Notícias Automotivas
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Notícias Automotivas - Carros - Savage Rivale Roadyacht GTR: bólido italiano feito para as pistas
A italiana Savage Rivale apresentou a versão de competição do Roadyacht GTS. Trata-se do Roadyacht GTR, modelo utiliza o motor do Chevrolet Corvette Z06.
Pesando 1.030 kg, o Savage Rivale Roadyacht GTR deverá entregar entre 700 e 800 cv, suficiente para fazê-lo chegar aos 360 km/h.
Suspensão regulável, rodas e pneus de competição, banco tipo concha da Recaro, freios de cerâmica/carbono, entre outros equipamentos, fazem parte do pacote. O preço deverá ser de €141.250 e serão fabricados apenas 69 exemplares.
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Notícias Automotivas - Carros - De Tomaso agora está em mãos chinesas
A De Tomaso pertencia à família Rossignolo, mas por causa da crise financeira dentro da companhia, os antigos donos foram obrigados a vendê-la.
O novo investidor ainda estava oculto, mas essa semana foi revelada sua origem. Trata-se da Car Luxury Investment, que na realidade é uma empresa usada por outra companhia, a chinesa HotYork.
A HotYork anuncia que possui grande capital para tocar a recuperação da De Tomaso e deverá manter a fábrica de Grugliasco na Itália.
Lá serão produzidos os futuros modelos da De Tomaso, cujos lançamentos devem começar pelo Novo Pantera, uma vez que o projeto do Deauville foi vendido para a SAIC, que o comprou através da NAC (Nanjing).
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Notícias Automotivas - Carros - BMW Série 3 Touring 2013: peças da nova perua alemã vazam na internet
A BMW deverá demorar alguns meses para lançar a nova geração da perua Série 3 Touring 2013. No entanto, partes exclusivas de sua carroceria acabaram surgindo na internet.
Lateral traseira da carroceria, tampa do bagageiro e para-choque traseiro estão em diversos ângulos nas imagens que vazaram.
A BMW Série 3 Touring 2013 terá motores 2.0 twin-turbo com 184 cv ou 245 cv, bem como um bloco seis cilindros 3.0 com 320 cv. As opções diesel serão limitadas ao bloco 2.0 com 143 cv ou 184 cv.
Galeria de fotos das partes da carroceria da BMW Série 3 Touring 2013:
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Notícias Automotivas - Carros - TOP 10: Os carros mais seguros do Brasil abaixo de 100.000 reais
Falar em segurança é complicado, visto que cada veículo – independente de marca – é avaliado primeiro pelo próprio fabricante e depois por instituições particulares ou públicas que realizam testes de impacto para certificação.
No entanto, mesmo entre as instituições que realizam os famosos crash tests, existem parâmetros diferentes para determinados testes, inclusive exclusivos, em alguns casos. IIHS, NHTSA, NCAP e ADAC são alguns destes institutos de avaliação.
Além disso, conta muito a integração correta de itens de segurança ativa e passiva, embora em alguns casos, tais itens não refletem o mesmo padrão de segurança oferecido pelo projeto do carro. Ou seja, é completo de dispositivos ativos e passivos, mas inseguro em sua estrutura.
Ranking
As notas dos rankings de avaliações ou são através de pontos percentuais ou simplesmente são referidos como "bom", "ruim", etc. Estrelas por fim são a referência para a maioria, mas dois carros que ganharam 5 estrelas possuem resultados diferentes.
Da mesma forma que o prêmio Top Safety Pick da IIHS foi entregue para dezenas de veículos nos últimos anos, mas somente dois deles atingiram pontuação máxima em todos os testes. Assim, carros feitos no Brasil não atingiram o mesmo resultado de seus similares no exterior.
O que pode diferenciar um carro que recebeu cinco estrelas ou "bom" nos americanos NHTSA e IIHS, daqueles que conseguiram os melhores resultados na Europa e Ásia?
Por isso, na lista abaixo, seria contraditório de nossa parte dizer que esse ou aquele é mais seguro, visto que os métodos dos vários institutos de segurança podem ser contestados em um comparativo.
Então, levamos em consideração no caso deste TOP 10: preço abaixo de R$100.000, melhores resultados nos institutos e por fim a instalação de itens de segurança, que podem ser oferecidos de série ou opcional. Para nós, a oferta de mais itens foi o fator de escolha dos modelos nacionais presentes na lista abaixo.
Também decidimos classificar por segmentos de compactos, médios, grandes e SUV/crossover para facilitar a identificação dos veículos. A posição dos modelos na lista – em alguns casos – está de acordo com os itens de série inclusos nos veículos e não necessariamente expressam os resultados dos testes.
