Notícias Automotivas
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Notícias Automotivas - Carros - Peugeot anuncia três novos modelos para o mercado nacional em 2012
Durante o evento de lançamento do novo 308, Frédéric Drouin, presidente da Peugeot do Brasil, revelou os lançamentos da marca francesa para o mercado nacional que chegam até o segundo semestre deste ano. Um dos principais automóveis confirmados pelo executivo foi o sedã médio-grande 508, que chega nas carrocerias sedã e perua no segundo trimestre.
O modelo virá para concorrer com Ford Fusion, Hyundai Sonata e Chevrolet Malibu, e se irá se posicionar em uma faixa de preço de R$ 110 mil para o sedã e algo em torno de R$ 140 mil para o SW. O motor do 508 será o mesmo que equipa o crossover 3008, o cupê RCZ e o sedã 408 na versão Griffe THP, ou seja, o 1.6 litro turbo de 165 cv.
Além do 508, a Peugeot trará no mesmo período o 308 CC, que irá ampliar, junto ao sedã e perua, a participação da marca no segmento de modelos mais caros, que atualmente conta com o 3008 e o RCZ em seu portfólio.
No Salão de São Paulo, em outubro, a Peugeot reserva o lançamento da versão THP do recém-chegado 308, com o já dito motor 1.6 turbo. As vendas do automóvel terão início semanas após o evento automobilístico. Já o tão esperado 208 será mostrado em um pré-lançamento, e chega às ruas no início de 2013 com produção nacional, na fábrica da Peugeot em Porto Real (RJ).
[Fonte: MotorDream]
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Notícias Automotivas - Carros - Hyundai: Com redução de preço, Sonata agora é vendido por R$ 94 mil
Para a chegada do Azera no mercado, a Hyundai reposicionou o sedã médio-grande Sonata em uma nova faixa de preço. Antes encontrado nas concessionárias da CAOA por R$ 97.250, o três-volumes agora é comercializado peço preço de R$ 94 mil, uma diferença de "bons" R$ 15.920 em relação à versão de entrada do novo Azera, vendida por R$ 109.920.
Apesar da diminuição no preço, o Hyundai Sonata continua sendo equipado com o mesmo motor quatro cilindros 2.4 litros 16V que rende 178 cavalos de potência máxima e 23,3 mkgf de torque, associado a um câmbio automático de seis velocidades que leva o sedã sul-coreano de zero a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 208 km/h.
O Sonata traz de série ar-condicionado digital, direção elétrica, rodas com aro de 18 polegadas, CD com MP3, entrada para iPod e USB e espaço para seis discos bancos em couro de duas tonalidades com regulagem elétrica, memória e aquecimento botão de partida elétrico e com sensor de presença, retrovisores externos com recolhimento elétrico, teto solar panorâmico, faróis de neblina de xênon, ABS com BAS e dez airbags.
[Fonte: Car And Driver]
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Notícias Automotivas - Carros - Nova S10 2012: Imagens e impressões ao dirigir (183 fotos)
Nova S10 2012. Esse é o nome da arma da GM para manter-se na liderança do segmento de picapes médias no mercado brasileiro. A Nova S10 2012 chega com tudo renovado, mostrando a força de quem quer manter a liderança e também surpreender a concorrência. Mas será tudo isso mesmo?
Inspirada na picape Chevrolet Colorado Concept, a Nova S10 2012 surge como novo produto global da GM, desenvolvida no país para atender vários mercados ao redor do mundo. Aqui, a Nova S10 2012 quer manter a posição que conquistou nos últimos 16 anos, e para isso oferece versões LS (voltada para o trabalho), LT e LTZ.
Além das versões de acabamento e equipamento, a Nova S10 2012 ainda entrega as opções de tração 4×2 ou 4×4, bem como transmissão manual de cinco marchas ou automática com seis. Por fim, se pode escolher entre motor Flex ou diesel.
Os preços estão em uma faixa que vai de R$58.868 para a versão cabine simples LS Flex 4×2 até o topo de linha LTZ diesel 4×4 automática, que sai por R$135.250. A oferta de versões e preços da Nova S10 2012 chega ao total de 12 opções.
Primeiras impressões
Para quem está acostumado a ver a antiga S10, a Nova S10 2012 traz apenas a logomarca da Chevrolet em relação à antiga geração, pois foi totalmente renovada. O porte impressiona e lembra a rival Toyota Hilux 2012.
A comparação não poderia deixar de existir, já que a maior ameaça que a S10 poderia ter no mercado parte do modelo japonês. Com visual robusto e moderno, a Nova S10 2012 agrada bastante no primeiro contato.
