão de tempo até estar disponível aos brasileiros. O SUV chinês tem motor 1.8 16V de 134 cv e pacote de equipamentos bastante completo.
Outro que também deve chegar aqui é o Lifan 520 (que em breve terá uma nova geração), que tal como o X60, também já foi mostrado no Brasil. No entanto, o modelo ainda não é vendido no Uruguai e deve chegar aqui com motor 1.5.
Já o Foison é um utilitário leve que já está sendo vendido no Uruguai. O veículo oferece motor 1.3 e está disponível nas versões furgão, picape e passageiros. Será uma opção acima das vans chinesas com motor 1.0.
Quando chegarão? Provavelmente no decorrer deste ano, e ainda podem ser complementadas com a chegada do Lifan 620 Automatic, que utiliza câmbio de tipo CVT e deverá chegar no mês que vem.
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Notícias Automotivas - Carros - Carros Tube: um site com os melhores vídeos de carros
Este é o mais novo integrante da rede de sites do NA: Carros Tube. Se trata de um blog especializado em vídeos de carros, onde já foram publicados mais de 900 posts desde abril de 2010, recebendo mais de 100.000 visitantes neste período.
O Carros Tube tem como objetivo facilitar a visualização de vídeos automotivos dos mais variados nichos, como lançamentos, esportivos, comerciais e outros. Agora que o Carros Tube faz parte de nossa rede de sites, ele terá atualização constante, todos os dias, e você terá uma ótima seleção dos melhores vídeos automotivos do Youtube, acompanhe o Carros Tube:
Carros Tube
Veja também os outros sites que fazem parte de nossa rede:
Bizarrices Automotivas – humor automotivo
Carros Chineses – cobertura completa do mercado automotivo chinês
Carros Inúteis – blog sobre carros abandonados
MotoReport – tudo sobre motos, com opinião
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Notícias Automotivas - Carros - Avaliação NA – Chevrolet Cobalt 4 – Comportamento e consumo na estrada
O passeio pelas montanhas do Sul de Minas sob uma chuva de verão mostrou que o Cobalt tem boas qualidades também neste ambiente. A posição de dirigir é boa, e o parabrisa é bem amplo. Os espelhos laterais dão segurança nas mudanças de faixa e ultrapassagens, mas temos um pequeno problema.
Mesmo mantendo 3.100 rotações no motor a 100 km/h (a 120 km/h quase encostamos nas 4.000 rotações), nesta velocidade o motor 1.4 não tem força para aumentar a velocidade rapidamente. Você afunda o pé e fica olhando o velocímetro digital mudar lentamente: 100, 101, 102, 103….
A solução é reduzir para uma quarta ou até mesmo para uma terceira, que vai longe, acima dos 100 km/h. Mas essas reduções de marcha constantes deixam a condução mais cansativa e também pioram o consumo. Em estradas com máxima de 110 km/h ou 120 km/h, será mais fácil acelerar sem reduzir no câmbio.
Devido a essas aceleradas e reduções, o consumo na estrada não passou dos 9,4 km/l com álcool e ar-condicionado ligado, andando somente até 100 km/h, sem passar disso. Com gasolina ele passa dos 12 km/l atualmente, mas melhorará, claro, conforme o carro ficar mais rodado.
Quem não se importar muito com o desempenho fraco curtirá uma viagem confortável. Os bancos macios ajudam neste sentido, bem como o nível de ruído muito bom, alcançado através de um bom isolamento acústico entre a cabine e o motor.
Rodando na chuva, notamos que o Cobalt tem uma boa estabilidade, e apenas pecou ao enfrentar ventos laterais a 100 km/h, exigindo algumas correções de trajetória. O limpador de parabrisa se mostrou um tanto barulhento, mas fora isso foi tudo bem.
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Notícias Automotivas - Carros - A busca por um popular completo abaixo de 35.000 reais
Olá amigos do NA. Sou leitor do blog e venho dirigir a palavra a vocês para contar um pouco da aventura na busca de um compacto que consiga aliar preço abaixo dos 35 mil reais, boa assistencia tecnica e um pacote de itens de série razoável.