Compactos
Audi A1 – R$89.900
MINI Cooper – R$69.950
Fiat 500 – R$40.590
Ford New Fiesta – R$48.950
Smart fortwo – R$49.900
Fiat Idea – R$45.570
Kia Picanto – R$39.900
Fiat Linea – R$56.990
Fiat Punto – R$39.760
Fiat Novo Palio – R$31.290Médios
BMW 118i – R$92.000
Volvo C30 – R$79.990
Citroën C4 Picasso – R$78.490
Suzuki SX4 – R$64.990
Kia Cerato Koup – R$89.900
Hyundai Veloster – R$75.000
Hyundai Elantra – R$71.850
Hyundai i30 – R$57.000
Mitsubishi Lancer GT – R$67.900
Subaru Impreza 2.0 – R$75.000Grandes
Chevrolet Malibu – R$99.900
Honda Accord EX – R$99.800
Ford Fusion – R$83.660
Citroën C5 – R$99.900
Citroën Grand C4 Picasso – R$91.990SUV/Crossover
Jeep Compass – R$99.900
Subaru Forester – R$92.000
Honda CR-V – R$85.700
Chevrolet Captiva – R$94.038
Toyota Rav4 – R$92.500
Peugeot 3008 – R$91.900
Kia Sportage – R$90.000
Mitsubishi ASX – R$82.990
Hyundai iX35 – R$85.000
Fiat Freemont – R$82.470
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Notícias Automotivas - Carros - IPI maior poderá ser reduzido para empresas que estejam construindo fábricas no Brasil
Depois de esculhambar com os carros importados no Brasil, o governo federal irá flexibilizar o valor do IPI para modelos de empresas que estejam construindo fábricas em nosso país. Entre as empresas que poderão ser beneficiadas temos a JAC e também a BMW.
O governo alega que o IPI maior foi instituído para incentivar a competitividade dos fabricantes brasileiros, mas ficou claro que se tratou de uma medida protecionista. E a melhor parte vem a partir de 2013, onde teremos um período de quatro anos com IPI reduzido para modelos que atendam níveis elevados de economia e segurança e que tenham maiores índices de nacionalização.
Enquanto esse dia não chega, vemos que várias empresas passaram a demonstrar maior interesse em ter fábrica no Brasil, para conseguir preços melhores por aqui. A Daimler estaria cogitando uma planta para produção de veículos compactos, de acordo com um jornal holandês. Além disso, a Volvo também estuda a possibilidade de ter uma fábrica brasileira.
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Notícias Automotivas - Carros - Misterioso esportivo elétrico em testes
Recebemos hoje essas fotos do pessoal da CarPix, mostrando um modelo que nem mesmo eles, caçadores de segredos, sabem no momento do que se trata. Quando carros são fotografados em testes, mesmo com camuflagem, recebemos a informação de que modelo é, mas neste caso a história é outra…
Os fotógrafos encontraram este modelo com visual esportivo fazendo testes nas mãos de dois engenheiros, que tentavam ao máximo despistar qualquer pessoa que chegasse perto. Os adesivos amarelos no veículo tem escrito “veículo elétrico” em alemão, e se trata de uma medida de prevenção exigida por lei.
Caso alguém sofra um acidente em um carro desse tipo, o resgate precisa saber que se trata de um carro elétrico. As fotos foram feitas na pista de testes de uma empresa fornecedora de componentes, e o modelo misterioso em questão deu apenas UMA volta no circuito e voltou para dentro de um galpão. Não foi mais visto desde então.
Talvez por eles terem percebido que havia um fotógrafo ali, vai saber. Com relação a que marca estaria desenvolvendo este carrinho, detalhes de sua carroceria indicam que poderia se tratar de um Morgan, um Weismann ou até mesmo um Smart, mas isso ainda é pura adivinhação.
Fotos CarPix / Direitos de reprodução Notícias Automotivas
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Notícias Automotivas - Carros - Novo Peugeot 308: avaliação completa
O último ano foi dominado pelos sedãs médios. Nada menos que seis modelos novos chegaram ao mercado brasileiro em 2011 – Renault Fluence, Peugeot 408, Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze, Hyundai Elantra e Honda Civic. Do lado dos hatches médios, a situação não é tão boa. Os representantes são relativamente velhos e o segmento carece de novidades.
Mas, ao que parece, 2012 vai marcar uma virada para os dois volumes. Diversos lançamentos estão marcados para este ano e devem acirrar a disputa. E o primeiro a mexer no marasmo dos hatches é o Peugeot 308, nova geração do modelo que tenta finalmente fazer a marca ter alguma representação nesse mercado. Com visual requintado, acabamento luxuoso, motorização e plataforma atualizadas e uma boa estratégia de preços, a chance de ampliar o sucesso da Peugeot no segmento é consideravelmente maior.
Um dos problemas que o 308 irá enfrentar por aqui é, ironicamente, o inexplicável atraso na sua chegada ao Brasil. Já são cinco anos de defasagem em relação à Europa, onde o carro foi lançado em 2007. Nesse meio tempo o hatch sofreu até uma reestilização – que, ao menos, chega junto por aqui.
História bastante diferente do que aconteceu com o 307, que começou a ser vendido aqui logo no ano seguinte ao lançamento europeu. A demora foi tão grande que até sucessor ele já tem. Já existem flagras de protótipos do 301 – o futuro hatch médio da Peugeot – rodando na Europa e seu lançamento deve acontecer no próximo ano. Ou seja, apesar de ser novidade para os brasileiros, o 308 já é um modelo praticamente em final de carreira na Europa.