A frente é alta e traz faróis puxados com lente estilo projetor, grade dividida por barra com a logomarca da Chevrolet estampada, frisos cromados e pára-choque envolvente com dois protetores pretos e faróis de neblina compõem a cara da Nova S10 2012.
Na linha lateral, dois grandes vincos surgem junto ao eixo dianteiro e se prolongam até o pára-choque traseiro, tendo perda de continuidade no caso da versão com cabine dupla. Aliás, ela e a versão cabine simples serão as duas únicas opções da Nova S10 2012 para o Brasil. No entanto, você já sabe que a GM anda testando a versão com cabine estendida no Brasil.
A traseira da Nova S10 2012 ficou encorpada e apresenta lanternas com LED, que se projetam para fora em dois corpos diferentes. O pára-choque é dividido em duas partes por causa do suporte da placa, que deixa totalmente livre a tampa da caçamba. Os estribos laterais garantem maior conforto e segurança na hora de entrar e sair do interior do veículo.
As novas rodas de liga leve aro 16 e 17 (LTZ) polegadas possuem desenho agradável e traduzem o espírito de robustez da Nova S10 2012. Os retrovisores são grandes, cromados e com indicadores de direção incorporados na versão LTZ. Este item agradou até a "natureza" do ambiente que a Nova S10 2012 deverá conviver (vide foto na galeria).
Por dentro, o desenho de duplo cockpit, já conhecido em outros modelos da GM, retorna para transformar o ambiente interno em um espaço mais agradável para condutor e passageiros. O acabamento melhorou muito em relação ao modelo anterior e também diante de algumas rivais nacionais.
O painel traz instrumentação inspirada no Chevrolet Camaro, com desenho retangular dos mostradores e a iluminação geral por LED na cor azul, bem como volante com centro encorpado e equipado com bons comandos remotos para telefonia, controle de Cruzeiro e sistema de áudio.
O console central tem uma tela multifuncional para o sistema de navegação e mídia, mas chama menos a atenção do que o novo comando do sistema de climatização. Em formato circular com tela digital ao centro e comandos nas extremidades, a peça agrada bastante em termos de estilo.
O painel da Nova S10 2012 emprega materiais de bom tato e de qualidade aparente, revElando um cuidado maior no visual, algo esquecido em alguns modelos de picapes do mercado, que insistem em manter uma aparência simples demais para veículos que custam muito acima de R$100.000 nas versões topo de linha.
Os difusores de ar ficam ao lado do conjunto e possuem bom aspecto. Já o túnel da transmissão ficou mais prático e funcional, contando com porta-copo e botão para o controle da tração (somente 4×4).
A alavanca da transmissão automática está em boa posição. Já a versão manual é apenas mais alta, mantendo a mesma posição. Há porta-objeto no apoio de braço central, que é um dos 23 espaços disponíveis no interior da Nova S10 2012 (inclusive dois porta-luvas), que podem acomodar copos, garrafas e outras coisas pequenas.
Falando em acomodar coisas, na versão cabine dupla, o banco traseiro pode ter o encosto baixado ou o assento levantado, facilitando o transporte de objetos que não poderiam ir na caçamba de carga. As portas possuem acabamento bastante resistente à riscos e os comandos elétricos dos vidros estão em ótima posição, embora o dos retrovisores fique junto à coluna A, obrigando o condutor a esticar mais a mão para acioná-lo.
Detalhes cromados no acabamento da LTZ, bem como revestimento em couro nos bancos e volante revelam maior atenção – já mencionada – em relação à qualidade do habitáculo. O espaço interno é condizente com o porte e proposta do segmento, sendo que o motorista ainda pode contar com banco com regulagem elétrica.
A coluna de direção também possui regulagem de fácil manuseio e os vários comandos funcionais ficam ao alcance dos dedos do condutor. No geral, o ambiente interno da Nova S10 2012 agradou tanto quanto a parte exterior.
Já a caçamba de carga com bom espaço para vários tipos de objetos, que podem ser presos por ganchos ou protegidos pela capota marítima. Além disso, há opção de um santantonio junto à cabine e rack no teto da versão cabine dupla. O vidro traseiro é protegido por grade na versão cabine simples.
Tecnologia embarcada
A Nova S10 2012 traz muitos itens novos em relação ao modelo anterior, começando por uma alteração completa no conhecido bloco 2.4 Flex, que entrega 147 cv e 24,1 kgfm com etanol e 141 cv e 22,3 kgfm com gasolina. Já a nova opção diesel tem 2.8 litros e entrega 180 cv e 47,9 kgfm, com 90% do torque entre 1.700 e 2.800 rpm.
Esse bloco diesel da Nova S10 2012 é totalmente novo em relação ao anterior, e traz a tecnologia recirculação de gases EGR, que dispensa o uso de aditivo baseado em uréia para redução da emissão de poluentes.
