Volkswagen Tiguan 2012 chega no final de setembro
Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen Tiguan 2012 chega no final de setembro
O Volkswagen Tiguan 2012 chegará ao mercado nacional no final de setembro, segundo o Blogauto. O utilitário esportivo alemão chega com novo visual, atendendo à nova identidade de estilo da Volkswagen.
Importado da Europa, o Tiguan 2012 deverá manter o mesmo patamar de preço, próximo de R$100.000. Melhor mesmo seria custar em torno de R$80.000, e de quebra, ter o novo motor 1.8 TFSI com 170 cv e 32,5 kgfm nesta versão.
Embora menos potente, ele estaria no mesmo patamar de potência dos rivais, sendo que teria como vantagem torque elevado e potência máxima a partir de 3.800 rpm, como se fosse um diesel.
Infelizmente o Tiguan não possui essa motorização nem na Europa. Além disso, mesmo que tivesse, muitos consumidores brasileiros desconhecem o termo “downsizing” e sua eficiência energética superior. Ou seja, 2.0 é 2.0 e acabou!
[Fonte: Blogauto]
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Lotus terá três novos modelos em Frankfurt
Notícias Automotivas - Carros - Lotus terá três novos modelos em Frankfurt
A Lotus vai mostrar três novos modelos em Frankfurt. O principal destaque será a versão GTE do Evora. Antes exclusivo de mercados asiáticos, agora o Evora GTE estará disponível para o resto do mundo.
O modelo possui apelo mais esportivo, tendo visual com novas rodas esportivas e para-choques com spoilers integrados com novo formato.
O motor é o conhecido V6 3.5 da Toyota. A caixa de mudanças é seqüencial com seis marchas. Apliques de alumínio e fibra de carbono resultaram na perda de 105 kg no peso total do veículo.
O Evora S é outro que tem novidade. O esportivo inglês agora tem opção de transmissão automática batizada de IPS (Intelligent Precision Shift). O Elise 1.6 agora tem transmissão automatizada SPS (Serial Precision Shift).
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Notícias Automotivas - Carros - BMW Série 7: essa vale ouro!
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Hyundai Eon: sul-coreano vai competir no mercado de populares da Índia
Notícias Automotivas - Carros - Hyundai Eon: sul-coreano vai competir no mercado de populares da Índia
Hyundai Eon. Esse é o nome do novo subcompacto coreano que será fabricado e vendido na Índia. O modelo já foi visto várias vezes em testes naquele país e também na Coréia do Sul. Além do estilo mais moderno, ele também terá preço menor.
Com preço em torno de R$10.500, o Hyundai Eon terá proposta de representar a marca asiática no promissor mercado indiano, um dos mais fortes do BRIC.
Ele terá motor de três cilindros com 800 cm3 e potência em torno de 50 cv. Prático, versátil e econômico, o Eon deverá ultrapassar as fronteiras da Índia, podendo ser vendido em outros mercados do sudeste asiático.
[Fonte: Autocar India]
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Notícias Automotivas - Carros - Hodômetro adulterado
Devido a inúmeras ocorrências de fraude na marcação de quilometragem dos veículos no Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3.740, de 2008, que determina a inclusão da quilometragem rodada no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
O objetivo da Lei é impedir a fraude no mercado de usados. As oficinas ou lojistas adulteram a quilometragem real manipulando o hodômetro ou trocando algum componente. De acordo com o artigo 7º, inciso IX, da Lei n. 8.137/1990, adulterar o hodômetro é crime, e ainda põe em risco o motorista e os passageiros.
Essa Lei ainda terá de ser aprovada pelo Senado.
Fonte: Automotive Business
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VÍDEO: Toyota TMG estabelecendo recorde em Nürburgring
Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Toyota TMG estabelecendo recorde em Nürburgring
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Iveco: requalificação de ex-cortadores de cana
Notícias Automotivas - Carros - Iveco: requalificação de ex-cortadores de cana
O projeto Renovação tem a finalidade de requalificar a mão de obra do campo, especialmente ex-cortadores de cana. E nessa semana, a Iveco aderiu a esse projeto. O projeto já atendeu mais de 3.500 ex-cortadores, e 70% deles foram reabsorvidos pelo próprio setor.
O projeto Renovação vem da decisão dos produtores de cana de São Paulo de eliminar a queima da palha da cana até 2014. Essa decisão contribui para a redução das emissões de CO2, e direciona para a mecanização da colheita.