De qualquer forma, isso não diminui muitas das qualidades do carro. O design, por exemplo, que sofreu um leve “tapa” em 2011, é um dos destaques. Ele lembra muito o 307, mas parece mais refinado, além de ter porte superior ao antigo modelo.
Por dentro, tudo bem semelhante ao sedã 408 – uma das referências do segmento em relação ao acabamento. Por sinal, a Peugeot resolveu inverter a estratégia de lançamento aqui no Brasil. Primeiro veio o sedã, no ano passado, e agora chega o dois volumes – o 307 sedã chegou ao Brasil apenas em 2006, quatro anos após o hatch.
Em termos de plataforma, o 308 traz também o que já foi antecipado pelo 408. Em essência, é a mesma arquitetura que o 307 ainda usa, mas repaginada e mais moderna. E maior também. Ele é 6,4 cm mais comprido, 5,3 cm mais largo e 2,2 cm mais baixo. Seu porta-malas se beneficiou das medidas extras e oferece 430 litros de espaço.
A motorização, no entanto, tem novidades. No topo da linha continua o 2.0 flex, de 151 cv com etanol. O de entrada agora é o 1.6 16V EC5. É um novo motor de concepção semelhante ao antigo. Ganhou comando variável de válvulas, taxa de compressão ligeiramente ajustada e dispensa o uso do tanquinho de partida a frio.
A potência sobe em 9 cv e atinge os 122 cv com etanol. O torque é de 16,4 kgfm a 4 mil giros. O câmbio que não é dos mais modernos. Além do tradicional manual de cinco velocidades, equipa o 308 o antigo automático Tiptronic de apenas quatro relações.
Em termos de preço, o 308 chega com uma estratégia até interessante para um lançamento. A versão de entrada parte de R$ 53.990 e vem bem equipada. Chamada de Active, ela vem com ar-condicionado, direção assistida, airbag duplo, ABS, computador de bordo, trio elétrico, rodas de liga leve de 16 polegadas e rádio com entradas auxiliares.
Por mais R$ 3 mil, aparece a Allure, que ainda adiciona ar-condicionado automático, rádio mais completo e retrovisor interno eletrocrômico. A Allure também pode receber o motor mais forte por R$ 59.990 – com o câmbio automático, a conta sobe para R$ 63.990.
No topo da gama está a Feline – só disponível sem o pedal da embreagem – e custa R$ 70.990. É nela que alguns dos itens mais interessantes aparecem, como o teto solar panorâmico, as luzes diurnas de led, os airbags laterais e de cortina e o controle de estabilidade.
Ponto a ponto
Desempenho – O novo motor 1.6 apresenta um comportamento agradável e casa muito bem com o câmbio manual. Em altas rotações, o propulsor se anima e move com dignidade os mais de 1.300 kg do hatch. Entretanto, abaixo dos 2.500 giros, o desempenho é mais comedido. Apesar de a Peugeot garantir que 80% da força está disponível aos 1.500 giros, a realidade é que falta força nessas situações. Ao menos, o cambio é bem escalonado e as trocas são suaves e precisas. Nota 7.
Estabilidade – A boa rigidez torcional do 308 permite até uma tocada mais esportiva no hatch médio argentino. Em curvas, a largura maior também ajuda a manter o carro em uma trajetória correta, quase sem desvios. É verdade que a carroceria rola um pouco – resultado da suspensão Calibrada em um meio termo entre conforto e esportividade –, mas, há bastante aderência nas situações mais corriqueiras. Em frenagens e acelerações, o carro pouco embica ou empina e mantém a compostura. Nota 8.
Interatividade – A imensa área envidraçada melhora a visibilidade dianteira. As versões com o grande teto solar ainda dão mais charme ao veículo. Os comandos do 308 são bem simples. Assim como em quase todos os carros da Peugeot, o funcionamento dos sistemas é bastante intuitivo. O rádio pode ser controlado na coluna de direção, outro artifício que ajuda a vida do motorista. Nas versões topo, destaque também para o vistoso GPS com tela retrátil no topo do painel. Nota 8.
Consumo – Na versão 1.6, o computador de bordo marcou 9,2 km/l com gasolina . Nota 7.
Conforto – O isolamento acústico do 308 é elogiável. Mesmo em rotações elevadas, há pouco ruído interno, tanto do motor, quanto aerodinâmico. O rodar é macio e contribui para o conforto no interior. Em pisos muito esburacados, a suspensão do modelo "reclama" um pouco, mas em situações mais comuns, o resultado é bom. Nota 8.
Tecnologia – A plataforma é a mesma do 408 que, na verdade, é uma evolução da que o 307 já empregava. Em uso na Europa desde 2007, ela não é tão antiga, mas em comparação com os concorrentes que vão chegar ao mercado brasileiro nos próximos meses, não chega a esbanjar modernidade. Ao menos, a lista de equipamentos é farta. Desde a configuração de entrada, airbag duplo, ABS, ar-condicionado e sistema de som com entradas auxiliares já estão disponíveis. Nota 6.