Além disso, ele já chega apto a beber mistura de 10% de biodiesel. Outra inovação é a turbina de geometria variável com segundo estagio de acionamento elétrico, trabalhando de forma diferente em baixa e alta rotação, o dispositivo garante maior suavidade no funcionamento do motor, especialmente durante a partida ou desligamento.
As transmissões manual e automática possuem corpo feito em alumínio, garantindo maior resistente e menor peso, bem como um novo sistema de tração 4×4 com acionamento eletrônico. Aliás, um detalhe interessante é a opção de desligamento dos eixos na versão 4×4, para que o veículo possa ser movimentado por outro veículo em determinadas situações.
O desenho da carroceria permitiu boa redução no coeficiente aerodinâmico que é de 0,46 com capota marítima e 0,48 sem, bem como no geral, os componentes do chassi, suspensão, motor, transmissão, carroceria, entre outros, foram testados por mais de 3 milhões de km em vários lugares do mundo.
A capacidade de carga da Nova S10 2012 varia entre 925 kg e 1.303 kg dependendo da versão, com volume interno da caçamba de 1,57 M3 na cabine simples e 1,06 M3 com cabine dupla. O tanque tem capacidade de 76 ou 80 litros. Mais detalhes sobre versões, equipamentos e itens técnicos podem ser consultados em matéria anterior.
Rodando com a Nova S10 2012
A GM realizou o evento de apresentação da Nova S10 2012 na noite do dia 14 em Campinas, que contou com a presença da diretoria da empresa e show da cantora Adriana Calcanhoto. No seguinte, a GM finalizou a apresentação e disponibilizou para a imprensa nacional e latino-americana três testes no Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba/SP.
Na primeira avaliação, pudemos conhecer as capacidades da suspensão da Nova S10 2012 em obstáculos que exigiram grande esforço do conjunto chassi/suspensão/tração/carroceria, mostrando o bom ângulo de ataque e fuga da picape da Chevrolet.
Depois foi a vez de enfrentarmos 4 km de estradas de terra com a Nova S10 2012, que se mostrou bastante adequada à proposta off-road. A tração 4×4 (que pode ser engatada até 120 km/h) manteve sempre o veículo nas mãos do condutor, garantindo maior segurança.
O desempenho do motor diesel foi satisfatório em todo o percurso, garantindo sempre disposição para vencer os (poucos) obstáculos colocados no caminho da Nova S10 2012. Mas a destreza em transpor dificuldades do terreno ficou evidente diante de uma rampa com alto grau de inclinação, vencida com o uso de tração 4×4 com reduzida. Esta opção é engatada apenas com o veículo parado e em neutro. Para quem gosta de enfrentar barro, poeira ou seguir o "mau caminho", a Nova S10 2012 se candidata como opção muito interessante.
Por fim, o último trecho do teste de rodagem com a Nova S10 2012 foi em pista pavimentada por cimento, concreto, asfalto, paralelepípedos, entre outros. Em piso extremamente ruim, o veículo se comportou bem, filtrando grande parte dos muitos defeitos. A estabilidade também foi satisfatória, bem como frenagem e ruído interno, cujo isolamento acústico é muito bom. A direção exige esforço mínimo e o raio de giro é muito bom, facilitando as manobras.
Nós avaliamos primeiro a Nova S10 2012 CD LTZ 4×2 Flex. Nesta versão, a suavidade do funcionamento do motor 2.4 Flex garante conforto e respostas razoáveis ao comando do acelerador, mas em subidas e retomadas de velocidade, onde se exige mais do motor, o desempenho foi mediano. A alavanca de câmbio manual é mais alta que a automática e possui engates precisos, embora não tão suaves. Já a embreagem tem acionamento macio.
Já a Nova S10 2012 CD LTZ 4×2 diesel se mostrou mais adequada ao peso do veículo, não só pela potência maior, mas também pelo enorme torque disponível já a partir de 1.700 rpm. Mesmo com transmissão automática, o modelo ofereceu boas respostas ao acelerador e muita disposição em subidas, trocando as marchas de forma suave e na medida correta.
Rodando a 100 km/h, o bloco 2.8 turbo diesel funcionava a apenas 1.600 rpm, produzindo bom nível de ruído e garantindo conforto. Deve proporcionar também um bom rendimento em consumo de óleo diesel, mas isso só será conferido quando fizermos uma avaliação mais completa da Nova S10 2012.
Mesmo exigindo mais da Nova S10 2012 em determinadas situações durante o teste em piso pavimentado, o controle esteve sempre nas mãos do condutor, mesmo em curvas bastante fechadas ou em frenagens mais fortes em superfície irregular, não demonstrando tendências exageradas em sair de traseira.