Claro que para isso, é essencial conhecer de carro e dos preços praticados pelas montadoras, além das mais recentes novidades. E também é necessario ainda uma boa procura para achar um carro que agrade ao bolso e aos olhos. Como a opinião é sempre um fator muito importante na democracia, óbvio que muitos ao final do meu texto vão achar que minha escolha não foi a melhor, ou descordar em alguns aspectos. Mas claro, todos sabem como é a nossa triste realidade…
Fomos a 6 concessionarias de diferentes marcas e encontramos desde descrepâncias absurdas em relação a preços e equipamentos, até bons descontos e um atendimento ora ruim ora bom, mas muitas vezes razoável. Procuravamos um compacto de 2 portas com o kit de ar condicionado, trio eletrico, direção hidraulica e freios ABS e airbag duplo. Vamos aos relatos:
VW
Fomos a concessionaria VW e procuramos os dois compactos de entrada da marca. O Fox Trend e o Gol Trend, ambos com motor 1.0 e este itens acima descritos. Para variar, nenhuma unidade do estoque, exceto as versões topo de linha, tinha os itens de segurança.
Falando em preços, fomos primeiro alertados pelo vendedor que este carro demoraria algo em torno de 45 dias para chegar e talvez houvesse um reajuste de preço, coisa de no máximo 800 reais, o que para quem compra um compacto é muita coisa, e então fomos aos preços finais.
O Gol na mesma configuração com todos os itens mencionados, calotas de 14 polegadas, chave canivete e aqueles pequenos detalhes de versão Trend saía por 36.900 reais, o que é um valor muito alto para um carro com motor 1.0.
E olha que segundo o vendedor, houve desconto. O Fox de igual configuração saía por 36.500 reais, porém o Gol era 4p e o Fox 2p. Saímos de lá com um pé atrás e torcendo para que as próximas visitas fossem menos assustadoras, porque convenhamos, pagar quase 40 mil reais em um carro 1.0 não é para qualquer classe social em busca de economia na hora da compra.
Renault
Na Renault fomos em busca do Sandero 1.0 com todos estes itens. O Sandero, como todos sabem, tem um porte um pouco maior que um hatch compacto, pois tem ótimo espaço interno, bom porta-malas e 3 anos de garantia. O modelo Authentique 1.0 com todos estes itens exceto o kit de segurança (ABS e Airbag Duplo) saía por 34.500 reais. Com o kit, 36.000.
Continuamos com um pé atrás, pois mesmo vendendo bem dois fatores ainda deixaram-nos meio receosos de comprar-lo. Será que o motor 1.0 serviria para o tamanho do carro? Será que na hora na revenda, por ser um veiculo de um marca que mesmo já estando lançando bons carros, ainda não tem uma imagem consolidade como as quatro grandes? Saimos e continuamos a busca, tendo em mente as qualidades dos 3 carros vistos anteriormente.
Chevrolet
Entrando na Chevrolet fomos recebidos com aquele típico sorriso de vendedor que precisa fechar a meta de final de ano. Logo foi mostrando um Celta Life 1.0 2012 já segundo ele, com todos estes itens, menos o kit de segurança que não pode ser pedido nem como opcional.
Claro, a falta de respeito com o consumidor já começa por aí, mas continuamos ouvindo as propostas e o que o carro e a bandeira tinha a nos oferecer. Um modelo completo com 2p saia por 30.700 reais e um 4p por 31.900. Sem os itens de segurança a compra já ficou arriscada e de certa maneira duvidosa. Partimos para a busca de um bom compacto.
Ford
Entramos lá bem no dia do mega feirão de fabrica, e encontramos logo na porta um vendedor pronto para vender um Ka Sport. Observamos o carro e entramos para ver um Ka e um Fiesta. O Ka completo, com motor 1.0 e itens de segurança saía por 33.500 reais e um Fiesta de mesma configuração com a frente ”a la figo” por 37.900 reais. Eles ainda davam vários brindes, mas os carros em si não agradavam.