Habitalidade – Um dos grande destaques do 408, perdeu força na versão hatch. Não é que o interior do 308 seja apertado, mas a comparação com o sedã é inevitável. A diferença de 11 cm de distância entre-eixos é considerável. Entrar e sair no carro de origem francesa é uma tarefa bem simples. As portas são grandes e os acessos são fartos. O porta-malas é um dos maiores do segmento, com 430 litros. Existem bons vãos no interior para guardar objetos variados. Nota 7.
Acabamento – É um dos principais apelos deste hatch médio. Todo o painel é revestido com um material emborrachado, macio ao toque e agradável aos olhos. Os encaixes são precisos. Os bancos de couro também são de boa qualidade. Nota 9.
Design – A impressão que se tem é que o 308 é um 307 melhorado. E isso não é algo ruim. O novo hatch médio da Peugeot mantém a proposta visual do antecessor, mas é mais bonito. Transmite a sensação de que se trata de um carro até de um segmento superior. Nota 8.
Custo/benefício – Diferentemente do que ocorre com muitos lançamentos, o 308 chega com preço similar ao da concorrência. A versão de entrada, por exemplo, tem valor bem semelhante ao Ford Focus 1.6 e abaixo do Fiat Bravo inicial. A lista de equipamentos bem completa é outra que joga a favor do modelo da Peugeot. Nota 7.
Total – O Peugeot 308 somou 75 pontos em 100 possíveis.
Primeiras impressões - Atraso e modernidade
Ouro Preto/Minas Gerais – A Peugeot escolheu um caminho bem variado para apresentar aos jornalistas o novo hatch médio da marca. O trajeto entre o aeroporto de Confins, próximo a Belo Horizonte, e a cidade de Ouro Preto, está ligado por estradas sinuosas com curvas em alta velocidade, um trecho urbano rodeando a Lagoa da Pampulha e as íngremes ladeiras do centro histórico mineiro.
A principal inovação mecânica apresentada no 308 está exatamente no motor. A Peugeot garante que esse é o 1.6 mais potente do Brasil, com 122 cv. Mas a verdade é que a potência é apenas razoável para mover o pesado hatch fabricado na Argentina.
Acima das 3.500 rotações o desempenho é até interessante, com boas respostas às investidas no pedal do acelerador, Entretanto, em faixas de uso mais constante, perto dos 2.500 giros, o comportamento é lamentavelmente comedido. São necessárias algumas reduções de marcha para manter o carro "animado".
O rodar do 308 é convincente. Em movimento, tanto em velocidades baixas ou mais elevadas, o médio se mostra confortável e estável. O isolamento acústico é dos melhores, e mesmo com o motor "gritando" acima dos 5 mil giros, é possível manter uma conversa tranquila, sem gritarias. A suspensão também parece bem Calibrada para as estradas brasileiras, apesar de algumas pancadas mais fortes serem sentidas no interior.
O bom acerto dinâmico também aparece nas curvas. A carroceria rola ligeiramente em mudanças de direção mais bruscas, mas a sensação de segurança permanece. Se necessário, o controle de estabilidade – disponível de série na configuração Feline – ajuda o carro a retomar a trajetória.
O acabamento interno é dos melhores da categoria. Há muito plástico emborrachado espalhado pelo interior e encaixes bem feitos. Outras soluções bacanas aparecem, como o apoio de braço central individual para motorista e passageiro e a alavanca do freio de mão, que sobe no formato do número "7".
Alguns itens mereciam mais atenção, como os círculos prateados na saída de ar, que parecem descascar com facilidade, mas a impressão geral é boa. Com tudo isso, só fica a dúvida de por que a Peugeot demorou tanto tempo para trazer o bom 308 para o Brasil. E com novos concorrentes chegando nos próximos meses, o atraso pode acabar custando muito caro à marca francesa.
Ficha técnica – Peugeot 308
Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.587 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Injeção multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima: 122 cv a 5.800 rpm e 115 cv a 6 mil rpm com etanol e gasolina.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,2 segundos e 11,0 s com etanol e gasolina.
Velocidade máxima: 196 km/h e 191 km/h com gasolina e etanol.
Torque máximo: 16,4 kgfm e 15,5 kgfm a 4 mil rpm.
Diâmetro e curso: 78,5 mm X 82,0 mm. Taxa de compressão: 12,5:1.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com rodas independentes, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidraulicos pressurizados. Traseira com rodas independentes, travessa deformavel e amortecedores hidráulicos pressurizados.
Pneus: 205/55 R16.
Freios: Dianteiros a disco ventilados e traseiros a discos sólidos. Oferece ABS de série.
carroceria: Hatchback em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,27 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,49 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Airbags frontais de série.
Peso: 1.318 kg.