Mercado
Apesar de líder de mercado a 16 anos, a S10 carecia de uma renovação completa há bastante tempo. A Nova S10 2012 chegou para satisfazer o consumidor que esperou anos por uma resposta adequada da GM diante da chegada de rivais poderosas.
E agora, a Nova S10 2012 chega para enfrentar um terreno com muitos obstáculos colocados pelas concorrentes, cujo time ainda não está completo. A briga promete ser boa e a GM já projeta vendas de 4.000 unidades por mês.
A busca por novos clientes vai levar a Nova S10 2012 aos confins do país, onde 41% dos donos colocam suas picapes para rodar em estradas de terra e 47% deles usam o veículo para trabalho. Ou seja, a força que move o mercado de picapes fica bem longe dos grandes centros urbanos, e é por lá que a Nova S10 2012 quer continuar reinando.
Galeria de fotos da Nova S10 2012:
Evento a convite da GM.
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Notícias Automotivas - Carros - Ferrari California ganha 30 cv e será apresentada no Salão de Genebra
Uma das principais atrações da Ferrari para o Salão de Genebra, que acontece no próximo mês, a nova California teve suas especificações e imagens reveladas na última quarta-feira, 15. Como da para notar através das fotos, o modelo italiano não sofreu mudanças profundas no visual. A grade foi o principal componente alterado. Porém, as principais alterações estão escondidas sob o capô.
A Ferrari California atualizada vem equipada com um motor 4.3 litro V8 equipado com injeção direta de combustível, que elevou a potência do modelo de entrada da marca em 30 cavalos, graças também aos novos mapeamento do motor e coletores de escape. Agora o roadster rende fortes 496 cv de potência e torque de 54,1 kgfm, disponível aos 5 mil rpm.
E para deixar o modelo ainda mais ágil, a Ferrari diminuiu o peso da nova California em 30 quilos em comparação com a versão anterior, graças a utilização de tecnologias de última geração no alumínio, componente utilizado por vários elementos do chassi. Entretanto, a rigidez da estrutura do carro não foi afetada. O volante e os amortecedores também passaram pelas mãos dos engenheiros da Ferrari e agora a direção tem uma relação 10% mais rápida.
Com todas estas mudanças, a nova Ferrari California sai da inércia e atinge os 100 quilômetros por hora em apenas 3,8 segundos, número 0,2 s menor que o modelo anterior.
Para melhorar ainda mais a performance da California, a marca italiana oferecerá um pacote especial batizado de "Handling Speciale", que vem com alterações na suspensão para minimizar a inclinação da carroceria, além de melhorar as respostas do carro.
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Notícias Automotivas - Carros - Chevrolet: minivan é vista no Rodoanel de São Paulo
O leitor Cláudio dos Santos flagrou a futura minivan da GM, que é identificada com o codinome PM7. O modelo foi visto no Rodoanel, região metropolitana de São Paulo. Repare no tamanho da sucessora da Meriva e Zafira, cujo espaço interno parece suficiente para sete pessoas.
A PM7 também terá versão de cinco passageiros e aparentemente deverá dispor dos atuais motores 1.4 e 1.8 Flex, a fim de atender os consumidores órfãos dos dois atuais monovolumes da GM.
O estilo deverá seguir a atual filosofia da GM e terá grande semelhança com os mais recentes lançamentos da Chevrolet. Global, a futura minivan da GM deverá ser produzida e vendida na China e Índia, mercados emergentes como o Brasil.
Agradecimentos ao Cláudio pelas imagens.
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Notícias Automotivas - Carros - Trânsito: Senado aprova obrigatoriedade de faróis acesos na estrada
Um Projeto de Lei do senador Eunício Oliveira (PMDB/CE) prevê a obrigatoriedade do uso de faróis baixos acesos em estradas mesmo durante o dia.
O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, e agora será analisado pela Câmara Federal.
Caso seja aprovada sem alterações, a proposta será enviada para sanção da presidente Dilma e depois será aplicado em até 100 dias.
A medida visa aumentar a segurança nas estradas e túneis iluminados, o que significa que também deverá ser obrigatório seu uso em alguns centros urbanos que também possuem túneis.
[Fonte: Senado Federal]
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Notícias Automotivas - Carros - Audi A3 2013? Imagem é anunciada como oficial
Esta imagem acima é anunciada pelo site Auto Fórum como verdadeira. Trata-se do Audi A3 2013, que deverá ser lançado oficialmente no Salão de Genebra.
Como não sabemos se é verdadeira, vamos aguardar uma provável resposta da Audi, visto que a recente RS4 Avant 2013 foi liberada oficialmente somente após vazamento de uma imagem.