São oferecidos mais de 30 cursos diferentes, como: mecânico e eletricista de manutenção automotiva (máquinas agrícolas e caminhões), tratorista, operador de colhedeira e outros como o de soldador.
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Hyundai Azera 2012 já tem configurador online de teste nos Estados Unidos
Notícias Automotivas - Carros - Hyundai Azera 2012 já tem configurador online de teste nos Estados Unidos
O Hyundai Azera 2012 só deverá aparecer diante do consumidor americano em Los Angeles. Mas quem não quer esperar até dezembro para conhecer melhor o sedã coreano, basta acessar um configurador online, que a Hyundai disponibiliza como teste.
Querendo analisar as preferências do consumidor americano, a marca coreana vai utilizar-se desse sistema virtual para definir versões e equipamentos que estarão no Azera 2012.
O configurador divulga um preço hipotético de US$32.000 para uma única versão do Azera 2012 com motorização V6 3.3 GDi.
Nessa opção, o Azera 2012 já vem com nove airbags (e não vinte como aqui…), ESP, TCS, ABS, rodas aro 18, bancos em couro aquecidos (dianteiro e traseiro), navegador e câmera de ré, Bluetooth, sete alto-falantes e ar condicionado automático dual zone.
O modelo é oferecido com oito opções de cores externas e três configurações internas. Com mais US$4.000 (hipotético também), o Azera 2012 com pacote Premium pode ter rodas aro 19, teto solar panorâmico, faróis HID xenônio, sistema de áudio com amplificador e subwoofer, memória automática para banco e volante, bancos com ventilação e extensão no assento, entre outros.
[Fonte: The Korean Car Blog]
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Caminhões: transportadoras começam a blindar veículos
Notícias Automotivas - Carros - Caminhões: transportadoras começam a blindar veículos
Com média de 35 caminhões roubados por dia em 2010 e um prejuízo de R$880 milhões, as transportadoras de carga se cansaram e aumentam medidas defensivas contra o crime.
Assim, vários frotistas começam a blindar as cabines de seus caminhões, na tentativa de evitar mais roubos de carga e de veículos comerciais.
Cerca de 10 a 12% do faturamento das empresas é gasto em medidas de segurança, como desvio de rotas, escolta, rastreamento via satélite, entre outros.
Blindagem já é algo comum nos carros de passeio, que custa em média R$48.000. Já nos caminhões, esse valor sobe para R$80.000!
Só em 7.332 veículos foram blindados no país, sendo que 66% do total foram feitos em São Paulo, 20% no Rio de Janeiro, 3% em Pernambuco e 2% no Paraná. O restante dos estados ficou com 9%.
O aumento dos custos com segurança nos transportes de mercadorias, significa um aumento também no preço dos fretes e das mercadorias, o que vai impactar diretamente no bolso do consumidor.
[Fonte: Webtranspo]
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Yo-Concept é o destaque russo no Salão de Frankfurt
Notícias Automotivas - Carros - Yo-Concept é o destaque russo no Salão de Frankfurt
A Yarovit vai mostrar em Frankfurt um novo conceito híbrido. Chamado Yo-Concept, o veículo será uma vitrine da marca russa, que agora entra no segmento verde do mercado mundial.
Com estilo que lembra um Lamborghini, o Yo-Concept traz algo bastante inovador no acesso ao interior do veículo.
Trata-se de um sistema de portas deslizantes, que atravessam a parte traseira da carroceria e sai no alto do teto na parte traseira, uma sobre a outra.
Não há informação sobre a motorização sobre a motorização, mas diante dessa novidade, muitos nem vão se lembrar desse detalhe técnico. Veja o funcionamento no vídeo abaixo:
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VÍDEO: Chevrolet e o armazém de oportunidades perdidas
Notícias Automotivas - Carros - VÍDEO: Chevrolet e o armazém de oportunidades perdidas
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Citroën DS3 Ultra Prestige estará em Frankfurt
Notícias Automotivas - Carros - Citroën DS3 Ultra Prestige estará em Frankfurt
Com mais de 100.000 pedidos nos últimos 18 meses, o Citroën DS3 ganha uma nova série limitada: Ultra Prestige.
O visual conta com rodas de liga leve com centro na cor cinza, retrovisores pretos com base cromada, grade modificada e portas com parte superior preta.
O teto tem cor azul com decoração exclusiva. No interior, o acabamento tem bancos em couro nas cores branca e preta. Poderá haver versões diesel e gasolina.