Capacidade do porta-malas: 430 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: El Palomar, Argentina.
lançamento: 2011.
lançamento na Europa: 2008.
Itens de série:
Active: Airbag duplo, ABS, ar-condicionado manual, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, direção eletro-hidráulica, pára-brisa acústico, trio elétrico, rádio/CD/MP3 com 6 alto-falantes e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Preço: R$ 53.990.
Allure: Adiciona faróis de neblina dianteiros, sensor de luminosidade, apoios de braço centrais, ar-condicionado automático, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e rádio/CD/MP3/USB/iPod/Aux.
Preço:
1.6 manual: R$ 56.990.
2.0 manual: R$ 59.990.
2.0 automático: R$ 63.990.
Feline: Adiciona câmbio automático, airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade e de tração, luzes diurnas de led, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, teto panorâmico de vidro, bancos de couro e rodas de 17 polegadas.
Preço: R$ 70.990.
Por Auto Press
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Notícias Automotivas - Carros - Avaliação da Nova Chevrolet S10
Publicamos nossas impressões sobre a Nova S10 aqui no NA na quarta-feira, e agora trazemos a opinião do pessoal da Auto Press, que também avaliou a novidade, confira.
Inventora do segmento de picapes médias nacionais, a S10 é tratada como "veterana" já há alguns anos. Isso apesar de jamais ter perdido a liderança do segmento desde que foi lançada, em 1995 – foram 450 mil unidades vendidas desde então.
Até que a Chevrolet apresentou na Tailândia, no ano passado, o primeiro conceito da Colorado. Desenvolvida globalmente, com intensa participação da General Motors do Brasil, a nova picape da Chevrolet chega agora ao mercado brasileiro como a Nova S10.
O modelo é Radicalmente diferente da geração anterior e coloca a marca da gravata de volta à ala mais sofisticada do segmento. A antiga S10 se manteve nos últimos tempos como líder em vendas graças às versões mais simples, com foco no custo/benefício. Ou seja, com uma picape toda nova para voltar a brigar também no topo do segmento, as possibilidades de manter liderança podem aumentar.
O visual é uma das maiores apostas da Chevrolet para o sucesso da Nova S10. Ela cresceu e ganhou um ar imponente, com a frente alta e a indefectível grade bipartida, que ostenta um vistoso logo da Chevrolet. Ela é ladeada por elegantes faróis horizontais – de dupla parábola nas versões básica e intermediária e com projetor na topo de linha.
O perfil está mais arrojado e definitivamente contemporâneo, alinhado com as mais recentes tendências mundiais de estilo para picapes médias. A linha de cintura ascendente reforça a impressão de robustez e a caçamba alta dá o arremate final.
Atrás, lanternas verticais grandes, com luzes de leds na versão topo, e a tampa da caçamba sem muitos vincos contribuem para um visual mais limpo – e destacam ainda mais a hipertrofiada versão da gravata dourada da marca. A fluidez das formas se reflete também no coeficiente aerodinâmico – 0,48 cx –, que é o melhor da categoria. E a capacidade de carga agora é a maior do segmento –1,3 tonelada na versão cabine simples.
Por dentro, mais novidades e praticamente nenhuma semelhança com a antecessora. O painel agora lembra bastante os dos automóveis de passeio da marca, com linhas contínuas e fluidas. O painel usa leds na tonalidade azul, como nos carros de passeio da Chevrolet.
Na versão "top", o rádio foi para o alto, para facilitar seu uso, e o ar-condicionado digital teve os comandos agrupados em um círculo, num arranjo diferente do usual e esteticamente interessante. E o volante recebeu comandos do som e do controlador de velocidade de Cruzeiro. A bordo, são impressionantes 23 porta-objetos na versão cabine dupla.
A S10 continua a oferecer duas opções de motores – uma bicombustível e uma diesel. O primeiro é o mesmo 2.4 litros flex de 147 cv com etanol que movia a S10 anterior, com aperfeiçoamentos na admissão e no escape. Ganhou um pouco mais de torque – agora são 24,1 kgfm.
Já o motor a diesel é totalmente novo. Trata-se de um quatro cilindros de 2.8 litros "common rail" com 180 cv e 47,9 kgfm de torque a 2 mil rpm – é o maior torque da categoria –, fabricado pela própria Chevrolet. Com turbo de geometria continuamente variável, tem sistema EGR de recirculação dos gases de escape para atender às atuais normas de emissões e ocupa o lugar do antigo, também de 2.8 litros, fornecido pela MWM.
Os dois motores são acoplados ao câmbio manual de cinco marchas e a versão diesel pode receber um automático de seis velocidades. Airbags frontais são de série em todas as versões, assim como o ABS com distribuição eletrônica da frenagem e o controle de frenagem nas curvas.
Flexibilidade é o que não falta à nova linha: são cinco versões com o motor flex e sete com o motor diesel, combinando diferentes configurações de cabine, tração e acabamento. São três versões de acabamento –LS, LT e LTZ –, opção por cabine simples ou dupla e tração traseira ou nas quatro rodas.