O Audi A3 2013 deverá compartilhar a mesma plataforma modular MQB, que deverá estrear no Volkswagen Golf 2013. O hatch médio de luxo ganhará novos motores EA211/288/888 com potências que surgirão a partir dos 105 cv.
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Notícias Automotivas - Carros - Skoda Rapid fará sua estréia na Europa através de Genebra
A Skoda vai apresentar no Salão de Genebra 2012 o sedã compacto Rapid, modelo atualmente produzido na Índia e derivado direto do Volkswagen Vento (Polo Sedan 2012).
Em termos visuais, o Skoda Rapid europeu não terá diferenças perceptíveis em relação ao indiano, mas sob o capô, a gama de motores será muito mais generosa.
A oferta começará pelo 1.2 TSI com 85 cv ou 105 cv. Em seguida, vai aparecer o 1.4 TSI de 122 cv. As opções diesel se resumirão aos blocos 1.6 TDI de 105 cv e 2.0 TDI com 140 cv.
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Notícias Automotivas - Carros - Citroën M4: novo sedã compacto deverá substituir Elysée na China
A Citroën já anda testando um novo sedã, que é identificado com o codinome M43 e também chamado de ID. O modelo é aparentemente feito para ter baixo custo de produção e vender em mercados emergentes.
Na China, o M43 deverá substituir o velho sedã Elysée, que é feito pela DongFeng e deriva do extinto ZX. Lá ele terá motores 1.3 e 1.5, além de opção de transmissão automática. A produção deve ficar com a própria DongFeng.
E no Brasil? Será que o M43 vai encontrar seu espaço na linha de produtos da Citroën? Atualmente a marca francesa só conta com os sedãs C4 Pallas e C5, não oferecendo opções abaixo de R$60.000.
Existem poucas informações sobre o M43, mas sabe-se que seu foco será a redução de preço ao consumidor. Então, podemos acreditar que ele possa chegar ao Brasil custando a partir de R$50.000.
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Notícias Automotivas - Carros - Lumma CLR 600 GT: BMW 650i personalizado vai estrear em Genebra
A preparadora Lumma vai aparecer em Genebra com uma versão personalizada do BMW 650i. Chamado Lumma CLR 600 GT, o exclusivo conversível vai oferecer ainda mais luxo e sofisticação ao cliente mais exigente.
Por fora, as mudanças oferecidas no Lumma CLR 600 GT começam por um kit aerodinâmico com LED diurno, saias laterais, difusor traseiro e spoilers.
A suspensão foi rebaixada em 20 mm e o sistema de escapamento é feito em aço inox. O Lumma CLR 600 GT ganhou ainda rodas exclusivas aro 20 e atualizações no V8 da BMW.
O bloco 4.4 agora entrega 490 cv e 73 cv, ante os 407 cv e 61 kgfm originais. Já no interior, o Lumma CLR 600 GT oferece acabamento em couro branco, volante esportivo, detalhes em Alcantara, pedais de alumínio e tapetes exclusivos.
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Notícias Automotivas - Carros - Tesla X: US$40 milhões em reservas para o novo crossover em um único dia!
A Tesla Motors está muito feliz. Depois de apresentar o crossover elétrico Modelo X, a marca americana anunciou um pedido recorde para o novo produto.
Segundo Elon Musk, a Tesla Motors recebeu US$40 milhões em reservas para o Tesla X em um único dia! Esse montante significa a encomenda de 500 exemplares do crossover.
O sucesso do modelo nos Estados Unidos é muito grande, tanto que o termo Model X foi o mais procurado no Google e o acesso ao site da marca aumentou 2.800%.
Outro dado importante é que os pedidos do Tesla S cresceram 30% este ano, contrariando os críticos, que apontavam uma canibalização das vendas do cupê com a chegada do crossover.
Com tamanho de um Audi Q7, o Tesla X permite acomodar sete pessoas com bagagem, tendo ainda como destaques as portas traseiras tipo "falcão" e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos.
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Notícias Automotivas - Carros - Cruze Hatch: novo flagrante do próximo modelo da Chevrolet
O leitor Ralf Karbstein encontrou em uma rua da zona sul de São Paulo o próximo lançamento da Chevrolet, o Cruze Hatch.
O modelo roda tranquilamente com apenas a gravata dourada coberta, o que demonstra estar pronto para o lançamento. Note que a versão das fotos possui interior do LT e transmissão manual.
Com a chegada da Nova S10 2012, o Cruze Hatch vai esperar um pouco mais para não atrapalhar a festa da nova picape da Chevrolet.
Utilizando mesma motorização e equipamentos do Cruze Sedan, a nova opção da Chevrolet deverá ocupar o lugar do extinto Vectra GT, compondo assim a dupla média da GM.
Agradecimentos ao Ralf pelas imagens.