Fiat
Na última parada enfim fechamos negócio. Entramos na concessionaria Fiat e logo um vendedor nos abordou e nos mostrou um 500. Não, não era aquele carro que nós queriamos. Perguntamos sobre o Uno e prontamente ele respondeu que era o melhor carro do ano por diversas revistas.
Perguntamos sobre o modelo 2p e ele mas uma vez prontamente nos levou até o estoque, onde eles tinham duas unidades. Um Vivace vermelho 2p e um Way branco 2p com o pacote completo de equipamento Celebration 6 e mais o kit HSD.
O Uno é um dos compactos mais bem acertados em minha opinião, e tem um visual que não muda tão cedo, além de uma rede autorizada grande, o que dá um pouco mais de segurança. Fomos aos preços. O Vivace vermelho começava em 35.000 reais, mas logo conseguimos abaixar o preço para 29.000 reais. Isso mesmo, um Uno completo por 29.000 reais (veja observação abaixo). O Way custava pouca coisa a mais, apenas 830 reais de diferença.
O Way nos encantou e decidimos que este seria o nosso carro. Tinha um Celta Spirit 2010 completo menos itens de segurança com pouco mais de 15 mil km rodados, que foi pego por 20.000 reais. Compramos ainda as rodas de 14 polegadas, porém ganhamos o som.
Ficamos satisfeitos com o carro, principalmente pelo preço, que a julgar pela concorrencia era o mais baixo. O atendimento foi muito bom e a compra qualificada. Claro que é um carro nacional, onde você paga tudo que pode, mas que tem um rede já desenvolvida.
OBS 1: Conseguimos o valor de 29.000 reais por diversos fatores, como pagamento à vista, modelo 2011/2012, além de termos fechado o negocio dia 30, em pleno fechamento de meta. Isso nos ajudou abaixar o preço do carro, que já estava em estoque a quase 25 dias. Vendemos o carro em uma loja que nos pagou o valor de 20 mil a vista e os outros 9.830 reais da diferença pagamos a vista. Com o pagamento com um carro como forma de pagamento o preço ia para 32.000 reais.
OBS 2: na cidada onde moro não temos concessionaria Nissan e nem a JAC. Isso impediu que a gente olhasse carros como o j3 e turin ou o march.
Obrigado equipe do NA por me ouvir e boa sorte com suas compras.
Por Christian LSX
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Notícias Automotivas - Carros - Novo Jeep Compass: fotos e vídeo do modelo que chega ao nosso país
Está sendo lançado neste mês o novo Jeep Compass, o modelo de entrada da marca. A versão intermediária tem o preço de R$ 99.000, e oferece teto solar, além de vários itens de segurança, como ABS, ESP, airbag de cortina e lateral.
Destacam-se o sensor de pressão dos pneus, aquecimento de banco, regulagem de altura dos faróis (o xenon não está disponível), câmbio CVT de 2ª geração com opção de mudança manual. O revestimento da porta dianteira possui um acabamento macio ao toque, mas o painel e o revestimento da porta traseira são de plásticos duros.
O sistema de som lê DVD mas não reproduz imagem. O sistema de ar-condicionado é analógico para todas as versões, o freio de estacionamento é deslocado para a direita (próximo do passageiro), o terceiro passageiro traseiro viaja com certo aperto, pois além de ter um ressalto no assoalho, há ali um porta copos.
Nenhuma versão tem disponível bancos em couro, e a versão top vem com tração 4×4. No conjunto mecânico, a suspensão traseira é independente, o motor é 2.0 Dual VVT de 156 cv de potência, porém sem injeção direta. O acionamento do comando é feito por corrente. O sistema de arrefecimento é do tipo selado, muito comum nos veículos importados.
Seu tamanho é similar ao do Tucson e do CR-V, mas seu preço atinge ix35, Captiva, ASX, Tiguan e até a Santa Fé 2.4, entre outros. Todos com motores mais potentes e mais modernos. A Jeep vendo o crescimento dos SUV no mercado brasileiro quer uma fatia do bolo, claro.