A variante de cabine simples chega apenas com os níveis de acabamento LS e LT. A topo de linha LTZ vem somente na versão cabine dupla. Os preços vão dos R$ 58.868 da básica LS Cabine Simples 4X2 flex com câmbio manual aos R$ 135.250 da "top" LTZ Cabine Dupla 4X4 automática.
E os valores ainda podem subir, se o comprador optar por alguns dos mais de 20 acessórios que serão oferecidos nas concessionárias – capota marítima, rack de teto, protetor de parachoques e kit multimídia com GPS no painel são alguns dos mais interessantes.
A Chevrolet aposta alto na Nova S10 e imagina atingir a venda de 4 mil unidades mensais – em janeiro, foram 2.162 exemplares vendidos. Mas a nova geração da picape da Chevrolet certamente tem predicados para encarar a concorrência. A S10 finalmente chegou ao século XXI.
Primeiras Impressões - Uma picape “Chevroletíssima”
Indaiatuba/SP – A Chevrolet encontrou na S10 a mais completa tradução da identidade mundial da marca. Em nenhum dos automóveis que a fabricante produz a grade avantajada assentou tão bem quanto na picape. E as características do design da Chevrolet se distribuem meticulosamente por dentro e por fora, tornando a S10 praticamente um "showroom ambulante" do atual estilo da marca.
Mesmo se retirassem todas as gravatinhas e as inscrições do modelo, ninguém teria dúvidas de que se trata de um Chevrolet. É um utilitário moderno, que mistura de forma interessante elementos de robustez e elegância. Mas as evoluções da picape média da Chevrolet vão além das aparências. Mecanicamente, a motorização flex sofreu poucas mudanças – a mais interessante delas é o aumento do torque.
Mas no propulsor diesel a transformação foi total. Nele, 90% do torque máximo está disponível já em 1.700 giros. Ou seja, em praticamente qualquer faixa de giros é possível encontrar disposição na motorização. No campo de provas da General Motors em Cruz Alta, na cidade paulista de Indaiatuba, foi possível perceber a boa performance dinâmica do modelo e a evolução no comportamento da suspensão em diversas situações.
Para melhorar, suavidade nas rotações baixas é tamanha que é difícil notar a diferença em relação à motorização flex. O bom isolamento melhorou muito o conforto acústico a bordo.
O câmbio manual é outro aspecto onde o aprimoramento da S10 é notável. Seus engates são bastante precisos e suaves, com ergonomia similar à de um carro de passeio. Em nada lembra o câmbio da S10 anterior, que remetia aos dos caminhões de antigamente.
E a nova transmissão automática também esbanja eficiência. Tem seis marchas e opção de acionamento manual através da manopla. A versão 4X4 tem acionamento elétrico da tração e pode ser engrenada com o carro em movimento, em até 120 km/h, através de um botão no console. Lá está também a opção de reduzida.
Embaladas pela vigorosa expansão do agronegócio no Brasil, a Toyota Hilux recebeu um "facelift" no ano passado, a Nissan Frontier acaba de renovar a linha de motores e a Volkswagen Amarok lançou a primeira versão com câmbio automático. E a briga deve ficar ainda mais pesada com a breve chegada da nova Ford Ranger – outra que carece de mudanças há anos. A S10 não vai ter moleza.
Ficha técnica - Chevrolet S10 LTZ 4X2 automática
Motor: A diesel, dianteiro, longitudinal, 2.776 cm³, turbo, com quatro cilindros em linha e dezesseis válvulas. Injeção direta eletrônica. A gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.405 cm³, com quatro cilindros em linha e oito válvulas. Injeção eletrônica multiponto.
Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma atrás. Tração traseira.
Potência máxima: 180 cv a 3.800 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 11,4 segundos.
Velocidade máxima: 180 km/h.
Torque máximo: 47,9 kgfm à 2.000 rpm.
Diâmetro e curso: 94,0 mm X 100,0 mm. Taxa de compressão: 16,0:1
Suspensão: Dianteira independente, com braços articulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e pressurizados e barra estabilizadora. Traseira com feixe de molas semielípticas de dois estágios e amortecedores hidráulicos e pressurizados.
Pneus: 255/65 R17.
Freios: Dianteiros por discos ventilados e traseiros a tambor. ABS com EBD e CBC de série.
carroceria: Picape em carroceria e chassi com quatro portas e cinco lugares. Com 5,34 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,82 m de altura e 3,09 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
Peso: 2.061 kg.
Capacidade da caçamba: 1.061 litros
Tanque de combustível: 76 litros.
Produção: São Bernardo do Campo, Brasil.
lançamento no Brasil: 2012.
Itens de série da versão testada: Ar-condicionado digital, direção hidráulica, ABS, ESP, airbags frontais, rádio/CD/MP3/USB, retrovisores elétricos, vidros elétricos, desembaçador traseiro, computador de bordo, alarme perimétrico, rodas de 17 polegadas e maçanetas e capas dos retrovisores externos pintadas de cromado.
Preço: R$ 117.400.