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Notícias Automotivas - Carros - Avaliação NA – Novo Fiat Palio 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo
O Novo Palio 2012 é um modelo muito importante para a Fiat. Ele está dentre os modelos mais vendidos no Brasil já por mais de uma década, e uma nova geração não poderia ter defeitos perante a anterior. Muito pelo contrário, o que o mercado espera é evolução em todos os quesitos.
E o que notamos é que ele melhorou mesmo. Estamos aqui com uma unidade das mais simples, Attractive 1.4 (não, ela não foi cedida pela Fiat). Essa versão é apenas mais cara que o Novo Palio de entrada, o Attractive 1.0. Com motor 1.4, o popular custa 34.590 reais com pintura sólida.
Neste valor, você leva direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, etc. Um pacote “quase completo”, com falta de ar-condicionado e os itens de segurança que são sempre deixados de lado: freios ABS e airbags.
O Palio que conseguimos para esta avaliação está com pouco mais de 1.000 quilômetros rodados e tem ainda o ar-condicionado e pintura metálica, chegando a um preço pago pouco acima dos 38.000 reais. Um valor um tanto salgado, sim, mas que infelizmente é a regra dentre os “populares” que já não são tão populares assim.
Vamos ao design totalmente atualizado do Novo Palio. Sem dúvida se trata de um mini-Punto, bem como um mini-Bravo. É aquele modelo mais barato feito para alegrar o coração de quem não tem meios para comprar um Fiat dos mais caros. E a marca italiana está certa em desenhar o Novo Palio assim, já que seus irmãos maiores tem um bom visual.
Se este novo estilo do Palio não agrada a todos, ninguém pode dizer que ele piorou em comparação com a geração anterior, muito pelo contrário. Algumas pessoas que tiveram essa semana a oportunidade de ver o Novo Palio de perto pela primeira vez reclamaram do visual da traseira, que conta com lanternas verticais com detalhes redondos que “parecem olhos esbugalhados”.
Mas, pessoalmente não acho que seja assim. As lanternas traseiras do Palio são até que bonitas. O ponto é que o visual do compacto não fica muito bem acertado nessas versões mais baratas, que tem calotas e pneus bem pequenos. Só que isso acontece também nos populares de outras marcas, não é? No Gol, isso é ainda mais notável.
O Novo Palio ficou um pouco maior e ganhou itens que não tinha antes, como grade escura no parachoque, filete cromado imitando o Fiat 500 e lateral que lembra o Gol até certo ponto. O que falta sabermos é se ele conta com qualidades suficiente para fazê-lo brigar de frente com o que existe de melhor em seu segmento. É o que explicaremos nesta avaliação.
Itens de série do Novo Palio Attractive 1.4
São os itens do Novo Palio 1.0: Parachoques, retrovisores e maçanetas na cor do veículo; direção hidráulica; pneus verdes, desembaçador temporizado e limpador/lavador traseiro; comando interno de abertura do porta-malas e do reservatório de combustível; computador de bordo com indicadores de distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso; relógio digital; iluminação no porta-malas; luz de leitura dianteira com dimmer; console central com porta-objetos e porta-copos (dois dianteiros e um traseiro); bolsas porta-objetos nas portas dianteiras; porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros; porta-luvas inferior e superior (este quando não houver airbag); retrovisores externos com comandos internos manuais; parabrisa degradê; parassóis com espelho do lado do motorista e do passageiro; e alerta de limite de velocidade e manutenção programada.
E inclui alguns itens exclusivos: travas elétricas; logo push; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento; iluminação do porta-luvas; volante com regulagem de altura; faróis de neblina; chave canivete com telecomando; alças de segurança traseiras; apoia de pé para o motorista; porta-objetos móvel; e porta-óculos.