[Fonte: Auto Express]
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BMW X5 diesel tem recall anunciado nos Estados Unidos
Notícias Automotivas - Carros - BMW X5 diesel tem recall anunciado nos Estados Unidos
A NHTSA recomendou à BMW um recall de 2.120 unidades do utilitário esportivo X5 xDrive35d. Os veículos envolvidos foram produzidos entre 01 de outubro de 2008 e 29 de junho de 2009.
O problema está no aquecedor do filtro de combustível, que por um defeito elétrico pode permanecer no modo "On" e provocar uma sobrecarga elétrica.
Essa sobrecarga pode danificar vários componentes do X5 diesel, como bateria, por exemplo. Além disso, o aquecedor pode provocar um incêndio no veículo.
A BMW vai substituir o aquecedor do filtro gratuitamente na rede de concessionárias.
[Fonte: NHTSA]
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Equívocos e surpresas automotivas: quando a idéia não sai como o planejado
Notícias Automotivas - Carros - Equívocos e surpresas automotivas: quando a idéia não sai como o planejado
Lançar um novo modelo de automóvel não é uma tarefa simples. O investimento é muito alto, por isso além dos recursos financeiros é preciso pensar cerca de quatro anos adiante, levar em conta o público-alvo, a margem de lucro, os concorrentes que também ainda não foram lançados, a situação política e econômica do país… e por mais que as fábricas tomem esses cuidados, a história automobilística está repleta de equívocos.
A demora em solucionar alguns enganos, quase sempre, é motivo para por fim à carreira de um modelo. No início dos anos 80 a mania da vez eram os carros mundiais (conceito que está voltando com força, aliás). Todas as marcas tinham interesse em unificar os projetos e vendê-los no mundo todo com o mínino de modificações para conter os custos. Esse foi o caso do carro J, da General Motors, que deu origem a vários modelos.
No Brasil foi o nosso Monza, na Europa o Opel Ascona e nos EUA o Chevrolet Cavalier, entre outros. Só que o projeto também foi empurrado para a Cadillac, marca de luxo da GM – que, dizem, não queria participar do esquema. Pois bem: assim nasceu o Cimarron (foto acima), o primo rico do nosso Monza, um carro compacto com motor de quatro cilindros – dentro da Cadillac!
Sem tempo para moldar o carro ao seu gosto, a divisão oferecia o Cimarron com mais itens de série, um pouco mais de refinamento interior e nova grade. O resultado foi catastrófico, já que o novo produto não tinha nada a ver com a filosofia da marca e nem com seus clientes acostumados com um latifúndio sobre rodas. Reza a lenda que o diretor de produto da empresa, John Howell, tinha uma foto do Cimarron pendurada em sua parede com os dizeres "para que não nos esqueçamos", tal foi o tombo provocado pela empreitada.
A Cadillac também se equivocou ao lançar dois novos propulsores na sua linha em um período de gasolina cara, ali pelos anos 70. Primeiro veio um V8 a diesel que na verdade era uma adaptação da Oldsmobile de um bloco a gasolina de 5,7 litros. O motor era tão problemático que reside aí talvez a desconfiança do consumidor norteamericano com esse tipo de propulsor. Logo na sequência um outro V8, dessa vez com sistema de desligamento de cilindros. Em tempos de eletrônica escassa a idéia não vingou e só serviu para queimar o filme da empresa.
Outras vezes o público fica sem entender o motivo de um lançamento, assim como ocorreu com o Celta no Brasil. O projeto Arara Azul, como ficou conhecido, tinha a intenção de ser um carro barato para levar o sonho do veículo zero km a mais gente. O fato é que o modelo – que vende muito bem, diga-se de passagem – ficou bem mais caro que as previsões iniciais e nada mais era que uma versão piorada em acabamento do Corsa vendido na época. Decepcionou a imprensa que esperava um carro bem mais barato que o Uno, mas acabou caindo nas graças do público.
No Brasil temos outra história interessante: a Autolatina, uma tentativa de união entre Ford e Volkswagen que começou em 1987 e durou pouco tempo. O primeiro fruto dessa parceria, que visava se fortalecer em meio ao mercado brasileiro, foi a aplicação dos motores AP de 1,8l da Volks nos Escort e Verona. Até aí tudo bem, já que o antigo CHT de 1,6l da Ford, de origem Renault, já não era adequado aos novos tempos, ainda mais em um esportivo.