Por Auto Press
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Notícias Automotivas - Carros - Chevrolet PM7: futura minivan da GM mostra mais detalhes
O leitor José Geraldo de Morais flagrou a próxima minivan da GM em um posto de combustíveis. A Chevrolet PM7 agora roda com camuflagem mais leve, mostrando mais detalhes de sua parte frontal e estilo.
Note que os faróis possuem desenho semelhante ao de Cobalt e Agile, bem como a grade dianteira de grande tamanho, sendo dividida por uma barra com a logomarca da Chevrolet.
Outro item interessante no visual frontal é o desenho do pára-choque, que possui a parte central mais rebaixada e com abertura diferenciada para refrigeração do motor.
Já a traseira é truncada, mas com desenho limpo e lanternas nas extremidades do conjunto. O porte geral é volumoso, o que deixa evidente um interior bastante espaçoso e funcional.
Quando um dos ocupantes da PM7 saiu de dentro do veículo, deixou à mostra parte do acabamento interno da porta. Podemos notar uma grande área com acabamento supostamente de plásticos duros, como é de praxe no segmento.
No entanto, há uma pequena inserção de outro material mais escuro no apoio de braço. Pode ser um revestimento em tecido ou até mesmo couro. O desenho é próprio do modelo.
Com grande volume interno para bagagens, muitos porta-trecos, bancos modulares com múltiplas regulagens e acesso facilitado, a Chevrolet PM7 terá na versatilidade sua arma para brigar no segmento de minivans.
Agradecimentos ao leitor José Geraldo pelas imagens.
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Notícias Automotivas - Carros - Toyota: Corolla XRS e Camry chegam em março
A Toyota vai fazer um duplo lançamento no dia 15 de março. Trata-se da chegada dos modelos Toyota Corolla XRS e Toyota Camry 2012.
O primeiro é uma tentativa de emplacar uma versão esteticamente esportiva do conservador Toyota Corolla. Pára-choques com spoilers integrados, saias laterais, aerofólio traseiro, entre outros itens, serão introduzidos no sedã japonês.
Já o Toyota Camry 2012 realmente é um carro novo, inclusive na estética. O sedã topo de linha da marca no país chegará com motor V6 3.5 com 284 cv, muito conforto e sofisticação.
No entanto, por causa do aumento do IPI para importados, o Toyota Camry 2012 chegará com preço bem mais salgado que o sugerido no modelo anterior, que era vendido por R$131.000. O novo modelo vai sair por R$161.000.
[Images ilustrativas]
[Fonte: IG]
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Notícias Automotivas - Carros - Peugeot 4008: novas imagens do crossover da marca do leão
O Peugeot 4008 será um dos destaques da marca do leão no Salão de Genebra. Para atiçar os consumidores, a Peugeot lançou na mídia mais imagens do seu novo crossover.
Derivado do japonês Mitsubishi ASX, graças à parceria entre PSA e a marca dos diamantes, o Peugeot 4008 traz uma opção mais voltada para enfrentar estradas de terra, diferente do Peugeot 3008, que é bem mais urbano.
O bom dessa relação entre PSA e Mitsubishi – neste caso – é que o Peugeot 4008 adotou mudanças mais profundas no visual para introduzir o estilo da marca. Infelizmente isso pouco aconteceu no caso do Peugeot 107, por exemplo.
O Peugeot 4008 dispõe de motores 1.6 com 115 cv e 2.0 com 150 cv nas versões a gasolina, além dos motores diesel 1.6 HDi e 1.8 HDI com 115/150 cv, respectivamente. A transmissão automática é do tipo CVT e a manual tem cinco marchas.
Galeria de fotos do Peugeot 4008:
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Notícias Automotivas - Carros - Holden Colorado é a Nova S10 2012 na Austrália
Depois do lançamento da Nova S10 2012, a GM liberou as primeiras imagens da Holden Colorado na Austrália. O modelo 2012 chega ao mercado australiano exatamente igual à nossa Nova S10 2012, que é um dos mais importantes lançamentos da Chevrolet este ano.
No entanto, além da logomarca e direção do lado oposto, a Holden Colorado difere da nossa por oferece um motor diesel 2.5 com 150 cv. Além dele, há o novo 2.8 turbo diesel com 180 cv, apresentado também no Brasil.
Além das versões com cabine simples e dupla, a Holden Colorado oferece a cabine estendida. Aqui, esta versão foi descartada oficialmente pela GM, conforme anunciado durante o lançamento da Nova S10 2012. No entanto, temos flagrantes desta versão em testes no interior de São Paulo.
Voltando à Holden Colorado, a picape australiana terá também as versões com transmissão manual e automática com seis marchas. Tal como aqui, a principal rival da Colorado será a Toyota Hilux 2012. A guerra mundial das picapes já começou!
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Notícias Automotivas - Carros - Mercado: Brasil em quarto e China mantendo a ponta
Com crescimento de 2,9%, o Brasil conseguiu manter-se à frente da Alemanha no ranking mundial de vendas, ocupando a quarta posição. O país segue atrás do Japão, que registrou queda de 15,2% em 2011 por causa do terremoto de 11 de março.