FICHA NOVO TÉCNICA Novo Palio
Fiat Palio ATTRACTIVE 1.4 EVOMotor
Posição Transversal, dianteiro
Número de cilindros 4 em linha
Diâmetro x Curso 72,0 x 84,0 mm
Cilindrada total 1.368,3 cm³
Taxa de compressão 12,35:1
Potência máxima (ABNT) /regime
85 cv / 5.750 rpm (gasolina)
88 cv / 5.750 rpm (etanol)
Torque máximo (ABNT) / regime
12,4 Kgfm / 3.500 rpm (gasolina)
12,5 Kgfm / 3.500 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro 2
Eixo de comando de válvulas Um no cabeçoteIgnição
Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoAlimentação
Combustível Gasolina/Etanol
Injeção Eletrônica Magneti Marelli, multiponto, sequencialCâmbio
Número de marchas 5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão 1ª – 4,100
2ª – 2,158
3ª – 1,345
4ª – 0,974
5ª – 0,766
Ré – 3,909
Relação de transmissão do
diferencial
4,500
Tração Dianteira com juntas homocinéticasEmbreagem
Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulicoSistema de freios
De serviço Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional)
Dianteiro A disco sólido (Ø de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro A tambor (Ø de 203 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogoSuspensão dianteira
MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadoraAmortecedores
Hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico Mola HelicoidalSuspensão traseira
Tipo Eixo de torção com rodas semi-independentesAmortecedores
Hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico Mola HelicoidalDireção
Tipo Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva 9,9 mRodas
Aro 5,5X14"Pneus
175/65 R14Peso do veículo
Em ordem de marcha (Std A) 1007 Kg
Capacidade de Carga 400 Kg
Carga máxima rebocável (sem freio) 400 KgDimensões externas
Comprimento do veículo 3.875 mm
Largura do veículo 1.670 mm
Altura do veículo (vazio) 1.504 mm
Distância entre-eixos 2.420 mm
Bitola dianteira 1.438 mm
Bitola traseira 1.428 mm
Altura mínima do solo 147 mm
Volume do porta-malas
290 litros (750 litros com bancos traseiros totalmente
rebatidos)
Tanque de combustível 48 litrosDesempenho
Velocidade máxima 171 km/h (gasolina) / 173 km/h (etanol)
0 a 100 km/h 12,8 s (gasolina) / 12,2 s (etanol)Consumo
Ciclo urbano (NBR 6601) 13,1 km/l (gasolina) / 9,0 km/l (etanol)
Ciclo estrada (NBR 7024) 18,1 km/l (gasolina) / 12,1 km/l (etanol)
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Notícias Automotivas - Carros - Porsche 911 Turbo conversível roda em testes na neve
A geração mais recente do Porsche 911 já foi revelada, mas por enquanto o que vimos foram apenas as versões mais baratas do esportivo, as Carrera e Carrera S. Não deixam de ser modelos maravilhosos, mas todos esperam mesmo é pelos 911 top de linha.
O 911 Turbo chegará nas lojas no final deste ano de 2012, tanto em formato cupê quanto conversível. Enquanto este dia não chega, vemos nas fotos aqui mostradas uma unidade conversível em testes na neve. O Porsche 911 Turbo conversível chegará ao mercado como modelo 2013, com um pouco mais do que os 530 cavalos do Turbo S da geração anterior.
O que acredita-se é que a potência do modelo ficará na casa dos 550 cavalos, brigando de frente com o Nissan GT-R 2012. Rumores indicam a possibilidade de que o modelo tenha um propulsor tri-turbo, com a terceira turbina ficando responsável pelas rotações mais baixas.
O Porsche 911 Turbo 2013 aparecerá no Salão de Genebra em março ou então no Salão de Nova York em abril.
Fotos CarPix / Direitos de reprodução Notícias Automotivas
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Notícias Automotivas - Carros - Volkswagen Amarok automática chega em março, com novos motores e melhor acabamento
Com a chegada das novíssimas Chevrolet S10 e Ford Ranger, praticamente todas as marcas que atuam no segmento de picapes médias estão atualizando seus modelos para não perder suas vendas no mercado. A principal dela foi a Toyota, que aplicou um face-lift na cara da Hilux, acompanhada de um interior renovado e motorização flex. A Nissan também se adiantou e implantou novos motores no catálogo da Frontier.
A Volkswagen, contudo, não poderia ficar de fora. Apesar de não ter boas vendas diante das principais concorrentes, a Amarok também irá se atualizar, corrigindo seus principais pontos fracos. Ao ler essa última frase você deve ter pensado em transmissão automática. Entretanto, saiba que a picape alemã finalmente ganhará a caixa sem o pedal de embreagem, item essencial no segmento.
O câmbio será um Tiptronic de três embreagens (!) e oito marchas, desenvolvido pela ZF. Aliado à moderna transmissão haverá motores mais potentes. Os blocos 2.0 turbodiesel de 122 cv e 2.0 TDi biturbo de 163 cv deixarão de ser oferecidos na gama da Volkswagen Amarok, para dar lugar para propulsores mais potentes, os novos 2.0 TDi de 140 cv e 2.0 TDi de 180 cv. Este mais potente tem torque máximo de 43 kgfm e leva a Volkswagen de zero a 100 km/h em apenas 10,9 segundos.
Além da transmissão automática, haverá o atual conjunto mecânico de seis marchas. Por fim, o acabamento será melhorado, adotando materiais de melhor toque e mais adequado para um modelo de mais de R$ 100 mil. Na Argentina, o lançamento do modelo será em março, mesmo mês previsto para a Amarok 2013 chegar ao Brasil, já que o modelo também é produzido na planta da VW em Pacheco.