No fim daquela década foi a vez da Ford emprestar o projeto do Verona para a VW. Nascia assim o Apollo, praticamente idêntico ao Verona, mudando rodas, lanternas traseiras, grade e interior. Tinha suspensão um pouco mais firme e câmbio com relações mais próximas. Era um carro de linhas agradáveis, mas um verdadeiro alienígena dentro da rede de concessionários VW, fosse no estilo ou no comportamento. Durou cerca de dois anos.
Mas não parou por aí. Com o lançamento da nossa segunda geração do Escort a VW tinha a opção de criar um modelo médio para ela e dessa vez fez um veículo diferente – somente a base mecânica era semelhante. Nascia o Logus em 1993 e o Pointer em 1994.
Eram carros muito bonitos, com linhas elegantes e de acordo com a época, mas que também enfrentaram problemas com estamparia de peças – um dos motivos da demora do Pointer – e inadequação dos motores em veículos tão pesados. O câmbio do Pointer GTI era tão curto que a versão GLS, equipada com a mesma unidade 2,0l, tinha velocidade final superior. Com o fim da Autolatina os modelos saíram de linha.
Há ainda situações que não se concretizam. O VW Fox nasceu sobre a base do moderno Polo para ser, especulava-se, a opção de entrada da marca no lugar do Gol. Mesmo espartano no acabamento, tornou-se caro demais por conta de sua qualidade construtiva herdada do irmão maior e não conseguiu tomar o espaço do veterano.
Já quando o Palio foi lançado pela Fiat, em 1996, a idéia inicial era substituir o longevo Uno. O novo compacto era moderno para os padrões da época, tinha um desenho muito agradável e equipamentos de segurança que o consumidor de compactos nunca tinha visto ainda, como as bolsas infláveis. Pois hoje, quinze anos depois, o Palio não conseguiu aposentar o Uno e o pequeno notável continua firme e forte, ganhando até uma nova geração. No final das contas foi um bom negócio para os italianos…
E por falar em Fiat, a demora em aceitar e assumir os fatos pode ter sido a responsável pela morte de um dos maiores sucessos da marca aqui, o Tipo. O médio importado da Itália a partir de 1993 a preço de veículo nacional era um sucesso. Bonito, com um espaço interno dos maiores até os dias atuais, estabilidade impecável e razoável nível de equipamentos, vendeu igual pão quente.
Mas uma série de incêndios misteriosos começou a arranhar a imagem do modelo. A Fiat botou a culpa nos proprietários que, segundo ela, lavavam o motor com querosene. Fez um recall, trocou um tubo de papelão e o fogo continuou a acontecer. Depois de muito empurra-empurra e cerca de 100 carros queimados descobriu-se que o problema era uma mangueira que não agüentava a pressão de esterçamento da direção e espirrava óleo justamente em cima de um cano quente do sistema de escape.
Aí já era tarde. A desconfiança era generalizada e nem mesmo a nacionalização do carro em 1996 (pouco mais de 12 mil foram produzidos em Betim) salvou o modelo – ou será que o fato de perder o status de "importado" tenha desanimado o consumidor? Ainda assim a Fiat conseguiu fazê-lo ser o primeiro carro fabricado no país com bolsa inflável, dias antes do Vectra.
As questões econômicas e políticas também criam situações desagradáveis principalmente para os veículos importados. Com a abertura das importações a Chevrolet se viu em uma situação difícil. Com o Tipo vendendo bem, Logus, Pointer e Escort novos e a chegada do Golf importado sua opção no segmento médio, o Kadett, já não dava conta do recado.
A solução encontrada logo após o então Ministro da Fazenda, Ciro Gomes, baixar subitamente o imposto de importação de 35% para 20% em 1994, foi trazer da Bélgica o Astra – mais barato que produzir em solo nacional.
O esquema era digno de monta: a GM enviava o motor de 2,0 l daqui do Brasil, que considerava mais adequado ao peso do carro, e os europeus o colocavam no cofre do motor do Astra, nas versões hatch e perua. Bem equipado, era um grande expoente no segmento.
Porém a graça acabou quando o governo, em 1995, elevou as taxas de importação para 70% da noite para o dia. O planejamento das fábricas foi por água abaixo, assim como a importação do modelo que ficara muito cara. Felizmente a Chevrolet já desenvolvia a nova geração do carro para fabricação aqui.
Motores problemáticos, carros inteiros que não respondem ao DNA das marcas, posicionamento no mercado, preço, são muitos os equívocos na história do automóvel. E com as necessidades de fusões crescentes nos dias atuais e marcas que passam de mão e mão, sempre com o intuito de cortar custos, o risco de outros enganos ainda existe.