Os Estados Unidos seguem em segundo lugar, mesmo registrando crescimento de 10,3% no ano passado. No entanto, quem está mantendo a ponta e surpreendendo é a China.
Com 14 milhões de veículos vendidos, a China teve crescimento de 7% e continua sendo a locomotiva do mercado mundial. O apetite voraz por automóveis obriga os fabricantes locais e estrangeiros a construir mais e mais fábricas para dar conta do recado. Praticamente o que é lançado é totalmente vendido, sem margem para estoques.
Depois dos cinco grandes, aparecem Índia, Rússia, França, Reino Unido e Itália. No entanto, somente os dois primeiros registraram alta nas vendas. Os demais perderam em 2011, especialmente a Itália, que registrou queda vertiginosa de 10,5% e sem terremoto.
[Fonte: Jato Dynamics]
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Notícias Automotivas - Carros - BMW inaugura sua maior concessionária no mundo – mega loja fica em Abu Dhabi
Existem mercados onde a BMW vende mais, mas é por Abu Dhabi que ela tem uma paixão especial. E lá que ela quer impressionar os que tem muito, mas muito dinheiro para gastar sem pensar nas cifras.
Afinal, nesta rica cidade dos Emirados Árabes Unidos, o dinheiro jorra nos muitos poços de petróleo do país (por enquanto).
A BMW iniciou por lá uma construção que demorou três anos para ficar pronta, consumiu 62 milhões de euros e tem o maior showroom da marca em todo o mundo, ocupando uma área de 35.000 m2.
No complexo de vendas da BMW, há espaços também para a BMW Motorrad (motos), MINI e Rolls-Royce. Aliás, esta última ocupa 900 m2 e também passou a ser a maior loja da marca britânica.
Para o ricaço dos emirados árabes, que gosta da BMW e de suas marcas, essa nova mega loja deverá se transformar em um verdadeiro shopping para compras de fim de semana.
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Notícias Automotivas - Carros - Mazda MX-5 Venture Edition é destaque no Reino Unido
A Mazda está lançando no mercado britânico mais uma versão especial do roadster MX-5 Miata, chamada de Venture Edition.
O Mazda MX-5 Venture Edition oferece duas versões: uma com motor 1.8 e capota de tecido manual e outra 2.0 com capota rígida retrátil.
Ambos com câmbio manual, o 1.8 tem cinco marchas, enquanto o 2.0 oferece seis. Entre os itens presentes no Mazda MX-5 Venture Edition, destacamos os bancos em couro Havana Brown com aquecimento, sistema de navegação com tela de 5,8 polegadas e controle de Cruzeiro.
Além destes, há ainda rodas de liga leve aro 17, duas novas configurações de cores de carroceria e capota e grade cromada. O Mazda MX-5 Venture Edition custa £18.995 e £22.285, respectivamente.
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Notícias Automotivas - Carros - Lancia Thema: Chrysler 300C vai ter tração integral em Genebra
A Fiat-Chrysler vai apresentar a versão com tração integral do Lancia Thema, como é conhecido o Chrysler 300C na Europa (exceto Reino Unido).
O sedã americano terá um sistema de tração com acoplamento alternativo do eixo dianteiro ao invés de ter um diferencial central para os dois eixos.
A versão "integrale" do Lancia Thema terá apenas motor V6 3.0 diesel de origem italiana (VM Motori) e transmissão ZF.
O foco das vendas do Lancia Thema "4×4" é atender aos consumidores do norte da Europa, que necessitam do uso de carros com tração nas quatro rodas durante o inverno.
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Notícias Automotivas - Carros - Segredo: Porsche 911 GT3 2013
A nova geração do Porsche 911 ganhará em breve suas versões mais nervosas. Dentre elas temos a GT3, que fica um passo acima da Turbo, e que a propósito já roda em testes, como mostram as fotos aqui apresentadas.
Podemos afirmar com certeza que são unidades GT3 através do típico parachoque dianteiro e também através das saídas centrais de escape na traseira. O que falta é a grande asa traseira, claro. O modelo terá em torno de 500 cavalos de potência.
Fotos CarPix / Direitos de reprodução Notícias Automotivas
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Notícias Automotivas - Carros - Chineses vão produzir motores no Uruguai – Lifan será o principal cliente
Investidores chineses vão construir uma fábrica de motores no Uruguai. O investimento será de US$150 milhões e vai gerar 500 novos empregos no país.
A produção local deverá ficar baseada em San Jose, mesma região onde são produzidas peças para os modelos Lifan 320 e 620.
Aliás, a principal beneficiada com a produção de motores será a Lifan, que pretende focar na exportação para o mercado brasileiro.
Com isso, a Lifan reforça a capacidade de exportação no Uruguai. A montadora chinesa espera ampliar a produção de 10.000 para 50.000 veículos por ano, sempre em parceria com o Grupo Effa.
[Fonte: UOL]
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