Com isso, a gama da Amarok finalmente ficará completa. Agora só nos resta saber se o utilitário da VW conseguirá boas vendas diante das novas e modernas rivais. Veja abaixo um vídeo argentino da picape divulgado pela montadora alemã.
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Notícias Automotivas - Carros - Novo SUV compacto da Porsche não se chamará Cajun
Cajun? Agora não mais. Ao contrário do que havia sido divulgado pela imprensa mundial, o novo SUV compacto da Porsche não se chamará Cajun. Através de um anuncio nesta quinta-feira (16) a marca alemã revelou o nome oficial do utilitário-esportivo, que começa a ser produzido em 2013 na fábrica da empresa em Leipzig (Alemanha), que recebe um investimento de 500 milhões de euros para receber a linha de montagem do automóvel.
O modelo se chamará Macan, que de acordo com a Porsche “vem de uma palavra indonésia que batiza os tigres e combina agilidade, poder, fascinação e dinamismo, as características fundamentais do novo utilitário esportivo”. E convenhamos, Porsche Macan deixa o veículo ainda mais interessante do que "Porsche Cajun". Ou não?
O modelo utiliza plataforma do Audi Q7 e do Volkswagen Touareg, e será produzido na base do Q5. Ainda não se sabe sobre a motorização, mas espera-se que o modelo utilize o motor 3.2 de 271 cv do Q5 ou o 3.6 V6 de 306 cv já utilizado no Cayenne V6. A Porsche espera obter o mesmo sucesso do Cayenne nas vendas do novo Macan.
Além do nome e do sketch acima, a Porsche também divulgou um teaser em vídeo do Macan que você pode conferir abaixo.
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Notícias Automotivas - Carros - Hyundai: BNDES empresta R$307 milhões para fábrica de Piracicaba
O BNDES aprovou um empréstimo de R$307,4 milhões para a Hyundai. O objetivo do negócio é finalizar a construção da fábrica em Piracicaba, interior de São Paulo.
A Hyundai vai gerenciar sua própria fábrica no país, já que possui acordo com a CAOA para produção de utilitários em Goiás.
A expectativa é de que a produção em Piracicaba comece ainda este ano, com o lançamento do projeto HB, um compacto de baixo custo projetado especialmente para o Brasil.
Serão produzidos 150.000 veículos por ano. Entre eles, estarão versões hatch e sedã do HB, bem como um crossover compacto baseado na mesma plataforma.
[Fonte: UOL]
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Notícias Automotivas - Carros - Audi TT RS Plus Roadster: próximo esportivo com 355 cv?
Seria interessante se antes do Audi RS3 2013, a marca alemã colocasse no mercado europeu o Audi TT RS Plus Roadster. Por quê?
Se o objetivo é causar boa impressão e oferecer um conversível com desempenho razoavelmente bom, o Audi TT RS Plus Roadster parece o candidato perfeito.
Sob o capô, o bloco 2.5 TFSI de 355 cv produz energia suficiente para oferecer ótimo desempenho para o leve TT Roadster. carro e motor já existem, agora só falta a oportunidade de uni-los em um poderoso esportivo.
[Fonte: Theophilus Chin]
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Notícias Automotivas - Carros - Governo reduz imposto de importação para componentes eletrônicos de automóveis
A Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, anunciou no início desta semana a redução do Imposto de Importação de produtos eletrônicos de automóveis para apenas 2%, que serão válidos até 30 de junho do ano que vem.
Com a medida, o nível tecnológico e o conteúdo dos carros brasileiros deverão melhorar. Os itens que receberam a diminuição de imposto foram aparelhos instalados em veículos que diagnosticam o funcionamento de componentes como freios ABS, rádio, airbags, alarme e GPS. Os leitores USB e de dados ópticos instalados nos automóveis também receberam redução de imposto, assim como a tela de cristal líquido para celulares.
A redução não abrange produtos usados ou manufaturados e só beneficia equipamentos sem correspondente nacional. Agora só nos resta saber se essa diminuição será repassada para o bolso dos brasileiros…
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Notícias Automotivas - Carros - Ford Focus RS poderá ter o novo motor EcoBoost 2.3 em 2015
O Ford Focus RS 2015 poderá ganhar um novo bloco EcoBoost com 2.3 litros. Segundo Top Gear, uma fonte da montadora revelou que o bloco 2.5 de cinco cilindros será abandonado.
No lugar, será lançado um EcoBoost 2.3 com capacidade para entregar 320 cv. O objetivo é equipar o Focus RS 2015, que deve ser lançado um ano antes.
Fala-se que o EcoBoost 2.3 está sendo desenvolvido para o Ford Mustang 2014. Além disso, a Ford "pode" introduzir uma tecnologia que permite reduzir o ruído no escapamento e também um novo controle de torque.
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