Mas a marca esbarra por ter pouco representantes, e por ter o preço de revisões compatível com o nome e status que carrega. Peca por não disponibilizar banco de couro no Compass e por não acomodar bem o terceiro passageiro. Mas para quem quer um diferencial, ele é uma ótima opção, pelo status, pelo conjunto mecânico que apresenta e pela novidade em si.
Vídeo do Jeep Compass
Por Rafael Andrade
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Notícias Automotivas - Carros - Hyundai: Em comparação com o antigo, novo Azera fica R$ 55 mil mais caro
Não podemos negar que a nova geração do Hyundai Azera foi uma evolução e tanta em comparação com o modelo antigo, que já apresentava sinais de cansaço, mas atraia o público por conta do seu custo benefício, chegando a custar R$ 75 mil nas concessionárias da CAOA no Brasil. Porém, o preço do novo Azera em relação a antiga geração do sedã teve uma grande elevação.
O novo Azera já está sendo comercializado no Brasil e tem preço fixado nos R$ 115 mil, na versão mais barata. Já na versão mais cara, com teto solar e outros mimos e itens de segurança, o preço do Hyundai salta para elevados R$ 130 mil, com a pintura branca incluída, que tem preço de inapropriados cinco mil reais no valor final do carro.
Esse valor da versão top, em comparação com o preço cobrado pela importadora no Azera antigo, teve um aumento de 73%, em resultado ao novo IPI para carros importados, além do ágio para os carros com o fator novidade. Outra possível explicação para esse aumento de R$ 55 mil são os itens, como o teto solar panorâmico, o painel de instrumentos em 3D, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de som completo, entre outros.
Mas convenhamos, o novo Azera ficou bastante caro!
O Sonata, que já ganhou mudanças no mercado exterior, também sofreu alteração no preço. Mas ao contrário do irmão maior, o valor diminuiu, de R$ 107.800 para R$ 97 mil, ou seja, um desconto de bons R$ 10,8 mil.
[Fonte: iG Carros]
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Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen CC 2013 chega à Alemanha em fevereiro
Com visual reestilizado, dentro da recente linguagem visual da Volkswagen, o novo Passat CC – que abandonou o nome Passat e passa a se chamar apenas "CC" – chega ao mercado Europeu em fevereiro. Apresentado no Salão de Los Angeles, o Volkswagen CC 2013 chegará primeiramente na Alemanha, e no mês seguinte será lançado nos demais países.
A gama 2013 do cupê alemão de quatro portas recebeu um novo conjunto dianteiro, com faróis do tipo bixenônio direcionais e autoadaptáveis, ligados a grade com três filetes cromados. Os para-choques também passaram por mudanças pontuais, enquanto a lanterna traseira tem iluminação em LEDs, assim como os faróis. Nas laterais, apenas as rodas foram modificadas.
Por dentro, os bancos foram alterados e há novos itens de segurança, como o detector de fadiga e da presença de outros veículos e obstáculos de pontos cegos. No Brasil, o VW CC 2013 deverá chegar ainda este ano.
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Notícias Automotivas - Carros - Toyota Avanza ganha mudanças visuais para a linha 2013
Minivan de sucesso nos mercados asiáticos, a Avanza recebeu um novo visual e interior modificado, com melhorias no acabamento, que foi apresentada nesta semana pela Toyota. As mudanças no visual do modelo japonês familiar ficaram mais evidentes nos faróis, lanternas, para-choques, vincos nas laterais, rodas, capô e tampa do bagageiro, que recebeu aerofólio.
Por dentro, a Toyota Avanza 2013 recebeu novos materiais no acabamento e apliques em alumínio por todas as partes, este último somente nas versões mais caras. O modelo ainda recebeu um novo sistema de som com entrada USB e conexão Bluetooth.
Na lista de equipamentos, a Avanza conta agora com direção elétrica assistida, volante em couro, ar condicionado de duas zonas, sensor de estacionamento, computador de bordo, câmera traseira, dentre outros. Os motores disponíveis para a minivan japonesa serão os 1.3 e 1.5 litro 16V de 101 cv de potência e câmbio manual de 5 velocidades ou automático com 4 marchas.
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