Por Thiago Mariz
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MINI comemora produção de 2 milhões de unidades da atual geração
Notícias Automotivas - Carros - MINI comemora produção de 2 milhões de unidades da atual geração
A MINI está comemorando 2 milhões de unidades produzidas da atual geração, feita há 10 anos em Oxford, Reino Unido.
O Cooper atual surgiu como hatchback, conversível, perua Clubman, crossover Countryman e mais recentemente, as versões Coupe e Roadster.
Nestes últimos anos, a MINI tem feito aparecer modelos de segmentos nunca explorados pela marca inglesa. O resultado são vendas maiores e melhor presença no mercado mundial.
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Kia Veredus: esse poderá ser o nome do conceito de tração traseira em Frankfurt
Notícias Automotivas - Carros - Kia Veredus: esse poderá ser o nome do conceito de tração traseira em Frankfurt
Boatos dão conta de que a Kia Motors deve escolher o nome Veredus para o novo modelo de tração traseira que será apresentado em Frankfurt como conceito.
Ele utiliza a plataforma do Genesis, que também será compartilhada pelo futuro K9. O tal Veredus seria a opção cupê quatro portas da Kia com apelo mais esportivo.
Um V8 5.0 poderá ser a opção topo de linha do futuro modelo coreano, transformando-o em segundo na hierarquia de segmento da Kia Motors, logo abaixo do K9.
[Fonte: Car and Driver]
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Nissan: São Paulo pode ganhar fábrica da marca japonesa
Notícias Automotivas - Carros - Nissan: São Paulo pode ganhar fábrica da marca japonesa
A Nissan diz ter "várias opções" quando questionada sobre a possível parceria com o Grupo EBX, do empresário Eike Batista.
As cidades de Tatuí, Santa Bárbara D´Oeste e Limeira são as candidatas mais fortes para ter a nova planta japonesa.
Elas estariam disputando a decisão da Nissan, que também ainda analisa a proposta fluminense de Eike.
Recentemente, várias montadoras decidiram apostar seus investimentos no interior paulista, mesmo diante de outras vantagens fiscais propostas por estados concorrentes, a chamada Guerra Fiscal.
Executivos da Nissan estiveram visitando estas cidades para avaliar qual é a melhor proposta para montar sua linha de produção, que deve fazer modelos como March e Versa, por exemplo.
[Fonte: Auto Data]
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Mazda libera novas imagens do crossover CX-5
Notícias Automotivas - Carros - Mazda libera novas imagens do crossover CX-5
A Mazda decidiu liberar novas imagens do crossover CX-5. No entanto, o modelo visto através de imagens e vídeo está parcialmente camuflado com inúmeras imagens de estúdio.
O CX-5 será a maior aposta da Mazda no segmento de SUV médio, batendo de frente com fortes concorrentes, como ASX, ix35, Sportage, CR-V, RAV4, Tiguan, entre outros.
Além do estilo, o CX-5 contará com um interessante diferencial: a tecnologia Skyactiv. Ele terá de início versões 2.0 a gasolina e 2.2 diesel, ambos bastante econômicos.
O Skyactiv 2.0 tem 165 cv, enquanto o 2.2 diesel entregará 170 cv. A transmissão será manual de seis marchas ou automática CVT.









Abaixo, vídeos promocionais do CX-5:
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Saab: PangDa e Youngman podem financiar recuperação da sueca em curto prazo
Notícias Automotivas - Carros - Saab: PangDa e Youngman podem financiar recuperação da sueca em curto prazo
Cercada de dívidas, a Saab não tem como reforçar suas defesas diante dos credores e sindicatos que querem sua falência.
Em socorro à montadora, PangDa e Youngman podem sacar um dinheiro extra para financiar o pagamento dos salários, retomando os esforços para voltar a produção.
Essa cruzada chinesa pode chegar em curto prazo, e pode ter a companhia de um socorro por parte de um importante banco europeu.
A Saab não tem mais de onde tirar dinheiro e já acumula dívidas de €201.500.000 só no primeiro semestre.
A situação atual da Saab é semelhante à ocorrida pela MG-Rover, quando estava em agonia e foi adquirida pela SAIC-Nanjing.
Em último caso, pode ser que os chineses resolvam assumir de vez a marca sueca e providenciar a sua recuperação mediante o aumento de vendas no mercado chinês. Essa parece ser a medida mais lógica no momento.
[Fonte: AFP]
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